Conheça 12 dicas sobre como bombar no Instagram

Por: Victoria Salemi
Conheça 12 dicas sobre como bombar no Instagram

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As redes sociais podem ser uma grande vitrine para quem vende pela internet. Todavia, para que isso se concretize, é preciso ter uma estratégia que, realmente, chame a atenção dos seus seguidores. Nesse contexto, como bombar no Instagram?

Se você já se fez essa pergunta, veio ao conteúdo certo! Ao longo deste artigo, você vai conferir 12 dicas para tornar o Instagram da sua marca um canal de referência para seus seguidores. Então, vamos começar?

1. Crie um perfil comercial

Em primeiro lugar, para fazer seu Instagram de venda bombar, é necessário que você tenha um perfil comercial na rede social. Esse tipo de conta permite que você coloque e-mail e telefone de contato no perfil, além de acompanhar métricas fundamentais para sua estratégia — sobre as quais falaremos mais adiante.

Além de ter esse tipo de conta, lembre-se de colocar o logotipo da sua marca como imagem de perfil, o nome da sua empresa como nome e uma breve descrição sobre seu negócio, para que os novos seguidores possam entender do que se trata. Se você tem um e-commerce de moda infantil, por exemplo, pode escrever: “Loja virtual de moda divertida para bebês e crianças até 10 anos”.

Além da descrição, do nome e da imagem, não se esqueça de colocar seu site no campo destinado a ele no perfil do Instagram. Afinal, junto com os Stories para contas com mais de 10 mil seguidores, esse é o único espaço que a rede social permite a inserção de links clicáveis. Então, aproveite-o!

Para saber mais sobre o Instagram comercial, confira nosso guia completo:


Saiba mais...

2. Publique imagens originais e de qualidade

O próximo passo do nosso tutorial sobre como bombar o Instagram do seu negócio é prestar atenção às imagens que você vai publicar. Tenha sempre em mente que essa é uma rede social em que o apelo visual é o principal aspecto. Então, use e a abuse de fotos e vídeos esteticamente interessantes.

Para isso, certifique-se de que as fotos estão em boa resolução e, se não tiverem sido tiradas por você, de que pode utilizá-las, certo? Isso vale, especialmente, para arquivos de bancos de imagens.

No caso dessas fotos de acervos, procure editá-las e deixá-las com a cara da sua marca quando for utilizá-las. Dessa forma, a identidade visual do seu negócio será respeitada e os seguidores facilmente associarão aquela imagem à sua empresa.

Além disso, seja na hora de fazer ensaios fotográficos ou de editar fotos de bancos de imagens, busque ser original. Em 2018, o Instagram atingiu a marca de um bilhão de contas ativas. Portanto, busque sempre uma forma de destacar seus conteúdos entre tanta coisa ofertada ao público nessa rede social.

3. Poste conteúdo engajador para sua marca bombar no Instagram

Ademais do cuidado com a qualidade das imagens, você deve estar atento aos conteúdos que geram mais engajamento no Instagram. Para isso, observe tendências gerais do mercado, mas também quais postagens no seu perfil costumam ter mais curtidas, comentários e compartilhamentos.

Outro aspecto que pode te ajudar a reconhecer de quais conteúdos seu público mais gosta — e aumenta as chances de melhorar o engajamento — são as pesquisas nos Stories. Aproveite os recursos de enquete e perguntas para saber quais os formatos e assuntos preferidos dos seus seguidores.

As enquetes são perguntas por meio das quais as pessoas selecionam entre duas opções. Você pode, por exemplo, criar uma para entender se as pessoas gostam mais de ver fotos ou assistir a vídeos.

Já as perguntas nos Stories são caixinhas de texto em que as pessoas dão suas opiniões por escrito. É possível questioná-las sobre que assuntos gostariam que você produzisse conteúdo.

Por fim, outro formato de publicação que costuma chamar a atenção dos usuários são os sorteios. Essa pode ser uma boa forma de conseguir seguidores e aumentar o engajamento na publicação.

4. Faça bom uso das hashtags

As hashtags são aquelas palavras precedidas pela cerquilha (#) — sim, esse é o nome oficial do “jogo da velha” 😅 — nas redes sociais. Elas servem para indicar assuntos gerais sobre os quais aquela publicação na qual você as empregou tratam.

No Instagram, é possível realizar buscas por hashtags, então é uma boa ideia utilizá-las. Existem sites, como o #TagsFinder, que podem te auxiliar na hora de escolher quais são as mais adequadas para o seu conteúdo. Você pode, até mesmo, criar uma hashtag personalizada, mas é legal usar também as mais genéricas, que tenham algum volume de buscas, e que tenham a ver com os interesses da sua persona.

Por fim, atente-se para utilizar as hashtags com moderação. O Instagram permite que sejam adicionadas 30 por postagem, mas o número recomendado é entre cinco e seis. Além disso, preste atenção a eventuais tags consideradas nocivas pela rede social, como aquelas de conteúdo sensível relacionado a violência ou com conotação sexual, ok?

5. Busque fãs em perfis de concorrentes

Ter um bom número de seguidores também é um ponto fundamental para quem quer saber como bombar seu Instagram. Para isso, uma boa estratégia é seguir pessoas com interesse nos assuntos dos quais você trata.

E onde melhor do que os perfis de seus concorrentes para encontrar esses usuários? Por isso, seguir e interagir com os seguidores dos seus concorrentes pode ser uma boa maneira para formar sua base de seguidores.

Atente-se, apenas, a ter alguns conteúdos já publicados antes de começar com esse tipo de estratégia. Dessa forma, as pessoas que descobrirem seu perfil poderão ver que sua marca tem publicações bonitas e interessantes, o que aumenta as chances de que elas se interessem por ele.

6. Interaja com as pessoas

Como o próprio nome diz, as redes sociais pressupõem o relacionamento entre pessoas. Por isso, para bombar no Instagram, é imprescindível que você interaja com os seguidores da sua marca.

Essa interação pode envolver:

  • Curtidas e respostas a comentários em publicações suas;
  • Respostas às mensagens que você receber;
  • Comentários em publicações de outras pessoas e marcas;
  • Reação a Stories de outras pessoas e marcas;
  • Compartilhamento de Stories que mencionem seu perfil.

Ações desse tipo vão fazer o público perceber sua marca como uma amiga que o está notando e reagindo às suas necessidades e desejos. No futuro, isso pode significar a conquista desse seguidor como um cliente do seu negócio.

7. Aprenda com outras marcas

Outro ponto que você pode usar para bombar no Instagram é observar o que outros perfis com públicos similares ao seu têm feito. Dê uma olhada nos formatos e conteúdos que estão postando e o que as pessoas estão dizendo sobre eles.

Além de ver, você pode utilizar sites como o Webstagram e o Socialblade para ver qual a taxa de engajamento de qualquer perfil público — ou seja, que não seja fechado apenas para seguidores. Desse modo, você pode ter uma noção se as publicações que você observou trazem resultados ou não.

8. Publique conteúdo nos momentos certos

Quando falamos sobre o momento certo, estamos nos referindo a dois aspectos:

Em relação às tendências, fique atento se há alguma notícia relacionada ao seu nicho a que você possa fazer menção em uma postagem. Ademais, se você costuma utilizar uma linguagem mais jovial, pode pegar carona nos memes do momento para tornar suas publicações mais divertidas e atrativas.

Sobre os horários, é importante observar quais são os momentos do dia em que seu público costuma estar mais ativo na rede social. Para descobrir essa informação, você pode acessar o Instagram Insights, ferramenta disponível para usuários da conta comercial.

Por meio do Insights, você será capaz de descobrir muitas informações sobre seus seguidores, incluindo os dias e horários de pico. Para saber tudo sobre essa funcionalidade, confira o guia:


Saiba mais...

9. Tenha um calendário editorial

Ter um calendário editorial significa organizar em um documento todas as postagens que você pretende fazer. Isso é importante para que você possa publicar conteúdos que conversem entre si e relacionados a datas importantes do calendário comercial, por exemplo.

Esse tipo de organização vai permitir que seu perfil no Instagram veicule postagens com mais qualidade, uma vez que cada uma delas terá sido pensada com cuidado. Isso também vai transmitir uma imagem muito mais profissional aos seus seguidores.

10. Faça anúncios no Instagram

É claro que sempre queremos que o Instagram bombe de forma orgânica. Todavia, os anúncios nessa rede social também podem ser aliados na hora de tornar seu perfil conhecido por mais pessoas.

As publicidades veiculadas por meio do Instagram Ads podem ser fotos, vídeos, carrosséis de imagens e Stories na rede social. Esses conteúdos pagos são exibidos ao público que você segmentar na hora que criar as campanhas. A segmentação pode ser feita de acordo com a localização, informações demográficas e até mesmo interesses das pessoas.

Para saber tudo sobre os anúncios no Instagram, confira o artigo:


Saiba mais...

11. Abuse das novidades no Instagram

O Instagram vive lançando novas funcionalidades — e ainda apresenta essas novidades por meio de rápidos vídeos para os usuários. Um exemplo desse tipo são as Cenas do Instagram, uma função que se assemelha aos vídeos curtos do TikTok.

Nesse contexto, perfis que aderem a elas no início são percebidos como antenados. Por isso, aprenda como utilizá-las — para que o trabalho seja bem feito — e comece com os novos formatos!

12. Esteja em outros canais

Por fim, uma dica que está relacionada a como bombar um Instagram de venda é a de estar em outros canais de comunicação, como YouTube, Pinterest e outras redes sociais — sempre levando em conta em quais deles seu público está presente.

É importante apenas não publicar exatamente o mesmo conteúdo em todos esses lugares. Saiba que cada um deles tem suas particularidades. Portanto, o assunto pode até ser o mesmo, mas o formato deve ser condizente com aquele ambiente, certo?

Tudo certo sobre como bombar no Instagram?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como bombar no Instagram. Lembre apenas que, mesmo que você aplique todas essas ações ao seu perfil, pode levar um tempo até que você observe os primeiros resultados. Mas tenha paciência, pois tenho certeza que seu perfil vai ficar um arraso! 💅

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