O que é e como fazer uma bio do Instagram para o seu negócio?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando um usuário acessando o Instagram através de um smartphone.

Bio do Instagram é o campo do perfil na rede social posicionado logo abaixo do nome do usuário da conta, em que é possível compartilhar informações pessoais ou sobre um negócio. Saiba como criar uma para sua loja e confira exemplos de biografias para Instagram prontas.


 

É muito comum usarmos as redes sociais para compartilhar informações pessoais e profissionais. Para isso, contamos com espaços específicos em cada plataforma para criarmos um pequeno resumo sobre nós, como, por exemplo, a bio do Instagram.

Se você está chegando agora e não está entendendo muito bem o que é a bio do Instagram, relaxe. Venha com a gente, porque vamos te ensinar tudo sobre essa função, como criar uma bio para a sua loja e, por fim, você ainda confere uma lista de biografias prontas para Instagram .😊

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O que é a bio do Instagram?

Bio do Instagram é o campo do perfil na rede social posicionado logo abaixo do nome do usuário da conta, em que é possível compartilhar informações pessoais ou sobre um negócio. Na seção, você pode incluir uma breve descrição, dados para contato, hashtags, emojis e uma URL, ou seja, um endereço de um site ou o link do seu WhatsApp, por exemplo.. Tudo isso em, no máximo, 160 caracteres.

Veja um exemplo abaixo:

Captura de tela do Instagram da Nuvemshop

No caso de uma conta comercial, a biografia no Instagram é uma excelente estratégia de marketing digital, já que pode ser determinante para um potencial cliente decidir seguir ou não a sua página.

Então, lembre-se de que é preciso informar as pessoas quem é você e o que faz de forma objetiva. Para isso, a bio do Instagram deve reunir as seguintes informações:

O que deve ter na bio do Instagram

  • Nome do perfil (pessoa ou empresa);
  • Nome de usuário (@) ;
  • Foto de perfil (ou logotipo, em caso de conta corporativa);
  • Categoria (ou área de atuação, no caso de uma conta empresarial);
  • Minibiografia (ou breve descrição do negócio);
  • Endereço físico, caso haja;
  • Informações de contato (telefone, e-mail, WhatsApp etc)
  • Hashtags relacionadas com seus produtos ou serviços;
  • Link ou site;
  • CTAs (botões de ações).

7 dicas para fazer uma bio do Instagram

Agora que já sabemos quais são as informações importantes na hora de preencher a bio do Instagram, vamos a algumas dicas que vão te ajudar a fazer a biografia perfeita para o seu negócio.

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1. Tenha uma boa foto de perfil

Sabe aquela máxima: “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Ela também se aplica na hora de escolher uma foto para o seu perfil do Instagram.

Se você é uma marca, coloque o logo do seu negócio. Caso a conta seja sua como pessoa física, mas você a use para assuntos de trabalho, escolha uma foto profissional. Atente-se à qualidade da imagem e à percepção que você gostaria de passar.

Essa etapa é essencial para que o cliente possa se interessar pelo seu negócio e busque mais informações sobre a empresa na bio do Instagram.

2. Seja objetivo

Conforme comentamos anteriormente, a bio no Instagram precisa entregar brevemente qual o propósito da sua conta. Portanto, estruture uma descrição do seu negócio de forma objetiva, que evidencie qual é o seu produto ou serviço, como e onde você atende e que seja convidativa. Assim, as chances de o usuário se tornar um seguidor serão maiores.

3. Destaque suas informações de contato

Como estamos falando de contas comerciais, lembre que o Instagram pode ser um canal para aumentar a visibilidade do seu negócio. Por isso, aproveite para deixar bem visível os dados de contato da sua loja, como e-mail, WhatsApp, telefone e outras redes sociais.

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A bio do Instagram é o único local em toda a ferramenta que permite a inclusão de links — exceto para contas com mais de 10 mil seguidores, que podem inserir links nos Stories — sendo assim, use isso a seu favor. Para contas comerciais essa possibilidade é excelente, já que permite fixar o link do seu negócio em sua bio, facilitando o acesso dos usuários ao seu site.

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5. Inclua CTAs

CTAs (calls-to-action) são nada mais do que breves chamadas, normalmente no imperativo, usadas no marketing para instigar os usuários a realizarem determinadas ações. Por exemplo: “acesse o site”, “baixe o e-book”, “cadastre-se já” etc. Estes elementos textuais podem ser muito bem utilizados para aumentar o tráfego da sua loja e até mesmo a sua taxa de conversão.

6. Crie destaques relevantes

Para que a sua bio do Instagram fique ainda mais completa, utilize o recurso de destaques da rede social, que permite que as mídias postadas no modelo de Instagram Stories sejam fixadas no perfil do usuário.

Como a minibio tem um limite de caracteres, você pode aproveitar os destaques para falar um pouco mais sobre o seu negócio e os serviços que oferece. É possível, por exemplo, ter um de “quem somos” para explicar sobre a empresa.

7. Use palavras-chave

Por último, mas não menos importante, vêm as palavras-chave. Se você já está um pouco familiarizado com técnicas de SEO, sabe que o uso de palavras-chave é um ponto crucial para melhorar o posicionamento do seu site e, para a bio do Instagram, isso não é diferente.

Ao criar sua biografia, foque em palavras que tenham relação com seu negócio e que reflitam a forma como seus clientes pesquisam no Google. Por exemplo: se você vende roupas, use uma estrutura de palavras que possa ter um volume alto de pesquisa, como: loja de roupas ou comprar roupas online.

Para fazer uma pesquisa assertiva de quais palavras-chave utilizar, use ferramentas como o Google Trends. Isso vai te ajudar a definir os termos que poderão trazer mais tráfego para sua conta.

Exemplos de biografias para Instagram prontas

Para dar continuidade neste guia completo sobre bio do Instagram, nada mais justo que conferir alguns modelos de biografias para Instagram prontas para utilizar em seu negócio. Lembre-se de que você não precisa, necessariamente, usar os mesmos exemplos. É possível unir modelos e criar uma biografia personalizada para o seu negócio.

Além disso, não se esqueça também das dicas dadas anteriormente. Quanto mais recursos você utilizar na construção da sua biografia, mais chamativa ela será.

Para se inspirar, confira abaixo exemplos reais de biografia para Instagram prontas para loja virtual:

1. Biografia para loja virtual de roupas

No quesito loja virtual de roupas, a Lolja é um grande exemplo de bom uso de biografia do Instagram pronta:

Captura de tela da bio do Instagram da Lolja.

2. Biografia para e-commerce feminino

Falando agora sobre bio do Instagram pronta para lojas femininas, dê uma olhada no perfil da Boreal Joias:

Captura de dela da bio do Instagram da loja Boreal Joias.

3. Biografia para loja de variedades

Para finalizar, veja o exemplo da loja Memo, que usou a bio do Instagram para resumir a proposta da marca, além de inserir o link para a loja virtual:

Captura de tela da bio do Instagram da loja Memo.

Gostou dos exemplos de bio do Instagram prontas? Caso queira aplicá-las em seu negócio, confira estas dicas rápidas para montar a descrição do seu perfil:

Exemplos de como colocar dados de contato

  • Fundado por @seuperfilpessoal
  • contato@emaildaloja.com.br
  • Acompanhe nossas redes sociais. (LinkedIn, Facebook, Twitter etc)

Exemplos de como promover promoções na bio do Instagram

  • 30% de desconto em todo o site, confira!
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Exemplos de como inserir informações do negócio

  • Nome do seu negócio e slogan da marca. (Ex.: Nuvemshop. Potencializando histórias de sucesso)
  • As melhores peças com os melhores preços! (para bio do Instagram de lojas de roupas)
  • Tudo o que você precisa entregue na sua casa em até 24 horas (para bio do Instagram de mercados online)
  • Os principais lançamentos e as melhores marcas em um só lugar! (para bio do Instagram de lojas de eletrônicos e variedades)
  • A melhor loja de produtos naturais da região do Grande ABC (aqui você pode mudar o ramo da loja e a região)

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[Extra] 4 dicas de personalização para a bio da sua loja

Agora que você já sabe como criar uma bio no Instagram bem completa para o seu perfil, vamos para a parte mais divertida: a personalização. Veja abaixo algumas dicas para customizar sua biografia e deixá-la com a cara do seu negócio:

1. Edite a fonte

Já acessou um perfil no Instagram e viu aquela fonte superdiferente e se perguntou como o usuário fez aquilo? Pois saiba que é possível inserir textos com fontes personalizadas por meio de ferramentas externas, como o LingoJam e o IgFonts. Para isso, basta digitar o texto e escolher a fonte desejada. Veja um exemplo no GIF abaixo:

Aqui é importante ter cuidado na escolha da fonte; evite modelos que dificultem a leitura ou que causem poluição visual.

Aqui é importante ter cuidado na escolha da fonte; evite modelos que dificultem a leitura ou que causem poluição visual.

2. Aumente o espaço da biografia

A bio do Instagram tem um limite de 160 caracteres. Portanto, se você está se perguntando como inserir todas as informações em um espaço reduzido, saiba que tem um jeitinho para isso.

Esta dica é quase um segredo, já que poucos usuários sabem que, com ferramentas como o Apps4life e o PostBuilder, é possível aumentar a área de conteúdo da biografia.

Com a ajuda desses aplicativos, você consegue estruturar sua bio de forma vertical, sem exceder o limite de 160 caracteres, já que as ferramentas não contam os espaços como caracteres.

3. Utilize emojis

O uso dos emojis também é uma boa estratégia para personalizar a bio do seu Instagram. Um bom uso destes recursos visuais pode ajudar a cativar os usuários. Afinal, um perfil mais bonito e organizado sem dúvidas atrai mais seguidores, não é? 😉

Veja na imagem abaixo como esta loja personalizou seu perfil com emojis:

Captura de tela do Instagram da loja Urban Hype

O Nuvemshop links é uma ferramenta gratuita que permite criar um link para ser compartilhado na bio do Instagram da sua marca, isto é, a URL inserida no perfil da sua conta.

Essse é um ótimo recurso para contas comerciais divulgarem e gerarem tráfego para outras páginas como o site da marca, canal do YouTube e outras redes sociais, por exemplo.

Outra opção é o Linktreeárvore de links, em tradução livre para o português —, que é uma ferramenta agregadora de links.

Ao acessar o Linktree, você consegue criar uma página de destino concentrando todos os links que deseja disponibilizar para acesso. E, com a URL desta única página em sua bio do Instagram, os usuários poderão acessar todos os endereços selecionados. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Captura de tela do Linktree

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Resumo

Já não é novidade que as redes sociais são grandes aliadas dos negócios, não é mesmo? Portanto, não hesite em levar a sua marca para esse tipo de plataforma. Você notará que o tráfego na sua loja aumentará significativamente.

Antes de ir embora, confira um resumo sobre o conteúdo:

O que é a bio do Instagram?

Bio do Instagram é o campo do perfil na rede social posicionado logo abaixo do nome do usuário da conta, em que é possível compartilhar informações pessoais ou sobre um negócio.

O que deve ter na bio do Instagram

  • Nome do perfil (pessoa ou empresa)
  • Nome de usuário (@)
  • Foto de perfil (ou logotipo, em caso de conta corporativa)
  • Categoria (ou área de atuação, no caso de uma conta empresarial)
  • Mini-biografia (ou breve descrição do negócio)
  • Endereço físico, caso haja
  • Informações de contato (telefone, e-mail, WhatsApp etc)
  • Hashtags relacionadas com seus produtos ou serviços
  • Link ou site
  • CTA’s (botões de ações)

7 dicas para fazer uma bio no Instagram

  1. Tenha uma boa foto de perfil
  2. Seja objetivo
  3. Destaque suas informações de contato
  4. Insira um link
  5. Inclua CTAs
  6. Crie destaques importantes
  7. Use palavras-chave

4 dicas de personalização para a bio do Instagram da sua loja

  • Editar fonte
  • Aumentar o espaço da biografia
  • Utilize emojis
  • Adicionar um pilar de links

Esperamos que estas dicas te ajudem a criar a bio perfeita para o Instagram do seu negócio. E, se você ainda não vende online, o que acha de fazer um teste grátis com a Nuvemshop por 30 dias? Estamos esperando você. 💙

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