25/05/2017

Como conseguir mais seguidores no Instagram

Como conquistar seguidores qualificados no Instagram

Se a sua marca está no Instagram, o ideal é alcançar um número cada vez maior de seguidores para que o seu produto se torne conhecido por mais e mais pessoas. Entretanto, ganhar novos dígitos no seu perfil a qualquer custo pode não ser uma boa ideia.

Pagar por eles, então, não vai adiantar de nada. Afinal, você poderá atingir um alto número, contudo, a grande maioria terá pouco interesse pelo que você tem a oferecer. O segredo está em conquistar seguidores qualificados e promover conteúdos engajadores.

Ou seja, se você possui uma marca de acessórios femininos, pouco adianta ter meninos de 12 anos te seguindo, entende? Eles não têm o perfil do seu público, logo, isso não se converterá em vendas.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a conseguir mais seguidores no Instagram de uma forma coerente e alinhada com os seus propósitos. Vamos lá?

Tenha um perfil comercial no Instagram

Este item não impacta diretamente nos seus seguidores, mas é um passo importante para personalizar o seu Instagram. Com um perfil para empresas você conseguirá colocar seus dados de contato e fazer anúncios.

Você também poderá utilizar um recurso extra, chamado Instagram Insights. Através dele, será fácil descobrir os horários e quais fotos e vídeos fazem mais sucesso entre os seus fãs. Se você ainda não tem uma conta comercial, confira este passo a passo:

Conheça o seu público

Antes de partir para a ação, tire um tempo para apenas observar. Para que tipo de pessoa sua marca é direcionada? Homens, mulheres ou ambos? Qual é a faixa etária? Solteiros ou casados? E o poder de compra? Do que essas pessoas gostam?

Procure outras marcas que vendem produtos similares aos seus e veja quais pessoas interagem com elas. Acesse esses perfis, atente-se ao tipo de conteúdo que elas postam e quais são as hashtags que mais usam. Faça um dossiê completo e anote tudo. Quando traçar o perfil do seu público no Instagram, parta para a ação.

Um exemplo de negócio que conhece o seu alvo é a Casa Bauducco, que está sempre publicando sugestões para aqueles que adoram um bom café. Além disso, nas legendas, investem em palavras-chave para que o perfil da marca seja encontrado com facilidade:

casa bauducco instagram

Siga os seguidores dos seus concorrentes

Essa tarefa pode dar um pouco de trabalho, mas com certeza te renderá bons frutos e trará seguidores alinhados com a sua marca. Afinal, se eles seguem seus principais concorrentes é porque se identificam com o seu nicho.

Além de segui-los, procure interagir com essas pessoas, curtindo e comentando algumas de suas fotos. Isso fará com que você seja notado e, provavelmente, seguido de volta por quem se identificar com o seu perfil.

Entretanto, antes de fazer isso:

  1. Certifique-se de que você já tem publicações suficientes para atrair a atenção do usuário (já que ninguém vai querer seguir uma conta sem conteúdo);
  2. Tenha ciência de que o Instagram possui algumas restrições para tal ação. Descubra quais são elas no nosso artigo Existe um limite de pessoas que posso seguir no Instagram?.

Publique com regularidade

Falando em conteúdos suficientes, indicamos que você poste-os frequentemente (no feed e nos Stories), criando um calendário editorial variado. Se seu e-commerce é de moda, por exemplo, escolha um dia da semana para publicar tendências do seu nicho, outro para dar dicas de looks e, por fim, um para apresentar novos produtos.

Além disso, invista em lives e crie enquetes para incentivar interações e comentários entre os seus seguidores. Só não se esqueça de respondê-los, ok? Dedique um tempo diário para isso, pois temos certeza de que os usuários se sentirão especiais com o seu retorno.

Outra ação que geralmente promove o famoso boca a boca e garante mais seguidores no Instagram é a divulgação de sorteios. Para isso, temos um vídeo que ensina como organizá-los, respeitando as diretrizes da Caixa Econômica Federal. Acompanhe:

Use hashtags

Desde 2017, o Instagram liberou aos usuários o recurso de seguirem as hashtags pelas quais se interessam. Logo, marcando aquelas que têm relação com o seu nicho em suas publicações, a chance de novos seguidores te encontrarem será maior.

Você também pode utilizar esse campo de pesquisa para descobrir as melhores palavras-chave do seu nicho. Exemplo de busca com a hashtag “moda”:

instagram hashtags

Quando utilizadas de forma correta, as hashtags são grandes aliadas na tarefa de conquistar um público fiel e engajado. Contudo, utilize-as com moderação: o limite por postagem é de 30, mas o recomendado é de 5 a 6 (no máximo 10).

Faça parcerias com influenciadores

Esta já é uma estratégia mais avançada que você poderá tomar para dar uma salto grande na sua popularidade e conseguir mais seguidores no Instagram.

Atualmente existem perfis de microinfluenciadores até grandes personalidades (celebridades, blogueiros ou referências em algum assunto de nicho) que estão dispostos a fazer parcerias – desde aquelas à base de troca (produtos por divulgação) até as que chegam a custar de R$ 15 a 20 mil.

Logo, antes de qualquer acerto, considere estas questões financeiras e tome alguns cuidados na escolha do perfil certo.

Ao fazer uma parceria de conteúdo com um influencer, sua marca será imediatamente associada aos valores daquela pessoa. Por isso, é muito importante que a personalidade escolhida reflita esses princípios no seu dia a dia.

Veja quem são as celebridades mais seguidas pelo seu público e pesquise tudo sobre elas. Observe se possuem blogs e qual é o tipo de mensagem que elas transmitem. Garanta também que essas pessoas não estejam envolvidas em polêmicas e escândalos.

Após decidir com quem sua marca deve se associar, comece a interagir para iniciar um relacionamento de confiança. Siga o perfil, curta e comente suas fotos e envie uma mensagem se apresentando.

Depois do contato inicial, peça para que o influencer escolha um produto da sua marca para que você envie como um presente. Esse tipo de iniciativa costuma ser muito apreciada e até gera posts gratuitos para o seu negócio – só não se esqueça de compartilhá-los no seu perfil, ok?

Para mais instruções sobre este tipo de ação, confira o nosso vídeo sobre influenciadores digitais:

Gostou das dicas?

Essas foram apenas algumas instruções para que você alcance mais seguidores no Instagram. Lembre-se: regularidade, cuidado com a imagem da sua marca e, principalmente, foco no seu público-alvo são os primeiros passos para o sucesso!

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Data da última atualização: 14/03/2019


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Luna Pontes

Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.