O que é Instagram Business, vantagens e como criar uma conta?

Foto de uma pessoa segurando um celular acessando o Instagram Business

Pontos principais do artigo: 

  • Instagram Business, também conhecido como Instagram para Empresas ou Instagram Comercial, é a ferramenta da rede social dedicada para perfis de empreendedores;
  • Para criar uma conta no Instagram Business, basta acessar as configurações do seu perfil e em seguida mudar para conta profissional. Depois, escolha a categoria que representa a sua empresa e pronto: o seu perfil do Instagram para Empresas está criado;
  • As principais vantagens de ter um Instagram Business são ter maior visibilidade dos resultados, aumento da taxa de conversão e integração com Instagram Shopping.

Com o aumento da busca por produtos e serviços na internet, as vendas pelas redes sociais têm ganhado grande destaque. Por isso, ter uma conta no Instagram Business (ou Instagram para Empresas) pode ser uma ótima maneira de atrair clientes e gerar vendas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instagram, 90% das pessoas com uma conta seguem um perfil comercial. Além disso, duas em cada três pessoas afirmaram que a rede favorece a interação com as marcas. Por fim, o estudo mostrou que 50% dos usuários ficam mais interessados em uma empresa quando veem anúncios dela no Instagram.

São diversos motivos para criar uma conta no Instagram Empresarial, certo? Então, se deseja saber tudo sobre a funcionalidade e ainda conferir cinco dicas exclusivas para tornar o seu perfil comercial atrativo, é só seguir a leitura do conteúdo. Vamos lá?

📹 Veja também: 10 funcionalidades incríveis para empresas no Instagram Comercial

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O que é Instagram Business (ou Instagram para Empresas)?

Instagram Business, também conhecido como Instagram para Empresas ou Instagram Comercial, é a ferramenta da rede social dedicada para perfis de empreendedores.

A versão comercial surgiu em 2016 da necessidade de recursos extras que facilitem o dia a dia dos negócios. Por meio dela, é possível inserir endereço, contato, e-mail e conversar com o público de maneira simples.

Além disso, o grande diferencial que ajuda os empreendedores é a coleta e análise de dados, como impressão, alcance, engajamento e perfil detalhado dos seguidores. Tudo isso está disponível para que as empresas possam avaliar a performance da conta do Instagram facilmente.

💡Saiba mais: O que é Instagram e como ele funciona?

Como ter uma conta no Instagram for Business?

Para transformar uma conta pessoal em uma conta profissional basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Abra o Instagram, clique nas três linhas no canto superior direito do perfil e depois em “Configurações”:

Como criar uma conta no Instagram Business primeiro passo2. Agora clique em “Conta”:

Como criar uma conta no Instagram Business segundo passo3. Role até o final da página e selecione “Mudar para conta profissional”:

Como criar uma conta no Instagram Business terceiro passo4. Escolha a categoria que melhor define o seu negócio e clique em “Concluir”:

Como criar uma conta no Instagram Business quarto passo5. Preencha as informações solicitadas e clique em “Avançar”;

6. Se desejar, vincule o perfil a sua página no Facebook;

7. Por fim, clique em “Concluir”.

8. Pronto, você tem uma conta no Instagram for Business!

💡Saiba mais: Como vender pelo Instagram? 10 dicas de sucesso para faturar muito

Quais são as métricas e indicadores no Instagram Business?

Como falamos acima, o Instagram para empresas tem recursos extras para facilitar o dia a dia do empreendedor e auxiliar na geração de vendas. Esses dados são coletados por meio da ferramenta Instagram Insights.

Para ter acesso a essas informações, basta acessar o perfil, clicar nas três linhas localizadas no canto superior da tela e depois no botão “Insights”.

💡Saiba mais: O que é Instagram Insights e como funciona a ferramenta?

Agora, vamos conhecer algumas informações que você consegue visualizar na seção Instagram Insights. Confira:

Seguidores

Aqui é possível ver diversas informações sobre os seguidores, como:

  • Quantos deixaram de seguir no período inserido;
  • A localização (cidade e país);
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Dia e horário em que estão mais ativos.

Publicações

Você consegue ter acesso à performance de cada uma de suas publicações (Stories, Cenas, IGTV e mais) por meio de:

  • Comentários;
  • Impressões;
  • Curtidas;
  • Alcance.

Com tantas informações em mãos, é possível criar estratégias de vendas e marketing certeiras para alcançar o seu público-alvo.

💡 Saiba mais: Qual o melhor tamanho de post para o Instagram?

5 dicas para tornar o Instagram para Empresas mais atrativo

Agora você já sabe o que significa Instagram Business e como usar as funcionalidades da ferramenta. Então, chegou o momento de conferir dicas exclusivas para tornar o perfil da sua loja atrativo para clientes. Veja:

Invista em datas comemorativas

Datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados costumam ser extremamente benéficas para as vendas. Isso porque, durante esses períodos, muitas pessoas estão à procura de presentes.

Nossa dica aqui é aproveitar essas datas para fazer publicações especiais no Instagram. Você pode criar postagens oferecendo cupons de desconto para compras realizadas na loja virtual. Pode ainda fazer tráfego pago no Instagram para anunciar o lançamento de uma coleção comemorativa exclusiva e muito mais.

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Se você quer ajuda para publicar os melhores conteúdos no feed e no stories do Instagram, aproveite para baixar nossos templates gratuitos de sorteios, promoções, lives e muito mais.

Monte um cronograma de postagens

Montar um planejamento e ser organizado é fundamental para ter sucesso no Instagram Business. Isso pode ser feito por meio da criação de um cronograma de postagens.

O cronograma nada mais é do que uma ferramenta que auxilia na gestão e organização da rede social. Por meio dele, é possível gerar conteúdos relevantes e estratégicos, organizar os melhores horários para postar e reunir dados sobre o público-alvo.

💡Saiba mais: O que é calendário editorial e como criar um para o seu negócio?

📈Confira planilha: Planilha de cronograma para postagens do Instagram

Use o Instagram Shopping

Instagram Shopping é a funcionalidade de compras da rede social. Ela permite a inclusão de etiquetas com as informações do seu produto tanto no feed quanto nos Stories.

Além disso, é exibido no feed um botão para visualizar os produtos da loja. Dessa forma, ao clicar em um produto o consumidor é direcionado para o e-commerce.

💡 Saiba mais: Como criar um catálogo no Instagram para vender produtos?

Para utilizar o Instagram Shopping é necessário criar uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce que oferece essa integração, como a Nuvemshop. A integração entre os canais de venda pode ser feita de forma simples e fácil através do painel de administração da loja online.

👉 Confira: Como vender pelo Instagram e Facebook na Nuvemshop?

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Faça uma boa bio para Instagram

A bio do Instagram é fundamental para compartilhar informações sobre o seu negócio e atrair clientes. Nela, lembre-se de inserir uma breve descrição sobre a sua marca, dados para contato, emojis e o endereço da loja virtual. O limite máximo é de 160 caracteres.

Além de criar uma boa descrição para o seu negócio, é importante adicionar a URL para o seu site e outras páginas importantes da marca. Para isso, é possível adicionar até 5 links na bio do Instagram.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram? 13 dicas

Use o Mapa do Instagram para mostrar sua localização

Essa dica é bastante útil para quem tem uma loja virtual integrada com a loja física. O Instagram permite que os usuários vejam os Stories de outros perfis e acessem os locais marcados. Então, é aberto um mapa que mostra não apenas o lugar marcado, mas outras opções interessantes nas redondezas.

O recurso é bem-vindo para quem tem comércio físico, já que facilita a localização do negócio e desperta o interesse daqueles que ainda não visitaram o estabelecimento.

Captura de tela mostrando como usar o Mapa do Instagram

💡 Saiba mais: Como aparecer no Explorar do Instagram? [guia + dicas]

Tudo certo sobre o Instagram Business?

Esperamos que após a leitura desse conteúdo você esteja pronto para criar a sua conta no Instagram Empresarial, ou Instagram Business, e alavancar as suas vendas. Lembre-se de ficar atento às métricas e montar o planejamento das postagens e conteúdos com base nos dados sobre suas publicações e seguidores.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o Instagram Business

Instagram Business ou Instagram para Empresas é a ferramenta da rede social voltada para empreendedores. Por meio dela, é possível ter acesso ao Instagram Insights e conferir diversos dados sobre seus seguidores e postagens.

Para criar uma conta no Instagram Business, basta acessar Configurações > Mudar para conta profissional > Escolha a categoria que representa a sua empresa > Pronto!

Não há custo para criar uma conta no Instagram Business. É necessário apenas que o perfil não seja privado.

Maior visibilidade dos resultados, aumento da taxa de conversão e integração com Instagram Shopping.

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