Como montar uma loja de decoração [passo a passo + dicas]

Por: Alejandro Vázquez

Como montar uma loja de decoração [passo a passo + dicas]

Já pensou em ganhar dinheiro vendendo produtos que embelezam o ambiente e trazem bem-estar para as pessoas? Isso será possível se você aprender como montar uma loja de decoração — um dos negócios mais promissores do momento.

Cada vez mais, as pessoas buscam formas de trazer sua personalidade para dentro de casa e tornar os espaços mais inspiradores — e os objetos de decoração cumprem perfeitamente esse papel. Não à toa, eles são um fenômeno de vendas na internet.

Por isso, vamos ensinar como montar uma loja de decoração e presentes para ajudar você a lucrar nesse setor. Quer se tornar um empreendedor? Então, é só continuar a leitura e anotar todos os passos! 🖼️

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Como começar um negócio de decoração?

Se você está pensando em como montar uma loja de decoração e presentes, o primeiro passo é decidir se será um negócio físico ou online. Essa escolha faz toda a diferença, pois a operação de um e-commerce é mais simples e requer um investimento menor do que o da loja física.

Veja o que você precisa para começar a empreender nos dois cenários:

Se você quer montar uma loja física

Para montar uma loja de decoração em um ponto de venda físico, você vai precisar de:

  • Um nome e uma marca própria;
  • Uma localização estratégica;
  • Um imóvel comercial com espaço suficiente para expor todos os produtos, receber clientes e armazenar o estoque (no mínimo 100 m²);
  • Capital inicial para investir no ponto de venda e iniciar as operações;
  • Funcionários (no mínimo, um atendente e um caixa);
  • Mobília, como estantes, balcões, prateleiras, mesas, cadeiras, etc.;
  • Expositores, gôndolas e dispensers para organizar os produtos na loja;
  • Equipamentos, como computadores, ar-condicionado, maquininha de cartão, etc.
  • Espaço para armazenamento do estoque no ponto de venda;
  • Estoque inicial com o mix de produtos escolhidos;
  • Papelaria da empresa, incluindo cartões de visita, envelopes, flyers, etc.
  • Serviços recorrentes como internet, telefone, limpeza e manutenção;
  • Decoração da loja, vitrine e fachada.

Se você quer montar uma loja online

Agora, se a sua ideia é montar uma loja virtual de decoração, os itens necessários são:

  • Um nome, uma marca e um domínio próprios;
  • Uma plataforma de e-commerce para construir seu site de vendas que ofereça recursos como meios de pagamento, soluções de frete, layouts profissionais e controle de vendas;
  • Capital inicial para investir no estoque, na plataforma e na identidade visual;
  • Funcionários para a separação e envio de pedidos e atendimento ao cliente, se achar necessário;
  • Um computador, notebook ou smartphone para gerenciar a loja virtual;
  • Espaço para armazenamento do estoque de produtos;
  • Um bom plano de internet.

💡 Saiba mais: O que é melhor, abrir uma loja física ou virtual?

Como você deve ter notado, é mais simples e barato abrir uma loja virtual de decoração do que começar com um estabelecimento físico. Se você escolher uma plataforma de e-commerce completa e de valores acessíveis como a Nuvemshop, fica ainda mais fácil iniciar um negócio pela internet.

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Quanto fatura uma loja de decoração?

De acordo com o Sebrae, uma loja de decoração pequena fatura, em média, R$ 35 mil ao mês. No entanto, esse valor corresponde ao faturamento e não ao lucro, pois não considera os custos envolvidos no negócio (aluguel, funcionários, compras de fornecedores etc.).

O ganho do empreendedor vai depender da margem de lucro calculada, pois é preciso deduzir todos os gastos desse valor. Considerando que a margem do comércio fica entre 10% e 20%, chegamos à conclusão de que é possível lucrar entre R$ 3,5 mil e R$ 7 mil com uma pequena loja de decoração.

No entanto, existem muitos cases de sucesso no mercado de casa e decoração que ultrapassam essa média. A Byminimal Home Decor, por exemplo, faturou R$ 1 milhão em 1 ano após um investimento certeiro — o que deve ter rendido um lucro entre R$ 8,3 mil e 16,6 mil ao mês.

Vale a pena abrir uma loja de decoração?

Sim, vale a pena abrir uma loja de decoração porque os números desse mercado são animadores para o empreendedor.

De acordo com o relatório NuvemCommerce 2022, o setor de Casa e Decoração teve uma alta de 155% nas vendas e de 67% em pedidos. Além disso, de 2019 a 2021, o crescimento das vendas online no setor foi de impressionantes 300%.

O segmento também teve uma evolução considerável no mercado de franquias, onde cresceu 36,5% em 2021, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Parte desse avanço é explicada pela pandemia do coronavírus, que fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa e investissem em reformas. Assim, aumentou também a demanda por objetos de decoração para tornar os lares mais aconchegantes e trazer personalidade aos espaços.

O que mais vende em loja de decoração?

Com base em listas de produtos mais vendidos em grandes marketplaces como Amazon e Mercado Livre, estes são os itens de destaque no segmento de casa e decoração:

  • Tapetes e passadeiras;
  • Espelhos;
  • Cortinas e persianas;
  • Quadros e placas decorativas;
  • Murais;
  • Almofadas;
  • Centros de mesa;
  • Bandejas;
  • Papéis de parede;
  • Itens de cozinha;
  • Aromatizadores;
  • Luminárias, arandelas, castiçais e spots;
  • Lustres;
  • Bolachas e porta-copos;
  • Porta-chaves;
  • Prateleiras e nichos;
  • Caixas, cestos e baús;
  • Vasos e cachepôs;
  • Plantas;
  • Esculturas decorativas;
  • Estátuas e imagens em resina;
  • Objetos decorativos em cerâmica.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja de quadros decorativos: guia completo

Como montar uma loja de decoração online passo a passo

Vamos ao nosso passo a passo de como montar uma loja de decoração. Aqui, vamos focar na versão online, mas você pode seguir os mesmos passos se for abrir uma loja física, com a diferença de que será necessário alugar um espaço e preparar sua estrutura. Acompanhe as etapas:

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para montar uma loja de decoração é identificar quem é seu público-alvo e entender o perfil dele. Você deve considerar aspectos como gênero, faixa etária, classe socioeconômica, hábitos de consumo, necessidades, entre outros fatores.

Para facilitar seu estudo, você pode criar personas, personagens semifictícias que representam seu cliente ideal. Por exemplo, em vez de traçar um público de mulheres adultas moradoras de São Paulo das classes B e C, você pode criar a seguinte persona:

“Michele, 35 anos, casada e mãe de dois filhos. Mora em São Paulo, trabalha como gerente de marketing em uma grande empresa com uma renda média de R$ 15 mil ao mês. Gosta de passar o tempo em casa com a família e investe em itens de decoração mais clássicos.”

Dessa forma, você tem uma visão mais clara dos seus clientes em potencial e consegue criar estratégias mais direcionadas.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Estude a concorrência

Fazer uma análise de concorrência é obrigatório para entrar no mercado de decoração. Isso porque esse setor é muito competitivo e não é fácil se destacar para atrair clientes.

Para começar, procure concorrentes diretos, ou seja, que trabalham com as mesmas categorias de produtos da sua loja. Verifique como eles vendem os itens, quais promoções fazem, quais preços praticam, em quais clientes miram, entre outros aspectos.

3. Encontre bons fornecedores

Para ter sucesso, você precisa encontrar bons fornecedores de produtos de decoração. É importante que os itens sejam de qualidade e que os parceiros sejam pontuais e abertos a negociações.

Veja alguns exemplos de fornecedores desse setor:

Ultramarine

A Ultramarine é uma distribuidora de produtos de decoração que vende itens no atacado para lojistas e decoradores. Seu catálogo oferece produtos que vão do estilo moderno ao rústico, com inúmeras opções de adornos, vasos, estatuetas, centros de mesa etc.

Para ver os preços e comprar no site, é preciso fazer um cadastro com seu CNPJ.

Geguton

A Geguton é uma fabricante e distribuidora de produtos de decoração com mais de 5 mil itens. A empresa atende mais de 3 mil lojas de multimarcas, incluindo grandes redes como Tok&Stok, Leroy Merlin e Kalung.

Da mesma maneira que em outros sites, é preciso fazer um cadastro como lojista para comprar os produtos.

The Home

A The Home é uma distribuidora de produtos de decoração com um amplo catálogo de itens para lojistas. O valor mínimo dos pedidos no site é de R$ 1.200 e o prazo para envio das mercadorias é de 10 dias.

💡 Saiba mais: Como escolher fornecedores de produtos para revenda?

Aproveite e baixe nosso e-book gratuito para gerenciar melhor seus fornecedores:

4. Ofereça produtos variados

O consumidor que busca produtos de decoração quer um catálogo variado e repleto de itens criativos. Por isso, você precisa caprichar no seu estoque e oferecer as mais variadas categorias na sua loja online.

Você pode usar como base os produtos mais vendidos que listamos ou focar em um nicho de mercado específico. Por exemplo, existem lojas de decoração especializadas em quadros, outras que focam em itens de cozinha e ainda lojas temáticas, que exploram segmentos como místico e geek.

5. Crie uma marca

Também é importante destacar sua loja de decoração com uma marca única. É o que chamamos de branding, um trabalho de criação de identidade para o seu negócio que busca fixar sua empresa na mente do consumidor e superar a concorrência.

Para ter uma marca campeã, aposte em um nome fácil de memorizar e relacionado ao universo da decoração. Depois, crie uma identidade visual com cores únicas e não se esqueça de registrar sua marca.

💡 Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio

Se você ainda não tem um nome para a sua loja, use nossa ferramenta gratuita para ter ideias:

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6. Formalize seu negócio

Para vender produtos de decoração na internet profissionalmente, você precisa abrir uma empresa. Se quiser começar pequeno, você pode abrir um MEI (microempreendedor individual) gratuitamente, desde que não ultrapasse o limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano.

Assim, você pode se formalizar como comerciante de produtos de decoração. Para isso, existem vários códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que se aplicam, tais como:

  • 4754-7/03 — Comércio Varejista de Artigos de Iluminação;
  • 4759-8/01 — Comércio Varejista de Artigos de Tapeçaria, Cortinas e Persianas;
  • 4789-0/99 — Comerciante de Flores, plantas e frutas artificiais;
  • 4789-0/03 — Comércio Varejista De Objetos De Arte.

Para cumprir os trâmites burocráticos, procure um contador de confiança.

💡 Saiba mais: O que é contabilidade: tudo o que você precisa saber como empreendedor

7. Escolha uma plataforma de e-commerce

Escolher a plataforma de e-commerce certa é fundamental para ter sucesso ao montar uma loja de decoração. Com a Nuvemshop, você tem as seguintes vantagens:

  • Confiabilidade de uma plataforma com mais de 90 mil lojistas ativos e mais de R$ 5,8 bilhões em vendas por toda a América Latina;
  • Recursos para montar uma loja em menos de 10 minutos, sem precisar de conhecimentos técnicos;
  • Diversos layouts profissionais;
  • Planos e preços que cabem no bolso (a partir de R$ 49,90);
  • Dezenas de integrações para potencializar a loja;
  • Soluções de frete e pagamentos online conectadas.

💡 Saiba mais: 10 motivos para provar que a Nuvemshop é boa para o seu negócio

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8. Selecione as embalagens para envio

As embalagens são um ponto fundamental para garantir um envio seguro e eficiente dos seus produtos. Isso porque o cliente deve receber seus pedidos íntegros e bem embalados para ficar satisfeito com a compra.

Por isso, utilize caixas resistentes e acessórios para proteção dos produtos, especialmente os mais frágeis, como vidros e itens de porcelana.

💡 Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?

Além disso, é importante caprichar na impressão ou adesivo utilizado, que deve ter seu logotipo e, de preferência, um QR Code levando para o seu site.
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9. Defina os métodos de envio

Outro ponto essencial da loja de decoração online é oferecer diversos meios de entrega. Ao criar uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, você poderá integrar seu e-commerce com diversas soluções de envio que trabalham com os Correios e transportadoras.

Algumas opções de serviços são Mandaê, Kangu e Melhor Envio. Com essas integrações, fica mais fácil oferecer diversas opções de fretes aos seus clientes com preços competitivos. Tem até entrega para o mesmo dia!

Isso é fundamental no negócio de decoração, pois existem produtos de diversos pesos e tamanhos que podem ter no valor do frete seu principal obstáculo de venda.

💡 Saiba mais: Como fazer o envio de produtos em sua loja Nuvemshop?

10. Providencie os meios de pagamento

Os meios de pagamento que você oferece na sua loja virtual de decoração também são decisivos para aumentar suas vendas. Isso porque os clientes procuram conveniência e praticidade na hora de pagar pelo que compram na internet.

💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Por isso, é fundamental integrar sua loja virtual com soluções de pagamento que permitam a cobrança via cartão de crédito, boleto bancário, Pix, entre outros métodos. Na Nuvemshop, você pode utilizar o Nuvem Pago, que oferece as principais formas de pagamento com taxas competitivas e recursos de controle de vendas.

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Dicas para ter sucesso com sua loja de decoração

Agora que você sabe como montar uma loja de decoração, preparamos algumas dicas para um ótimo início de negócio. Confira:

Tenha um produto exclusivo

Um grande diferencial para lojas de decoração é ter um produto exclusivo, que nenhum outro concorrente oferece. Pode ser um item fabricado por você ou um produto personalizado sob encomenda, por exemplo.

💡 Saiba mais: Como fazer aromatizador de ambiente para vender [+dicas]

Acompanhe tendências

As tendências de decoração estão sempre mudando e cabe a você acompanhar esses movimentos para oferecer produtos sempre atualizados. Em 2022, por exemplo, estão em alta estilos minimalistas e com inspirações vintage.

Veja um exemplo de ambiente minimalista:

Sala com design minimalista ilustra como montar uma loja de decoração

Fonte: Pinterest

E outro com um toque vintage:

Sala com design vintage

Fonte: Pinterest

Capriche no layout da loja

Quando você atua no ramo da decoração, precisa mostrar que estética é o forte da sua loja. No estabelecimento físico, o ambiente deve estar cuidadosamente decorado. Já na loja virtual, os layouts devem ser impecáveis e transmitir toda a personalidade da sua marca.

Aprenda a criar um site bonito e funcional com o nosso curso exclusivo das Trilhas de Conhecimento Nuvemshop:

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Use somente imagens de alta qualidade

Outro ponto-chave para o sucesso de uma loja virtual de decoração é a qualidade das imagens dos produtos. Para mostrar os detalhes dos itens que você vende, capriche na iluminação, fotografe em diversos ângulos e publique as melhores fotos no seu site.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para sua loja virtual e aumentar suas vendas?

Aproveite as datas comemorativas

Muitas lojas de decoração faturam alto vendendo itens para datas comemorativas. As campeãs de vendas são Natal, Ano Novo e Páscoa, quando os consumidores buscam enfeites para adornar suas casas e entrar no espírito da época.

Então, vale a pena ficar de olho no calendário comercial e comprar seu estoque de itens de decoração temática com antecedência.

Invista em marketing digital

Depois de aprender como montar uma loja de decoração, o próximo passo é atrair clientes para decolar suas vendas. Veja algumas dicas de marketing digital para alcançar mais pessoas e promover sua marca na internet:

  • Divulgue sua loja de decoração em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Tik Tok;
  • Crie campanhas de e-mail marketing para informar seus clientes sobre ofertas, promoções e descontos especiais;
  • Use o marketing de conteúdo para atrair clientes com informações relevantes, como lançamentos e dicas de decoração para diferentes ambientes da casa;
  • Faça remarketing para exibir anúncios e ofertas aos consumidores que visitaram sua loja ou abandonaram o carrinho antes de fechar a compra;
  • Use a estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas à sua loja.

💡 Saiba mais: 15 estratégias de marketing digital para promover o seu negócio

Entendeu como montar uma loja de presentes e decoração?

Agora você sabe como montar uma loja de decoração do zero para empreender nessa área promissora. O próximo passo é iniciar seu plano de negócio e cuidar de todos os detalhes para ter sucesso desde as primeiras vendas.

Para potencializar ainda mais sua empresa, você pode escolher a melhor plataforma de e-commerce do mercado. Crie sua loja virtual na Nuvemshop e aproveite seus 30 dias gratuitos para testar todos os recursos. E não se preocupe com a parte técnica: qualquer pessoa consegue criar uma loja do zero! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de decoração

Para começar um negócio de decoração online, você vai precisar de:

  • Um nome, uma marca e um domínio próprios;
  • Uma plataforma de e-commerce para construir seu site de vendas;
  • Capital inicial para investir no estoque, na plataforma e na identidade visual;
  • Funcionários para a separação e envio de pedidos e atendimento ao cliente;
  • Um computador, notebook ou smartphone para gerenciar a loja virtual;
  • Espaço para armazenamento do estoque de produtos;
  • Um bom plano de internet.

De acordo com o Sebrae, uma loja de decoração pequena fatura, em média, R$ 35 mil ao mês. Levando em conta que a margem do comércio fica entre 10% e 20%, é possível lucrar entre R$ 3,5 mil e R$ 7 mil com uma pequena loja de decoração

  • Tapetes e passadeiras;
  • Espelhos;
  • Cortinas e persianas;
  • Quadros e placas decorativas;
  • Murais;
  • Almofadas;
  • Centros de mesa;
  • Bandejas;
  • Papéis de parede;
  • Itens de cozinha;
  • Aromatizadores;
  • Luminárias, arandelas, castiçais e spots;
  • Lustres;
  • Bolachas e porta-copos;
  • Porta-chaves;
  • Prateleiras e nichos;
  • Caixas, cestos e baús;
  • Vasos e cachepots;
  • Plantas;
  • Esculturas decorativas;
  • Estátuas e imagens em resina;
  • Objetos decorativos em cerâmica.

  1.  Conheça seu público-alvo;
  2. Estude a concorrência;
  3. Encontre bons fornecedores;
  4. Ofereça produtos variados;
  5. Crie uma marca;
  6. Formalize seu negócio;
  7. Escolha uma plataforma de e-commerce;
  8. Selecione as embalagens para envio;
  9. Defina os métodos de envio;
  10. Providencie os meios de pagamento.

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