15/11/2016

Como começar o branding do seu e-commerce

Como fazer branding para sua loja virtual

O branding pode fazer maravilhas pelo seu e-commerce: ajuda a posicioná-lo no mercado, aumenta a identificação por parte do público, facilita a apresentação de novos produtos e ainda incentiva a fidelização, trazendo mais consumidores de volta.

Neste artigo, veremos como começar a investir nesse conceito de marketing fundamental para o sucesso.

Escolha bem o nome da sua marca

Lembrando: marca é o que as pessoas falam sobre o seu negócio, e também o que o diferencia dos concorrentes. Trata-se, portanto, de um elemento muito importante do branding que precisa ser elaborado com cuidado. Ao escolher o nome da sua marca, certifique-se de que ele seja:

  • Curto;
  • Fácil de memorizar;
  • Fácil de pronunciar e escrever;
  • Relacionado ao seu produto ou serviço.

Não há necessidade de colocar a palavra “roupa” caso você atue no segmento de moda, por exemplo, mas procure refletir a sua proposta de alguma maneira. Isso ajudará as pessoas a entenderem o que você tem a oferecer e procurarem mais informações a respeito.

Como você também precisará de um bom SEO para garantir os acessos à sua loja virtual, vale a pena conferir as palavras-chave mais buscadas e utilizar um domínio igualmente intuitivo.

Defina visão, missão e valores

Independentemente de contar ou não com um plano de marketing, o ideal é incorporar três de seus elementos já na hora de começar o branding do seu e-commerce: a visão, a missão e os valores que serão levados adiante.

A missão é, basicamente, o impacto que você deseja causar no mundo: para o que a sua empresa existe? Deve ser o seu objetivo maior, que será priorizado em relação a todas as metas e continuará o mesmo ainda que, no futuro, seus produtos ou serviços mudem.

A visão é um pouco mais prática e precisa ser atualizada no decorrer do tempo. Basicamente, refere-se a onde você quer chegar. Pode ser em um prazo de 5, 10 anos, não importa – desde que seja sempre acompanhada com as métricas certas e usada para tomar as decisões de negócio.

Por fim, os valores são todos os princípios éticos e comportamentais a serem incorporados nos procedimentos e nas atitudes dos funcionários. Compõem a cultura da sua empresa, e fazem toda a diferença no modo como ela será construída.

Conheça o seu Brand statement

Outro recurso poderoso para o branding do seu e-commerce é o Brand statement. Em poucas palavras, trata-se da sua “declaração de marca”: como ela será apresentada para o mercado, sua proposta completa.

Definir esse elemento requer uma reflexão profunda, mas é necessário tanto para ajudar as pessoas a entenderem a sua marca quanto para identificar quais iniciativas de marketing são relevantes. Tente responder a essas perguntas:

  • Quem é a sua marca?
  • O que ela oferece?
  • Quais suas características mais marcantes?
  • O que a diferencia da concorrência?
  • Quem é o seu público?

Depois, tente reunir essas questões em algumas linhas e deixá-las em um local visível do seu escritório e da sua própria loja virtual. Essa ideia “macro” é essencial para orientar o negócio no dia a dia e reforçar o seu posicionamento diante do público.

Valorize a diferenciação

Depois de definir tudo o que é relacionado à composição da sua marca, é hora de entender o que fazer para manter-se diferente dos concorrentes e conquistar os clientes.

Proponha-se a criar. O que você pode fazer em seu produto ou serviço para torná-lo original? Quais adaptações permitiriam que seu e-commerce inovasse e, ao mesmo tempo, mantivesse a proposta do Brand statement?

Analise as últimas mudanças e as próximas tendências do seu ramo de atuação e antecipe-se. Pergunte-se como levar a sua missão adiante e explore públicos diferenciados, saindo do óbvio. São detalhes como esses que tornarão sua marca a favorita dos consumidores.

Gostou?

Agora que você já sabe como começar a investir no branding, não tem desculpas para não promover a sua marca! Nos próximos artigos, entenderemos mais formas de fazer essa construção e acompanhar os resultados.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.

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