Estratégias de branding para e-commerce com especialistas

- Branding para e-commerce envolve a construção da identidade da marca, sendo importante para gerar conexão com o público, fortalecer a reputação e diferenciar-se da concorrência;
- Para fazer branding no e-commerce é necessário realizar algumas etapas, como conhecer seu público, determinar o posicionamento, definir o tom de voz, criar a identidade visual e definir um diferencial competitivo;
- Dando os primeiros passos na construção do branding do seu e-commerce? Então, aproveite para assistir as aulas gratuitas do curso branding para empreendedores!
Aplicar estratégias de branding para e-commerce pode ser o que falta para aumentar a popularidade da sua loja virtual.
Isso porque, com um planejamento correto e um posicionamento de marca coerente com seus princípios e valores, você consegue criar um diferencial competitivo para o seu negócio.
Como resultado, mais clientes serão impactados pelas suas ações e o seu faturamento tende a crescer consideravelmente.
Por isso, neste artigo, montamos um guia completo sobre como fazer branding no e-commerce. Continue a leitura para aprender, com especialistas, como destacar sua loja online em um cenário digital cada vez mais concorrido!
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Por que o branding no e-commerce é importante?
Apesar do que você possa pensar, o e-commerce não é apenas sobre vendas. Na verdade, trata-se de projetar sua marca para o mercado digital.
Hoje, tudo o que conhecemos e amamos nos produtos que usamos é devido à marca, afinal, esse é o elo que conecta empresas e clientes. Nesse sentido, o branding é fundamental para todas as empresas que querem ser reconhecidas online.
Ele é uma grande oportunidade para mostrar aos clientes quem você é e o que você representa. Basicamente, é uma excelente chance para ser honesto e aberto sobre a imagem que a sua marca quer passar para o mundo.
Além disso, os consumidores se apaixonam por ótimos produtos, no entanto, mais importante do que isso, apaixonam-se por ótimas marcas. Desse modo, se o seu produto/serviço não for representado por uma marca forte e relacionável, seus clientes podem ter dificuldades para se conectar com o seu negócio.
No curso de branding para empreendedores, Mylena Gama, head de Comunicação e Marca na Nuvemshop, explica que a estratégia de branding tem como objetivo principal criar uma conexão emocional com o público e tornar o produto memorável.
Além disso, a especialista afirma que o branding para e-commerce vai além da criação de logotipo e identidade visual, já que abrange posicionamento, comunicação e temas abordados pela marca.
“Branding para e-commerce é um trabalho de gestão de marca que tem como principal objetivo criar uma relação afetiva com seu público-alvo. A estratégia permite que a sua marca seja lembrada, percebida, consumida e também indicada pelo seu público.”
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Como fazer branding para meu e-commerce?
Agora que você sabe o que é branding e qual a sua importância para uma loja virtual, confira, abaixo, algumas dicas para criar uma estratégia eficiente para o seu negócio. Veja:
1. Conheça seu público-alvo
Para começar, é fundamental saber quem é o seu cliente. Afinal, todos os elementos de sua marca giram em torno das pessoas que estão comprando seus produtos. Além disso, seus consumidores servem como a base de qualquer estratégia de branding de sucesso.
Faça uma análise de mercado e descubra os gostos do seu público-alvo, como também as necessidades do seu segmento. Para isso, faça algumas perguntas-chave, como:
- Quem são meus clientes (faixa etária, gênero, características demográficas)?
- Que tipo de solução eles buscam no mercado?
- Quais são os seus valores, interesses e hobbies?
- Quais redes sociais ou plataformas eles utilizam com frequência?
- São influenciados por opiniões de amigos, influenciadores digitais ou avaliações online?
Com esse conhecimento, você pode antecipar as necessidades dos compradores e criar mensagens que falem diretamente com eles, alcançando-os nas plataformas certas com a solução que eles precisam.
2. Escolha o nome da sua marca
Lembre-se: marca é o que as pessoas falam sobre o seu negócio e também o que o diferencia dos concorrentes.
Trata-se, portanto, de um elemento muito importante do branding que precisa ser elaborado com cuidado. Sendo assim, ao escolher o nome da sua marca, certifique-se de que ele seja:
- Curto;
- Fácil de memorizar;
- Fácil de pronunciar e escrever;
- Relacionado ao seu produto ou serviço.
Por exemplo, não há necessidade de colocar a palavra “roupa” caso você atue no segmento de moda, mas procure refletir a sua proposta de alguma maneira. Isso vai ajudar as pessoas a entenderem o que você tem a oferecer e procurarem mais informações a respeito.
Para facilitar o processo, use o Gerador de nomes da Nuvemshop, nele você pode acessar milhares de opções criativas à sua disposição. Experimente agora, é grátis!
3. Determine o posicionamento do seu e-commerce
Outro recurso poderoso para o branding do seu e-commerce é o Brand Statement ou, em tradução livre, posicionamento de marca. Em poucas palavras, trata-se de como a sua marca é apresentada para o mercado.
Definir esse elemento requer uma reflexão profunda, mas é necessário tanto para ajudar as pessoas a entenderem a sua marca quanto para identificar quais iniciativas de marketing são relevantes. Tente responder a essas perguntas:
- Quem é a sua marca?
- O que ela oferece?
- Quais suas características mais marcantes?
- O que a diferencia da concorrência?
- Quem é o seu público?
Depois, reúna essas questões em algumas linhas e as deixe em um local visível do seu espaço de trabalho. Essa ideia “macro” é essencial para orientar o negócio no dia a dia e reforçar o seu posicionamento diante do público.
Na palestra sobre branding apresentada pela Nuvemshop no Fórum E-commerce Brasil, Guta Tomalsquim, CEO da Purplemetrics, destaca que uma empresa focada em construir uma estratégia de branding de qualidade, consequentemente, acaba oferecendo algo mais significativo para o público do que apenas o produto em si.
"Quando uma empresa se preocupa com branding, você entende que ela percebe que está entregando um valor pras pessoas que vai muito além do produto."
4. Defina o tom de voz
O tom de voz de uma marca é a forma como sua empresa “se expressa” em diferentes canais e tipos de comunicação.
É importante garantir que todas as interações com o público sejam consistentes e reflitam sua identidade, seja em postagens nas redes sociais ou no atendimento ao cliente.
Para começar, você precisa garantir um tom de voz alinhado com a personalidade da marca. Para se guiar nessa construção, faça perguntas como:
- Sua comunicação deve ser formal ou mais leve e descontraída?
- A marca transmite seriedade ou busca ser mais divertida e acessível?
- O relacionamento com o cliente é amigável e próximo ou profissional e objetivo?
Ah, lembre-se de levar em consideração o perfil do seu público-alvo para elaborar o tom de voz. Afinal, é com ele que você vai se comunicar, então entenda como ele se comunica no dia a dia e tente aproximar a linguagem da marca com a realidade do público.
💡Saiba mais: Brand persona: como personificar os valores da sua marca?
5. Crie a identidade visual
A identidade visual de um e-commerce nada mais é do que a escolha das cores, logotipos e estilos que traduzem a personalidade da sua marca e permitem que ela seja reconhecida pelos clientes.
Para criar a identidade visual você pode:
- Escolher uma paleta de cores capaz de criar associações diretas com a marca;
- Desenvolver um logotipo simples e alinhado com o estilo da empresa;
- Definir fontes que transmitem a personalidade da loja;
- Criar um manual de identidade visual para instruir e padronizar o uso.
Se não sabe por onde começar, saiba que é possível criar um logotipo profissional em minutos. A ferramenta Criador de logos da Nuvemshop te ajuda a encontrar o design perfeito para sua marca. É grátis!
6. Defina visão, missão e valores
Independentemente de contar ou não com um plano de marketing, o ideal é incorporar três de seus elementos já na hora de começar o branding do seu e-commerce: a visão, a missão e os valores que serão levados adiante.
Vamos ver o que é cada uma dessas coisas:
Missão
A missão é, basicamente, o impacto que você deseja causar no mundo: para o que a sua empresa existe? Deve ser o seu objetivo maior, que será priorizado em relação a todas as metas e continuará o mesmo ainda que, no futuro, seus produtos ou serviços mudem.
Visão
A visão é um pouco mais prática e precisa ser atualizada no decorrer do tempo. Basicamente, refere-se a onde você quer chegar. Pode ser em um prazo de cinco, dez anos, não importa — desde que seja sempre acompanhada com os KPIs certos e usada para tomar as decisões de negócio.
Valores
Por fim, os valores são todos os princípios éticos e comportamentais a serem incorporados nos procedimentos e nas atitudes dos funcionários. Compõem a cultura da sua empresa e fazem toda a diferença no modo como ela será construída.
7. Crie um diferencial competitivo
Após definir tudo o que está relacionado à composição da sua marca, é hora de entender o que fazer para manter-se diferente dos concorrentes e conquistar os clientes.
O que você pode fazer em seu produto ou serviço para torná-lo original? Quais adaptações permitiriam que seu e-commerce inovasse e, ao mesmo tempo, mantivesse a proposta do posicionamento de marca?
Analise as últimas mudanças e as próximas tendências do seu ramo de atuação e antecipe-se. Pergunte-se como levar a sua missão adiante e explore públicos diferenciados, saindo do óbvio. São detalhes como esses que podem tornar sua marca a favorita dos consumidores.
💡 Saiba mais: Diferencial competitivo: dicas para destacar o seu negócio
8. Esteja focado em criar uma boa experiência para os clientes
As experiências dos seus clientes são definidas pelo o que eles veem, sentem e ouvem, então, seu foco deve estar 100% neles. Isso porque uma ótima experiência para o consumidor faz com que eles se sintam bem.
De modo geral, eles gostam de saber que são parte de algo maior do que eles mesmos. Então, faça isso e personalize seu atendimento por meio das informações coletadas no primeiro momento de pesquisa sobre o público-alvo.
Exemplo de estratégia de branding para e-commerce
Colocando o passo a passo anterior em prática, montamos um exemplo simples de estratégia de branding para um e-commerce de roupas:
- Público-alvo: mulheres de 25 a 40 anos, urbanas, preocupadas com sustentabilidade. Preferem peças confortáveis, versáteis e de alta qualidade para o dia a dia;
- Nome da marca: Nova Moda (nome curto, fácil de lembrar e que transmite a ideia de novidade);
- Posicionamento: “Somos a escolha perfeita para quem busca unir estilo, conforto e sustentabilidade. Nosso propósito é oferecer moda que respeita o planeta.”;
- Missão, visão e valores: democratizar a moda sustentável; ser referência em moda consciente no Brasil até 2030; sustentabilidade, inclusão, transparência e empatia;
- Diferencial competitivo: produção sob demanda para evitar desperdício; uso de materiais de alta qualidade que garantem conforto; comunicação transparente com informações detalhadas sobre o impacto ambiental das peças;
- Atendimento ao cliente: atendimento personalizado com sugestões baseadas no histórico do cliente; respostas rápidas nas redes sociais; entrega com embalagens sustentáveis; tom de voz acessível.
Métricas de branding para e-commerce
As métricas de branding mostram como uma marca é percebida pelo público, elas ajudam a entender as interações dos clientes durante a jornada de compra: desde a descoberta até a decisão.
Guta Tomalsquim destacou que é importante compreender toda a jornada para definir as métricas de branding: identificar como o público reage nas redes sociais, recomendações que podem surgir em sua loja e demais indicadores relacionados ao comportamento de compra ajudam nesta etapa.
"O ideal é você entender como o cliente compra e aí você vai mapeando as métricas que, no meio do caminho, vão ajudando ele a comprar."
Entre as métricas mais usadas pelas lojas, temos:
- Engajamento: acompanhar curtidas, reações, comentários e demais interações nas redes sociais;
- Respostas: mensagens enviadas por e-mail ou SAC da loja;
- Programas de indicação: cupons ou clientes conquistados por recomendações.
Isabela Cerqueira, CEO da Good Vibres, explica o programa de indicação da empresa, que transformou recomendações orgânicas em uma estratégia incentivada. Para isso, a marca começou a gerar mais conteúdo em diferentes plataformas, sempre em tom amigável e próximo.
As métricas usadas para medir o sucesso incluem compartilhamentos, respostas a conteúdos e feedbacks diretos, extraídos tanto das redes sociais quanto de outras ferramentas de comunicação da marca.
“A gente gerou muito mais conteúdo em todas as formas de comunicação que a gente tem com o cliente: — E aí quantas vezes você já recomendou a Good Vibres para uma amiga sua? Já pensou em ganhar dinheiro com isso? E aí a gente vê a quantidade de compartilhamentos e a quantidade de pessoas que responderam esses conteúdos.”
"A gente gerou muito mais conteúdo em todas as formas de comunicação que a gente tem com o cliente: — E aí quantas vezes você já recomendou a Good Vibres para uma amiga sua? Já pensou em ganhar dinheiro com isso? E aí a gente vê a quantidade de compartilhamentos e a quantidade de pessoas que responderam esses conteúdos."
E-commerces que são exemplo em branding
Confira, a seguir, dois e-commerces de sucesso que são exemplos de estratégias de branding e se inspire:
Aff The Hype
A Aff The Hype se define como uma “marca autoral que cria produtos ranzinzas para pessoas bem-humoradas (e vice-versa).” A empresa se destaca como exemplo em branding por sua personalidade marcante em todas suas comunicações.
A essência da marca é ousada, divertida, cheia de atitude e até um pouco debochada. E é por meio dessa personalidade única que consegue se identificar com o público e abordar diversos tipos de assuntos em suas redes sociais.
O grande destaque da Aff The Hype, sem dúvidas, é a personagem Adênia, que é praticamente o rosto da marca. Ela traduz a personalidade da empresa de maneira direta e ainda adiciona uma pitada de humor (e muita sinceridade) nas publicações.
El Gato Store
A El Gato Store foi criada para atender a demanda de fantasias para o Carnaval, mas rapidamente ganhou destaque por fornecer peças criativas e únicas. A marca tem uma essência vibrante, jovem e marcante, alinhada ao público-alvo do negócio.
Além disso, a El Gato Store tem seu diferencial competitivo na sua tabela de medidas que vai do P ao XG. Assim, a empresa reforça seu compromisso com a diversidade e inclusão.
O e-commerce também tem grande presença nas redes sociais, onde expressa a identidade da marca em publicações autênticas e com um toque de humor.
Entendeu como fazer branding para e-commerce?
Agora que você já sabe como criar uma estratégia de branding no seu e-commerce, não tem desculpas para não promover a sua marca. Coloque nossas dicas em prática e invista no crescimento da sua empresa.
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