9 dicas para bombar no marketing de conteúdo para e-commerce

Imagem mostrando uma mulher escrevendo, representando a criação de conteúdo.

Criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce é essencial para atrair clientes para o seu negócio. Como o próprio nome diz, isso significa criar conteúdo relevante relacionado aos produtos da sua empresa e entregá-lo ao seu público consumidor.

No entanto, para ter sucesso com a estratégia, é preciso criar conteúdos que ofereçam a melhor experiência de leitura, que sejam alinhados com o perfil do potencial comprador e, além disso, que estejam estrategicamente posicionados nos mecanismos de buscas.

Um bom plano de marketing de conteúdo deve ser capaz de gerar interesse dos consumidores e te ajudar a melhorar as conversões de potenciais clientes em consumidores fiéis.

Se interessou? Então, veja nove dicas sobre como fazer marketing de conteúdo para o seu e-commerce!

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

1. Conheça bem o seu público

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce é saber quem é a sua persona, ou seja, a representação do seu público ideal. Para isso, responda algumas perguntas como:

  • Onde você pode encontrá-la (buscadores, redes sociais, blogs, etc)?
  • Quais as suas necessidades?
  • Que tipo de conteúdo ela prefere?

Para conhecer melhor o seu público, comece pesquisando na sua base de dados já existente para identificar os tipos de compradores mais comuns do seu produto. É possível que haja perfis bem distintos de consumidores, por isso é importante categorizá-los.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de flores, separe os clientes que entram na sua loja buscando flores para a namorada/esposa dos clientes que compram flores para familiares em datas específicas. Por meio disso, será possível enxergar com mais clareza os tipos de conteúdo a serem criados e a abordagem baseada em cada perfil de consumidor.

Integre também ferramentas de análise ao seu site. A ferramenta mais popular nesse caso é o Google Analytics, que te dirá em detalhes quais termos foram buscados pelas pessoas que chegaram à loja, quanto tempo esses clientes ficaram em cada página e que formulários foram preenchidos.

Esse tipo de dado te ajudará a entender melhor as necessidades do seu público-alvo e o que, especificamente, ele está procurando quando desembarca na sua página.

2. Elabore um cronograma de marketing de conteúdo

Antes de começar a criar conteúdo, é muito importante criar um calendário editorial. Esse planejamento de postagens deverá conter o tipo de conteúdo que você pretende fazer (blog post, vídeo, e-book, infográfico) e os meios onde pretende divulgar (redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, newsletter, etc).

Comece criando um calendário mensal, inserindo o tipo de conteúdo criado. Considere a sazonalidade e as oportunidades especiais de temáticas que ocorrem em épocas festivas, como Natal, Dia das Crianças, entre outros.

Uma outra dica para saber que conteúdos desenvolver primeiro é realizar uma pesquisa detalhada em termos de palavras-chave relacionadas aos tópicos que você pretende desenvolver.

Procure verificar, por exemplo, palavras-chave que tenham menor concorrência e/ou que gerem um grande volume de pesquisas, com o Planejador de palavras-chave do Google, por exemplo.

Ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce posicionada em temáticas que despertem o interesse dos usuários, você estará contribuindo com a possibilidade de ser mais facilmente achado nos mecanismos de buscas.

3. Faça um mapeamento da jornada de compra

Existe uma jornada de compra antes de o cliente finalmente decidir onde comprar. Esse ciclo, geralmente, é dividido em:

  • Conhecimento: quando o cliente conhece a sua marca e se identifica com ela por conta de alguma necessidade específica;
  • Pesquisa: ciente de sua necessidade, o consumidor procura por lojas que ofereçam produtos que possam supri-la;
  • Hora de comparar e decidir: nesta etapa, a pessoa já considerou as alternativas e começa a decidir onde comprar;
  • Compra: etapa em que o cliente decide onde comprar.

Para cada uma dessas etapas, existem diferentes tipos de formatos do marketing de conteúdo para e-commerce recomendados.

Por exemplo, hoje em dia, é muito comum ganhar novos consumidores por meio das mídias sociais, portanto, capriche no conteúdo oferecido nesses canais para que sua loja esteja sempre bem cotada e em evidência. Esse tipo de estratégia diz respeito à etapa de conhecimento.

Para a etapa de pesquisa, que é quando a pessoa está procurando lojas que possam atender certa demanda, recomenda-se e-books ou webinars, já que essas peças podem ajudar o cliente a entender com mais clareza o produto.

Para a fase comparativa, que é quando o consumidor está prestes a decidir, o ideal é trazer estudos de caso ou depoimentos dos clientes que mostrem o diferencial da sua marca.

Por fim, a etapa de compra deve ser permeada por conteúdos instrutivos, como posts detalhando determinado produto.

4. Crie vídeos de conteúdo

Criar vídeos de produtos, como aqueles de “como utilizar um artigo”, ou apenas um vídeo humorístico e criativo pode ter impacto em diferentes âmbitos do seu negócio.

Um bom vídeo também pode contribuir para o aumento das vendas, principalmente quando colocado na sua landing page (página de destino).

Isso aumentará a confiança do consumidor ao proporcionar mais uma forma de visualizar o item antes da compra. De acordo com a SEMRush, 91% das pessoas na internet consomem vídeo marketing.

Por exemplo, se você tem uma loja de produtos para cuidar dos cabelos, crie um vídeo simples explicando como utilizar sua linha de produtos. Além disso, dê dicas de como cuidar melhor de cada tipo de cabelo ou faça um vídeo com um cabeleireiro tirando dúvidas de suas clientes. Use sua experiência no seu negócio a seu favor!

Caso você tenha uma loja na Nuvemshop, pode adicionar um vídeo na sua sua página de produtos!

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5. Tenha um blog para veicular o seu conteúdo

Ter um blog é um dos caminhos mais interessantes para trabalhar com marketing de conteúdo para o seu e-commerce, diretamente alinhado com a sua audiência.

Pense que, ao criar conteúdo novo de qualidade e com frequência, você possibilitará que seu blog fique melhor posicionado nos buscadores.

Cada negócio e objetivo exigem diferentes frequências de postagens, portanto, é difícil definir um número exato de publicações para todos os blogs. O mais correto é seguir uma lógica: caso você queira alcançar um grande número de acessos mais rapidamente, você pode começar com duas ou três postagens por semana.

A dica para os iniciantes é postar entre uma ou duas vezes por semana e lembrar sempre de acompanhar os comentários dos usuários.

Apesar de ser um blog da sua empresa, ele deve ser útil e interessante aos leitores. Portanto, tenha cuidado com postagens nitidamente comerciais. A sua experiência, dicas dos leitores e também o número de acessos podem te ajudar a regular o número e frequência das postagens.

Por fim, qual o tamanho ideal de cada post? Bem, isso também varia de acordo com sua disponibilidade de tempo e experiência, mas evite textos muito longos e cansativos. Afinal, quem hoje tem tempo para parar durante o dia para ler um post enorme e ainda compartilhá-lo nas mídias sociais?

💡 Saiba mais: Como criar um blog de sucesso?

6. Crie postagens envolventes e criativas

Quanto ao conteúdo criado, o caminho interessante nem sempre passa diretamente pelo óbvio, mas sim pelo ousado e contestador. Para criar postagens envolventes e interessantes, o primeiro passo é ser autêntico.

Uma estratégia da Dove trabalhou justamente dentro dessa autenticidade. Por ser uma empresa que vende produtos para a beleza feminina e que atua em um mercado às vezes irreal e inescrupuloso, a marca teve uma ideia ousada e interessante que gerou um debate sobre como esse mercado retrata as mulheres.

Por meio de parcerias com blogs, revistas e principalmente de um pequeno documentário veiculado diretamente na internet, a marca criou uma ideia envolvente e recebeu o engajamento de leitores de todo o mundo em torno do tema da real beleza feminina e sobre como as mulheres possuíam imagens distorcidas sobre si mesmas.

O que podemos aprender com esse caso prático é que a originalidade vale mais do que excessivos gastos em super campanhas, já que essa iniciativa da Dove, de uma maneira simples e direta, conseguiu entregar justamente o que muitos consumidores buscavam saber ou esperavam escutar.

Jamais tenha medo de ousar e ser autêntico sobre os temas que utilizar em suas estratégias de marketing de conteúdo, pois isso gera mais oportunidades de sucesso e de identificar seu cliente com a filosofia da sua empresa.

7. Capriche na qualidade das fotos

O uso de fotos de qualidade é extremamente importante no marketing de conteúdo para e-commerce. Redes sociais, como Instagram e Pinterest, focadas diretamente em imagens, capitalizam essa tendência do mundo moderno.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para a sua loja virtual?

Fotos que explorem os detalhes dos produtos, com boa iluminação e que enfatizem as cores dos itens de maneira fiel costumam dar mais confiança aos clientes.

8. Faça o seu conteúdo chegar à sua audiência

Criar um cronograma de marketing de conteúdo, elaborar bons textos e vídeos criativos é legal, mas de nada adianta ter publicações boas e não alcançar sua audiência. Existem inúmeras maneiras de divulgar e espalhar seu conteúdo pela internet. Veja algumas delas:

  • Divulgue nas redes sociais: saber se posicionar nas redes sociais pode te render muitos compartilhamentos para a sua marca.
  • Anúncios pagos: anúncios via Google Ads, por exemplo, podem te ajudar a levar o seu conteúdo mais longe;
  • Newsletter: essa estratégia te ajuda a conquistar novos interessados em seu conteúdo e a manter perto os antigos seguidores. Você pode disparar a sua newsletter por meio de ferramentas de e-mail marketing, como o MailChimp;
  • SEO e outras estratégias: como já comentamos, você pode aumentar a possibilidade de seu post ser mais facilmente encontrado seguindo algumas dicas para otimizar seu site/blog nos buscadores. Procure criar conteúdo único e atualizado, desenvolva postagens levando em conta as palavras-chave e facilite a usabilidade do usuário dentro do seu site. Isso pode ser feito por meio do famoso SEO, ou Search Engine Optimization.

Para te ajudar a criar conteúdos com poder de vendas, o Ecommerce na Prática, a maior escola de e-commerce da América Latina, desenvolveu um curso completo sobre Marketing de Conteúdo em Redes Sociais. Ele está disponível na plataforma de educação por assinatura, o EnP Prime. Confira!

9. Se pergunte se o conteúdo está realmente bom

Existem algumas perguntas que você pode se fazer no momento em que for criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce. O importante é que você escreva as “respostas” como forma de organizar a sua ideia e verificar se o que você realmente irá criar é um conteúdo com maiores chances de êxito:

  • Esse conteúdo tem credibilidade e é honesto? Reflete a filosofia da minha empresa?
  • Esse conteúdo é informativo?
  • Esse conteúdo é fácil de entender?
  • Esse conteúdo é útil?
  • Esse conteúdo é excepcional?

As respostas foram positivas? Que bom! Agora você já tem argumentos palpáveis de que a sua ideia é realmente viável.

Tudo certo sobre marketing de conteúdo para e-commerce?

Vale lembrar que o marketing de conteúdo para e-commerce deve ser criado para inspirar os seus atuais clientes e alcançar consumidores em potencial. Elevar sua audiência, criar um elo com a sua marca e melhorar o seu posicionamento nos sites de busca são apenas alguns benefícios que o conteúdo de qualidade pode trazer para a sua loja online.

Gostou das nossas dicas sobre marketing de conteúdo para e-commerce? Se você ainda não ganha dinheiro na internet, venha conhecer a Nuvemshop e crie sua loja virtual gratuita. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

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