10 dicas para bombar no marketing de conteúdo para e-commerce

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Pontos principais do artigo:
  • Marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia que envolve a distribuição de conteúdo para relevante alinhado ao seu nicho de mercado;
  • A ideia é que esse material chegue até pessoas interessadas no tema, atraindo potenciais compradores para o seu negócio;
  • Se você precisa de ajuda para organizar a sua estratégia, baixe nosso plano de marketing para e-commerce e comece o quanto antes.

Criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce é essencial para atrair clientes para o seu negócio. Como o próprio nome diz, isso significa criar conteúdo relevante relacionado aos produtos da sua empresa e entregá-lo ao seu público consumidor.

No entanto, para ter sucesso com a estratégia, é preciso criar conteúdos que ofereçam a melhor experiência de leitura, que sejam alinhados com o perfil do potencial comprador e, além disso, que estejam estrategicamente posicionados nos mecanismos de buscas.

Um bom plano de marketing de conteúdo deve ser capaz de gerar interesse dos consumidores e te ajudar a melhorar as conversões de potenciais clientes em consumidores fiéis, mas essa nem sempre é uma tarefa fácil.

Então, se você quer saber como fazer marketing de conteúdo para o seu e-commerce de forma realmente eficiente, continue a leitura! Neste artigo, separamos as 10 melhores dicas para te ajudar nessa jornada.

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1. Conheça bem o seu público

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce é saber quem é a sua persona, ou seja, a representação do seu público ideal. Para isso, responda algumas perguntas como:

  • Onde você pode encontrá-la (buscadores, redes sociais, blogs, etc)?
  • Quais as suas necessidades?
  • Que tipo de conteúdo ela prefere?

Para conhecer melhor o seu público, comece pesquisando na sua base de dados já existente para identificar os tipos de compradores mais comuns do seu produto. É possível que haja perfis bem distintos de consumidores, por isso é importante categorizá-los.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de flores, separe os clientes que entram na sua loja buscando flores para a namorada/esposa dos clientes que compram flores para familiares em datas específicas. Assim, será possível enxergar com mais clareza os tipos de conteúdo que podem ser criados e a melhor abordagem de acordo com o perfil de consumidor.

💡 Saiba mais: Como definir o público-alvo do seu e-commerce?

2. Elabore um cronograma de marketing de conteúdo

Antes de começar a criar conteúdo, também é muito importante criar um calendário editorial. Essa é uma ferramenta de planejamento que ajuda a organizar e programar a criação e publicação de conteúdo relacionado à sua loja online.

Aqui, você pode organizar, por exemplo, o tipo de conteúdo que você pretende fazer (blog post, vídeo, e-book, infográfico) e os meios onde pretende divulgar (redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, newsletter, etc).

Comece criando um calendário mensal, considerando as sazonalidades e as oportunidades especiais de temas, como Natal, Dia das Crianças, entre outros. Isso vai te ajudar a planejar esses conteúdos com antecedência, evitando correria de última hora ou que você fique sem ideias para fazer publicações.

💡 Saiba mais: Onde encontrar ideias de conteúdos?

3. Faça um mapeamento da jornada de compra

Existe uma jornada de compra antes de o cliente finalmente decidir onde comprar. Esse ciclo, geralmente, é dividido em:

  • Conhecimento: quando o cliente conhece a sua marca e se identifica com ela por conta de alguma necessidade específica;
  • Pesquisa: ciente de sua necessidade, o consumidor procura por lojas que ofereçam produtos que possam supri-la;
  • Hora de comparar e decidir: nesta etapa, a pessoa já considerou as alternativas e começa a decidir onde comprar;
  • Compra: etapa em que o cliente decide onde comprar.

Para cada uma dessas etapas, existem diferentes tipos de formatos do marketing de conteúdo para e-commerce recomendados.

Por exemplo, hoje em dia, é muito comum ganhar consumidores que estão na etapa de conhecimento ou pesquisa por meio das redes sociais. Portanto, capriche no conteúdo oferecido nesses canais para que sua loja esteja sempre bem cotada e em evidência.

4. Crie vídeos de conteúdo

Criar vídeos de produtos, como aqueles de “como utilizar um artigo”, também pode contribuir para o aumento das vendas, principalmente quando colocado na sua landing page (página de destino) ou diretamente na página do produto.

Isso aumentará a confiança do consumidor ao proporcionar mais uma forma de visualizar o item antes da compra. Afinal, no vídeo é possível ver detalhes que talvez não sejam perceptíveis na foto, o que ajuda o cliente a tomar a decisão de compra.

Além disso, de acordo com a SEMRush, 91% das pessoas na internet consomem vídeo marketing. Assim, outra é ideia é criar conteúdo em vídeo nas redes sociais para atrair possíveis consumidores interessados no seu produto.

Se você tem uma loja de produtos para cuidar dos cabelos, por exemplo, crie um vídeo simples explicando como cuidar de cada tipo de cabelo ou como fazer um cronograma capilar usando os itens da sua loja. Use sua experiência no seu negócio a seu favor!

💡 Saiba mais: O que é e como criar Reels no Instagram?

5. Invista em boas descrições dos produtos

Outra das principais formas de trabalhar o marketing de conteúdo para e-commerce é investir em uma boa descrição de produtos. Isso porque essas informações não oferecem só os detalhes da mercadoria, mas também podem influenciar diretamente na decisão de compra dos clientes.

Então, não use as descrições apenas fornecer especificações técnicas. Aproveite esse espaço para destacar os benefícios e as vantagens da mercadoria, tirando qualquer dúvida ou conflito que possa impedir o consumidor de finalizar a compra.

Além disso, lembre-se de usar as boas práticas de SEO on page, como o uso de palavras-chave estratégicas, na hora de produzir essas descrições. Isso vai te ajudar a aumentar as chances da página do seu produto aparecer de forma orgânica em mecanismos de busca, como o Google.

Na Nuvemshop, por exemplo, os lojistas contam com uma ferramenta de IA exclusiva que permite gerar descrições atrativas e de qualidade ainda durante o cadastro dos produtos. Essa funcionalidade automatiza sua criação de descrições, economizando um tempo precioso que você pode investir no seu negócio.

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6. Tenha um blog para veicular o seu conteúdo

Criar um blog é um dos caminhos mais interessantes para trabalhar com marketing de conteúdo. Pense que, ao criar conteúdo novo de qualidade e com frequência, você possibilitará que seu blog fique melhor posicionado nos buscadores.

Cada negócio e objetivo exigem diferentes frequências de postagens, portanto, é difícil definir um número exato de publicações para todos os blogs. Mas, no geral, a dica para os iniciantes é postar entre uma ou duas vezes por semana e lembrar sempre de acompanhar os comentários dos usuários.

Apesar de ser um blog da sua empresa, ele deve ser útil e interessante aos leitores. Portanto, tenha cuidado com postagens nitidamente comerciais. Se você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, ofereça dicas de moda e combine as sugestões com produtos que estão disponíveis na sua loja — mas sempre de forma sutil e apenas se realmente fizer sentido.

💡 Saiba mais: Como criar um blog no WordPress em menos de 20 minutos?

7. Crie postagens envolventes e criativas

Quanto ao conteúdo criado, o caminho interessante nem sempre passa diretamente pelo óbvio, mas sim pelo ousado e contestador. Para criar postagens envolventes e interessantes, o primeiro passo é ser autêntico.

Uma estratégia da Dove trabalhou justamente dentro dessa autenticidade. Por meio de parcerias e principalmente de um pequeno documentário veiculado diretamente na internet, a marca criou uma ideia envolvente e recebeu o engajamento de leitores de todo o mundo em torno do tema da real beleza feminina e sobre como as mulheres possuíam imagens distorcidas sobre si mesmas.

O que podemos aprender com esse caso prático é que a originalidade vale mais do que excessivos gastos em super campanhas. Afinal, essa iniciativa da Dove, de uma maneira simples e direta, conseguiu entregar justamente o que muitos consumidores buscavam saber ou esperavam escutar.

Por isso, não tenha medo de ousar e ser autêntico sobre os temas que utilizar em suas estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce, pois isso gera mais oportunidades de sucesso e de identificar seu cliente com a filosofia da sua empresa.

💡 Saiba mais: Como produzir conteúdo para atrair clientes?

8. Capriche na qualidade das fotos

Se você acha que apenas informações em texto são consideradas como conteúdo, saiba que está enganado. Na verdade, as fotos de produtos são uma das principias oportunidades de marketing de conteúdo no e-commerce.

Fotos de alta qualidade capturam a atenção dos clientes imediatamente e podem ser a diferença entre um visitante que fecha uma compra e um que o abandona a página porque não se sentiu seguro o suficiente para comprar.

Além disso, várias redes sociais também são focadas diretamente em imagens, como Instagram e Pinterest. Assim, se você produz conteúdo para esse tipo de plataforma, é essencial que saiba fazer boas fotografias de produtos, mesmo que seja com o celular.

💡 Saiba mais: Melhores dicas parar tirar fotos de produtos para vender Instagram

9. Faça o seu conteúdo chegar à sua audiência

Criar um cronograma de marketing de conteúdo para e-commerce, elaborar bons textos e vídeos criativos é legal, mas de nada adianta ter publicações boas e não alcançar sua audiência, certo?

Por isso, existem inúmeras maneiras de divulgar e espalhar seu conteúdo pela internet, gerando tráfego para o seu site. Veja algumas delas:

  • Divulgue nas redes sociais: podem render muitos compartilhamentos para a sua marca;
  • Anúncios pagos: anúncios via Google Ads, por exemplo, podem levar o seu conteúdo para mais usuários;
  • Newsletter: juda a conquistar novos interessados em seu conteúdo e a manter perto os antigos seguidores;
  • SEO: aumenta a possibilidade de seu post ser mais facilmente encontrado em mecanismos de busca, como o Google.

💡 Saiba mais: Estratégias para gerar tráfego para e-commerce

10. Se pergunte se o conteúdo está realmente bom

Existem algumas perguntas que você pode se fazer no momento em que for criar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce.

O importante é que você escreva as “respostas” como forma de organizar a sua ideia e verificar se o que você realmente irá criar é um conteúdo com maiores chances de êxito:

  • Esse conteúdo tem credibilidade e é honesto?
  • Ele reflete a filosofia da minha empresa?
  • Esse conteúdo é informativo?
  • Esse conteúdo é fácil de entender?
  • Esse conteúdo é útil?
  • Esse conteúdo é excepcional?

As respostas foram positivas? Que bom! Agora você já tem argumentos palpáveis de que a sua ideia é realmente viável.

💡 Saiba mais: KPIs que todo e-commerce deve acompanhar

Tudo certo sobre marketing de conteúdo para e-commerce?

Vale lembrar que o marketing de conteúdo para e-commerce deve ser criado para inspirar os seus atuais clientes e alcançar consumidores em potencial.

Elevar sua audiência, criar um elo com a sua marca e melhorar o seu posicionamento nos sites de busca são apenas alguns benefícios que o conteúdo de qualidade pode trazer para a sua loja online.

Gostou das nossas dicas sobre marketing de conteúdo para e-commerce? Se você ainda não ganha dinheiro na internet, venha conhecer a Nuvemshop e crie sua loja virtual gratuita. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing de conteúdo para e-commerce

Existem várias maneiras de fazer marketing de conteúdo para e-commerce. Ter um blog, enviar e-mail marketing, escrever boas descrições dos produtos, fazer vídeos e caprichar nas fotos das mercadorias são algumas das principais ideias.

Artigos em blogs, postagens nas redes sociais, vídeos de demonstração de produtos, campanhas de e-mail marketing e reviews de usuários são alguns exemplos de marketing de conteúdo no e-commerce.

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