Fluxo logístico: o que é, quais as etapas e como otimizar?

Gestor cuida do fluxo logístico com uma prancheta em um armazém

Fluxo logístico engloba desde a chegada das matérias-primas até a entrega dos produtos finais aos clientes. Nas empresas, o fluxo de mercadorias se desdobra em diversos tipos, como fluxos de informações, materiais, logística reversa e fluxos econômicos, cada um desempenhando um papel crucial na gestão eficaz das operações e na satisfação dos clientes.


A gestão do fluxo logístico faz parte de todos os ciclos que acontecem dentro de uma empresa, desde a origem do produto até a sua entrega ao consumidor. Ele compõe essa área que chamamos de logística, que tem como propósito coordenar a movimentação de todos os produtos e serviços dentro de uma empresa.

Em um cenário altamente competitivo no qual o consumidor está cada vez mais exigente e conectado com as empresas, a agilidade e o bom atendimento ao cliente são requisitos prioritários. E claro que isso passa pela gestão logística da empresa.

Para quem vende pela internet, o objetivo é entregar a mercadoria de forma rápida e garantir a satisfação do cliente. Para atingir esse objetivo, todos os processos são feitos de forma online, com o auxílio de softwares que otimizam as etapas de cada fluxo.

Se você quer entender melhor a importância do fluxo logístico para os resultados do seu negócio, precisa conferir este artigo completo que preparamos. Siga a leitura e veja como agilizar seus processos de fluxos logísticos! 🚀

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O que é fluxo logístico?

Fluxo logístico é um conjunto de etapas que tem como principal objetivo aperfeiçoar processos na empresa. Com uma sequência adequada e movimentações ágeis de informações e mercadorias, é possível garantir uma experiência de qualidade para os clientes na venda, entrega e pós-venda.

Basicamente, esses fluxos logísticos são importantes porque possibilitam que os produtos comercializados pela empresa cheguem ao seu destino final o mais rápido possível. Para isso, eles são elaborados com base na rota de entrega, meios de transporte utilizados e locais de armazenamento.

Um exemplo de fluxo logístico é o processo que começa na venda de um produto em um e-commerce, passa pelas etapas de armazenamento, separação, embalo e envio, e termina na entrega do produto ao consumidor.

Desde a Revolução Industrial, em que o capitalismo se desenvolveu e o comércio mundial se expandiu, a logística teve que acompanhar o ritmo de crescimento do mercado. Afinal, as empresas precisam aumentar a circulação de seus produtos e buscar meios de expansão através do transporte terrestre, marítimo ou aéreo.

Nesse contexto, os fluxos precisam ser muito bem planejados para melhorar a eficiência operacional e atender à alta demanda do mercado.

💡 Saiba mais: O que é multi CD e como ter múltiplos centros de distribuição?

Qual é o objetivo do fluxo logístico nas empresas?

Os objetivos do fluxo logístico incluem compreender e otimizar as movimentações de materiais e informações dentro da empresa, desde a chegada dos produtos até a entrega ao cliente.

Ao conhecer e melhorar esse fluxo, é possível destacar-se em um mercado competitivo, garantindo eficiência operacional e satisfação do cliente. Essa compreensão abrange a análise de todas as etapas produtivas e operacionais, visando identificar áreas de melhoria e potencial de otimização.

O mapeamento e a otimização do fluxo logísitco são realizados por meio do entendimento detalhado de cada etapa, identificação de gargalos e implementação de melhorias, envolvendo colaboradores no processo de busca por eficiência. Grandes empresas, como Amazon, Natura e Netshoes, exemplificam a importância do fluxo logístico bem estruturado para o sucesso e crescimento nos negócios.

Quais os benefícios do fluxo logístico?

Os principais benefícios de ter um bom fluxo logístico em sua empresa são:

Maior produtividade

Quanto mais organizado for o fluxo logístico do seu negócio, maior a produtividade da sua empresa. Isso porque, uma vez que os processos são respeitados e não há perda de tempo e de energia com entraves logísticos, existem margens para aumentar a eficiência da operação.

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Melhor controle das atividades

Com a logística integrada, você é capaz de ter uma visão mais ampla de toda a cadeia de processos gerenciados, permitindo ajustes adequados e bem mais estratégicos em cada etapa do fluxo logístico.

Redução de gastos

Com fluxos logísticos bem desenhados, os gastos passam a ser menores devido à otimização dos processos. Isso representa uma grande economia para o seu negócio, o que pode resultar no aumento de lucros e investimentos para melhoria do serviço prestado.

Quais são os tipos de fluxo logístico?

Os processos de fluxo logístico servem para ajudar um negócio a atingir seus objetivos com foco total em qualidade e otimização de espaço de tempo — o que, consequentemente, diminui os custos e desperdícios.

Mas eles não são todos iguais. Confira os principais tipos que existem nas empresas:

Fluxo de materiais

O principal objetivo do fluxo de materiais é transportar insumos e produtos que foram comprados ou vendidos, de forma que a chegada e saída de materiais do armazém esteja sempre organizada.

Essa é uma das etapas mais importantes para garantir a entrega do produto dentro do prazo estabelecido.

A complexidade do fluxo de materiais depende das atividades da empresa. Por exemplo, um negócio que trabalha com centros de distribuição (centros logísticos) em todo o território nacional precisa coordenar diversas movimentações de produtos, mas pode utilizar somente o modal rodoviário.

Quando a logística envolve importações e exportações, a operação precisa ser ainda mais robusta. Nesse caso, a modalidade marítima é mais utilizada, já que possui uma capacidade de carga maior e um frete mais competitivo em relação a outros meios de transporte.

Porém, é importante saber que o fluxo logístico internacional tem regras diferentes, pois envolve não apenas o tempo da viagem, mas também algumas questões fiscais como taxas e impostos.

💡 Saiba mais: O que é taxa de importação?

Fluxo de informações

Esse fluxo lida com todas as informações durante e após o processo de aquisição de produtos. Dessa forma, ele se torna importante para auxiliar no controle da gestão, isso porque, com a utilização das ferramentas certas é possível tomar decisões muito mais acertadas.

Com o fluxo de informações em pleno funcionamento, todos os dados sobre o pedido são disponibilizados e é possível conferir o rastreamento da mercadoria durante todo percurso de entrega. Desse modo, o consumidor consegue ter uma previsão de chegada do pedido, e o vendedor mais controle e planejamento.

Fluxo financeiro

O fluxo financeiro envolve todos os valores movimentados nas transações de uma empresa, seja para compras ou vendas. Logo, ele é essencial para o funcionamento dos demais fluxos e permite a gestão financeira adequada do negócio.

Fluxo reverso

Por último, o fluxo reverso, também chamado de logística reversa, trata de todo o processo de reaproveitamento de produtos ou destinação de resíduos da empresa. Na realidade do e-commerce, ele se refere ainda à troca ou devolução de produtos.

Esse fluxo serve para reciclar e reparar todos os produtos na etapa pós-consumo e também para garantir o recebimento de itens devolvidos e envio de novos produtos, quando for o caso.

Além de representar uma redução de custos para a empresa, a logística reversa focada em reciclagem também contribui para a preservação do meio ambiente. Do lado da devolução e da troca, é um processo necessário para atender às solicitações dos consumidores e respeitar o direito de arrependimento.

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Quais são as etapas do fluxo logístico e como montar?

A pontualidade de entrega e a qualidade são pontos importantes para o consumidor e para as empresas, por isso, seguir as etapas do fluxo logístico é fundamental. Veja quais são elas e como funcionam.

1. Recebimento de mercadorias

A primeira etapa do fluxo logístico começa quando o produto chega até o armazém ou fábrica e passa por um processo de conferência e identificação antes de chegar ao estoque.

Muitos problemas podem ser evitados se a sua empresa tiver um processo rigoroso nesse início e manter uma boa comunicação entre as áreas.

Por exemplo, se um e-commerce trabalha com crossdocking — modelo de distribuição que reduz etapas no fluxo logístico —, é preciso ter um controle minucioso dos produtos que chegam ao centro de distribuição e são despachados para o consumidor.

💡 Saiba mais: Qual é a diferença entre cross docking e dropshipping?

2. Armazenamento

Na etapa de armazenamento, o controle de estoque entra em cena para garantir que as mercadorias sejam guardadas da forma correta até o envio.

Todos os produtos devem ser mantidos em um ambiente seguro e organizados conforme suas características, levando em conta a sazonalidade das vendas, nível de rotatividade de cada item, projeção de vendas, entre outros aspectos.

Você pode usar estratégias como a gestão do fluxo logístico por circulação de produtos, que considera que, quanto maior o número de vendas de um item, mais acessível ele deve estar. Assim, o tempo é otimizado e a movimentação fica muito mais fácil.

📈 Confira a planilha: Modelo de controle de estoque

3. Separação de pedidos (picking)

Conhecida como picking, a etapa de separação de pedidos consiste em reservar quais são os itens que serão entregues de acordo com sua prioridade.

Quanto mais organizada essa etapa for, menor a possibilidade de erros e pedidos de troca e devolução.

Nesse caso, a melhor solução é apostar em um sistema de gestão para operações e logística para automatizar as tarefas de picking e evitar a perda de tempo com o trabalho manual.

💡 Saiba mais: 7 boas práticas de operações e logísticas para o seu negócio

4. Embalo (packing)

O packing é o processo de acomodação de um item antes do envio. Sabe quando cuidamos da embalagem e organização de um produto e conferimos se está tudo correto para envio?

É disso que estamos falando! Se você cumprir essa etapa corretamente, a probabilidade de um artigo sair da loja com avarias é quase zero.

Um bom packing deve reduzir o tempo de processamento das vendas e deixar os envios mais ágeis. Assim, os consumidores irão receber seus produtos intactos e dentro do prazo — o que transmite uma ótima imagem da empresa.

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5. Envio da mercadoria

Quando o fluxo logístico é eficiente, o envio da mercadoria é feito dentro do prazo, com o produto bem embalado e o pedido devidamente revisado. Assim, o consumidor fica satisfeito e o lojista lucra cada vez mais com suas vendas.

De modo geral, o processo de envio é de responsabilidade de uma empresa de transporte, que deve traçar toda a rota que será percorrida e fazer a atualização constante do sistema para garantir o rastreamento do produto.

No e-commerce, as modalidades de envio mais comuns são pelos Correios e por transportadoras.

💡 Saiba mais: Como enviar produtos pelos Correios do seu e-commerce?

Além disso, você pode contar com a ferramenta gratuita de Rastreamento de Correios desenvolvida pela Nuvemshop.

Tudo entendido sobre fluxo logístico?

Agora você sabe o que é fluxo logístico e por que ele é uma peça-chave nas operações da sua empresa. Então, já pode começar a investir na otimização de cada etapa!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre fluxo logístico

Fluxo logístico é uma sequência de processos essenciais para garantir que os produtos e serviços cheguem até os consumidores de forma ágil e eficiente. Nas empresas, existem diferentes tipos como fluxos de informações, fluxos de materiais, logística reversa e fluxos econômicos.

Fluxo de materiais; fluxo de informações; fluxo financeiro e fluxo reverso.

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