Como o business intelligence pode fazer a diferença no seu e-commerce

Por: Patrick Negri
Como o business intelligence pode fazer a diferença no seu e-commerce

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Em um mercado cada vez mais dinâmico e em constante mudança, adaptar-se é fundamental. A única forma de tomar decisões estratégicas é utilizando dados, que deem o direcionamento correto. É para isso que temos o business intelligence (BI) e pode ser um grande aliado para o seu e-commerce.

Utilizar inteligência de negócios é uma evolução para todas as empresas que sabem o quanto isso é importante para tomar decisões estratégicas. O BI é válido até mesmo para pequenos negócios, não demandando altos investimentos com softwares.

O mercado de vendas online é competitivo e demanda que as empresas estejam em constante preparo. O comportamento do cliente também está mais exigente. Ter as informações corretas que permitam criar ações direcionadas para seu público e que funcionem é a base do crescimento de todo negócio.

Neste artigo, você saberá a importância do business intelligence para um e-commerce e como utilizá-lo para tomar decisões estratégicas para aumentar suas vendas.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence, ou BI, que pode ser traduzido como inteligência de negócios ou empresarial, é um processo que auxilia na orientação das ações da empresa a partir da coleta de dados brutos.

Você deve estar se perguntando: isso já não existia antes? O uso de informações estratégicas sempre direcionou a indústria ao longo dos anos. Contudo, atualmente, a tecnologia se tornou o grande diferencial.

As ferramentas tornaram-se mais rápidas e abrangentes, acompanhando o crescimento no volume de dados produzido diariamente. É aí que surge o conceito de big data, que consiste no tratamento de conjuntos enormes de dados que precisam ser processados e armazenados.

Qual a importância do Business Intelligence para um e-commerce?

Uma empresa consegue reduzir drasticamente os riscos e prejuízos ao basear suas decisões e objetivos em informações concretas. A análise correta destes dados traz um cenário detalhado das operações, permitindo identificar o que está funcionando, erros e melhorias, além de oportunidades futuras.

Ou seja, o resultado de todo o processo deve servir como uma bússola que vai nortear todo o planejamento. Uma empresa que caminha no escuro está fadada a fracassar em erros constantes, além de dar margem para ser ultrapassada pela concorrência.

Em um e-commerce, esses dados vão ajudar a criar estratégias assertivas para o nicho de mercado em que você atua. É o BI que vai dar suporte ao marketing para criar campanhas que realmente convertam.

Por isso, é relevante que sua empresa tenha uma área dedicada a esses processos, pois apenas um profissional capacitado pode interpretar e aplicar os dados da forma correta.

Quais as vantagens de aplicar o Business Intelligence aos negócios online?

Um dos maiores trunfos da venda online é se comunicar com seu cliente, entregando o que ele precisa. Falar o que ele está aberto a ouvir demanda pesquisa e, acima de tudo, entender o comportamento dele. Entenda um pouco como o BI pode realmente fazer diferença.

Comportamento dos clientes

As principais ferramentas de coleta de dados conseguem trazer parâmetros aprofundados de uso. Dessa forma, é possível traçar detalhadamente o perfil dos clientes que acessam o seu site e que têm mais potencial de gerar receita. Tendo uma persona definida, as campanhas de marketing conseguem utilizar os argumentos corretos que vão engajar os consumidores.

Otimização da plataforma

Você sabe como o seu cliente interage com seu site? Uma usabilidade ruim em sua loja online pode ser a grande vilã dos seus negócios. O consumidor atual tem pressa e busca o máximo de praticidade. Um site que não funcione ou que não ofereça boas opções de pagamento é o suficiente para que ele abandone a compra.

BI aliado ao marketing digital

Saber o ROI de uma campanha de marketing digital é fundamental para ter certeza se ela tem uma boa performance ou não, além dos pontos de melhoria e ações mais rentáveis para a expansão da sua loja. Suas campanhas estão atingindo o público, estão entregando as promoções e produtos que eles buscam? Essas respostas são fundamentais e vão garantir o fluxo de vendas no seu negócio.

Campanhas patrocinadas

Se seu e-commerce está colocando anúncios pagos nas redes sociais é preciso acompanhar se elas estão trazendo retorno. Observe quais redes estão trazendo mais clientes para sua loja, além do engajamento, melhores publicações, entre outros. Com o BI é possível reunir todas essas informações a partir de ferramentas.

Comparativo com a concorrência

A única forma de saber como sua empresa está colocada dentro do mercado é observando seus concorrentes. Analise o que eles têm feito e compare resultados, permitindo encontrar maneiras de se sobressair em relação a eles.

Ao aplicar uma estratégia sólida de Business Intelligence ao seu e-commerce, é certo de que novas oportunidades de vendas surgirão com o tempo. Lembre-se de estar atento aos dados que o mercado está gerando e de acompanhar as mudanças que estão por vir. Pense estrategicamente em objetivos e metas para alçar novos voos e ultrapassar a concorrência. Se seu e-commerce ainda não adota essas medidas, esteja certo de que está perdendo espaço e correndo riscos.

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