O que é business intelligence e como ele pode ajudar seu e-commerce

Por: Patrick Negri

Computador com gráfico na tela representa o business intelligence

Business intelligence significa inteligência de negócios. Essa é uma área dedicada à coleta e, mais importante, à análise e apresentação de dados que sejam capazes de guiar a tomada de decisão em uma empresa. Com estratégias baseadas em informações concretas, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.


Em um mercado cada vez mais dinâmico e em constante mudança, adaptar-se é fundamental. A única forma de tomar decisões estratégicas é utilizando dados, que deem o direcionamento correto. É para isso que temos o business intelligence (BI), que pode ser um grande aliado para o seu e-commerce.

Utilizar inteligência de negócios é uma evolução para todas as empresas que sabem o quanto isso é importante para tomar ações assertivas. O BI é válido até mesmo para pequenos negócios, não demandando altos investimentos com softwares.

O mercado de vendas online é competitivo e exige que as empresas estejam sempre preparadas. O comportamento do cliente também está mais exigente. Nesse contexto, ter as informações corretas que permitam criar ações direcionadas para seu público e que funcionem é a base do crescimento de todo negócio.

Por esse motivo, ao longo deste artigo, você saberá a importância do business intelligence para um e-commerce e como utilizá-lo para escolher os melhores caminhos e aumentar suas vendas. Vamos lá?

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O que é business intelligence e para que serve?

Business Intelligence, ou BI, é um processo que auxilia na orientação das ações da empresa a partir da coleta de dados brutos. O significado do termo pode ser traduzido como inteligência de negócios ou empresarial.

O BI, no entanto, não para na coleta dessas informações. Mais do que isso, a importância está na análise dos dados, e na sua apresentação para os tomadores de decisão de empresa, de modo a gerar insights para o negócio.

Você deve estar se perguntando: isso já não existia antes? O uso de informações estratégicas sempre direcionou a indústria ao longo dos anos. Contudo, atualmente, a tecnologia se tornou o grande diferencial.

As ferramentas tornaram-se mais rápidas e abrangentes, acompanhando o crescimento no volume de dados produzido diariamente. É aí que surge o conceito de big data, que consiste no tratamento de conjuntos enormes de dados que precisam ser processados e armazenados.

Qual a diferença entre business intelligence e business analytics?

Apesar de serem áreas muito próximas, business intelligence e business analytics não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro coleta e analisa os dados para auxiliar na tomada de decisão, o segundo vai além para prever tendências e criar cenários futuros.

Desse modo, podemos dizer que o business intelligence se baseia no que aconteceu para auxiliar no presente. Já o business analytics usa informações do passado e do presente para guiar a estratégia futura.

Qual a importância do business intelligence para as empresas?

Uma empresa consegue reduzir drasticamente os riscos e prejuízos ao basear suas decisões e objetivos em informações concretas. A análise correta destes dados traz um cenário detalhado das operações, permitindo identificar o que está funcionando, erros e melhorias, além de oportunidades futuras.

Ou seja, o resultado de todo o processo deve servir como uma bússola que vai nortear todo o planejamento. Uma empresa que caminha no escuro está fadada a fracassar em erros constantes, além de dar margem para ser ultrapassada pela concorrência.

No business intelligence para e-commerce, esses dados vão ajudar a criar estratégias assertivas para o nicho de mercado em que você atua. É o BI que vai dar suporte ao marketing para criar campanhas com boas taxas de conversão.

Por isso, é relevante que, se tiver condições, sua empresa tenha uma área dedicada a esses processos, pois apenas um profissional capacitado pode interpretar e aplicar os dados da forma correta.

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Quais as vantagens de aplicar o business intelligence no e-commerce?

Um dos maiores trunfos da venda online é se comunicar com seu cliente, entregando o que ele precisa. Falar o que ele está aberto a ouvir pode ajudar a aumentar as vendas. Nesse sentido, o business intelligence é um grande aliado.

Então, vamos entender um pouco como o BI pode realmente fazer diferença. Confira:

Compreensão do comportamento dos clientes

As principais ferramentas de coleta de dados conseguem trazer parâmetros aprofundados de uso. Dessa forma, é possível traçar detalhadamente o perfil dos clientes que acessam o seu site e que têm mais potencial de gerar receita.

A partir dessas informações, fica mais fácil traçar o perfil do seu cliente ideal. Tendo uma persona definida, as campanhas de marketing conseguem utilizar os argumentos corretos que vão engajar os consumidores.

Otimização do site

Você sabe como o seu cliente interage com seu site? Uma usabilidade ruim em sua loja online pode ser a grande vilã dos seus negócios. O consumidor atual tem pressa e busca o máximo de praticidade.

Nessa situação, um site que não funcione bem ou que não ofereça boas opções de pagamento é o suficiente para que ele abandone a compra.

Ao acompanhar os dados de navegação, será possível encontrar em que pontos da jornada de compra há problemas e, a partir daí, trabalhar em melhorias no seu e-commerce.

Auxílio às estratégias de marketing digital

Saber o ROI (retorno sobre o investimento) de uma campanha de marketing digital é fundamental para ter certeza se ela tem uma boa performance ou não. Além disso, a coleta e análise dos dados permite a identificação de pontos de melhoria e ações mais rentáveis para a expansão da sua loja.

Suas campanhas estão atingindo o público, estão entregando as promoções e produtos que eles buscam? Essas respostas podem ser encontradas a partir de análises de dados e são fundamentais para garantir o fluxo de vendas no seu negócio.

Comparativo com a concorrência

A única forma de saber como sua empresa está colocada dentro do mercado é fazendo uma análise da concorrência. Observe o que seus competidores têm feito e compare resultados, permitindo encontrar maneiras de se sobressair em relação a eles.

Com o BI é possível reunir todas essas informações a partir de ferramentas — que vamos conhecer a seguir.

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Ferramentas de business intelligence

As ferramentas de business intelligence são aquelas que permitem que se unifique dados de diferentes fontes em relatórios organizados e úteis para diferentes áreas de uma empresa.

Por isso, a seguir, vamos conhecer as principais opções do mercado:

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita que permite a criação de relatórios personalizados a partir de diferentes fontes, como o próprio Google Analytics, o Search Console e até mesmo planilhas.

Por meio dele, é possível adicionar filtros a relatórios interativos. A apresentação de dados pode ser montada de modo que fique visualmente simples, facilitando a compreensão das informações.

Microsoft Power BI

Power BI é a ferramenta de business intelligence da Microsoft. Ela permite a criação de relatórios interativos, a partir dos quais gestores e analistas poderão consultar os dados mais importantes para suas tomadas de decisão.

Além da versão online, existe a possibilidade de baixar o programa para desktop e apps para Android e iOS. Os planos começam com mensalidades de R$ 57,10 por usuário, mas existe um período de testes gratuito de 30 dias.

Tableau

A Tableau é uma empresa que promete tornar a análise de dados acessível a todos. Com um software intuitivo, a visualização dos relatórios pode ser preparada no modelo de “arraste e solte”. Além disso, é possível automatizar fluxos de preparação de dados.

Para consultar os preços de todos os planos, é necessário entrar em contato com a empresa, porém há um período gratuito de testes de 14 dias.

Einstein Analytics

Einstein Analytics é a ferramenta de BI da Salesforce, empresa reconhecida por sua plataforma de CRM (Customer Relationship Management, ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”). Além de conectar a plataforma de análise de dados ao CRM, o Einstein Analytics promete trazer recomendações a partir de inteligência artificial.

Os planos começam com uma mensalidade de R$ 350 por usuário. Nesse caso, não há período de testes.

IBM Cognos Analytics

O Cognos Analytics é a ferramenta de business intelligence da IBM. Ela conta com uma tecnologia de inteligência artificial que aponta padrões a partir dos dados coletados, facilitando a tomada de decisão.

Outro ponto forte do Cognos Analytics é a interpretação de linguagem. Com ela, os usuários podem fazer uma pergunta simples e receber uma resposta a partir dos dados analisados pela ferramenta.

Há um período de testes de 30 dias grátis. Depois disso, os planos custam a partir de US$ 15 por mês a cada usuário.

Resumo

Ao aplicar uma estratégia sólida de business intelligence ao seu e-commerce, é certo que novas oportunidades de vendas surgirão com o tempo. Lembre-se de estar atento aos dados que o mercado está gerando e de acompanhar as mudanças que estão por vir.

Pense estrategicamente em objetivos e metas para alçar novos voos e ultrapassar a concorrência. Se o seu e-commerce ainda não adota essas medidas, esteja certo de que está perdendo espaço e correndo riscos.

Por isso, antes de terminar, confira um resumo sobre este conteúdo:

O que é business intelligence e para que serve?

Business intelligence significa inteligência de negócios. Essa é uma área dedicada à coleta e, mais importante, à análise e apresentação de dados que sejam capazes de guiar a tomada de decisão em uma empresa. Com estratégias baseadas em informações concretas, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Qual a diferença entre business intelligence e business analytics?

Apesar de serem áreas muito próximas, business intelligence e business analytics não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro coleta e analisa os dados para auxiliar na tomada de decisão, o segundo vai além para prever tendências e criar cenários futuros.

Quais as vantagens de aplicar o business intelligence?

  • Compreensão do comportamento dos clientes
  • Otimização do site
  • Auxílio às estratégias de marketing digital

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  • Google Data Studio
  • Microsoft Power BI
  • Tableau
  • Einstein Analytics
  • IBM Cognos Analytics

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