O que é consultoria para e-commerce e por que contratá-la?

Por: Alejandro Vázquez

mulher em frente ao computador, falando no celular e prestando uma consultoria para e-commerce

Vender pela internet não se trata apenas de criar uma loja virtual e divulgar os produtos do seu negócio. Para atrair clientes, convertê-los e se diferenciar da concorrência, é preciso ter uma estratégia bem definida. É por esse motivo que contratar uma consultoria para e-commerce tem se mostrado fundamental.

Esse tipo de trabalho personalizado tem como objetivo principal aumentar as vendas de um negócio online. Para isso, especialistas do segmento analisam um determinado site de vendas e indicam pontos de melhoria.

Então, se você se interessou pelo assunto, neste artigo mostraremos as vantagens de uma consultoria para e-commerce e como contratá-la. Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é uma consultoria de e-commerce?

Consultoria para e-commerce é um serviço customizado que tem o objetivo de otimizar os resultados de uma loja virtual. Para isso, um especialista do setor analisa um site de vendas e traça estratégias para promover o crescimento de um negócio e, consequentemente, aumentar as vendas.

O melhor benefício de contar com o trabalho é a dedicação exclusiva a um e-commerce.

Dessa forma, os pontos de melhoria são identificados com mais rapidez. Assim, é possível traçar um plano estratégico mais assertivo, visando a explorar todo o potencial de crescimento do negócio.

Quais são os tipos de consultoria de e-commerce?

Como sabemos, a consultoria de e-commerce é personalizada. Por isso, existem profissionais dedicados a prestar atendimento para diferentes tipos de canais de venda e objetivos. Confira a seguir:

Consultoria estratégica

A consultoria para e-commerce estratégica é focada em dar suporte para e-commerces que precisam atingir objetivos específicos, como aumentar as vendas, abrir uma loja virtual, melhorar a conversão, atrair clientes etc.

Consultoria para marketplaces

O marketplace é uma plataforma de vendas que reúne diferentes vendedores com diversas ofertas.

Nesse sentido, a consultoria de e-commerce para marketplaces é relacionada às estratégias de gestão e posicionamento das lojas que vendem os produtos no canal. Além disso, o especialista também ajuda a fazer a curadoria de produtos para o site de vendas.

Consultoria para redes sociais

Esse tipo de consultoria para e-commerce auxilia o empreendedor a entender quais redes sociais são importantes para divulgar o seu negócio.

O trabalho também tem como objetivo ajudar no uso e gestão dessas plataformas.

Consultoria para negócio local

Existem lojas virtuais que têm pontos de lojas físicas. Nesse sentido, a consultoria de e-commerce para negócio local ajuda a posicionar um estabelecimento nas buscas do Google Meu Negócio – plataforma do Google em que é possível cadastrar diversas informações sobre um negócio para ser encontrado com mais facilidade.

Como funciona uma consultoria para e-commerce?

De modo geral, a consultoria para e-commerce funciona de forma online. Depois de feita a análise do negócio, o especialista pode sugerir várias ações, como:

Escolha de produtos para vender

Se você está começando um e-commerce do zero, um consultor do segmento pode te ajudar a definir pontos essenciais do seu negócio, como o nicho de mercado de atuação e quais produtos vender na loja virtual.

💡Saiba mais: 40 ideias de produtos para vender em sua loja online

Busca por fornecedores

Escolher um fornecedor é uma tarefa que exige muito cuidado. Afinal, a qualidade do seu produto interfere diretamente na satisfação do cliente.

Nesse sentido, um especialista em e-commerce ajuda o empreendedor a encontrar os melhores parceiros para a sua loja virtual, utilizando critérios como:

  • Preço;
  • Qualidade do produto;
  • Área de cobertura de entrega;
  • Compromisso com o prazo.

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Auxílio com a parte burocrática

Uma consultoria de e-commerce eficiente consegue dar todo o apoio para a formalização de um negócio, orientando em como abrir um CNPJ e qual o modo de tributação mais adequado para a empresa.

💡Saiba mais:

Trabalho com a identidade visual da marca

Uma assessoria para e-commerce também presta suporte para o reposicionamento ou criação de uma identidade visual de marca.

Nesse sentido, o especialista consegue orientar os gestores a desenvolverem um projeto de marca que gere identificação com o seu mercado e público-alvo.

Criação de campanhas

Criar campanhas online é importante para atrair clientes e divulgar uma loja virtual. Por isso, ao contar com a ajuda de uma consultoria de e-commerce, é possível desenvolver ações que façam sentido para a marca.

Para isso, o consultor de e-commerce indica quais são as melhores redes sociais para o seu negócio, como fazer campanhas de anúncios e, principalmente, como administrar a imagem do seu negócio nessas plataformas.

💡Saiba mais:

Desenvolvimento de planos de ação

Se um negócio não está tendo uma boa taxa de conversão, contar com uma consultoria para e-commerce pode ajudar a solucionar esse e outros tipos de problemas.

Isso porque o profissional da área investiga os motivos e, uma vez identificada a causa, cria um plano de ação e estratégias para melhorar cada ponto abordado.

Quais são as vantagens de uma consultora para e-commerce?

Agora que você já sabe o que é uma consultoria de e-commerce e como ela funciona, vamos entender por que contratá-la para o seu negócio. Confira a seguir:

Contribui com melhores tomadas de decisões

Uma consultoria para e-commerce faz uma análise aprofundada de todas as operações de uma loja virtual.

A partir dessa visão, um empreendedor consegue tomar decisões de gestão mais assertivas acerca de uma etapa do processo que não está indo bem. Isso tudo pode fazer diferença no lucro final.

Permite a melhor entendimento do desempenho

Durante a consultoria de e-commerce, são analisadas métricas de vendas e indicadores financeiros para criar metas e planos de ação. Além disso, todos os resultados são acompanhados durante a execução da estratégia.

Esse acompanhamento permite que o empreendedor compreenda melhor como a sua loja está desempenhando.

Melhora o desempenho do e-commerce

Como uma consultoria para e-commerce permite uma visão geral da operação do negócio, com a ajuda dos especialistas, é possível melhorar não só os pontos previstos para o longo prazo, mas também atingir metas diárias de vendas.

Como contratar uma consultoria para e-commerce?

Antes de contratar uma consultoria para e-commerce, é importante fazer uma vasta pesquisa na internet de empresas que fazem esse tipo de serviço.

Nessa etapa, fique de olho nas avaliações dos clientes, pesquise os melhores preços, certifique-se como é o atendimento e verifique se o serviço prestado atende às necessidades do seu negócio.

Além disso, confira qual é a duração do contrato. O ideal é que exista um plano ideal, mas que pode ser flexível caso seja necessário mais tempo para as ações.

Os lojistas da plataforma de e-commerce Nuvemshop, por exemplo, podem contratar agências e freelancers do Brasil para configurar, personalizar e divulgar o seu e-commerce.

Para isso, basta encontrar o especialista no site, fazer o contato e escolher a melhor proposta para otimizar o seu negócio.

👉 Confira: Quem são os parceiros especialistas Nuvemshop?

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Como funciona o Programa de Especialistas Nuvem?

Na Nuvemshop, se você é freelancer, consultor ou tem uma agência que cria ou faz migração de plataformas, pode participar do Programa de Especialistas e oferecer serviços de customização e marketing digital para milhares de clientes.

Para isso, faça o seu cadastro como especialista Nuvemshop. Aqui, só é preciso fornecer o nome de uma empresa, e-mail, definir uma senha e criar a conta.

Uma vez aprovado no programa, o profissional ganha 20% de comissão sobre a mensalidade de cada loja criada enquanto ela existir, além de ter acesso a treinamentos, documentos e ferramentas que podem ajudar no dia a dia de trabalho.

Tudo certo sobre por que contratar uma consultoria de e-commerce?

Como vimos, contratar uma consultoria para e-commerce ajuda o empreendedor a ter uma visão mais ampla do negócio e tomar decisões certeiras, atraindo clientes e aumentando as vendas da loja virtual.

Ficou interessado pelo Programa de Especialistas Nuvemshop? Faça o seu cadastro e seja parte da rede de especialistas da maior plataforma de e-commerce do Brasil! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre consultoria de e-commerce

Consultoria para e-commerce é um serviço customizado que tem o objetivo de otimizar os resultados de uma loja virtual. Para isso, um especialista do setor analisa um site de vendas e traça estratégias para promover o crescimento de um negócio e, consequentemente, aumentar as vendas.

  • Consultoria estratégica;
  • Consultoria para marketplaces;
  • Consultoria para redes sociais;
  • Consultoria para negócio local.

Um consultor de e-commerce pode ajudar nos seguintes pontos:

  • Escolha de produtos para vender
  • Busca por fornecedores
  • Auxílio com a parte burocrática
  • Trabalho com a identidade visual da marca
  • Criação de campanhas promocionais
  • Desenvolvimento de planos de ação

Antes de contratar uma consultoria para e-commerce, é importante fazer uma vasta pesquisa na internet de empresas que fazem esse tipo de serviço. Nessa etapa, fique de olho nas avaliações dos clientes, pesquise os melhores preços, verifique como é o atendimento e cheque se o serviço prestado atende às necessidades do seu negócio.  

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