O que é ponta de estoque e como vender as peças paradas?

Imagem de uma liquidação em uma loja física, representando o que é ponta de estoque

Por mais que um empreendedor realize o correto planejamento de estoque, pode acontecer de um tipo de mercadoria ter mais saída que outro. Independentemente do motivo que leva a essa sobra, qualquer loja está sujeita à ponta de estoque.

Com o tempo, o acúmulo de peças que não foram compradas pode superlotar o seu estoque. Isso, além de ocupar espaço, traz problemas financeiros para a empresa, impedindo que o seu negócio se desenvolva.

O sucesso de uma loja virtual começa por um bom controle de mercadorias. Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que é ponta de estoque, por que é importante eliminar as peças remanescentes e como fazer uma superpromoção. Vamos lá?

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O que é ponta de estoque?

Ponta de estoque corresponde aos produtos que não foram comprados pelos consumidores em determinado período e, por isso, ficaram parados em depósitos ou armazéns. Normalmente, isso acontece quando a quantidade de peças é maior do que a procura, um fenômeno que pode ser prejudicial para as empresas.

Em primeiro lugar, saiba que é perfeitamente normal ter alguns itens no estoque que não foram comprados. Por exemplo, com a mudança das estações, as lojas de roupas costumam retirar as peças da estação anterior e expor as coleções mais novas.

Vale lembrar que esse fenômeno acontece não só com quem tem loja física ou virtual, mas também com os fornecedores — que podem, inclusive, vender os produtos a preços menores.

O problema começa de fato quando nada é feito com os itens parados e eles vão se acumulando no estoque. Sem conseguir abrir espaço para novas mercadorias, os lojistas ou fornecedores se veem de mãos atadas diante do prejuízo financeiro.

Portanto, a falta de giro de estoque — ou circulação de mercadoria na empresa — compromete diretamente o planejamento financeiro.

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🎥 Veja também: Controle de estoque: dicas para fazer de forma eficiente

Quais são os perigos do estoque parado?

O estoque parado nada mais é do que o acúmulo de itens que não foram vendidos. Seja pelo alto volume de produtos ou pela baixa procura, a mercadoria fica esquecida nos depósitos e armazéns, apenas ocupando espaço.

Embora seja uma situação comum no universo do e-commerce, a baixa saída de produtos compromete o controle de estoque e o faturamento da loja. Confira, a seguir, o que pode acontecer na empresa se você não souber lidar com a ponta de estoque:

Perder produtos

Quem lida com produtos perecíveis deve ter o dobro de atenção, porque os itens precisam ser comercializados antes de atingirem a data de validade. Caso contrário, o prejuízo financeiro será grande.

Também é importante considerar a sazonalidade. Itens da estação ou que fazem parte de uma tendência pontual precisam ser vendidos antes que as preferências mudem. Se não tiverem boa saída, você corre o risco de ficar com peças fora de moda.

💡 Saiba mais: O que é acuracidade de estoque e como calculá-la?

Não ter retorno financeiro

Imagine que o lojista investiu um valor alto para adquirir várias unidades de um mesmo produto, na esperança de vender tudo rapidamente. Caso isso não aconteça, além de não lucrar, o empreendedor pode ter dificuldades para arcar com seus custos, prejudicando diretamente a saúde financeira do negócio.

💡 Saiba mais: O que é custo de estoque e como gerenciar de forma eficiente?

Gerar dívidas

Sem saber o que fazer com a ponta de estoque e com o pouco dinheiro que entrou no caixa, muitos lojistas acabam se desesperando e apelando para os empréstimos e soluções de crédito oferecidas pelos bancos.

No entanto, apesar de parecer uma saída, isso pode se tornar um problema ainda maior, já que os juros cobrados por essas instituições são altos, gerando ainda mais instabilidade financeira.

💡 Saiba mais: Como conseguir um empréstimo para abrir uma empresa?

Ocupar espaço no estoque

Um estoque cheio de produtos parados é um grande problema para qualquer empresa, porque implica em adquirir mais espaço para armazenar novos itens. Agora, imagine o quanto os custos podem aumentar se for uma mercadoria especial, que precisa de refrigeração, por exemplo.

Portanto, fazer uma adequada gestão de estoque é fundamental para não cair nessas ciladas e se manter dentro do planejamento financeiro. Ao longo deste conteúdo, vamos dar várias dicas de como eliminar a ponta de estoque, não perca!

💡 Saiba mais: Como escolher o sistema de controle de estoque certo para sua empresa?

🎥 Veja também: Como vender estoque parado? Saiba como evitar e se livrar desse prejuízo!

Como evitar ter uma ponta de estoque?

Agora que você já sabe o que é ponta de estoque e tem noção de que isso pode ser um problema em alguns casos, vamos te mostrar como evitar chegar a essa situação no seu negócio. Confira:

Crie uma boa relação com os fornecedores

Contar com fornecedores de confiança é a chave para ter sucesso em qualquer negócio. A partir de um bom relacionamento é possível fazer acordos que permitam devolver ou trocar peças não vendidas. Assim, evita-se a ponta de estoque.

Além disso, seus fornecedores podem passar algumas informações importantes sobre como anda a reposição de determinado produto. Desse modo, você consegue ter uma ideia de quais itens estão fazendo sucesso entre o público e quais não estão.

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Faça a gestão do estoque adequadamente

Para saber quais peças têm mais saída e quais estão ficando paradas no estoque, não há outra opção, é preciso monitorar de perto o giro de estoque. Mas, a depender da demanda e do porte da empresa, fazer essa tarefa manualmente pode ser difícil.

A boa notícia é que existem planilhas de Excel e softwares especializados em gestão de estoque, os chamados ERPs (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais). Esses sistemas de gestão empresariais são capazes de organizar processos de vários setores da empresa e integrá-los, para que o negócio funcione em sua totalidade.

💡 Saiba mais: O que é e como escolher um ERP e-commerce?

Monte uma vitrine atrativa

Muitas vezes, os consumidores não conseguem imaginar formas criativas de usar determinado produto, por isso acabam não adquirindo o item ou optando por outro. No entanto, é importante que o lojista mostre diversas possibilidades de uso para que o público se atraia pela mercadoria, evitando a ponta de estoque.

Seja uma vitrine virtual ou física, é importante ter em mente que quem não é visto não é lembrado. Então, crie uma composição interessante, produza fotos e vídeos atrativos e publique nas redes sociais para atrair a atenção da audiência.

💡 Saiba mais: Como usar a estratégia de bundling para ter sucesso nas vendas?

🎥 Veja também: Vitrine de loja: como ela pode triplicar seu caixa?

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Como vender produtos na ponta de estoque?

Se mesmo após fazer tudo que indicamos no tópico anterior você ainda notar a formação de uma ponta de estoque, é hora de tomar outro rumo na sua estratégia. Mas, não se preocupe, nenhuma empresa está imune a essa situação e há soluções inteligentes e simples para esvaziar o estoque.

Confira, abaixo, algumas dicas de como vender os produtos da ponta de estoque e acabar com o problema. Veja:

1. Planeje sua estratégia

Antes de tudo, é fundamental planejar e documentar a sua estratégia, para que você saiba exatamente o que precisa fazer e quando. Por isso, elabore um plano de ação com seus objetivos, as tarefas que precisam ser cumpridas, o cronograma e os recursos necessários.

As metodologias usadas para a criação do plano de ação podem ser várias, mas listamos algumas abaixo para direcionar a sua decisão:

2. Organize seu estoque

Sem uma gestão de estoque eficiente, dificilmente o seu negócio alcançará altos patamares. Por isso, para queimar a sua ponta de estoque é fundamental organizar o depósito e entender quais são os máximos e mínimos do estoque.

O estoque mínimo representa a menor quantidade de itens que seu negócio pode chegar antes que seja necessário fazer uma nova remessa de pedidos aos fornecedores. Ou seja, antes que as peças cheguem a um ponto crítico, você terá um indicativo de que é hora de agir.

O estoque máximo segue a mesma lógica, é o número máximo de itens que você pode ter de cada produto, sem comprometer o espaço do seu depósito e levando em conta a procura dos clientes.

🎥 Veja também: Controle de estoque para e-commerce: como fazer + planilha grátis!

💡 Saiba mais: O que é e como calcular o estoque de segurança?

3. Crie uma página no site para anunciar a ponta de estoque

Talvez os produtos da sua loja online ficaram parados no estoque simplesmente porque não foram devidamente divulgados. Então, uma estratégia que muitos lojistas usam é a de criar uma sessão no site exclusiva para a ponta de estoque.

Nessa espécie de queimão, é importante precificar corretamente para que o cliente se sinta atraído pelo valor e, ao mesmo tempo, você não tenha prejuízos financeiros ao vender o item por um preço muito baixo.

💡 Saiba mais: Quais são os principais erros de precificação?

4. Faça uma curva ABC

A curva ABC é um método de classificação usado para otimizar a gestão de estoque das empresas. Consiste no agrupamento de itens estocados de acordo com sua importância para o negócio, considerando o giro de cada produto e o faturamento gerado.

Fazer o levantamento de quais são os produtos mais importantes do seu depósito — e não apenas os mais valiosos — ajuda a entender quais mercadorias são vitais para o bom funcionamento da empresa. Assim, você conseguirá definir com facilidade quais produtos podem ir para a ponta de estoque.

5. Aproveite as datas comemorativas

O calendário comercial está repleto de datas comemorativas muito importantes para o varejo. Seja Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, Carnaval e tantas outras, é fundamental aproveitar esse aumento das vendas para anunciar os itens em ponta de estoque.

Vale a pena oferecer cupons de desconto exclusivos para as datas, assim cria-se o senso de urgência, fazendo com que os consumidores não deixem essa oportunidade passar.

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6. Produza conteúdos atrativos

Como já mencionamos, é preciso divulgar as peças que estão na ponta de estoque. Para isso, nada melhor do que produzir conteúdos atrativos para o público, que façam as pessoas não apenas conhecerem a sua mercadoria, como querer comprá-las.

Portanto, crie conteúdos nas redes sociais com imagens chamativas e vídeos que mostrem a versatilidade dos itens. Além disso, escreva textos que sirvam de gatilho mental para despertar o desejo de compra na audiência.

7. Invista em cross selling

Em livre tradução, cross selling significa venda cruzada, uma técnica que consiste em oferecer ao consumidor outros produtos relacionados com o item que ele pretende comprar na sua loja online.

Também conhecida como “compre junto”, essa estratégia é usada por muitos e-commerces. Ao adicionar ao carrinho um determinado item, o usuário verá alguns produtos relacionados pelos quais ele pode se interessar.

Você pode investir ainda em promoções como “compre um, leve dois” ou combos de produtos. Essas são ótimas opções para quem deseja queimar a ponta de estoque rapidamente.

💡 Saiba mais: Como aplicar cross selling e up selling nas vendas?

8. Crie campanhas de marketing

Colocar no ar anúncios pagos para divulgar as vendas da sua ponta de estoque é uma forma de expandir o público atingido e, consequentemente, aumentar as vendas. Contudo, é importante fazer um planejamento financeiro adequado para que essa ação não comprometa o caixa da sua empresa.

Com um bom orçamento, crie anúncios no Google Ads e nas redes sociais com um texto chamativo e informativo. Lembre-se de que o seu objetivo é fazer as pessoas comprarem, então elaborar uma boa propaganda do produto é fundamental.

💡 Saiba mais: Campanhas no Google Ads: veja como otimizar seus anúncios [+23 dicas]

9. Precifique corretamente

Abaixar o preço das mercadorias apenas para eliminá-las, sem traçar uma estratégia, pode comprometer o seu fluxo de caixa drasticamente. Por isso, é fundamental conhecer tudo sobre produto e precificação antes de determinar os novos valores dos seus itens.

Uma boa estratégia de precificação vai garantir que o seu negócio tenha uma margem de lucro positiva e evitar problemas como o estoque parado. Para ajudar você nessa tarefa, disponibilizamos uma planilha de precificação gratuita:

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Tudo certo sobre ponta de estoque?

Como você pôde notar, a ponta de estoque não é um problema por si só, ela é um fenômeno bem comum que acomete todo e qualquer empreendedor. O segredo está na forma como são conduzidas as estratégias para eliminar as peças paradas e abrir espaço no depósito da empresa.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre ponta de estoque

Ponta de estoque corresponde aos produtos que não foram comprados pelos consumidores em determinado período e, por isso, ficaram parados em depósitos ou armazéns. Normalmente, isso acontece quando a quantidade de peças é maior do que a procura, um fenômeno que pode ser prejudicial para as empresas.

Perder produtos, não ter retorno financeiro, adquirir dívidas e ocupar espaço no estoque.

Planeje sua estratégia, organize seu estoque, crie uma página no site para anunciar a ponta de estoque, faça uma curva ABC, aproveite as datas comemorativas, produza conteúdos atrativos, invista em cross selling, crie campanhas de marketing e precifique corretamente.

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