01/06/2018

Dia dos Namorados: 5 dicas para o seu cliente se apaixonar

dias dos namorados como conquistar clientes

Hmm… a paixão! Aquele sentimento arrebatador que te faz pensar o tempo todo no seu amor. Necessidade intrínseca de estar constantemente em contato com o outro e, se isso não acontece, há extrema inquietação até a próxima troca de mensagens ou reencontro.

Junto desse afeto, vem o inevitável desejo de estar bem-arrumado e cheiroso. Além disso, simpatia se torna o seu sobrenome, afinal, você está sempre disponível para conversar sobre qualquer assunto (em qualquer horário e dia da semana também).

E se te dissermos que conquistar o seu cliente é como uma paquera? As fases da conquista são praticamente as mesmas! Não está acreditando? Então, confira abaixo cinco dicas para entender o seu público e conquistá-lo:

1. Investigue

Quem nunca stalkeou que atire a primeira pedra! Apostamos que, ao menos uma vez na vida, você pesquisou o seu interesse amoroso pelas redes sociais: idade (talvez o signo), fotos de anos atrás, filmes e bandas favoritas, postagens, curtidas, comentários e mais um montante de informações que só essas mídias podem proporcionar.

Tal investigação com certeza já te serviu de teste de compatibilidade ou, até mesmo, de salva-vidas para puxar papo virtual e pessoalmente, não?

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No caso de um negócio, não é muito diferente: um dos primeiros passos é conhecer o seu público – quem são (faixa etária, sexo e nível socioeconômico), o que gostam e fazem (motivações e profissões). Assim, com essas informações bem delimitadas, será muito mais fácil entender em quais produtos e estratégias de marketing investir.

2. Dê um tapa no visual

Sair com alguém, para a maioria das pessoas, gera uma grande ansiedade em relação ao visual: quais roupas, sapatos e acessórios vestir. Não se pode estar super arrumado, mas também não se deve estar desleixado. Para conseguir esse equilíbrio é quase um parto!

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Nos e-commerces (e nos ambientes físicos), acontece uma situação bastante parecida: a loja precisa estar organizada e com uma estética agradável aos olhos. Se virtualmente, é imprescindível ter categorias bem claras e um design clean. Se fisicamente, as araras e compartimentos devem estar limpos e bem dispostos.

Aqui o ditado “A primeira impressão é a que fica” faz todo sentido. Impactar seu cliente visualmente é um passo a mais em direção à conversão.

3. Desvele-se

Depois de pesquisar seu interesse amoroso e se atentar ao look do encontro, é natural que surja a preocupação com a conversa. Você já começa a imaginar aqueles silêncios constrangedores que surgirão enquanto saem para jantar e o receio que sentirá em se expor.

Geralmente esses são medos bobos que se desfazem com o passar do tempo. Afinal, aos poucos vocês se conhecerão e poderão descobrir vários interesses em comum. E o mesmo acontece na relação marca-cliente.

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A pesquisa sobre o público foi feita, a loja está bem montada, mas aí bate a preocupação de como chamar a atenção dos consumidores pelas redes sociais e pelo blog corporativo. Como boas práticas, você pode interagir com os usuários (por meio de comentários e directs), postar novidades sobre o seu nicho e divulgar promoções, por exemplo.

Gradativamente, assim como nos encontros com o seu par, você conhecerá mais de perto os seus seguidores e conseguirá compreender por quais publicações eles se interessam mais ou menos.

4. Seja descomplicado

Você já se fez de difícil? Enrolou para responder uma mensagem ou para retornar uma ligação? E o contrário, já aconteceu? Bom, no início pode até ter sido divertido, mas com o passar do tempo apostamos que o resultado foi a soma de estresse e frustração. Portanto, evitemos isso, ok?

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Nos negócios, para que você não espante seus clientes, dois cuidados são essenciais: o checkout transparente e a pontualidade na entrega. O primeiro facilitará no momento de fechar a compra, e o segundo fará com que seu consumidor receba o pedido no período certo, sem decepções.

5. Invista no relacionamento

Se após muito encontros e desencontros, der match e você encontrar sua cara metade, maravilha!

No início, provavelmente, tudo será lindo – muito carinho e atenção. Só que, com o passar do tempo, inúmeras relações esfriam. Os cuidados passam a ser menos frequentes, a rotina começa a atrapalhar… e isso não deve acontecer. Você precisa “manter a chama acesa”!

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No caso de um e-commerce, podemos ter algo bem parecido: a marca conquista o cliente com conteúdos e ofertas, ele resolve fechar uma compra e o produto é entregue no prazo estimado.

Muitos empreendedores, infelizmente, acreditam que é só isso. Mas você, como alguém experiente e que segue as nossas dicas, investirá nesse vínculo.

O pós-atendimento é essencial para a fidelização. Aproveite esse momento para se dedicar a e-mails marketing, brindes e cupons de desconto, por exemplo. Use artimanhas para fazer seu cliente voltar e comprar mais vezes com você – nutra esse relacionamento.

Caso você precise de algumas dicas para cuidar da relação com os seus consumidores, aproveite e dê uma olhada no nosso curso sobre atendimento 🙂

Entendido?

Esperamos ter te convencido de que conquistar seu público não é um bicho de sete cabeças e de que essas dicas te ajudarão a encantá-lo. Confie nos seus dotes e encantos e siga em frente!

Ah, e se, depois de estudar essas estratégias, você sentiu o desejo de abrir uma loja virtual para colocar em prática todo o seu charme, te convidamos a fazer um teste de 15 dias grátis com a Nuvem Shop! É simples, rápido e sem necessidade de conhecimentos técnicos.

Data da última atualização: 30/08/2018


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Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvem Shop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


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