O que é estoque sazonal e como fazer a gestão de mercadorias?

Mulher loira está de pé mexendo em um notebook sobre a mesa. Ao fundo, vemos peças de roupa em uma loja representando o estoque sazonal.

O estoque sazonal abrange um conjunto estratégico de produtos e mercadorias direcionado para atender demandas fora do padrão. Isso inclui a maioria das datas comemorativas e os períodos de início e fim de ano.


Datas sazonais como o Natal, a Black Friday, o Dia das Mães e o Dia das Crianças são ótimas oportunidades para aumentar as vendas e impulsionar o faturamento do varejo.

No entanto, para conseguir atender ao aumento na demanda e garantir a satisfação dos clientes, é preciso se planejar com antecedência, principalmente no que diz respeito à gestão do estoque sazonal.

Então, se você já está preparando o seu negócio para a próxima data comemorativa, continue a leitura! Neste artigo, falaremos mais sobre o que é um estoque sazonal e melhores estratégias para atender ao aumento na demanda sem deixar produtos parados e manter a acuracidade do estoque. Vamos lá?

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O que é estoque sazonal?

Estoque sazonal (ou estoque de antecipação) é a quantidade extra de mercadorias que uma empresa adquire para suprir o aumento da procura em datas específicas, como o Natal ou o Dia das Mães.

Mas, ao contrário do que pode parecer, o estoque sazonal nem sempre está relacionado a datas comemorativas. O aumento da demanda por um determinado produto também pode ter relação com o clima, um evento específico ou mesmo o tipo de negócio.

É comum, por exemplo, que as vendas de panetone aumentem no período de Natal, assim como a saída de biquínis é maior no verão do que nos outros meses do ano. Essa diferença entre a demanda regular e o aumento em momentos específicos é o que chamamos de estoque sazonal.

💡 Saiba mais:

Exemplo de estoque sazonal

Para este exemplo, vamos considerar a venda de chocolates, que é um produto sazonal. Ou seja, apesar de ser bem comercializado durante todo o ano, existe uma saída muito maior no período da Páscoa.

Então, imagine uma pessoa que vende doces pela internet com uma média de vendas de 100 bombons por mês. Porém, na Páscoa, esse número sobe para 500 bombons no mesmo período.

Isso significa que seria necessário um estoque sazonal de 400 produtos para atender à demanda fora do padrão e garantir que esse lojista não perca nenhuma venda por falta de produtos. Interessante, não é?

💡 Saiba mais: Como usar o recurso “Me avise quando chegar”?

7 estratégias para fazer a gestão do estoque sazonal

Fazer a gestão de estoque em períodos sazonais e garantir produtos suficientes para essa demanda sem exagerar nas quantidades é um grande desafio.

Pensando nisso, listamos aqui 7 estratégias para controlar o nível de mercadorias armazenadas e aumentar o lucro nesses períodos. Veja a seguir:

Considere o histórico do negócio

Nem todas as datas do calendário comercial fazem sentido para todas as empresas. A Páscoa, por exemplo, pode ser um momento de muito faturamento para uma loja de doces, mas não tem o mesmo impacto para uma loja virtual de roupas.

Isso significa que, antes de pensar em montar um estoque sazonal, é preciso entender se a data é realmente importante para o modelo de negócio. Por isso, lembre-se de analisar o histórico de venda dos anos anteriores e identificar se existe uma mudança no comportamento dos consumidores em determinados períodos.

💡 Saiba mais: Como fazer uma análise de vendas?

Revise o inventário

O inventário de estoque é um levantamento de todas as mercadorias no local de armazenamento. Esse é um passo fundamental para listar todos os produtos disponíveis e comprar apenas o necessário para reposição.

Nesse sentido, se você tem uma loja Nuvemshop, pode fazer esse controle por meio da integração com sistemas de controle de estoque, que monitoram a entrada e saída de mercadorias. Dessa forma, é possível avaliar o nível de produtos armazenados de forma totalmente automática e muito mais rápida.

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Faça uma previsão de demanda

Apesar de existirem mudanças nas tendências de consumo ao longo do tempo, o histórico de vendas é sempre uma boa opção para ter ideias de quais produtos e quantidades serão necessárias para atender à demanda de uma data específica.

Portanto, analise quais foram os itens mais vendidos no período anterior e o percentual de aumento das vendas. Se uma mercadoria teve 40% a mais de saída nas vendas de Natal, por exemplo, essa pode ser uma boa estimativa para começar um estoque sazonal.

💡 Saiba mais: O que é ruptura de estoque e como evitar?

Calcule a quantidade de estoque

Durante os períodos sazonais, existe uma variação natural na busca por determinados itens. No entanto, antes de comprar novos lotes de reposição, é preciso considerar as peças que já estão em estoque.

Para isso, uma boa dica é estabelecer limites de estoque mínimo e máximo. Dessa forma, é possível garantir que você esteja preparado para essas vendas extras e evite o excesso de produtos parados. Além disso, é importante saber qual é o estoque médio, com base nos períodos anteriores.

💡 Saiba mais: O que é e como calcular o estoque mínimo?

Conheça o ciclo de vida do produto

Alguns produtos, mesmo que tenham um pico de procura em determinados momentos, podem ser vendidos durante todo o ano. No entanto, outros são específicos de algumas datas comemorativas.

Enfeites de Natal ou camisetas personalizadas de Ano Novo, por exemplo, dificilmente terão saída em outras épocas do ano. Se não forem vendidos na hora certa, é provável que esses itens fiquem parados e precisem de grandes descontos ou queimas de estoque para recuperar parte do investimento.

💡 Saiba mais: Como fazer uma boa promoção?

Por isso, sempre que possível, prefira abastecer o estoque com produtos que também possam ser vendidos fora do período sazonal. Isso garante que, mesmo que o faturamento seja baixo em um primeiro momento, ele ainda poderá trazer lucro a médio e longo prazo.

Faça os pedidos com antecedência

Assim como existe um aumento da procura por parte dos clientes em momentos sazonais, também existem mais lojistas querendo reabastecer o armazenamento. Ou seja, fazer a reposição de estoque próximo à data pode levar à falta de mercadorias e preços maiores para compras de última hora.

Por isso, o ideal é fazer os pedidos com antecedência para conseguir tempo de negociação e garantir melhores condições com parceiros, como menores preços, entrega mais rápida ou formas de pagamento mais vantajosas.

💡 Saiba mais: O que é sistema de gestão e por que adotar no negócio?

Tenha uma lista de fornecedores confiáveis

Por fim, não basta apenas fazer os pedidos com antecedência, é preciso se certificar de que os fornecedores escolhidos são de confiança e poderão cumprir os prazos de entrega combinados no momento do pedido.

No entanto, algumas sazonalidades, como o Natal, envolvem muitos preparativos e nem sempre há tempo suficiente para fazer essa análise. Por isso, trouxemos abaixo uma lista de fornecedores de confiança para todos os segmentos. Confira:

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

Pronto para preparar um estoque sazonal?

O estoque sazonal faz parte do dia a dia de todo lojista. Portanto, entender o que significa esse conceito e como calcular a quantidade de peças ideal para essas datas é fundamental para garantir o faturamento sem gerar prejuízos no caixa da empresa.

E, agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal garantir ainda mais vendas nos períodos sazonais vendendo também pela Internet? Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e descubra como a nossa plataforma pode fazer o seu negócio decolar nas vendas on-line! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre estoque sazonal

Estoque sazonal (também conhecido como estoque de antecipação) e a quantidade de mercadorias extras que uma empresa adquire para suprir o aumento da demanda em momentos específicos, como nas vendas de Natal.

Para fazer uma boa gestão de estoque sazonal é preciso considerar o histórico de vendas do negócio, revisar o inventário de estoque, fazer uma previsão de demanda, calcular a quantidade de mercadorias necessárias, conhecer o ciclo de vida dos produtos, fazer os pedidos com antecedência e ter fornecedores confiáveis.

Os principais produtos do estoque sazonal são aqueles associados a datas específicas, como panetone, no Natal; ou biquínis, no verão. No entanto, é importante também garantir produtos que possam ser vendidos fora do período sazonal para evitar prejuízos caso as mercadorias não saiam.

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