Será que você está investindo nos produtos certos para ter sucesso com sua loja virtual? Na dúvida, é melhor baixar nossa planilha de curva ABC + Matriz BCG gratuita para fazer uma análise profissional do seu catálogo.
Essas duas ferramentas de gestão vão ajudar você a:
- Identificar os produtos mais rentáveis para o seu e-commerce;
- Comprar a quantidade ideal de cada produto para o seu estoque;
- Evitar produtos parados e custos desnecessários;
- Saber a hora certa de fazer promoções e liquidações.
Afinal, não basta seguir sua intuição para gerenciar seu mix de produtos: é preciso tomar decisões com base em dados concretos. Por isso, preparamos uma planilha de curva ABC + Matriz BCG fácil de preencher e totalmente gratuita para o seu negócio.
O que é planilha de curva ABC?
Curva ABC é um método que classifica os produtos de uma empresa de acordo com o grau de importância e o retorno que trazem para o negócio. Dessa forma, você consegue organizar seu catálogo de acordo com as seguintes categorias:
- Produtos de curva A: representam cerca de 80% do faturamento da empresa, ou seja, são os itens de maior demanda que nunca podem faltar no estoque;
- Produtos de curva B: somam cerca de 15% do faturamento do negócio e, apesar de não terem tanto giro quando os produtos de curva A, também merecem atenção na estratégia de vendas;
- Produtos de curva C: representam até 5% do faturamento da empresa, sendo os produtos de menor demanda e que não requerem muitos esforços de venda.
O que é matriz BCG?
A Matriz BCG é uma ferramenta visual que ajuda você a analisar o ciclo de vida e o potencial de crescimento de cada produto que comercializa.
Ela é dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado. Cada bloco tem duas divisões e, em cada uma delas, são colocados os seguintes grupos simbólicos de produtos
- Vacas leiteiras: produtos com alta participação no mercado, mas com baixo crescimento;
- Estrelas: produtos de alto crescimento e alta participação no mercado;
- Pontos de interrogação: produtos de alto crescimento, mas com baixa participação no mercado;
- Abacaxis: produtos com baixo desempenho em vendas, pouca participação na receita e baixo crescimento.
Por que é importante usar a planilha de curva ABC + Matriz BCG?
A planilha de curva ABC e a Matriz BCG são ferramentas valiosas para mensurar o desempenho dos produtos do seu e-commerce e melhorar sua estratégia de vendas. A função delas é mostrar quais produtos têm maior e menor giro, quais representam a maior parte da receita, quais merecem maior atenção e investimentos, entre outras variáveis.
Confira algumas vantagens de utilizar nossa planilha de curva ABC + Matriz BCG:
- Ajuda a ter um controle de estoque mais eficiente, garantindo a disponibilidade dos produtos mais rentáveis e evitando itens que ficam parados;
- Orienta o empreendedor a investir nos produtos com maior potencial de crescimento, desempenho de vendas e participação de mercado;
- Permite identificar os produtos “vilões” que geram altos custos e atrapalham os resultados do negócio.
Então, se você quer ter o mix de produtos perfeito no seu e-commerce, aproveite essa ferramenta gratuita!