Empréstimo para e-commerce: quando o financiamento é útil?

Por: Gyra+
Criado em: 21/08/19.
Atualizado em 12/09/19.
5 min
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emprestimo para ecommerce

Se você está atualizado com as tendências do mercado, seu negócio opera tanto offline, quanto online. E arriscamos dizer que as vendas online estão mais animadoras, não é mesmo? Tanto que você considera pegar um empréstimo para o seu e-commerce ganhar mais um impulso de crescimento.

Como vendedor online, os produtos e serviços que você oferece aos clientes são prioridade entre suas tarefas diárias. Outras atividades administrativas, que não se relacionam com vendas diretas, são muitas vezes delegadas.

Com frequência, esse pensamento também se aplica ao financiamento das operações. Empréstimos são, muitas vezes, territórios ainda desconhecidos para os empreendedores online.

Para quem não está familiarizado sobre empréstimo para e-commerce, o que analisar e os tipos são dúvidas nem sempre fáceis de entender.

Por isso, vamos te explicar tudo sobre o assunto: quando é o momento de pedir apoio financeiro e algumas modalidades disponíveis no mercado.

3 ocasiões em que um empréstimo para e-commerce ajuda os vendedores online

A decisão de se e quando faz sentido fazer um empréstimo para e-commerce é bastante semelhante a outras decisões relacionadas à vendas online.

É importante entender, primeiramente, o custo-benefício para avaliar a situação. Geralmente, existem três ocasiões em que solicitar um empréstimo para e-commerce irá ajudá-lo. A seguir, confira quais são!

1. Crescimento de receita financeira

Quando as vendas do negócio aumentam, é preciso financiar mais estoque. Apesar de ter um negócio lucrativo, você vai precisar obter fundos adicionais. O fluxo de caixa operacional que sua loja gera pode, em algum momento, não ser suficiente para bancar seu crescimento.

Esta é uma situação típica em que o empréstimo para e-commerce pode ajudar. Quando sua loja virtual está saudável e você quer que ela cresça, um empréstimo é uma ferramenta adequada – assim como outras ferramentas são usadas para otimizar as categorias nas quais você está vendendo.

Ao olhar para as operações de suas atividades de vendas, a partir de uma perspectiva financeira, existem três componentes importantes. Ao todo, eles formam o capital de giro.

Normalmente, você tem uma determinada quantidade de produtos e mercadorias que você mantém – este é o seu estoque. Ao mesmo tempo, você tem recebíveis de vendas fechadas, mas ainda a serem pagas. O terceiro componente são suas contas a pagar – esse é o dinheiro que você deve a fornecedores ou contratados.

Quando você soma estoque e contas a receber (itens que precisa financiar) e subtrai as contas a pagar (financiamento implícito de curto prazo que obtém dos fornecedores), obtém o capital de giro líquido, o valor deduzido que é financiado por você.

Vejamos o exemplo de um vendedor que começa com vendas mensais de R$ 8.000 e um capital de giro líquido de R$ 3.500.

O capital de giro inicial de R$ 3.500 talvez pudesse ser financiado por economias pessoais. No entanto, à medida que a receita cresce, o mesmo acontece com a necessidade de financiamento.

No final do ano, o capital de giro líquido cresceu para mais de R$ 5.100, o que representa um aumento de R$ 1.500 ou 46%.

A menos que sua margem bruta cresça significativamente ou seus fornecedores possam lhe dar prazos de pagamento mais longos, você precisará encontrar uma fonte externa de financiamento.

Um empréstimo para e-commerce adaptado às necessidades do seu negócio é a ferramenta certa em tal situação. Sem financiamento externo, será mais difícil expandir suas vendas.

2. Preenchimento das lacunas de liquidez de curto prazo e das flutuações de receita

Outra ponto comum de qualquer negócio é que as vendas não seguem uma linha reta. Há meses de crescimento positivo e há meses difíceis na vida de todo empreendedor.

A sazonalidade é um fator comum em quase todas as categorias do comércio – seja online ou offline. Mas sabendo dessas flutuações nas vendas sobre pode se prevenir contra certos efeitos sazonais.

Por exemplo, você pode reduzir o estoque e negociar condições de pagamento com seus fornecedores. Apesar disso, muitas vezes, os efeitos associados às flutuações de receita ainda causam uma lacuna de liquidez de curto prazo.

Porém o show tem que continuar certo?  E você pode contornar esse cenário de duas formas:

  1. Você faz uma promoção relâmpago com o estoque que possui; ou
  2. Financia a diferença com um empréstimo para e-commerce.

A não ser que você esteja em uma categoria de vendas com margens extraordinárias, uma promoção relâmpago pode ser a opção mais cara.

Vender abaixo do seu preço normal significa que você está efetivamente tendo uma perda com lucro antecipado. Se você ganhar tempo e financiar a lacuna com um empréstimo para e-commerce, os custos podem ser potencialmente menores.

Em qualquer caso, vale a pena considerar as lacunas de liquidez e fazer uma comparação adequada dos custos e benefícios de todas as opções disponíveis.

Um fator a se considerar também aqui é sua reputação. Se você está tentando construir uma marca, certifique-se de manter um determinado nível de preço.

Você não quer ser conhecido por vender itens mais baratos, mas pela melhor qualidade, serviço, seleção e outros fatores que são importantes para seus clientes.

Permitir que seus consumidores se acostumem a promoções relâmpago frequentes vai diminuir as chances de eles comprarem quando você retornar ao nível de preço normal.

3. Financiamento de pedidos grandes e de oportunidades de compra

Às vezes as coisas evoluem tão rapidamente que surpreendem. Você pode encontrar um novo parceiro de negócios que permitirá aumentar o portfólio de produtos com a condição de obter um volume de vendas maior.

Ou você pode encontrar uma oportunidade para comprar estoque a preços promocionais sem alteração na qualidade.

Tais ocasiões são a força vital de ter um negócio online. Aqueles que reagem rapidamente à demanda do mercado e às oportunidades obtêm os melhores resultados para seu e-commerce e seus clientes. Para progredir rapidamente, é preciso ter flexibilidade financeira.

Chances de curto prazo são o oposto das lacunas de liquidez descritas acima. Mas a parte financeira é semelhante.

Você precisa considerar o lucro perdido se não tiver fundos para aproveitar uma oportunidade que aparecer. Uma análise de custo-benefício precisa levar em consideração tanto o custo do financiamento, quanto o lucro bruto obtido.

Modalidades de empréstimo para e-commerce

Depois de analisar as condições que estão te levando a considerar um empréstimo para e-commerce, é importante saber também as modalidades disponíveis. Apresentamos algumas a seguir:

  • Empréstimo pessoal: modelo que pode ser adquirido junto a instituições bancárias. Um ponto importante a observar é a taxa de juros que tende a ser elevada neste tipo.
  • Empréstimo de capital de giro: usado para cobrir as atividades diárias de um empresa. Viável apenas para pessoa jurídica. Juros melhores do que o de crédito pessoal.
  • Microcrédito: crédito disponibilizado pelo governo federal através do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
  • Empréstimo com garantia: modelo em que o cliente oferece um bem à instituição financeira para conseguir juros mais baixos.
  • Empréstimo online: modalidade de empréstimo digital rápida, transparente, segura e com taxas de juros personalizadas para cada negócio.

O empréstimo para e-commerce é uma ótima ferramenta para ajudá-lo a crescer como vendedor online e obter a flexibilidade financeira que você precisa. Por isso, tenha um gerenciamento financeiro eficaz para evitar dúvidas e perdas.

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