Como usar a estratégia de bundling para ter sucesso nas vendas?

Imagem de uma página de vendas representando o que é bundling.

Pontos principais do artigo:

  • Bundling é uma técnica de marketing que consiste em oferecer produtos ou serviços complementares em um pacote;
  • Essa estratégia traz inúmeros benefícios para as empresas, como o aumento do ticket médio, a fidelização do cliente e o estímulo às vendas de produtos complementares;
  • Ao criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop, você pode integrar seu e-commerce com aplicativos específicos para agrupar produtos em kits e praticar o bundling, como Compre Junto Funsales, Kit de Produtos e Compre Junto Pro.

O agrupamento de produtos, técnica conhecida como bundling, é uma estratégia de marketing cada vez mais utilizada pelas empresas para impulsionar suas vendas e aumentar a satisfação do cliente.

Esse modelo de negócio tem sido amplamente discutido e estudado, pois traz vantagens tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Quer entender o que é bundling e como é possível oferecer serviços e produtos relacionados no seu e-commerce? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

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O que é bundling?

Bundling, ou “agrupamento”, em português, é uma técnica de marketing que consiste em oferecer produtos ou serviços complementares em um pacote, a um preço atrativo e com uma conveniência maior para o consumidor.

Essa estratégia tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas como uma forma de aumentar as vendas e a satisfação dos clientes.

Desde que seja bem planejada e executada, essa técnica pode trazer muitos benefícios para os negócios.

Ao oferecer pacotes de produtos ou serviços complementares, as empresas podem aumentar o ticket médio, fidelizar clientes e tornar mais atraentes aqueles produtos menos populares. Isso, em certa medida, trará um impacto positivo para o seu desempenho financeiro.

O ponto mais atrativo do bundling é que, ao incluir um item menos popular em um pacote com outros mais desejados, a empresa pode aumentar as vendas do item menos popular sem precisar reduzir o preço ou investir em campanhas de marketing específicas.

💡 Saiba mais: Como usar o recurso Compre Junto na sua loja virtual?

Quais são os principais tipos de bundling?

Dependendo do setor de atuação e das necessidades dos clientes, as empresas podem adotar diferentes tipos de bundling.

Alguns dos principais incluem:

  • Bundle tradicional;
  • Bundle flexível;
  • Bundle de produtos iguais;
  • Bundle de produtos relacionados;
  • Bundle de produtos complementares;
  • Bundle por assinatura.

Vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos dos principais tipos de bundling. As empresas podem adaptar essas estratégias de acordo com o seu mercado e público-alvo. Assim, fica mais fácil gerar valor para o cliente, aumentar sua conveniência e alcançar a satisfação.

Confira, abaixo, quais são as principais características de cada um desses modelos:

Bundle tradicional

O bundle tradicional é aquele em que só é possível adquirir o conjunto de produtos completo, sem a possibilidade de adicionar ou trocar os itens selecionados.

Uma loja esportiva, por exemplo, poderia vender um kit com três bolas de tênis e não oferecer o comércio dos itens separadamente. Nesse caso, o cliente também não poderia solicitar a troca de uma das bolas por outro produto de valor semelhante.

💡 Saiba mais: Como criar um combo promocional e aproveitar suas vantagens?

Bundle flexível

Este modelo, por outro lado, permite maior personalização. Dessa forma, caso o cliente queira adicionar outros produtos ao kit ou trocar um item por outro, o modelo flexível permite alterações.

Dar autonomia para o cliente escolher os itens que vão compôr seu kit é uma forma de conquistá-lo, oferecer descontos e reduzir os produtos parados no estoque. Por exemplo, quem tem um pet shop online pode ofertar combos com diferentes brinquedos para pets, de modo que os clientes possam escolher entre as diversas opções do site.

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Bundle de produtos iguais

O bundle de produtos iguais, como o nome sugere, consiste em kits com várias unidades de um mesmo item. Essa é uma boa opção para quem vende no atacado ou deseja acabar com o estoque parado de alguma mercadoria.

💡 Saiba mais: O que é ponta de estoque e como vender as peças paradas?

Bundle de produtos relacionados

Nesse tipo de bundling, a empresa combina itens relacionados entre si em um único pacote ou kit de produtos.

Por exemplo, um fabricante de eletrônicos pode oferecer um pacote contendo um smartphone, fones de ouvido e uma capa protetora para o aparelho. Essa estratégia aproveita a sinergia entre os produtos e oferece conveniência ao cliente, que pode adquirir tudo de uma só vez.

Bundle de produtos complementares

Aqui, a empresa combina itens que se complementam ou são frequentemente utilizados em conjunto. Por exemplo, um fabricante de câmeras pode oferecer um pacote que inclui a câmera, uma lente adicional e um tripé.

Essa estratégia incentiva os clientes a comprarem mais itens e melhora a experiência do usuário ao fornecer tudo o que eles precisam para aproveitar ao máximo o produto principal.

Bundle por assinatura

A assinatura de produtos é um modelo de vendas que tem ganhado bastante espaço e adeptos nos últimos anos. O bundle de assinatura, nesse caso, consiste em diversos produtos, não necessariamente da mesma marca, enviados a cada semana ou mês para os clientes.

Cabe à empresa aderir ao modelo personalizado ou surpresa, ou seja, kits com produtos variados e escolhidos a partir de uma curadoria realizada pela própria empresa.

💡 Saiba mais: O que é clube de assinatura, como criar um e exemplos

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Qual a diferença entre bundling e venda casada?

Bundling e venda casada são conceitos que envolvem a oferta de produtos ou serviços em conjunto. No entanto, eles têm diferenças significativas em termos de objetivo e legalidade.

Como já dissemos, o bundling é uma estratégia na qual produtos ou serviços são combinados e oferecidos como um pacote. Seu papel é fornecer conveniência aos clientes, aumentar o valor percebido e impulsionar as vendas.

Nesse caso, os clientes têm a opção de adquirir o pacote completo ou apenas os itens individuais, caso estejam disponíveis separadamente.

Vale destacar que o bundling é, geralmente, uma prática legal e amplamente utilizada pelas empresas para impulsionar o volume de vendas, criar diferenciação no mercado e oferecer uma solução completa aos clientes.

Em contrapartida, a venda casada refere-se a uma prática ilegal em que um vendedor exige que os clientes comprem um item adicional como condição para adquirir o produto ou serviço principal desejado. Nesse cenário, os clientes não têm a opção de escolher separadamente os itens ou serviços que desejam adquirir.

É importante pontuar que a venda casada é considerada antiética e proibida por leis de proteção ao consumidor em muitos países. Essas normas visam a garantir a liberdade de escolha dos consumidores, protegendo-os contra práticas comerciais coercitivas ou abusivas.

💡 Saiba mais: Qual a história do direito do consumidor no Brasil?

Quais as vantagens do bundling para um negócio?

O bundling oferece uma série de vantagens para o negócio, como o aumento do ticket médio, a fidelização do cliente, a diferenciação no mercado, o estímulo às vendas de produtos complementares, a simplificação da decisão de compra e o aumento da visibilidade de produtos menos conhecidos.

Essas vantagens podem impulsionar o desempenho da sua loja virtual e contribuir para o crescimento e o sucesso da empresa. Portanto, é importante conhecer esses benefícios antes de colocar o bundling em prática.

Confira, a seguir, algumas das principais vantagens:

Aumento do ticket médio

O bundling permite que as empresas vendam mais itens de uma só vez ao combinarem produtos ou serviços em um único pacote.

Como resultado, há um aumento do ticket médio, já que os clientes estão comprando um conjunto de produtos ou serviços em vez de apenas um item individual. Isso pode impulsionar as receitas e, com consequência, aumentar a lucratividade do negócio.

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Domínio do mercado

O bundling pode ser uma estratégia eficaz para se diferenciar da concorrência. Isso acontece porque, ao criar kits de produtos únicos e atraentes, a empresa se destaca no mercado e oferece algo que os concorrentes não estão fornecendo. Isso pode atrair novos clientes e ajudar a empresa a conquistar uma vantagem competitiva.

Mas, para alcançar esses objetivos, é fundamental fazer uma análise da concorrência e definir estratégias de precificação alinhadas à realidade do seu negócio.

💡 Saiba mais: O que é análise de mercado e por que fazer uma?

Fidelização de clientes

A estratégia de bundling pode ajudar a criar um senso de fidelidade e confiança por parte dos clientes, fortalecendo o relacionamento entre as partes.

Isso porque, ao oferecer um pacote completo que atenda às necessidades dos consumidores, a empresa se torna uma fornecedora abrangente e confiável. Isso pode incentivar o público a continuar comprando da empresa no futuro, em vez de buscar produtos ou serviços nas concorrentes.

💡 Saiba mais: Como atrair e fidelizar clientes?

Compra facilitada

O bundling pode simplificar a decisão e o processo de compra para um usuário que está navegando no seu site de vendas.

Em vez de escolher individualmente entre vários produtos ou serviços, os clientes têm a opção de adquirir um pacote que já contém tudo o que precisam. Isso pode reduzir a complexidade do processo e a indecisão, tornando a compra mais rápida e conveniente.

Queima de estoque

O bundling pode ser uma ótima alternativa para vender aqueles produtos que tiveram pouca saída e ficaram parados no estoque.

Isso é possível porque você consegue combinar produtos principais com itens menos populares, fazendo com que a audiência se interesse por algo que ela não necessariamente considerou adquirir.

Essa prática ajuda a maximizar as vendas e realizar uma gestão de estoque eficiente. Afinal, a venda dos produtos menos populares abre espaço para novos itens nos armazéns.

💡 Saiba mais: Como fazer uma queima de estoque e sair no lucro?

Aumento da visibilidade de produtos

Por fim, o bundling pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade e a adoção de produtos menos conhecidos pelo público.

Ao combiná-los com produtos mais populares, os clientes podem ser incentivados a experimentar esses itens como parte de um pacote completo. Isso pode levar a uma maior exposição e aceitação desses produtos no mercado.

Tem dúvidas sobre quais itens fazem mais sucesso entre os clientes? Então, confira nossa lista de produtos que mais vendem na internet:

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Como implementar o bundling?

Agora que você já sabe o que é bundling, seus principais tipos e vantagens, chegou a hora de entender como fazer uma implementação eficaz dessa estratégia. Para isso, é necessário colocar em prática uma abordagem sistêmica e cuidadosa.

É importante lembrar que os passos para adotar o bundling podem variar de acordo com o tipo de negócio e o setor de atuação da sua empresa.

Por esse motivo, é fundamental adaptar a estratégia segundo as necessidades e características específicas do seu negócio e do seu público-alvo.

Além disso, tenha atenção às leis e regulamentações em relação a esse método, evitando práticas que possam ser consideradas venda casada — que é ilegal em muitos lugares.

Feitas as devidas considerações, confira alguns passos para implementar o bundling em seu negócio:

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo, sem dúvidas, envolve conhecer a fundo o seu público, suas necessidades, preferências e comportamentos de compra. Isso permitirá que você crie pacotes que atendam a necessidades específicas e sejam vantajosos.

Uma forma eficaz de entender a audiência é por meio da criação de personas — personagens semifictícios que representam o seu cliente ideal.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

Identifique produtos ou serviços complementares

Depois de entender para quem deseja vender, analise o seu portfólio de serviços ou produtos para identificar aqueles que são naturalmente complementares.

Nessa etapa, é interessante considerar quais itens podem ser agrupados para criar um pacote atraente e valioso para os clientes.

Determine a estrutura do pacote

Decida como os itens selecionados serão combinados no pacote. Você pode criar diferentes opções de kits com variações de produtos ou oferecer um pacote fixo que inclui um conjunto específico de mercadorias.

Certifique-se de que a combinação seja atraente e ofereça benefícios claros para os clientes. Caso contrário, dificilmente você conseguirá despertar o interesse da audiência.

Na plataforma Nuvemshop, os lojistas têm à sua disposição ferramentas como o Compre Junto, o Kit de produtos e o Compre Junto Pro, por exemplo. Esses recursos permitem oferecer mais produtos e, com isso, aumentar as vendas.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Kit de Produtos?

Comunique os benefícios do bundling

É importante destacar para os clientes quais são os benefícios de adquirir um pacote de produtos em vez de apenas um item. Explique como o kit oferece maior conveniência, economia de tempo, solução completa ou valor promocional.

Para isso, utilize materiais de marketing, descrições de produtos, imagens, vídeos e outros canais de comunicação para informar de forma eficaz os benefícios do bundling.

Defina o preço de forma estratégica

Ao fazer a precificação dos produtos, leve em consideração o valor agregado que os clientes perceberão ao adquirir o kit em comparação à compra dos itens separadamente.

Certifique-se de que o preço do pacote seja atraente o suficiente para incentivar os clientes a optarem por ele em vez de comprar um item por vez.

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Acompanhe os resultados e faça ajustes

Por fim, para se ter uma boa estratégia de bundling é preciso monitorá-la constantemente e avaliar seu desempenho.

Analise as vendas, o feedback dos clientes e outros indicadores relevantes para identificar o que está funcionando bem e o que pode ser ajustado. Com base nessas ideias, faça ajustes no seu bundling para otimizar os resultados.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

Aprendeu tudo sobre bundling?

Como mostramos, o bundling é uma prática de negócio poderosa que traz vantagens tanto para as empresas quanto para os consumidores. Por meio dessa abordagem, as empresas podem aumentar sua receita, otimizar seus recursos e melhorar a experiência do cliente.

No entanto, é fundamental que o bundling seja implementado de forma estratégica, considerando as necessidades do público e comunicando claramente os benefícios do pacote.

Com uma abordagem cuidadosa, o bundling pode se tornar uma ferramenta valiosa para impulsionar o desempenho da sua loja virtual em um mercado cada vez mais competitivo. Talvez esse seja o passo que faltava para suas vendas decolarem!

Se você ainda não empreende online, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? O processo é rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para dar os primeiros passos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre bundling

Bundling, ou “agrupamento”, em português, é uma técnica de marketing que consiste em oferecer produtos ou serviços complementares em um pacote, a um preço atrativo e com uma conveniência maior para o consumidor.

Bundle tradicional, flexível, de produtos iguais, de produtos relacionados, de produtos complementares e por assinatura.

Bundling é uma estratégia de marketing legítima, em que produtos ou serviços são oferecidos como pacotes opcionais para fornecer valor e conveniência aos clientes. Já a venda casada é uma prática ilegal, em que a aquisição de um item principal é condicionada à compra de outro adicional, limitando a liberdade de escolha dos consumidores.

O bundling oferece uma série de vantagens para o negócio, como o aumento do ticket médio, a fidelização do cliente, o domínio do mercado, o estímulo à venda de produtos complementares, a simplificação da decisão de compra e o aumento da visibilidade de produtos menos conhecidos.

Conheça o seu público-alvo, identifique produtos ou serviços complementares, determine a estrutura do pacote, comunique os benefícios do bundling, defina o preço de forma estratégica e acompanhe os resultados para fazer os devidos ajustes.

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