Black Friday: passos para vender mais em 2019

Índice

É de amplo conhecimento que as épocas festivas trazem consigo um aumento no número de vendas – tanto no ambiente offline, quanto no online. A Black Friday não é exatamente uma data comemorativa, porém, acontece um dia depois do Thanksgiving (Ação de Graças), feriado celebrado pelos norte-americanos na 4ª quinta-feira do mês de novembro.

Em 2018, a Black Friday acumulou R$ 3,92 bilhões no comércio eletrônico (24% a mais do que em 2017) e atingiu um ticket médio de R$ 503. E, entre as lojas da Nuvemshop, a data foi igualmente bem-sucedida: nossos empreendedores faturaram R$ 14,6 milhões em vendas e obtiveram um ticket médio de R$ 237.

A julgar por tal cenário, há sempre grandes expectativas para as promoções e ofertas imperdíveis que acontecem na Black Friday. Por isso, criamos este guia repleto de dicas para te ajudar a vender mais nesse importante período do calendário nacional e internacional.

Como preparar o seu negócio para a Black Friday?

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    Caso não seja a sua primeira Black Friday, antes de começar a conferir todas as estratégias do guia de 2019, nossa orientação especial é a de que você faça sua própria retrospectiva por um momento: o que na data passada poderia ter fluído melhor no seu negócio? E o que foi bem e deseja manter?

    Ademais, considere o lucro que deseja atingir este ano e quais produtos não podem faltar – e, aqui, isso também vale para quem está estreando.

    Com os objetivos definidos, sigamos!

    Planeje o seu estoque

    O primeiro passo para alcançar o sucesso nesse período é o de cuidar do seu estoque. Portanto, com no mínimo dois meses de antecedência, programe-se tanto em relação às quantidades e variedades dos artigos, quanto à organização do ambiente.

    Independentemente se esta é ou não sua primeira Black Friday, considere encomendar produtos a mais com o seu fornecedor – principalmente aqueles que já têm grande saída fora da sazonalidade.

    Além disso, invista em artigos com margens de lucro altas, assim, será possível incorporar descontos mais agressivos (questão que será tratada logo no próximo capítulo).

    Para mais dicas sobre estoque, confira o vídeo a seguir:

    Não se esqueça de aproveitar a ocasião da Black Friday para separar os produtos que estão parados há meses no seu estoque – pense em boas promoções e, até mesmo, combos para fazê-los circular.

    Precifique dentro das suas possibilidades

    No que diz respeito à precificação, pondere sobre os custos operacionais (como compra de produtos e logística), as despesas recorrentes (água, luz, telefone etc) e o lucro (quanto você deseja alcançar na Black Friday de 2019).

    Após essa primeira avaliação, decida qual postura você pretende adotar diante da concorrência: preços mais baixos, iguais ou até superiores – nesse último caso, seus artigos devem ter algum diferencial ou ser acompanhados de brindes para “compensar”. Contudo, nunca perca de vista o seu faturamento para depois não ter prejuízos financeiros.

    Além disso, seja transparente e coerente com o seu público-alvo: nada de criar promoções “pela metade do dobro”, ok? Siga o exemplo da Morango Brasil:


    Saiba mais...

    Atente-se à sua plataforma de e-commerce

    No período da Black Friday, o tráfego e a conversão das lojas virtuais sempre aumentam. Por isso, é essencial manter o seu negócio em uma plataforma de e-commerce robusta e estável. Você não vai querer que o servidor caia no momento do checkout dos clientes, certo?

    Assim, sem querer “puxar a sardinha” (mas já puxando), indicamos o serviço da Nuvemshop.

    Além de ser uma plataforma repleta de funcionalidades, como integração com meios de envio, de pagamento e ferramentas de marketing (Instagram Shopping, Loja do Facebook, Mercado Livre etc), asseguramos 99,9% de uptime durante o ano e uma equipe de monitoramento técnico permanente.

    E aí, que tal abrir o seu negócio (ou migrá-lo) para a Nuvemshop? Confira os nossos recursos e aproveite os 15 dias gratuitos de teste. Estamos te esperando! 😉


    Saiba mais...

    Personalize o layout

    Bem como as lojas dos shoppings estarão decoradas, o seu e-commerce também deverá estar. Isso ajuda a criar uma experiência visual diferenciada para os seus visitantes e potenciais clientes.

    Customize suas páginas e comunicações com itens decorativos que remetam à Black Friday, incluindo banners com fundo preto em seu site, personalizando as imagens de capa e avatares das redes sociais e alterando o template do seu e-mail marketing, por exemplo. Para isso, utilize ferramentas gratuitas como o Canva.

    Lembre-se de criar uma categoria especial para o período, destacando todos os produtos que estarão em oferta, dessa maneira, os consumidores conseguirão encontrá-los com facilidade.

    Se você tem uma loja Nuvemshop, acesse o tutorial Como criar uma categoria de “Ofertas” ou “Sale”? na nossa Central de Atendimento.

    Invista em descrições completas e fotos de alta resolução

    Durante todo o ano é importante levar em conta as melhores práticas de SEO para conseguir um bom posicionamento orgânico em buscadores como o Google. Na Black Friday, esse aspecto segue sendo válido, mas, para isso, você deverá se atentar a palavras-chave “sazonais”.

    É provável que potenciais clientes procurem termos como “ofertas imperdíveis”, “melhores promoções”, entre outros. Cabe a você identificar essas keywords e utilizá-las na hora de gerar conteúdo para a sua loja virtual, conquistando mais chances de aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.

    Para entender melhor a relevância de cada palavra-chave – seja para a descrição dos produtos ou das categorias -, você pode utilizar ferramentas como o Ahrefs e o Ubersuggest, que indicam o volume de buscas dos termos escolhidos.

    ofertas black friday

    Volume de buscas da palavra-chave “ofertas Black Friday” no Ahrefs

    promocoes black friday

    Volume de buscas da palavra-chave “promoções Black Friday” no Ubersuggest

    Dependendo do seu nicho, também faça uso de keywords sensoriais que remetam a texturas, cheiros, tamanhos e gostos (como “doce”, “aveludado”, “suave”, “amargo” etc), pois isso ativará com mais facilidade os cinco sentidos do seu público-alvo – o que contribui para a compra.

    Já em relação às imagens dos seus produtos, confira se os mesmos foram realmente fotografados de todos os ângulos e se os detalhes foram capturados. Tais aspectos com certeza transmitirão mais segurança aos seus potenciais clientes. Para mais dicas sobre esse tópico, acompanhe o vídeo abaixo:

    Prepare um atendimento ao cliente de qualidade

    Da mesma maneira que o tráfego e as vendas no período da Black Friday aumentam, as consultas dos consumidores poderão lotar suas caixas de entrada no site, nas redes sociais e no WhatsApp. Então, como se preparar para manejar dúvidas e possíveis queixas?

    Considere contratar uma pessoa extra nesse período, estender os horários de atendimento (afinal, muitos clientes compram à noite) e otimizar sua página de Perguntas Frequentes (FAQ) com mais detalhes e, até mesmo, com imagens complementando determinados tutoriais, como o momento do checkout.

    Nas redes sociais e no WhatsApp, os usuários têm, em geral, mais pressa por respostas, portanto, fique atento a esses canais igualmente. Manter um diálogo fluido através dos perfis, além de tudo, pode ser benéfico para a sua marca, pois mostrará abertamente que tipo de suporte você oferece.

    Não se esqueça também de deixar todos os seus contatos visíveis no rodapé do site. Se você tem uma loja Nuvemshop, aprenda a adicioná-los com este passo a passo da nossa Central de Atendimento.

    Dica extra: caso queira agilizar ainda mais o suporte aos seus consumidores – como com um chat proativo -, descubra esse e outros benefícios de um dos aplicativos Nuvemshop, o JivoChat.


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    Otimize o checkout da sua loja virtual

    Antes de receber os inúmeros visitantes esperados na Black Friday, você deve garantir a melhor jornada de compra possível. Verifique sua taxa de carrinhos abandonados: qual a porcentagem de clientes que selecionam os produtos e saem sem comprar?

    Se você tiver uma taxa um tanto elevada, comece a se questionar o motivo disso: seu checkout oferece segurança? Os dados sobre meios de pagamento e envio parecem evidentes? O cliente se depara com custos “surpresas”? O layout oferece continuidade da experiência de compra?

    Ademais, viabilize parcelamentos (a partir de um determinado valor de compra, por exemplo), pois isso facilitará não só a vida do consumidor, bem como será um bom motivo para o mesmo adicionar mais produtos ao carrinho – o que poderá aumentar consideravelmente o ticket médio do seu negócio.


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    Comunique opções e prazos de entrega

    O ideal para evitar atrasos e clientes frustrados é dar incentivos para aqueles que anteciparem suas compras.

    Uma boa estratégia, portanto, é oferecer frete grátis para compras feitas entre a segunda e terceira semanas de novembro, acima de determinado valor e/ou para determinadas regiões – considerando, claro, seu planejamento financeiro e logístico.

    Outra alternativa é aplicar uma das táticas do omnichannel: disponibilizar a retirada de produtos na sua loja física ou showroom (caso você tenha) sem custo adicional. Para configurá-la na sua loja Nuvemshop, basta seguir este tutorial.

    Lembre-se também de deixar claro o tempo de envio: devido ao grande número de pedidos no período da Black Friday, é possível que a entrega seja um pouco mais demorada e ocorra atrasos dos Correios e/ou das transportadoras no final de novembro e no início de dezembro. Logo, é sempre necessário considerar esse tipo de questão, conforme a equipe dA Brigadeirinha faz:

    Para outras estratégias de frete, escute agora mesmo o nosso podcast sobre o frete no Brasil:

    Defina sua logística reversa

    Por fim, quem pensa em comprar para terceiros certamente se preocupará se o presenteado poderá trocar seu produto e como poderá fazê-lo. Além disso, o fato de o produto não ser visto pessoalmente no momento da compra aumenta consideravelmente a chance de erro, seja de gosto, expectativa, material etc.

    Portanto, é fundamental que você desenhe suas políticas de troca e torne-as visíveis na sua página Perguntas Frequentes (FAQ). Lembre-se de deixar bem claro quem deverá arcar com os custos e qual será a data limite.

    Caso queira mais dicas de como e quando fazer logística reversa, confira o vídeo a seguir:

    Agora sigamos para as próximas etapas relacionadas ao marketing da sua Black Friday!

    Quais canais de venda complementares utilizar na Black Friday?

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      Antes de pensar quais ações de marketing aplicar nesse período, é essencial se preparar com antecedência em relação a outros espaços online que você deseja (e precisa!) utilizar para complementar a sua loja virtual na Black Friday.

      Atualmente, o canal que mais tem se destacado no mercado é o Instagram Shopping. Entretanto, trouxemos outras opções, caso o seu público não seja tão antenado a essa rede social.

      Falando em público-alvo, é essencial conhecer profundamente seus potenciais clientes para, assim, não perder tempo, nem investimento em campanhas desnecessárias, ok?

      Para te ajudar nessa tarefa, ouça agora mesmo o nosso podcast sobre como conhecer as necessidades das personas do seu negócio:

      Instagram Shopping

      O Instagram Shopping é uma funcionalidade gratuita que permite, no perfil da sua marca no Instagram, marcar produtos nas fotos do seu feed e/ou do seu Instagram Stories.

      Tal marcação opera da seguinte maneira: a partir de etiquetas clicáveis, é disponibilizado aos seus seguidores – e potenciais clientes – o preço e o link de redirecionamento (para a sua loja virtual) dos artigos em evidência.

      instagram shopping

      Instagram @lbashop

      Por se tratar de uma abordagem bastante visual e menos “agressiva”, de acordo com depoimentos no próprio site do Instagram, o recurso pode aumentar o tráfego de um site em até 44% e a receita em quase 10%. Incrível, não?

      Se você ficou interessado e acredita que o Instagram Shopping tem fit com o seu público-alvo, solicite-o agora mesmo para a sua Black Friday. Para isso, é necessário ter uma conta comercial no Instagram (ou migrar a sua pessoal) e pleitear a ativação – o que pode levar alguns dias.

      Para saber todos os detalhes e acompanhar o passo a passo, confira os tutoriais sobre o Instagram Shopping na nossa Central de Atendimento.


      Saiba mais...

      Loja do Facebook

      Com o objetivo bastante semelhante ao Instagram Shopping, a Loja do Facebook permite que os seus seguidores iniciem a jornada de compra a partir da rede social.

      Através da Facebook Store, é possível configurar CTAs clicáveis (“Comprar agora”) e habilitar o guia Loja na página da sua marca para exibir todo o seu catálogo de produtos.

      loja do facebook

      Facebook Muskinha

      O melhor disso tudo é que a ferramenta é totalmente responsiva, ou seja, funciona perfeitamente nos dispositivos móveis – o que agiliza o checkout com poucos cliques, especialmente na Black Friday.

      Para aprender como ativar a funcionalidade, acesse o tutorial Como vender pelo Facebook? da nossa Central de Atendimento.

      WhatsApp Business

      Pensado para empreendedores, a versão WhatsApp Business, por sua vez, além de ser um excelente aplicativo para oferecer suporte ao cliente (já citado no primeiro capítulo deste guia), é uma ferramenta fundamental para marcas que desejam divulgar seus produtos e novidades com mais eficiência.

      Dentre seus recursos, destacam-se: as opções extras do perfil comercial (com endereço, e-mail, horário de funcionamento e site da loja virtual), as Estatísticas (para compreender quantas mensagens foram entregues e lidas) e a ferramenta de Respostas Rápidas (que permite salvar e reutilizar mensagens).

      Para quaisquer dúvidas, confira todos os tutoriais sobre o WhatsApp Business na própria FAQ do aplicativo.

      Dica extra: caso queira compartilhar seus produtos com mais agilidade através dos dispositivos móveis na Black Friday (e em outras épocas também), descubra os benefícios do Teclado Nuvem, catálogo disponível apenas para lojas Nuvemshop.

      Marketplaces

      Marketplaces são plataformas de varejo que abrigam diversas lojas online, como um grande shopping repleto de vitrines. Em tal espaço é possível comprar produtos de diferentes vendedores, todos em um mesmo carrinho.

      Mesmo gerando maior tráfego e visibilidade, ainda mais na Black Friday, a concorrência estará toda concentrada em um único lugar. O mesmo item que você oferece estará disponível em muitas outros perfis. Portanto, se for investir nesse canal de vendas complementar, ofereça preços competitivos e acompanhe os concorrentes.

      Além disso, observe o mercado e calcule, de acordo com o seu orçamento, quais são os produtos com mais possibilidade de saída e foque nesses. É mais vantajoso segmentar as promoções do que colocar tudo em oferta.

      E por último: cuidado redobrado com o controle de estoque, administre com atenção tanto a sua loja, quanto a sua conta no marketplace escolhido. Dessa maneira, você não correrá o risco de vender produtos já esgotados.

      Se deseja descobrir como funciona a integração do Mercado Livre (atualmente um dos maiores marketplaces ativos) com a Nuvemshop, acompanhe o índice sobre a ferramenta na nossa Central de Atendimento.

      Quais ações de marketing aplicar na Black Friday?

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        Agora que você já definiu em quais canais vai investir – além, claro, da loja virtual – chega finalmente o momento de dar asas à imaginação e à criatividade para desenvolver estratégias de marketing atraentes e eficientes para a Black Friday.

        Na sequência, você encontrará algumas dicas básicas para aplicar no seu negócio, contudo, sinta-se à vontade para tentar outras abordagens. Vamos lá?

        Divulgue seus descontos atrativamente

        Relacionado aos tópicos sobre estoque e precificação do primeiro capítulo, agora é tempo de pensar em como divulgar os descontos que você vai estabelecer para a sua Black Friday. Independentemente se você vai optar por faixas (como 30%, 40% e 50%) ou por valores (como R$ 20,00 a R$ 50,00) é importante comunicá-los.

        Além da possibilidade dos banners para a sua loja virtual e das próprias páginas dos produtos, você pode veicular as informações dos descontos através de vídeos e, até mesmo, de gifs nas redes sociais e no WhatsApp – nada melhor do que chamar a atenção do público-alvo a partir de peças divertidas, não é mesmo?

        Não se esqueça também de contar com a colaboração de parceiros como faz a equipe da Lolja:

        Ah, e se você tem uma loja Nuvemshop e não sabe como adicionar descontos nos seus itens, aprenda agora mesmo no artigo Como deixar meus produtos em promoção? da nossa Central de Atendimento.

        Crie cupons de desconto

        A espécie humana é naturalmente estimulada por ofertas: muitos de nós já compramos produtos só porque eles estavam com desconto. A Black Friday, então, é a data em que você pode focar totalmente nessa pseudonecessidade que todos temos.

        Benefícios de cupons de desconto

        Veja algumas das oportunidades que essa prática de marketing oportuniza:

        • Aumentar o tráfego e, consequentemente, as vendas;
        • Incentivar antigos clientes a comprar;
        • Recompensar consumidores atuais;
        • Fidelizá-los no pós-vendas.

        Formas de oferecer cupons de desconto

        Você deve ofertar seus cupons de desconto através de diversos canais. Veja alguns exemplos:

        • Redes sociais;
        • E-mail marketing;
        • Na embalagem de um produto enviado.

        É importante que os cupons contenham um código que possa ser digitado no seu site no momento do checkout para que o desconto seja efetuado com sucesso e sem dores de cabeça. Neste ano, por exemplo, você pode utilizar “BLACKFRIDAY2019”.

        Tipos de cupons de desconto

        As possibilidades são inúmeras, mas os mais recorrentes são com:

        • Um valor fixo ou porcentagem na compra de determinado produto;
        • Um valor fixo ou porcentagem na compra de determinada categoria (a Amazon, por exemplo, sempre oferta descontos para livros físicos ou e-books);
        • Frete gratuito.

        É igualmente importante estipular uma data limite para os seus cupons serem utilizados, como a própria data da Black Friday ou até o domingo posterior, por exemplo. Seja claro também quanto às normas e termos das ofertas, pois isso evitará que os clientes fiquem frustrados.

        Para criá-los na sua loja Nuvemshop, acompanhe o passo a passo em Como criar cupons de desconto? da nossa Central de Atendimento.

        Use os gatilhos mentais a seu favor

        Gatilhos mentais são mecanismos cerebrais ativados por meio de palavras, sons e/ou imagens. Quando utilizados com ética, podem se tornar ferramentas de persuasão e, consequentemente, a chave do sucesso de um negócio.

        Para ativá-los na Black Friday, você pode, por exemplo, criar edições limitadas de determinados produtos, realizar a pré-venda de lançamentos, usar um cronômetro e solicitar depoimentos de clientes que já compraram com você (e gostaram) para exibi-los na página inicial do seu site.

        No primeiro caso, divulgar poucos artigos em estoque ativará o gatilho mental de escassez, o que faz com que o cliente fique atento às oportunidades para não perdê-las – especialmente quando são produtos “raros”. Na segunda situação, cria-se um sentimento de curiosidade e necessidade, bastante similar ao anterior.

        Em relação ao cronômetro, além de sinalizar aos visitantes até quando as promoções estarão ativas, o gatilho mental de urgência será estimulado. Já os depoimentos positivos são provas sociais do seu site, ou seja, atestados de que fazer negócio com você é seguro e satisfatório.


        Saiba mais...

        Dê brindes aos seus clientes

        Essa é uma estratégia de marketing clássica na Black Friday. Você pode mandar fazer canetas e blocos de notas com o logo da sua marca e/ou enviar cupons de desconto para o Natal (já se planejando para a próxima data festiva). Isso obviamente vai lhe trazer um custo extra a princípio, mas poderá motivar muitos consumidores a comprarem novamente.

        Outra tática a ser considerada é a de encaminhar amostras de produtos similares aos que os consumidores encomendaram – essa ideia tem mais fit com lojas de cosméticos, por exemplo. Pequenos gestos como esses fazem a diferença, sobretudo, no concorrido ambiente do e-commerce.

        Pense em combos de produtos

        Quem é que não gosta de ofertas como “Leve 2 e pague 1”, não é mesmo? Elas são ideais para fazer circular produtos parados em estoque (como já citados no primeiro capítulo). Para não ter prejuízos financeiros, você pode utilizar tais combos para itens com preços menores, ok?

        Se você tem uma loja Nuvemshop, confira o tutorial Como criar promoções do tipo “Leve X e pague Y”? da nossa Central de Atendimento.

        Em quais campanhas de divulgação investir na Black Friday?

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          Com as ações de marketing para a Black Friday em mente, chega a etapa de definir onde (além de na sua loja virtual) elas serão difundidas. A seguir, trouxemos as campanhas de divulgação que geralmente surtem mais efeito. Você encontrará opções tanto gratuitas, quanto pagas. Acompanhe!

          Redes sociais

          Se a sua marca já está presente nas redes sociais, especialmente no Instagram, a Black Friday é o momento ideal para você aproveitá-las ao máximo.

          Tais mídias servem para que você compartilhe produtos e conteúdos engajadores (sobre as tendências do seu nicho, por exemplo) e também se comunique melhor com os clientes numa época em que há um forte envolvimento entre marcas e usuários.

          Observe algumas dicas para aplicar:

          • Crie uma hashtag para a sua campanha nas mídias (como #blackfridaynomedasuamarca) e interaja com os seguidores que a utilizarem, seja respondendo ao comentário ou curtindo a publicação;
          • Use os Destaques do Instagram, com o título “Black Friday”, para salvar fotos e vídeos dos produtos que estarão em promoção. Assim, seus seguidores terão fácil acesso a eles;
          • Se a opção de adicionar links nos Stories estiver disponível para você, aproveite para indicar páginas de artigos em alta ou categorias em oferta.

          Falando em Instagram Stories, aproveite-o para compartilhar o dia a dia da sua equipe na preparação para a Black Friday (como a separação de produtos para a data) – isso também ajudará a ativar o gatilho mental de compromisso e coerência em seus seguidores e potenciais clientes.

          Caso queira conferir mais dicas sobre o Instagram, acesse nosso conteúdo exclusivo e gratuito sobre o assunto: Como vender pelo Instagram: o guia definitivo de 2020.


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          Influenciadores digitais

          Nos tempos atuais, os influenciadores digitais são uma das principais pontes de contato com o público-alvo. Através de conteúdos relevantes (imagens, vídeos e/ou textos), eles atingem uma grande quantidade de seguidores em diferentes esferas midiáticas. Por isso, podem ser a chave do sucesso da sua Black Friday.

          Se deseja saber mais sobre influencers – desde os top celebs aos microinfluenciadores – e como contratá-los para a sua campanha de divulgação, acompanhe todas as dicas no nosso podcast sobre o assunto:

          Contudo, antes de fechar qualquer parceria, não se esqueça de um detalhe importante: entenda se o influenciador pretende anunciar outros e-commerces na mesma data, pois, se sim, reflita sobre a possibilidade das propagandas se tornarem repetitivas e, consequentemente, perdidas em meio a tantas ofertas, ok?

          Dica extra: se você acredita que este não é o momento ideal para contratar influencers, não se preocupe. Outra possibilidade é a de desenvolver colaborações com uma marca que complemente a sua. Um exemplo aqui nas lojas Nuvemshop é a cooperação entre a In The Box e a G’el Niche.

          E-mail marketing

          O primeiro passo para fazer bom uso do e-mail marketing é construir uma lista de e-mails com antecedência. Para isso, você deverá oferecer oportunidades, em diversas páginas do seu site (especialmente na home), para que os usuários se cadastrem.

          Uma das estratégias clássicas para tal é exibir um pop-up assim que o usuário entra na sua loja virtual, incentivando-o a se inscrever para receber conteúdos exclusivos. Observe este exemplo da marca Maya Lingerie Materna:

          o que e pop-up

          Mas cuidado: é importante permitir que o visitante feche facilmente essa janela caso não queira se inscrever. Procure também solicitar poucos dados: nome e e-mail são suficientes.

          Na sequência, categorize todos aqueles que se inscreveram. Tenha em mente que, na Black Friday, quase todas as marcas enviam mensagens para suas bases de dados. Se você fizer isso, lembre-se de selecionar bem os e-mails para evitar cair nas caixas de spam.

          E como saber quais selecionar? Descubra todas as estratégias essenciais para criar um e-mail marketing de sucesso conferindo o conteúdo Como fazer e-mail marketing: um guia para iniciantes (ele é totalmente gratuito!):

          Anúncios pagos

          Por fim, uma dica para quem deseja investir em campanhas pagas tanto no Instagram, quanto no Facebook: para configurar anúncios em ambas as redes sociais é necessário logar na ferramenta Gerenciador de Negócios do Facebook.

          Tal recurso oferece filtros de segmentação do público-alvo de acordo com interesses, comportamentos e localizações. Além disso, permite a seleção de diferentes formatos de publicidade (desde textos e imagens a vídeos com botões de CTA).

          Caso sua receita possibilite tal investimento, aprenda em Instagram Ads: guia completo para criar anúncios efetivos e em Anúncios do Facebook: publicidade online como criá-los.

          Tudo pronto para a Black Friday 2019?

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            Ao longo deste conteúdo, citamos vários aspectos cruciais que podem alavancar suas vendas se aplicados ao seu negócio. Antes de tudo, todavia, não se esqueça: planeje-se e antecipe a demanda que você terá na Black Friday, assim, não haverá surpresas pelo caminho.

            Otimize sua loja para converter o máximo de tráfego em clientes e mãos à obra 🙂

            A equipe Nuvemshop deseja a você uma Black Friday de muito sucesso!

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            Imagem illustrativa do Instagram da marca Osmoze
            Imagem illustrativa da loja virtual da marca Osmoze

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