Como fazer um anúncio de queima de estoque infalível?

Por: Alejandro Vázquez

Manequins na vitrine com cartazes indicando queima de estoque

Queima de estoque é o ato de vender os produtos que ficaram esquecidos nas prateleiras a preços menores. As promoções são benéficas para os consumidores, que compram os itens com desconto, e para os lojistas, que liberam espaço para a chegada de novas mercadorias.


Nos últimos anos, a Black Friday tem batido recordes de vendas no Brasil. A data — que demorou a ganhar a confiança do consumidor brasileiro — agora é vista como um dos melhores momentos para as vendas no varejo. Tanto que a ocasião é muito aproveitada para a realização da queima de estoque nas lojas.

Segundo a pesquisa NuvemCommerce 2021, cerca de 58% das empresas entrevistadas realizaram uma campanha na Black Friday. Esse número já é bem maior que o Natal, com 42%.

Essa mudança aconteceu principalmente por uma virada na mentalidade das marcas, que passaram a aproveitar esse momento para oferecer descontos reais. Assim, há uma relação de ganha-ganha: o consumidor tem acesso aos produtos com menores preços e os vendedores podem esvaziar suas prateleiras, se preparando para receber novos itens.

Neste artigo, você vai entender o que é a queima de estoque e alguns exemplos de modalidades de desconto que podem ser aplicadas nesse momento. Além disso, verá quando fazer a queima de estoque, como ela pode ser realizada e algumas frases para utilizar na sua estratégia. Vamos lá?

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O que é queima de estoque?

A queima de estoque é o momento em que a loja decide realizar uma ação promocional com o objetivo de reduzir ou acabar com o estoque parado de determinado item ou da loja de modo geral.

Essa estratégia pode ser feita de muitas formas diferentes — selecionadas de acordo com o perfil do seu público-alvo. Algumas dessas estratégias para a ação promocional de queima de estoque são:

  • Cupons de desconto;
  • Cupom de primeira compra;
  • Desconto progressivo;
  • Redução de preços;
  • Leve 2 pague 1;
  • Desconto por indicação;
  • Desconto de produtos no atacado, ou seja, em muita quantidade;
  • Descontos-relâmpago;
  • Descontos com limitação — por CPF ou CEP, por exemplo;
  • Compra de vários produtos de determinada linha;
  • Desconto em testes ou demonstração;
  • Desconto por cashback;
  • Desconto até quando durarem os estoques.

📹 Veja também: O que fazer com estoque parado?

Quando fazer uma queima de estoque?

Não existe uma data certa para fazer a queima de estoque. Essa necessidade vai surgir de acordo com o desenvolvimento da empresa e com o gerenciamento dos produtos que a loja armazena.

O momento que a empresa está vivendo e os interesses dos clientes também influenciam essa decisão. Por isso, para saber quando fazer uma queima de estoque, a empresa deve avaliar suas próprias características.

Confira, a seguir, alguns pontos importantes que devem ser lembrados para verificar se chegou a hora de fazer uma queima de estoque!

1. Itens encalhados nas prateleiras

Esse tipo de ação é muito importante para abrir espaço para novidades, atuando como a demarcação do fim de um período ou coleção. Sem essa liberação de espaço, é muito difícil buscar itens novos para a loja.

Além disso, se os itens ficam encalhados nas prateleiras, eles começam a se transformar em prejuízo. Por isso, ainda é melhor vendê-los a preço de banana do que eles continuarem parados ali.

💡 Saiba mais: O que é controle de estoque e como fazê-lo?

2. Produto saindo de moda

Para te ajudar a entender quando fazer a queima de estoque, vamos usar como exemplo os alimentos. Quando eles estão prestes a vencer, é comum que sejam vendidos a preços muito baixos — até mesmo por valores que não cobririam os custos da sua produção.

Isso acontece porque, em pouco tempo, eles serão obrigatoriamente jogados no lixo. Portanto, é mais vantajoso vendê-los a um preço mais baixo do que acabar não recebendo nada por eles.

Com produtos não perecíveis há uma dificuldade diferente, porque eles não têm data de validade. Contudo, após algum tempo, aquele item sai de moda e para de ser vendido. O fim de uma tendência é como a data de vencimento, ele sempre chega.

Um exemplo clássico é a calça saruel. Em 2010, esse modelo foi uma febre no mundo, chegando rapidamente ao Brasil e dominando todas as vitrines. Contudo, rapidamente a peça deixou de ser novidade e as pessoas perderam o interesse. Esse foi o momento crucial para fazer um anúncio de queima de estoque.

💡 Saiba mais: Como estruturar sua loja online de moda: guia para iniciantes

3. Datas comemorativas que fazem sentido para o público-alvo

Se você quer dar vazão a alguns produtos, mas não sabe quando é o melhor momento, uma opção é apostar em uma data importante para o seu público-alvo.

Pode ser o Natal, o Dia da Árvore ou até o Dia do Consumidor. É importante escolher uma data que se comunique com o seu público para aumentar as vendas.

Muitas lojas de produtos geek, por exemplo, usam o Dia da Toalha como uma data para colocar livros de ficção científica em promoção. Outra estratégia muito usada é ofertar livros de determinado autor no dia do seu aniversário.

Todas essas dicas são importantes para eliminar produtos parados e fazer uma gestão de estoque mais saudável.

Como fazer uma promoção de queima de estoque?

Se você já entendeu quando é o momento mais indicado para fazer a queima de estoque, é muito importante também pensar em como fazer isso.

Da mesma forma que uma data comemorativa importante para o seu público-alvo chamará mais a atenção dele, o método correto de promoção também vai contar muito.

Existem diversas formas de fazer essa queima de estoque, por isso separamos aqui algumas delas:

1. Comece por um diagnóstico do que deve sair

Para entender melhor quais produtos precisam ser vendidos, o primeiro passo é realizar um diagnóstico das vendas e do estoque. O que está demorando muito para sair? Por qual motivo? Quem comprou está avaliando bem o produto?

Temos a tendência a achar que o único motivo que atrapalha as vendas de um produto é o preço. Contudo, em alguns casos, pode ser o valor do frete que está muito alto ou, ainda, a falta de uma descrição mais completa do produto para convencer os clientes a comprá-lo.

Nesse caso, uma promoção de frete grátis acima de X reais em compras seria mais interessante que um desconto no produto. Esse é o tipo de compreensão que você terá ao realizar o seu diagnóstico.

💡 Saiba mais: 5 dicas para deixar o frete mais barato no e-commerce

2. Planeje as datas comemorativas com antecedência

Antes de colocar todo o seu site em promoção, verifique quais são as datas comemorativas mais vantajosas para o seu negócio. Não vale a pena fazer uma promoção hoje e, na semana seguinte, precisar pensar em outra campanha para contemplar uma nova data.

Por isso, mapeie os dias mais importantes e tente aliar a queima de estoque a esses períodos.

3. Crie um plano de divulgação e cumpra-o

Para a sua campanha promocional é fundamental fazer a divulgação com antecedência. O sentimento de antecipação é uma poderosa ferramenta do mundo das vendas.

Tente priorizar o planejamento da queima de estoque para conseguir criar uma boa divulgação da ação, com publicação em redes sociais, e-mail marketing e até patrocínio de posts.

4. Faça promoções temáticas

Além da data comemorativa, também é interessante inserir um tema nos itens que estão em promoção. No Dia da Árvore, por exemplo, podem estar de promoção todos os produtos que são feitos com material reciclado.

Os consumidores buscam cada vez mais por empresas engajadas, que defendem as causas nas quais eles acreditam.

Além disso, esse tipo de ação tem uma grande chance de viralizar entre os integrantes de determinado grupo de fãs. Isso pode impulsionar consideravelmente as vendas — além de aumentar a popularidade da marca.

📹 Veja também: As melhores técnicas para vender online

5. Trace metas e corra atrás delas!

Com o diagnóstico, você saberá o que deve ser vendido. No planejamento da campanha, você selecionará os produtos que farão parte dessa queima de estoque. Outro ponto importante são as metas de vendas.

Analisando todos esses fatores citados anteriormente, procure determinar a quantidade de vendas que deseja realizar ou até o montante em dinheiro que será arrecadado nessa ação. Ter um objetivo ajuda a não perder o foco quando a queimar estiver acontecendo.

Ideias de frases de queima de estoque

Existem técnicas de escrita voltadas para transformar o que se diz em algo ainda mais atrativo. Em geral, isso é possível pelo uso de gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são elementos capazes de disparar algum sentimento, sensação ou pensamento nas pessoas e, quando usados nas vendas, ajudam a convencer o consumidor a comprar determinado item.

Você já fez uma compra por impulso? Muitas dessas decisões são desencadeadas por gatilhos mentais! Na sua estratégia de queima de estoque, é importante inserir boas frases de convencimento para conduzir o cliente à venda.

Selecionamos algumas ideias de frases de queima de estoque para você:

  • “Queima de estoque: últimas unidades”
  • “Faltam apenas X produtos para acabar o estoque”
  • “Superqueima de estoque: produtos com X% de desconto”
  • “É SÓ HOJE: todos os produtos por X reais”
  • “Desconto progressivo: 2 produtos são 20% e 3 são 30%”
  • “Frete grátis para TODA a loja”
  • “Parcelamento em X vezes sem juros”
  • “X produtos imperdíveis pela metade do preço”
  • “Compre todos os produtos com desconto agora mesmo”
  • “Você está perdendo tempo, corra”
  • “O presente da sua mãe pela metade do preço”
  • “Garanta hoje um presente inesquecível”
  • “Fim de ano pela metade do preço”
  • “Fim de ano com desconto é só hoje”
  • “A melhor oferta só até meia-noite”
  • “A sua melhor chance, simples assim”
  • “Quer comprar o seu produto dos sonhos? Hoje é possível”
  • “Comece hoje a mudança da sua vida! Compre com desconto até X horas”
  • “Este cupom é para virar o jogo”
  • “Que tal um cupom para deixar seu dia mais feliz?”
  • “Mude de vida com a nossa linha X! Preços promocionais por tempo limitado”
  • “Dormiu, perdeu! Confira as promoções AGORA”
  • “Apenas X unidades restantes, corra”
  • “Compre agora e ganhe um brinde”
  • “As primeiras X compras levam mais desconto!”
  • “Você e sua amiga: desconto na compra de 2 produtos para presentear quem você ama”
  • “Quem tem amigo tem tudo: desconto do dia do amigo”
  • “Comece agora a realizar os seus sonhos (e com desconto)”
  • “Participe da maior queima de estoque da história da loja”
  • “Este produto é perfeito para você. Compre com desconto”

Resumo

Neste artigo, foi possível entender o que é queima de estoque, quando ela pode ser feita e como elaborar uma promoção para limpar as prateleiras. Mas lembre-se de que cada empresa deve planejar sua campanha pensando em sua própria realidade e circunstância, certo?

Confira o resumo que preparamos e não erre ao planejar sua promoção de queima de estoque!

O que é queima de estoque?

Queima de estoque é um tipo de ação promocional com o intuito de desencalhar peças que estão paradas no estoque, abrindo espaço para novidades.

Quando fazer uma queima de estoque?

  1. Itens encalhados na prateleira;
  2. Produtos saindo de moda;
  3. Para aproveitar datas comemorativas que fazem sentido para o público.

Como fazer uma promoção de queima de estoque?

  1. Elabore um diagnóstico do que deve sair;
  2. Planeje as datas com antecedência;
  3. Crie um plano de divulgação;
  4. Faça promoções temáticas;
  5. Trace metas.

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