Como se livrar de estoque parado e evitar prejuízos

Por: Kawan Lopes
Como se livrar de estoque parado e evitar prejuízos

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Gerenciar seu próprio negócio é, sem dúvidas, bastante desafiador e, às vezes, erros básicos podem gerar grandes prejuízos, como nos casos de estoque parado.

Para garantir um negócio sólido, é preciso ter cautela na hora de alimentar o estoque de produtos da sua loja. É neste momento em que muitos lojistas erram e acabam enfrentando sérios problemas.

Neste artigo, irei contar o que fazer com o estoque parado e como evitar os prejuízos. Vamos começar?

O que é estoque parado?

Estoque parado é o termo usado para definir o excesso ou acúmulo de produtos em estoque, que devido às baixas vendas, ficam parados nas prateleiras, apenas ocupando espaço. Essa é uma situação comum entre os lojistas do varejo e do e-commerce.

Isso pode ocorrer quando produzimos ou encomendamos um número de itens que não é equiparado com sua demanda comercial. Com a baixa saída desta mercadoria, o estoque e o faturamento da loja acabam sendo comprometidos.

Estoque parado é prejuízo?

Sem dúvidas, o estoque parado oferece uma série de prejuízos a qualquer negócio. Além de afetar diretamente os lucros da empresa, a relação com fornecedores também pode sofrer impactos.

Dentre os principais riscos, os que podem causar mais danos são:

  • Custos com a manutenção do estoque: com o estoque cheio de produtos parados, eventualmente, será necessário dispor de mais espaço para armazenar novos itens. Dependendo do tipo de mercadoria, custos de armazenamento específico, como refrigeração, podem gerar mais gastos ao lojista;
  • Perda de produtos por validade e sazonalidade: produtos perecíveis podem gerar uma grande perda ao lojista se atingirem sua data de validade antes de comercializados. Em outros casos, a sazonalidade pode empacar de vez as vendas. Itens que envolvam necessidades pontuais de acordo com o momento, como roupas e acessórios que acompanham tendências, por exemplo, podem ter demanda de compra em períodos específicos e ficar parados no estoque ocupando espaço em outras épocas do ano;
  • Baixa liquidez: com a compra de muitas unidades, o lojista pode acabar investindo um valor que não será recuperado se os itens ficarem parados em estoque. Sem o retorno gerado pelas vendas, não haverá lucro, prejudicando diretamente a saúde do negócio;
  • Endividamento: com o estoque parado e pouca entrada de capital, muitos lojistas acabam apelando para os empréstimos e soluções de crédito oferecidas pelos bancos. Muitas vezes, o que parece ser uma ajuda, acaba se tornando parte do problema, já que os juros cobrados por estas instituições são altos e podem acabar colocando seu negócio na corda bamba.

Principais erros e como evitá-los

Um dos principais erros de lojistas que estão começando é comprar produtos em volumes superiores à demanda existente. Portanto, ao definir o estoque de um item, é importante mensurar sua busca no mercado. Desta forma, é possível garantir que a quantidade de mercadorias em armazenamento seja equiparada à projeção das vendas.

Outro erro comum é basear as compras em impressões, sensações e deduções do mercado. Para não cair nessas armadilhas, veja algumas dicas a seguir:

1. Mantenha-se bem informado

Sempre busque dados, números e informações oficiais sobre o que está acontecendo no mercado em que você atua. Para tanto, acompanhe portais, especialistas, profissionais do meio e pessoas que tenham propriedade sobre o assunto. Somente dados embasados podem garantir maior assertividade em suas estratégias. Use sua criatividade e seu sexto sentido para outras frentes do negócio. 😜

2. Conheça o seu público-alvo

Para que os produtos sejam bem segmentados, é importante que tenhamos total conhecimento sobre o perfil dos compradores que queremos atingir com a nossa marca. Pesquise sobre o seu público-alvo, pois isso vai te ajudar a criar estratégias mais eficazes para o seu negócio.

3. Pesquise sobre o seu produto no mercado

Também é importante pesquisar minuciosamente sobre cada produto que você pretende vender. A boa gestão do seu estoque é a chave para garantir um faturamento sustentável.

Lembre-se: um produto pode fazer sentido para o mercado neste momento, mas será que daqui um ou dois meses, sua busca será a mesma?

Um bom exemplo são as máscaras de pano. Nos primeiros meses da pandemia da Covid-19, houve uma demanda brusca por estes produtos. Mas será que daqui a dois meses, este ainda será um produto com alta demanda de compra? Neste momento, valeria a pena investir em um número agressivo de peças?

4. Invista na gestão do seu negócio

Ferramentas como ERPs, por exemplo, podem ser grandes aliados para fazer a gestão da sua empresa e garantir a saúde e sustentabilidade do negócio.

ERPs são programas de gestão comercial que oferecem diversas funções para facilitar o dia a dia dos lojistas, como controle de armazenamento, métricas de entrada e saída de itens, gestão de faturamento e cálculo de custos de estoque parado.

No mercado digital, o uso destes sistemas é bem comum e recomendado, então que tal aproveitar o gancho e dar uma olhada neste artigo sobre ERPs?

Como vender o estoque parado?

Evitar o estoque parado é importante, mas se por algum motivo você está enfrentando este problema, existem dicas que podem te ajudar e vender estes produtos de forma saudável e rentável.

1. Aposte em promoções

Lembra quando eu disse para não usar a criatividade na hora de estudar sobre o seu mercado? Bom, você pode usá-la para criar promoções, combos, kits e cupons de desconto. Essas estratégias podem te ajudar a gerar vendas com os produtos parados.

Pense em um público-alvo, entenda como essas peças podem ser atrativas em condições promocionais e não tenha medo de ousar. Quanto melhor a oferta, maior a chance de movimentar estes itens.

2. Faça um estudo sobre o seu estoque

Saiba exatamente quais mercadorias estão paradas e busque entender os motivos. Analise se os produtos fazem sentido para algum grupo específico de compradores, se os valores podem ser revistos, se são passíveis de promoção e tente recolocá-los no mercado.

3. Negocie com seus fornecedores

Manter uma boa relação com os fornecedores é vital, principalmente em situações assim. Tente negociar trocas ou devoluções com eles em caso de estoque parado. Alguns parceiros podem ser mais maleáveis do que outros, mas tentar fazer acordos é sempre uma saída.

Entendido?

O caminho de um empreendedor pode conter obstáculos, mas lembre-se: erros são comuns. O importante é que usemos essas experiências para aprender e evoluir.

Com um bom preparo, paciência e sabedoria, é possível desviar dos obstáculos e trilhar um caminho de sucesso.

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