14/06/2012

3 dicas práticas para criar um plano de marketing eficiente

Como criar um plano de marketing

Como realizar muitas vendas pela internet? Sem dúvida, é preciso aproveitar todas as possibilidades desse meio para desenvolver um marketing completo e eficiente. Ao consolidar a marca do seu e-commerce, a rede é a sua maior aliada.

Para saber exatamente como criar as suas campanhas e ampliar a sua audiência, no entanto, você deve contar com o chamado “plano de marketing”. Neste artigo, abordaremos os três pontos-chave a serem levados em consideração na hora de elaborar o seu.

Como exemplo, vamos supor que você tenha uma loja que venda filmes em DVD/Blu-ray:

1. Conheça o seu cliente

A primeira coisa a fazer é conhecer o seu público, ou seja, entender para quem você quer vender. O ideal é criar um perfil do seu consumidor que seja o mais detalhado possível, especificando idade, gênero, interesses, gastos médios e outras informações relevantes. Um perfil de exemplo de um cliente poderia ser:

João Silva, 30 anos, sexo masculino, casado, com filhos. Gosta de literatura e cinema. É fanático por tecnologia e futebol. Gasta em média R$ 350,00 em compras pela internet.

Com essas informações, você poderá direcionar as suas campanhas de marketing de forma mais inteligente. Sabendo o tipo de produto e conteúdo que o seu cliente consome, é possível facilitar a identificação dele com a sua loja.

2. Saiba onde está o seu público

Agora que você já sabe quem é o seu cliente, é preciso determinar onde ele está. João Silva, por exemplo, poderia estar no cinema, na biblioteca, navegando em sites que resenham filmes ou comprando o caderno de esportes de uma revista ou jornal local.

Sabendo onde encontrar o seu consumidor em potencial, você poderá levar a sua marca até ele, realizando ações de marketing com foco maior em lugares ou páginas da internet que ele visite com frequência.

3. Traga os consumidores para a sua loja

Entendendo e encontrando o seu público, fica mais fácil colocar em prática a terceira estratégia. Considerando as preferências e a localização dos seus clientes, desenvolva soluções criativas para que o seu marketing realmente se destaque entre tantos outros concorrentes.

Considerando os dois pontos abordados anteriormente, por exemplo, ações interessantes para atrair a visita do João Silva seriam oferecer um DVD de futebol como brinde para a compra de qualquer outro filme ou colocar um banner promocional em um site sobre críticas de filmes.

Por fim, como campanha principal, você poderia anunciar que, em compras acima de R$150,00, João ganharia uma camiseta com o escudo do seu time preferido, produzida por alguma marca parceira, e quem sabe até oferecer um segundo item para os filhos dele. O importante é abusar da criatividade!

Entendeu?

É muito simples fazer boas campanhas publicitárias quando conhecemos o nosso cliente e sabemos onde ele está. Definindo um plano de marketing inovador e vantajoso para o público, você com certeza aumentará suas vendas.

Lembre-se também de oferecer uma experiência de compra memorável, com uma loja bonita e fácil de ser utilizada. Para isso, a Nuvem Shop oferece uma plataforma completa que não requer conhecimentos técnicos – faça o teste por 15 dias grátis e comprove!

Data da última atualização: 08/05/2018


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