Como pontos de retirada podem ajudar a resolver a dor do frete em seu e-commerce

Por: Victoria Salemi
Criado em: 12/02/20.
Atualizado em 17/02/20.
8 min
de leitura

Índice

locker

O frete é uma das maiores dores do consumidor digital. Comprar online é muito fácil, mas, quando chega a hora de receber os produtos, se o e-commerce não se preocupar em oferecer uma boa experiência em relação ao envio, o consumidor pode desistir daquela compra.

De fato, conforme aponta a pesquisa E-commerce Trends, quase 56% dos consumidores que não compra em lojas virtuais toma essa decisão por considerar as taxas de frete muito caras. Para evitar essa dor de cabeça para seus potenciais clientes, existem algumas medidas que você pode tomar para planejar a estratégia dos seus meios de envio. Entre elas, está a disponibilização de pontos de retirada, como o locker e o pick up point.

A seguir, vamos conhecer algumas das vantagens, tanto para o lojista quanto para o consumidor, de permitir que as pessoas busquem suas compras em algum lugar. Além disso, apresentaremos algumas alternativas para que seu e-commerce faça isso, seja sua empresa do tamanho que for. Vamos lá?

Custos mais baixos, prazos menores e praticidade

Ao permitir que seus clientes busquem os produtos, é possível diminuir os custos da logística de entrega. Isso porque, no momento em que você estabelece um único local onde deixa os pedidos, pode levar várias encomendas de uma vez só. Em comparação com a entrega domiciliar, você não precisará arcar com os custos do last mile — ou seja, o último trecho, em que os produtos são levados até o endereço de cada um dos clientes —, o que costuma encarecer o serviço.

Além de tornar as entregas mais caras, deixar cada uma das compras em um endereço aumenta o tempo do frete. Muitas vezes, longos períodos até que o produto chegue também podem desencorajar o consumidor.

Nesse sentido, se o cliente tiver como buscar o produto em algum lugar, a encomenda estará disponível para retirada em menos tempo. Além disso, é possível que a pessoa já consiga pegar seu tão aguardado produto antes mesmo de chegar em casa ou no trabalho, por exemplo.

Por fim, a possibilidade de retirar o produto em um local público pode favorecer aqueles clientes que não têm como receber um produto em sua residência. Há pessoas que moram em casas que ficam o dia todo vazias ou em prédios sem porteiros, de modo que receber encomendas se torna inviável.

Tipos de pontos de retirada

Existem algumas formas que você pode adotar para que seus produtos sejam retirados pelos compradores do seu e-commerce. A seguir, vamos conhecer, em detalhes, cada uma delas. Assim, você pode avaliar a viabilidade de cada opção para sua loja virtual!

Locker

O locker nada mais é do que um armário localizado em um local público, normalmente de grande circulação, em que o e-commerce deixa a encomenda. Para que o cliente consiga abrir o locker e retirar sua mercadoria, o lojista fornece ao cliente uma senha que destrava a porta.

No Brasil, a modalidade do locker já está disponível em algumas capitais, como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, por exemplo. Em geral, eles têm diversos tamanhos e são instalados em postos de combustível ou em estações de metrô.

Se sua cidade ainda não conta com esses dispositivos, não se preocupe. Além do locker, existem outras formas pelas quais você pode disponibilizar pontos de retirada para seus clientes!

Pick up store

Se você possui, além do e-commerce, uma loja física, pode permitir que seus clientes do site retirem as compras no seu estabelecimento. Esse pode, até mesmo, ser um passo para considerar tornar sua operação omnichannel, ou seja, com todos os canais de venda integrados.

Entretanto, se optar pela pick up store, preste atenção à organização e gestão do seu estoque! Mapeie corretamente o que sai do estoque do e-commerce e o que sai da unidade física, caso esse controle seja feito separadamente. Assim, você evita números errados e confusões com consumidores tanto da loja virtual quanto da física.

Pick up point

Caso não tenha uma loja física, não tem problema. O pick up point é um outro estabelecimento que você disponibiliza para que seus clientes vão retirar as compras.

Você pode fazer parcerias com lojas que tenham pontos físicos para que seus produtos vendidos sejam enviados para esses locais. Assim, os clientes buscam suas compras nessa loja.

Essa pode ser uma boa estratégia tanto para o e-commerce quanto para o estabelecimento, que estará recebendo visitas de pessoas que podem acabar se interessando por algum outro produto quando entrarem ali.

Lembre-se, apenas, de buscar essas parcerias com lojas que não comercializem exatamente os mesmos artigos que você. Dessa forma, você evita confusões com o dono do estabelecimento e não corre o risco de perder esse cliente em uma próxima compra.

Seu trabalho

Por fim, uma opção que pode simplificar bastante a vida do lojista e praticamente zerar os custos de entrega é permitir que o cliente retire as compras no local de onde você cuida do seu e-commerce. Seja na sua casa ou em um escritório, essa é uma opção bastante viável.

Vale ressaltar, entretanto, a necessidade de organização caso você opte por essa alternativa. Combine muito bem com seus clientes as datas e períodos em que vão retirar ou, então, informe os dias e horários em que eles poderão fazer isso.

Outro alerta vale para quem tem a loja virtual, mas ainda não largou o emprego formal. Evite levar as encomendas sempre para o escritório e ficar indo até a portaria para levar para os clientes. Isso pode te atrapalhar!

Tudo certo?

O frete assusta muitos consumidores e lojistas, mas os pontos de retirada podem diminuir um pouco dessa dor de cabeça. Seja optando pelo locker, pick up store, pick up point ou seu local de trabalho, é possível permitir que seus clientes vão até um ponto de retirada.

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Victoria Salemi

Editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop. Formada em Jornalismo, ama escrever! É apaixonada por esportes — natação, futebol e corrida, principalmente — e vive se inscrevendo em competições para se manter ativa! Já ouviu que tem um perfil surpreendente de ser atleta e nerd ao mesmo tempo. Ama ler livros de suspense e assistir às séries da moda (muitas vezes para poder falar que não gostou depois).


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