O que é marketing direto e como utilizar para vender mais?

Consumidora recebe e-mail marketing promocional em ação de marketing direto.

Ir direto ao assunto com os clientes é uma estratégia que pode aumentar as vendas da sua empresa. Para colocá-la em prática, você precisa conhecer e aplicar o marketing direto.

Nesse tipo de marketing, você promove seus produtos e serviços por e-mail, telefone, SMS e outros canais que levam a mensagem diretamente ao consumidor, sem intermediários. Assim, fica mais fácil gerar conversões e manter um relacionamento próximo com seu público.

Quer saber o que é marketing direto, quais as vantagens e como utilizar essa estratégia na sua empresa? Então, continue com a gente e anote todas as dicas! 📝

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é marketing direto?

Marketing direto é um conjunto de estratégias e ações que envolvem contato direto com o consumidor para promover produtos, serviços e marcas. No caso, o público-alvo pode ser contatado por diversos canais, como telefone, e-mail e mensagens instantâneas.

Antigamente, esse tipo de marketing se resumia à mala direta e ao telemarketing. Hoje, já existem várias formas diferentes de criar ações que impactam o consumidor sem intermediários, principalmente por meio do marketing digital.

De modo geral, o marketing direto se caracteriza pelo contato com pessoas que já demonstraram interesse na empresa de alguma maneira. Isso garante que somente os melhores leads (clientes em potencial que cedem algum tipo de contato) sejam contatados, aumentando as chances de conversão.

Então, quando você telefona para um consumidor que deixou seu contato e oferece um produto ou serviço, isso é marketing direto. O mesmo vale para o envio de um e-mail, de um SMS, de uma mensagem no WhatsApp etc.

💡 Saiba mais: 20 textos prontos para divulgar sua loja virtual e vender muito

Para que serve o marketing direto?

O marketing direto pode ter vários objetivos nas empresas, tais como:

  • Aumentar o reconhecimento de marca, expondo clientes em potencial às comunicações da empresa;
  • Converter leads que já demonstraram interesse em produtos e serviços da empresa;
  • Aumentar as vendas por meio do contato direto com leads e prospects;
  • Realizar ações de cross selling e upselling, que consistem em vender novamente para clientes que já compraram da empresa;
  • Melhorar o relacionamento com o cliente
  • Fidelizar clientes que já compram da empresa com ofertas exclusivas e comunicações segmentadas.

Logo, o marketing direto é muito versátil e pode se encaixar em diversas estratégias do plano de marketing da empresa.

💡 Saiba mais: Como vender todos os dias?

Quais são os tipos de marketing direto?

Você deve estar se perguntando sobre os tipos de marketing direto que são usados pelas empresas. Conheça agora os principais:

E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos tipos mais tradicionais de marketing direto. Hoje, a maioria das empresas utiliza esse canal para se comunicar com seus clientes, enviando ofertas, promoções e novidades por e-mail.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, pode criar campanhas de e-mail marketing para manter seus leads informados sobre promoções e ofertas. Na plataforma de e-commerce da Nuvemshop, existem vários aplicativos que facilitam a automação de e-mail marketing, como Mailchimp by CODX e Emanda.

💡 Saiba mais: 7 tipos de e-mail marketing para usar na sua estratégia de vendas

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

SMS marketing

O SMS ainda é um canal efetivo para alguns tipos de comunicação nas empresas. Geralmente, ele é usado para enviar ofertas-relâmpago, mensagens de cobrança, promoções e outros tipos de mensagens rápidas.

WhatsApp marketing

Com o crescimento dos aplicativos de mensagens instantâneas, o WhatsApp se tornou um dos principais canais de marketing direto nas empresas. É possível utilizar o WhatsApp Business para manter o relacionamento com os clientes, enviar ofertas e promoções, fechar vendas e muito mais.

💡 Saiba mais: Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp?

Telemarketing

O telemarketing ficou com má fama devido às ligações insistentes e invasivas. No entanto, é possível fazer marketing direto pelo telefone de forma responsável e atrativa por meio das técnicas de inside sales.

No marketing direto moderno, não existem ligações intrusivas e robóticas, mas sim uma comunicação muito mais amigável e próxima. Além disso, antes de fazer qualquer contato, o vendedor estuda a fundo o perfil do cliente para utilizar a melhor abordagem.

Remarketing

O remarketing é uma estratégia que consiste em oferecer novamente seus produtos e serviços a pessoas que já demonstraram interesse. O exemplo mais clássico é enviar e-mails convidando clientes que abandonaram o carrinho a retomar suas compras na sua loja virtual.

💡 Saiba mais: 7 causas de carrinho abandonado e como solucioná-las

Marketing de catálogo

O marketing de catálogo é a estratégia usada por empresas como Natura e Avon no Brasil. Também chamado de venda direta, o modelo permite que os revendedores da marca contatem diretamente os clientes e enviem catálogos para vender os produtos.

Mala direta

Por fim, a mala direta é um dos tipos de marketing direto mais antigos, mas que ainda tem relevância em alguns segmentos. Basicamente, são correspondências publicitárias enviadas diretamente para o endereço dos clientes.

Para que essa ação faça sentido, é preciso ter um planejamento minucioso e enviar somente materiais relevantes para os clientes — um brinde acompanhado de um folder, por exemplo. Do contrário, a tendência é que a mala direta vá para o lixo.

Quais são as vantagens do marketing direto?

São várias as vantagens que o marketing direto oferece, tais como:

  • Possibilidade de contatar diretamente os clientes, reduzindo ruídos na comunicação;
  • Redução de custos, uma vez que são ações baratas com alto índice de conversão para as empresas, se comparadas à publicidade tradicional;
  • Aumento das conversões com ações segmentadas e adaptadas a cada perfil de cliente;
  • Geração de novos leads;
  • Melhora no índice de fidelização de clientes.

Como usar o marketing direto na empresa?

Agora que você já sabe o que é marketing direto e para que serve, acompanhe o passo a passo para implementar essa estratégia na sua empresa.

1. Conheça seu público-alvo

Toda estratégia de marketing direto começa com um estudo aprofundado do público-alvo da marca. Além de levantar dados demográficos como gênero, idade e localização, você também precisa considerar aspectos como hábitos de consumo e preferências.

Para facilitar essa etapa, você pode criar personas, que são personagens baseadas no perfil de cliente ideal da sua empresa que guiam as ações de marketing.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Tenha uma estratégia para captar leads

Para que o seu marketing direto seja bem-sucedido, você precisa coletar dados de contato de consumidores para ampliar sua base de clientes. Logo, é necessário criar uma estratégia de captação de leads.

Uma das mais usadas na internet é o marketing de conteúdo, que consiste em oferecer conteúdo relevante para atrair clientes em potencial. Experimente criar uma landing page e disponibilizar um e-book para download em troca dos dados de contato dos consumidores.

Dessa forma, você conseguirá obter e-mails e telefones de consumidores em potencial para colocar suas estratégias de marketing direto em prática.

💡 Saiba mais: O que é nutrição de leads, por que fazer e como criar um fluxo?

3. Planeje sua abordagem

Se você pretende enviar mensagens diretas à sua base de clientes, é muito importante planejar a abordagem para aproveitar esse contato ao máximo. Você pode, por exemplo:

  • Criar ações específicas para converter leads que demonstraram interesse em um produto;
  • Preparar uma oferta relâmpago para incentivar a segunda compra dos clientes que compraram recentemente;
  • Criar uma campanha para estreitar o relacionamento com clientes fiéis e aumentar o ticket médio.

As possibilidades são infinitas. Justamente por isso, é importante dedicar tempo ao seu plano de marketing direto.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

4. Escolha os melhores canais

Se você já sabe que tipo de ação de marketing direto funciona melhor para o seu público, o próximo passo é escolher os canais certos. Como vimos, você pode contatar consumidores por e-mail, SMS, telefone, mensagens instantâneas e até correspondência.

O canal ideal vai depender do perfil do seu público. Por exemplo, consumidores mais jovens respondem melhor a contatos por aplicativos de mensagens, enquanto um público mais velho pode preferir o contato via telefone ou SMS.

💡 Saiba mais: O que são canais de venda e como escolher os melhores?

5. Selecione as ferramentas

Para fazer marketing direto, você vai precisar de ferramentas para criar conteúdo e enviar para seus clientes. A dica é investir em soluções de automação de marketing para facilitar sua vida.

O MailChimp, por exemplo, é uma das ferramentas mais tradicionais para criar campanhas e ações de e-mail marketing. Já o AdRoll pode ser usado para implementar táticas de remarketing, enviar e-mails e gerenciar diferentes canais de comunicação.

💡 Saiba mais: Quais são as melhores ferramentas de automação de marketing?

6. Use gatilhos mentais

O marketing direto precisa ter impacto imediato sobre seus clientes e incentivar a tomada de decisão de compra. Para isso, você precisa investir em técnicas de copywriting como os gatilhos mentais.

Os gatilhos mais famosos são:

  • Gatilho de escassez: é o famoso “últimas unidades”, que incentiva a pessoa a comprar antes que acabe, mostrando que há poucos itens disponíveis;
  • Gatilho de urgência: para despertar o senso de urgência no cliente e acelerar a decisão de compra, trabalhe com chamadas do tipo “oferta válida somente hoje” ou utilize um cronômetro de oferta;
  • Gatilho de prova social: utiliza depoimentos e avaliações positivas de outros clientes para estimular a compra por meio do senso de pertencimento.

💡 Saiba mais: O que é copywriting e como escrever uma copy para o seu negócio?

7. Faça muitos testes

No marketing direto, não vale a pena enviar logo de cara uma mensagem para todos os seus clientes sem saber quais serão os resultados. Se a estratégia não for boa o suficiente, você corre o risco de sofrer com vários descadastramentos e perder leads.

Por isso, é melhor começar separando pequenos grupos de consumidores para fazer testes. Dessa forma, você consegue avaliar que tipo de ação funciona melhor, especialmente para grupos segmentados.

💡 Saiba mais: Como criar um teste A/B no e-mail marketing?

8. Mensure os resultados

Uma grande vantagem do marketing direto é que você pode mensurar os resultados e verificar o que dá certo e o que precisa melhorar. Em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, você consegue verificar quantas pessoas abriram o e-mail, quantas clicaram na oferta, quantas chegaram à conversão final e quantas se descadastraram.

Então, é importante usar todos os recursos de mensuração para acompanhar os resultados das suas ações. Dessa forma, você pode melhorar sempre e criar campanhas cada vez mais eficientes.

Exemplos de marketing direto

Para fechar com chave de ouro, vamos conferir alguns exemplos de marketing direto. Confira os cases:

Ofertas por WhatsApp — Levi’s

A Levi’s mantém contato com seus clientes via WhatsApp e envia ofertas especiais em diversas ocasiões. Neste case, vemos uma promoção exclusiva de aniversário:

Exemplo de marketing direto da Levi's.

E-mail marketing promocional — Océane

A marca de maquiagem Océane envia com frequência cupons de desconto por e-mail para seus clientes. Neste exemplo, a promoção tem duração de apenas 72 horas, criando um gatilho de urgência para acelerar a conversão.

Promoção da Océane enviada por e-mail marketing.

Catálogo virtual — Avon

A empresa de cosméticos Avon disponibiliza um catálogo virtual que os revendedores podem enviar por e-mail ou WhatsApp para os clientes. Então, o consumidor pode selecionar os produtos no arquivo digital e enviar o pedido automaticamente para o revendedor.

Exemplo de marketing direto com o catálogo virtual da Avon.

Tudo certo sobre marketing direto?

Esperamos que você tenha aprendido bastante sobre marketing direto neste conteúdo. Lembre-se de adaptar as ações para o seu negócio e acompanhar de perto os resultados.

E se você ainda não tem um e-commerce para chamar de seu, aproveite para criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop. Em poucos minutos, você cria uma loja online com layout profissional, meios de pagamento, ferramentas de marketing direto e muito mais — e sem precisar de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing direto

Marketing direto é um conjunto de estratégias e ações que envolvem contato direto com o consumidor para promover produtos, serviços e marcas. No caso, o público-alvo pode ser contatado por diversos canais, como telefone, e-mail e mensagens instantâneas.

O marketing direto pode ter vários objetivos, como aumentar as vendas, melhorar o reconhecimento de marca, gerar mais leads, fidelizar clientes, entre outros.

Para fazer marketing direto, conheça muito bem seu público-alvo e crie um planejamento com as abordagens que serão utilizadas. Depois, escolha canais como e-mail marketing, SMS, WhatsApp e telefone. Então, selecione ferramentas de automação e gestão que permitem criar ações e campanhas. Por fim, faça testes com grupos segmentados e acompanhe os resultados.

As principais modalidades de marketing direto são: e-mail marketing, SMS marketing, remarketing, WhatsApp marketing, telemarketing (inside sales) e mala direta.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies