O que é captação de clientes e como fazer? [guia]

imagem mostra mãos digitando em um computador. Na imagem aparece, também, ilustrações de clientes satisfeitos, resultado de um trabalho de captação de clientes

Captação de clientes é o processo de atrair e conquistar novos compradores para um negócio, produto ou serviço. Para isso, envolve estratégias de marketing e vendas, como publicidade, promoções, networking e marketing digital, com o objetivo de aumentar a base de clientes e impulsionar o crescimento da empresa.


Saber como captar clientes é fundamental para o fortalecimento de qualquer empresa. Principalmente, quando existe um grande número de pessoas ativas na internet.

As marcas que conseguem criar e manter um relacionamento com os seus compradores acabam conquistando mais confiança, segurança e popularidade.

Tendo isso em vista, neste artigo, vamos conhecer 10 estratégias para captar clientes para o seu negócio online. Vamos nessa?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é captação de clientes?

Captação de clientes é uma etapa do processo de vendas que busca identificar potenciais consumidores dispostos a fazer uma compra em seu negócio.

O objetivo é reconhecer o maior número de oportunidades possíveis para que o consumidor entre em contato com a sua empresa e conheça as soluções que ela oferece.

Dessa forma, as dicas a seguir serão capazes de trazer os clientes à sua loja virtual e garantir as condições necessárias para que as vendas online aconteçam.

Quais as melhores estratégias de captação de clientes?

Agora que sabemos o que é a captação de clientes, chegou a hora de conferir as principais estratégias para captação de clientes. Vamos conhecê-las:

1. Entenda a necessidade do seu cliente

Quem é a persona do seu negócio, ou seja, o público-alvo que vai comprar a solução que você oferece? Traçar o perfil do consumidor ideal vai ajudar na estratégia de captação de clientes de seu negócio.

Descubra quem é ele: qual sua faixa de idade, quais são seus hobbies e hábitos de consumo.

💡 Saiba mais: Tipos de clientes e como atendê-los com sucesso

2. Tenha um site com design responsivo

Design responsivo é uma técnica utilizada na programação de um site para torná-lo acessível a qualquer tipo de dispositivo, desktop ou mobile.

Sendo assim, já é possível imaginar o porquê de criar um site simples de navegar para captar clientes, certo? Se ainda não, a gente te explica o motivo: hoje, 80% de todo o tráfego da internet acontece por smartphones. E não são só os números que mudaram: o comportamento dos usuários também é outro. Desde 2017, o tráfego mobile aumentou 30,6%, enquanto aquele vindo de desktops caiu 3,3%.

Isso significa que as chances de um potencial cliente procurar por você na internet e utilizar um dispositivo móvel para ter informações sobre o negócio são enormes.

Por isso, é muito importante ter um site convidativo e responsivo para que o cliente em potencial tenha vontade de conhecer mais sobre seus produtos ou serviços.

Por fim, se você está pensando em vender na internet, ou até mesmo já tem uma loja virtual, é importante escolher uma plataforma de e-commerce que ofereça um layout moderno e responsivo.

A Nuvemshop, por exemplo, oferece esses benefícios para todas as lojas que usam a plataforma, além de contar com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.

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3. Invista em marketing de conteúdo

Uma estratégia fundamental para a captação de clientes é o marketing de conteúdo. Nesse contexto, um blog com artigos informativos relacionados ao seu nicho de atuação pode ser um bom começo.

Isso porque, além de atrair visitas orgânicas por meio de mecanismos de busca, como o Google, é possível utilizar a página para gerar tráfego para o seu site.

É importante, porém, escolher as palavras-chave que fazem sentido na relação entre a intenção de busca do usuário e as soluções que o seu negócio oferece.

Lembre-se de que o Google busca oferecer às pessoas informações que sejam, realmente, compatíveis com o que elas estão buscando na internet.

4. Aplique técnicas de SEO

Para conquistar espaço e captar clientes, é comum combinar o marketing de conteúdo com estratégias de SEO (Search Engine Optimization) —, no português, otimização dos mecanismos de busca.

Este conjunto de técnicas é utilizado para otimizar páginas, sites e blogs. A partir dessas otimizações, é possível alcançar bons resultados em sites de buscas, gerando tráfego orgânico.

Ao usar as palavras-chave corretas, o conteúdo fica melhor posicionado organicamente, sem que seja necessário gastar um centavo para isso. Quanto melhor a colocação, mais visto pelo público você será e, consequentemente, mais visitas receberá.

Como o Google é o principal site de busca, o investimento no SEO é fundamental quando se fala de sucesso ou fracasso de uma empresa nas pesquisas de internet. Isso porque, quanto melhor o posicionamento nas páginas de resultados, mais bem visto pelo público você será.

💡 Saiba mais: Como indexar o seu site no Google com uma estratégia de SEO sólida?

5. Grave vídeos

Se você procura engajamento, impulsionamento e repercussão, investir em vídeos é uma das melhores formas para alcançar seu objetivo.

Os vídeos estão em alta na forma como as pessoas consomem informações. Por isso, é interessante investir em conteúdos informativos, divertidos, engraçados e diferentes.

Muitas marcas já fazem parcerias com youtubers e outros influenciadores digitais em seus vídeos, o que traz bastante retorno. E aí entra, novamente, uma das dicas já comentadas neste artigo: conhecer o seu público-alvo. Se a sua persona se interessa por certos temas e personalidades, é uma ótima escolha utilizar isso a seu favor.

Apesar de dar mais trabalho do que criar imagens ou textos, os vídeos geram bastante engajamento, o que é ótimo para trazer visibilidade para a empresa.

💡 Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing na sua estratégia digital?

6. Trabalhe com e-mail marketing

Diferente do que as pessoas pensam, o e-mail marketing continua firme e forte como uma ótima maneira de captar clientes para o seu negócio. Possibilitando que você produza conteúdos exclusivos para a sua lista de contatos, o e-mail também permite que a relação construída aumente ainda mais o número de visitas para o seu site.

Depois de atingir um certo número de pessoas na lista de contatos, torna-se praticamente impossível lidar com cada um, já que a tendência é crescer de centenas para milhares. Um dos benefícios de apostar no e-mail marketing é que o investimento financeiro para o sucesso é mínimo. Existem, inclusive, muitas ferramentas de e-mail marketing grátis que você pode utilizar.

Para ter sucesso com a estratégia, crie conteúdos interessantes sobre o seu segmento, como dicas valiosas e questionamentos que tragam engajamento e evitem que seus próximos e-mails caiam na temida lista de spam.

Lembre-se de que todo mundo gosta de se sentir exclusivo. Por isso, fazer uso de ferramentas de automação é uma ótima forma de expressar para cada um dos seus leads que eles são especiais, além de poder enviar e-mails sobre um tema que apenas certa parte do seu público se interesse e em horas que você predeterminar.

Palavras persuasivas são extremamente válidas na hora de redigir um e-mail, por isso, faça uso delas — mas sempre tomando cuidado com excessos para evitar a caixa de spam. As pessoas precisam sentir que você está agradecido por ter a oportunidade de interagir com elas, então pense bem nos termos que irá utilizar.

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7. Confie nas indicações de clientes atuais

Quem já é cliente da sua loja, provavelmente, pode influenciar outras pessoas a também se tornarem consumidores. Então, por que não incentivá-los a fazer recomendações? Essa é uma excelente oportunidade para captar clientes!

Existem diferentes maneiras de colocar essa estratégia em prática. Você pode, por exemplo, lançar um programa de recompensas, no qual o cliente ganha algum benefício para cada pessoa que fizer a indicação.

Outra dica é desenvolver uma campanha de descontos tanto para quem indica quanto para quem foi indicado e fez uma compra em sua loja.

8. Aposte no tráfego pago

Falamos, neste conteúdo, sobre a melhor estratégia para aumentar o número de visitas organicamente, o SEO. Agora, chegou a hora de apresentar o carro-chefe do Google: o Google Ads, ferramenta focada em anúncios com base no uso de palavras-chave.

Com a ferramenta, você pode determinar quanto deseja investir por dia e onde exibir os anúncios, tendo três opções oferecidas pelo Google Ads:

  1. Rede de display, ou seja, banners em sites de conteúdo do Google e parceiros que não pertencem à empresa, mas que utilizam os mesmos algoritmos e propagandas;
  2. Rede de pesquisa, isto é, anúncios nas páginas de resultado. Eles são exibidos não somente o Google, como também outros sites menores de busca que usam os mesmos mecanismos;
  3. Outros produtos do Google, como YouTube (uma das maiores plataformas do mundo) e Gmail.

Quanto maior for o investimento no Google Ads, em mais domínios você aparecerá e, consequentemente, mais visto será.

Para comprar as melhores keywords, é necessário conhecer muito bem o seu público e a sua empresa. Pense em quem se interessaria pelo que você oferece e em como pesquisaria por isso.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Google?

9. Ofereça recompensas digitais

Todo mundo gosta de receber recompensas, certo? Imagine como a sua relação com os seus clientes ficará quando você oferecer algo em troca dos dados de contato deles.

Captar consumidores não é uma tarefa fácil. No entanto, como é ensinado na fórmula de lançamento, você pode utilizar essas gratificações como forma de agradecimento. O mais comum é disponibilizar e-books com conteúdos interessantes de maneira mais aprofundada após receber o contato do cliente, como e-mail ou telefone.

Além disso, você também pode oferecer vídeos inéditos, exclusivos e informativos. Lembre-se de que recompensas ficam na memória das pessoas, o que faz com que elas pensem na sua marca de modo especial, principalmente se realmente usarem o conteúdo recebido em seu dia a dia.

Importante ressaltar também que, devido à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sempre que você solicitar os dados de um cliente, é preciso informar para qual objetivo ele será utilizado, além de pedir o consentimento da pessoa antes do envio dos conteúdos.

💡 Saiba mais: O que é página de agradecimento?

10. Realize parcerias

Essa dica é importante, principalmente, para negócios que estão iniciando. Realizar parcerias estratégicas é fundamental para a captação de clientes!

Nessa etapa, é importante construir parcerias para divulgação com outras marcas, ampliar canais de vendas e manter bons relacionamentos com empresas que podem te indicar para os seus clientes.

Uma parceria pode ser realizada de várias maneiras. O co-marketing, a mais comum delas, diz respeito a empresas que têm um mesmo público como alvo, alinhando seus interesses e esforços para criarem, juntas, um impacto no nicho de atuação que não conseguiram ter sozinhas.

Para ajudar com isso, você pode recorrer a agências de marketing e freelancers especializados em comércio eletrônico. E, se você é um profissional que gosta de trabalhar com marketing, vendas e negócios, que tal conhecer o Programa Especialistas Nuvemshop? Nele, você pode ajudar lojistas dos mais variados segmentos a ter sucesso!

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Aprendeu o que é captação de clientes?

Como vimos, criar e gerar tráfego para seu site, além de fortalecer o relacionamento, é fundamental na hora de pensar em como captar clientes.

Existem várias formas de lançar o seu produto, como a gravação de vídeos. Não deixe de investir em cada uma das ferramentas que falamos. Afinal, a internet e as redes sociais são os melhores canais para fortalecer a sua relação com os seus consumidores.

Esperamos que este conteúdo tenha sido inspirador para você! Se você quer começar a vender pela internet de forma otimizada, descomplicada e segura, crie sua loja virtual grátis com a plataforma da Nuvemshop. É simples, rápido e você não precisa pagar nada para começar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre captação de clientes

Captação de clientes é uma etapa do processo de vendas que busca identificar potenciais consumidores dispostos a fechar uma compra em seu negócio.

Entenda a necessidade do seu cliente, crie um site com design responsivo, invista em marketing de conteúdo, aplique técnicas de SEO, grave vídeos, trabalhe com e-mail marketing, confie na indicação de clientes atuais, aposte no tráfego pago, ofereça recompensas grátis e realize parcerias.

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