10 dicas de marketing digital para empreendedores

Por: Talitha Adde

imagem mostra uma pessoa digitando em um computador, criando estratégias de marketing digital para empreendedores

As principais dicas para empreendedores de marketing digital são:

  • Tenha um site
  • Faça marketing de conteúdo
  • Invista em Inbound Marketing
  • Aposte nas redes sociais
  • Otimize seu site para mecanismos de pesquisa
  • Promova campanhas pagas
  • Estabeleça parcerias
  • Faça marketing de afiliados
  • Saiba analisar métricas

Quer saber mais como ter sucesso com essas estratégias? Continue a leitura deste conteúdo!


Se você vende pela internet, conhecer as melhores estratégias de marketing digital para empreendedores é essencial para o sucesso do seu negócio.

Com a popularização das lojas virtuais e a multiplicação de diversos canais de vendas, utilizar ferramentas adequadas para promover um negócio pode fazer toda a diferença.

Para você ter uma noção deste cenário, só em 2020, os canais de marketing mais utilizados por empreendedores foram as redes sociais (37%) e os sites (33%), de acordo com pesquisa do portal Visual Objects.

Mas será que essas são as únicas formas de divulgar a sua empresa? Te respondemos que não!

Então, se você está interessado em aumentar as vendas do seu negócio, separe o lápis e o papel e venha comigo! Ao longo deste artigo, você descobre 10 dicas de marketing digital para empreendedores. Mas, antes de começar, veja um vídeo de como começar do zero com a estratégia:

Agora, vamos ao assunto? As principais dicas de marketing digital para empreendedores são:

1. Tenha um site

Seja para vendas ou uma página institucional na internet, ter um site com informações atualizadas amplia o alcance da sua marca.

Isso porque uma página na web é o local em que você pode atrair potenciais clientes na internet, por meio de estratégias de marketing digital. Falaremos ao longo deste artigo sobre as principais delas.

Além disso, é importante ter um site com design responsivo, ou seja, acessível por meio de qualquer tipo de dispositivo, desktop ou mobile.

No caso das vendas online, por exemplo, ter um site otimizado é importante para melhorar a experiência de compra do cliente, independentemente do dispositivo que ele use para acessar o e-commerce. Com isso, é possível aumentar a taxa de conversão de vendas da loja virtual.

📹Veja também: E-commerce: Vale a pena para quem está começando?

A Nuvemshop, por exemplo, oferece layouts modernos e responsivos para todas as lojas que usam a plataforma de e-commerce, além de contar com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os negócios online fiquem no ar durante 99,9% do ano.

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2. Faça marketing de conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo tem como objetivo posicionar o seu negócio no lugar e na hora certa da jornada de um cliente para oferecer as melhores soluções.

É um processo para publicar materiais e informações relevantes para a sua persona, ou seja, a representação ideal do seu cliente, a fim de atrair, converter e encantar consumidores.

Para isso, você pode criar conteúdos nas redes sociais da sua empresa, como nos perfis comerciais do Instagram e do Facebook, além de fazer campanhas de e-mail marketing e de publicar artigos em um blog da sua emrpresa, por exemplo. Ao longo deste artigo, você confere os detalhes de cada uma dessas estratégias.

O marketing de conteúdo, se bem feito, pode trazer outros benefícios, como: reconhecimento de marca, criação de autoridade e educação do mercado.

💡 Saiba mais: Como criar um blog de sucesso?

3. Invista em Inbound Marketing

Inbound Marketing, ou marketing de atração, é uma estratégia utilizada para atrair o interesse das pessoas para o seu negócio.

Para isso, é preciso entender as dores e necessidades dos clientes para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, com o objetivo de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.

A principal forma de fazer com que as pessoas encontrem a sua marca é criar conteúdos com informações relevantes, que solucionem os problemas dos seus potenciais consumidores.

O marketing de conteúdo, citado no tópico anterior, é um grande aliado para ter sucesso com essa estratégia.

4. Crie campanhas de e-mail marketing

A próxima dica de marketing digital para empreendedores é: crie campanhas de e-mail marketing.

Essa é uma estratégia que envolve o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos de uma empresa.

O e-mail marketing pode ser utilizado como método de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

Inclusive, é possível segmentar suas listas seguindo diversos fatores, como pessoas que já compararam da sua marca e aquelas que só se inscreveram na newsletter, por exemplo.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing: um guia para começar

5. Aposte em redes sociais

Poucos canais de comunicação proporcionam tanta interação e engajamento das pessoas com as marcas quanto as redes sociais.

Além disso, essas plataformas são ótimos instrumentos para atrair mais tráfego para o seu site. Isso porque algumas dessas mídias levam o consumidor a finalizar o pedido em um e-commerce, por exemplo.

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Assim, ter uma página no Facebook, Instagram, YouTube ou Twitter é importante para vender mais e promover suas ações e conteúdos.

📹 Veja: Como vender pelo Instagram 2021?

Outra vantagem é que as redes sociais podem te ajudar a reter e fidelizar clientes. No pós-venda, por exemplo, é possível manter o contato por esses canais e gerar novas oportunidades de negócios.

6. Otimize seu site para mecanismos de pesquisa

Em uma estratégia de marketing digital para empreendedores, ser encontrado por meio de mecanismos de buscas, como o Google, é essencial. E, para isso, é importante conhecer técnicas de SEOSearch Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, em tradução para o português.

Esse método envolve um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web que visam a alcançar bons posicionamentos orgânicos nos resultados de buscas, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Funciona da seguinte forma: em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. Ao estar entre as primeiras páginas no buscador, você tem mais chances de ganhar visibilidade, além de mais cliques.

De acordo com uma pesquisa do Backlinko, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques e apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar a sua loja virtual

7. Promova campanhas pagas

Mídia paga é toda comunicação que uma marca realiza investindo dinheiro para ter algum resultado esperado. Ou seja, são anúncios pagos na internet que promovem uma marca, produto ou serviço, e que permitem gerar mais visibilidade, engajamento, leads ou vendas.

Existem diversas plataformas de mídias pagas à disposição para quem está procurando dicas de marketing digital para empreendedores.

Você pode investir, por exemplo, em redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o Pinterest, o YouTube, o Twitter e o LinkedIn; ou em buscadores, como o Google, o Bing e o Yahoo. Vamos entender o objetivo de cada tipo de plataforma:

Redes sociais

A maior vantagem de investir nas redes sociais é que você consegue segmentar o público-alvo segundo os comportamentos, localização e interesses do seu cliente.

Vamos supor que você está começando um negócio online e chegou o momento de fazer o lançamento da sua loja virtual.

Após ter definido o seu público-alvo e o que irá vender, você notou que o seu cliente potencial vive em cidades litorâneas do estado de São Paulo. Com isso, é importante criar uma campanha segmentada nesta região para introduzir a sua marca aos consumidores e, assim, começar a gerar vendas.

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Buscadores

Com campanhas pagas em buscadores, você consegue impactar um consumidor no momento exato em que ele estiver pesquisando sobre um serviço, produto ou assunto específico.

Então, por exemplo, se você vende camisetas online, é possível mostrar o anúncio da sua loja virtual para quem estiver pesquisando sobre lojas do segmento no Google, por exemplo.

💡 Saiba mais: Passo a passo completo para criar o plano de mídia do seu negócio

8. Estabeleça parcerias

Uma boa estratégia de marketing digital para empreendedores é descobrir, dentro do seu segmento de atuação, empresas que complementem a sua atividade. Uma parceria pode tornar as ações de divulgação de ambas as empresas ainda mais atrativas.

Lembra quando falamos da importância do SEO? Aqui, vai mais uma dica de como o seu site pode ser melhor posicionado em mecanismos de busca.

Por exemplo, quando uma página na internet relevante no seu nicho de mercado faz a linkagem de determinado conteúdo publicado no seu blog, essa ação é muito bem vista pelos motores de busca.

Então, não deixe de estudar quais parceiros podem trazer melhores resultados para o seu negócio.

9. Faça marketing de afiliados

Uma forma muito comum para gerar receita com marketing digital para empreendedores é por meio de afiliados.

Se você vende produtos ou serviços, pode criar uma rede de influenciadores digitais, blogs e sites que podem revender a sua mercadoria em troca de uma comissão.

Essa é uma forma de aumentar o alcance e o reconhecimento da sua marca.

📹Veja também: Como empreender na internet? [Marketing de afiliados e infoprodutos]

10. Saiba analisar métricas

A última dica de marketing digital para empreendedores é o que vai definir o sucesso da sua estratégia: a análise de métricas. É de extrema importância que você saiba quais são os principais indicadores para analisar como estão performando as ações de marketing.

Veja alguns exemplos de métricas que você pode acompanhar:

ROI (Retorno sobre Investimento)

O ROI é uma métrica utilizada para mensurar o retorno financeiro de determinada campanha de comunicação, permitindo a análise de que os recursos estão sendo investidos no lugar certo.

Por exemplo, digamos que você criou uma campanha nas redes sociais para divulgar a nova coleção da sua loja virtual de roupas. A partir do cálculo do ROI, você conseguirá avaliar se a estratégia está gerando os resultados esperados de vendas.

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CAC

O CAC, ou custo de aquisição por cliente, é a métrica que mostra o quanto um negócio está investindo para conquistar cada novo cliente.

Esse indicador permite otimizar resultados e ajustar a meta de vendas, além de determinar quais os investimentos que poderão ser feitos para conseguir mais clientes sem gastos desnecessários ou excessivos.

Tráfego

O tráfego é a métrica que mostra a quantidade de pessoas que visitaram uma página na internet.

É importante para determinar a quantidade de novos clientes e visitantes recorrentes que o seu site de vendas está tendo após o investimento em campanhas de marketing digital, por exemplo.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador útil para calcular a porcentagem de vendas fechadas, a partir do contato de um cliente com uma campanha de marketing digital.

O indicador é determinante para saber se as metas foram alcançadas ou não.

Benefícios do marketing digital para empreendedores

Se você ainda não está convencido de que investir em marketing digital é uma estratégia eficiente para o seu negócio, confira três benefícios para começar a elaborar um plano de marketing:

1. Segmentação de público

Uma das maiores vantagens que o marketing digital proporciona é a possibilidade de segmentação do público. A estratégia permite que o seu negócio esteja no lugar certo e na hora certa para conquistar novos clientes.

No método tradicional, como anúncios em televisão, rádio ou jornais, embora haja uma seleção prévia do horário para veiculação, ou de qual veículo impresso o seu público-alvo costuma utilizar para se informar, as campanhas buscam atingir o maior número de pessoas. Mas isso não significa, necessariamente, que todos eles podem se tornar clientes.

O marketing digital, por impactar somente uma parcela do público-alvo, pode trazer mais leads qualificados para o seu negócio a partir de investimentos mais baixos.

2. Credibilidade da marca

Consolidar um negócio no mercado é importante para se diferenciar da concorrência. Mas, para atingir esse patamar, não basta apenas oferecer um produto de qualidade. É preciso ter presença online.

Neste sentido, o marketing digital pode ajudar a sua empresa a se tornar uma referência dentro do setor de atuação.

Você pode, como exemplo, produzir conteúdo para redes sociais e blogs com o objetivo de informar o seu público sobre seu mercado e os produtos que oferece.

3. Fidelização de clientes

O marketing digital reúne técnicas preciosas na etapa do pós-venda, o que ajuda na fidelização de clientes.

É possível criar campanhas de e-mail marketing com cupons de desconto e ofertas especiais para clientes que não compram produtos do seu negócio há um tempo.

📹Veja também: Como começar no empreendedorismo digital do zero em 2021?

Resumo sobre marketing digital para empreendedores

Esperamos que este guia sobre marketing digital para empreendedores te ajude a criar as melhores estratégias para o seu negócio.

Antes de começar a colocar todas as dicas em prática, entenda quem é a sua persona, o que você quer vender e o quanto tem de recurso para o investimento. A partir daí, dê início à estratégia.

Para finalizar, veja um resumo rápido deste conteúdo:

10 dicas de marketing digital para empreendedores

  1. Tenha um site
  2. Faça marketing de conteúdo
  3. Invista em Inbound Marketing
  4. Crie campanhas de e-mail marketing
  5. Aposte em redes sociais
  6. Otimize seu site para mecanismos de pesquisa
  7. Promova campanhas pagas
  8. Estabeleça parcerias
  9. Faça marketing de afiliados
  10. Saiba analisar métricas

Benefícios do marketing digital para empreendedores

  1. Segmentação de público
  2. Credibilidade da marca
  3. Fidelização de clientes

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