Produtos sazonais: o que são e como vender o ano inteiro?

- Produtos sazonais são itens que estão disponíveis ou são mais procurados em épocas específicas do ano, como chocolates na Páscoa e panetones no Natal;
- Geralmente, esse aumento na procura é influenciado pelo clima, por feriados ou por datas comemorativas;
- Baixe o calendário comercial 2025 com datas comemorativas para varejo e saia na frente da concorrência, se preparando para vender o ano todo!
Em quase todos os meses do ano, surgem momentos especiais em que os consumidores estão mais dispostos a gastar com presentes ou a comprar produtos específicos para cada estação. Se você ainda não explora a venda de produtos sazonais, pode estar perdendo grandes oportunidades de crescimento.
Para você ter uma ideia, em nosso varejo, o mês de dezembro é o mais forte do ano, com vendas usualmente superiores à média dos demais meses em 50% ou mais.
Nesse contexto, se destacar nos períodos estratégicos e lidar com a sazonalidade dos produtos pode ser um desafio para muitos lojistas, mas, na verdade, essa também é uma chance valiosa para se diferenciar e aumentar as vendas.
Pensando nisso, preparamos este artigo especial que reúne tudo sobre o assunto. Aqui, você confere o que é sazonalidade e exemplos de produtos sazonais. Então, vamos lá?
Antes de continuar, aproveite para baixar o calendário comercial 2025: datas comemorativas para o varejo desenvolvido pela Nuvemshop. Com ele, planeje suas estratégias de marketing e vendas com antecedência e venda o ano todo!
O que é produto sazonal?
Produto sazonal é uma mercadoria vendida em maior quantidade em uma determinada época do ano, como os chocolates na Páscoa, por exemplo. Nesses casos, o aumento da procura pode ser influenciado pelo clima, feriados ou datas comemorativas.
Por exemplo, se você trabalha no setor alimentício, a sazonalidade de produtos é influenciada por estações e festividades. Nesse caso, alguns dos principais exemplos de produtos sazonais são os sorvetes no verão e a explosão dos panetones nas vendas de Natal.
Já para os e-commerces de moda, as vendas podem ser influenciadas pelo clima das estações do ano e pelas datas em que a procura por presentes está em alta, como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados.
Por isso, é importante preparar o seu negócio para a sazonalidade, independentemente de qual seja o seu segmento no mercado.
Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:
Como vender produtos sazonais?
Até aqui já sabemos o que é um produto sazonal, mas, afinal, como gerir as vendas desse tipo de mercadoria? Se você ainda tem dúvidas sobre isso, veja algumas dicas:
Saiba quais são os períodos de sazonalidade
A primeira coisa para vender produtos sazonais é mapear quais são as datas comemorativas que podem ser proveitosas para o seu negócio e criar estratégias. Se você vende acessórios masculinos, por exemplo, deve aproveitar datas como o Dia dos Pais, o Dia dos Namorados e o Natal, já que são períodos em que existe muita troca de presentes.
💡Saiba mais: Calendário comercial para 2025: principais datas comemorativas
Planeje as ações
Após identificar as datas sazonais mais interessantes para o seu negócio, faça um planejamento das vendas para cada ação. Para isso, o primeiro passo é reforçar o estoque, adquirindo peças extras para suprir o aumento das vendas.
Além disso, é importante criar promoções, oferecer frete grátis e garantir boas condições de pagamento. Ter kits especializados para datas sazonais também é uma boa oportunidade para vender mais em seu negócio.
💡Saiba mais: O que é estoque sazonal e como fazer a gestão de mercadorias?
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Conheça o perfil dos seus consumidores
Saber quem são os seus clientes é importante para gerar mais vendas sazonais. Isso porque, quando você já sabe quem é o seu comprador, fica mais fácil “falar a mesma língua” que o seu cliente e criar campanhas que realmente convertam.
Por isso, procure se informar sobre em quais redes sociais o seu consumidor está presente, que tipo de promoção mais traz engajamento junto a esse público, qual a idade média do seu consumidor, gênero predominante, entre outras informações.
💡Saiba mais: Persona: guia completo para criar uma
Faça uma estratégia eficiente de precificação
Já é tradição que as lojas físicas e virtuais ofereçam descontos e vantagens para incentivar as vendas de produtos sazonais em datas comemorativas. No entanto, é preciso saber como precificar corretamente os produtos para não ficar no prejuízo.
Isso porque preços muito altos resultam em baixa nas vendas, já os preços baixos podem gerar desconfiança no consumidor em relação à qualidade dos produtos e causar prejuízo na margem de lucro do lojista.
Por isso, uma dica é calcular o preço de compra de cada mercadoria, custos com impostos, frete e campanha de marketing. Além disso, lembre-se de somar as despesas e o lucro que deseja ter sobre a venda de cada produto para chegar a um valor justo e atrativo para os clientes.
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Tenha um bom atendimento ao cliente
Por último, prepare-se para atender aos pedidos online e esteja pronto para responder as dúvidas que surgirem sobre o seu negócio, produtos e serviços de forma cordial no atendimento ao consumidor. Garantir uma experiência positiva às pessoas que comprarem com você pode ser a chave para a fidelização do cliente.
💡Saiba mais: O que é atendimento personalizado e como aplicá-lo em sua empresa?
Exemplos de produtos sazonais
Como vimos, os produtos sazonais são aqueles mais procurados em determinadas épocas do ano, seja por datas comemorativas ou pelas mudanças de estação. A seguir, confira exemplos de produtos sazonais para se inspirar e vender mais:
Produtos sazonais de verão
O verão traz altas temperaturas e com isso a procura por itens leves, práticos e refrescantes que ajudam a lidar com o calor aumentam consideravelmente:
- Roupas de banho (biquínis, sungas e maiôs);
- Sandálias e chinelos;
- Ventiladores e ares condicionados;
- Protetor solar e óculos de sol;
- Tendas e cadeiras de praia;
- Sorvetes e picolés;
- Itens para churrasco (grelhas, espetos e acessórios);
- Bebidas refrescantes (água de coco, sucos naturais e cervejas artesanais).
💡Saiba mais: Ideias de produtos para vender no verão
Produtos sazonais de inverno
Já no frio, a demanda se volta para produtos que geram conforto e proteção térmica:
- Casacos, cachecóis e luvas;
- Cobertores e mantas;
- Chocolates quentes e bebidas quentes em geral;
- Calçados fechados (botas, tênis de inverno);
- Itens de aquecimento (aquecedores, lareiras portáteis).
Produtos sazonais de Páscoa
A Páscoa é sinônimo de chocolates, presentes e momentos em família. Com isso, as vendas no varejo tendem a aumentar significativamente: em 2024, para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), a venda de chocolates movimentou R$ 1,9 milhão no período, com mais de 37 mil produtos vendidos.
Os produtos mais procurados são:
- Ovos e barras de chocolate;
- Doces em geral;
- Cestas de Páscoa personalizadas;
- Decoração temática (coelhos, cenouras e guirlandas);
- Itens para celebrações e reuniões familiares.
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Produtos sazonais de Dia das Crianças
O Dia das Crianças também movimenta o varejo, a data comercial aquece o mercado de produtos sazonais como:
- Brinquedos e jogos educativos;
- Roupas infantis temáticas;
- Livros infantis e kits criativos;
- Itens de festa e decoração infantil.
Produtos sazonais de Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados
O Dia das Mães, dos Pais e também o Dia dos Namorados mobilizam o consumo de presentes especiais, como:
- Perfumes e cosméticos;
- Joias, semijoias e bijuterias;
- Vinhos e queijos;
- Kits de café da manhã ou cestas personalizadas;
- Roupas e acessórios;
- Itens de decoração para presentear.
Produtos sazonais de Natal
Sem dúvidas o Natal é um dos maiores picos de consumo no varejo: em dezembro as vendas online movimentaram R$ 26 bilhões no Brasil, um crescimento de 20,6% em comparação com 2023.
Os produtos sazonais mais procurados no final do ano são:
- Decoração natalina (árvores, enfeites e luzes);
- Presentes diversos (roupas, brinquedos e eletrônicos);
- Panetones e produtos típicos de festas de fim de ano;
- Ceias de natal (peru, sobremesa, bebidas e frutas);
- Embalagens personalizadas e kits temáticos.
💡Saiba mais: Ideias de produtos para vender no Natal
Tabela com produtos sazonais mais vendidos
Confira, a seguir, um quadro com os tipos de produtos mais vendidos em cada época do ano:
Época de venda | Exemplos de produtos sazonais |
Verão (dezembro a fevereiro) |
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Inverno (junho a agosto) |
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Páscoa (março e abril) | Ovos de chocolate e cestas de Páscoa |
Dia das Crianças (outubro) | Jogos educativos, brinquedos e produtos eletrônicos |
Natal (dezembro) |
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Carnaval (fevereiro e março) | Fantasias, confetes e maquiagem |
Dia das Mães (maio), Dia dos Namorados (junho) e Dia dos Pais (agosto) | Perfumes, kits de presente, chocolates, cestas, roupas e flores |
Black Friday (novembro) | Eletrodomésticos, produtos eletrônicos e presentes em geral |
Como planejar vendas de produtos sazonais na baixa temporada?
A venda de produtos sazonais pode atender a desejos dos clientes em momentos específicos. No entanto, essa também pode ser uma boa oportunidade para conquistar o consumidor e fazer com que ele volte a comprar na sua loja mesmo fora de época.
A seguir, confira estratégias que podem ajudar a vender produtos sazonais o ano todo:
Ofereça kits de produtos
Uma boa opção é montar kits de produtos que combinem os itens sazonais com aqueles que têm demanda durante o ano todo. Se você vende doces, por exemplo, pode criar cestas de café da manhã com chocolates e outros quitutes, como bolos, chás e biscoitos.
Crie sua própria data sazonal
A criatividade não tem limites e, por isso, outra boa ideia é não depender apenas das datas tradicionais do calendário. Então, nossa dica é criar uma data especial para o seu público-alvo. Você pode inventar, por exemplo, o Dia do Cliente VIP ou uma campanha no dia de aniversário da loja para atrair mais clientes com preços competitivos e condições especiais.
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Diversifique os canais de venda
Não é problema nenhum vender apenas em loja física, mas, sem dúvidas, as suas vendas tendem a aumentar se você expandir para outros canais. Então, amplie sua presença para o virtual: use e-commerce, marketplace e redes sociais para alcançar novos clientes e apresentar seus produtos sazonais de maneira atrativa durante o ano todo.
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Inclua técnicas de upsell e cross sell
Aproveite cada oportunidade de venda para oferecer produtos complementares (cross sell) ou versões premium (upsell). Por exemplo, quem compra um moletom de inverno pode se interessar por um cachecol ou por uma bota.
💡Saiba mais: O que é cross selling e up selling?
Aposte em programas de fidelidade
Outra dica é apostar nos programas de fidelidade, que é a prática de oferecer benefícios exclusivos para clientes que voltam a fazer compras na sua loja.
Esse é um incentivo a mais para que eles voltem a comprar fora do período sazonal — e, de acordo com um pesquisa, é um critério de escolha para mais de 80% dos consumidores.
Entendido o que é produto sazonal?
Agora que você sabe o que é produto sazonal, fica mais fácil criar campanhas para os seus clientes e aumentar as suas vendas, não é mesmo? Então, lembre-se de conferir o calendário comercial para não perder nenhuma oportunidade.
E, se você ainda não vende online, ainda dá tempo de criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop antes da próxima data sazonal. É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙