Guia completo para vender vinho pela internet

imagem de vários tipos de uvas de vinho em taças para degustação, representando o negócio de vender vinho online

Pontos principais do artigo:

  • Vender vinho pode ser um negócio lucrativo. Afinal, mais de 50 milhões de brasileiros, isto é, 36% da população, consomem a bebida regularmente, uma proporção equivalente à dos Estados Unidos;
  • Para começar a vender vinho pela internet, é preciso conhecer o mercado. Além disso, você precisa determinar quais rótulos serão vendidos em seu negócio. Para isso, considere as preferências e particularidades dos seus clientes;
  • Caso você tenha dúvidas sobre qual canal de venda online escolher para abrir o seu negócio de vinho, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop. Com a solução, é possível integrar o seu negócio com diferentes meios de pagamento e envio.

A comercialização de bebidas alcoólicas é uma tendência que vem crescendo a cada dia. Nesse sentido, começar a vender vinho pela internet pode ser um negócio lucrativo, já que o mercado tem ganhado mais espaço entre os brasileiros.

Isso porque o consumo médio por pessoa da bebida no Brasil é de cerca de 2 litros por ano, de acordo com dados da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). Além disso, a venda de vinhos em supermercados cresceu 17,7% no segundo semestre de 2022 em relação aos primeiros seis meses do ano passado. Informações valiosas, não é mesmo?

Então, se você quer saber como vender vinho online, entender um pouco mais sobre o mercado e começar o seu negócio de bebidas, continue com a leitura deste conteúdo. Vamos lá? 🍷

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Afinal, vender vinho dá dinheiro?

De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em uma década, o consumo de vinho aumentou 74% em todo o mundo. Só em 2020, com o boom da pandemia, a venda da bebida no Brasil cresceu 18% em relação ao ano anterior, segundo dados da mesma pesquisa.

Nesse sentido, podemos afirmar que este mercado pode ser uma oportunidade lucrativa. Afinal, mais de 50 milhões de brasileiros, isto é, 36% da população, consomem vinho regularmente, uma proporção equivalente à dos Estados Unidos, segundo a Wine Intelligence.

Passo a passo para vender vinho online

Agora que você já sabe que vender vinho é um negócio lucrativo, veja um passo a passo para começar no setor. Confira a seguir:

  • Conheça o mercado de vinhos;
  • Escolha os rótulos do seu catálogo;
  • Defina o canal de venda;
  • Selecione bons fornecedores;
  • Trabalhe o marketing do seu negócio.

Se você se interessou por algumas dessas dicas, confira no detalhe aprofundado o guia de como vender vinho online:

Conheça o mercado de vinhos

O mercado de vinhos é complexo, com diferentes estilos, regiões, uvas e preços. Para se sobressair, é preciso que você conheça a fundo o nicho e a necessidade dos seus possíveis clientes.

Nesse sentido, algumas dicas para conhecer um pouco sobre o mercado de vinhos são:

Entenda os conceitos básicos do vinho

Comece explorando sobre as diferentes regiões produtoras de vinho, os tipos de uva e os estilos da bebida. Existem muitos recursos que podem ajudá-lo nesse entendimento, como aplicativos para o celular, a exemplo do Vivino.

Experimente diferentes tipos de vinhos

A melhor maneira de aprender sobre vinhos é experimentá-los. Nesse sentido, visite uma loja da bebida especializada de sua região e peça ajuda a um vendedor para provar uvas diferentes. Também é possível ir a feiras de vinhos ou a vinícolas para ganhar mais experiência e entender um pouco melhor sobre a produção da bebida.

Leia avaliações de vinhos

As avaliações de vinhos podem ser uma boa fonte de informação sobre os tipos da bebida. Leia comentários a respeito de diferentes rótulos, uvas, vinícolas e sabores em revistas especializadas no assunto, como a Revista Adega, ou em sites, como o Evino.

Fale com apreciadores de vinhos

Converse com seus amigos, familiares e colegas que gostam de vinho. Eles podem compartilhar suas experiências e recomendações da bebida com você, tornando o seu entendimento sobre o assunto mais completo.

💡Saiba mais: 10 dicas de como vender bebidas

Escolha os rótulos do seu catálogo

Depois de ter um entendimento melhor sobre o mercado de vinhos, é preciso escolher quais rótulos serão vendidos em seu negócio. Para isso, você também precisa considerar as preferências e particularidades dos seus clientes. Então, responda perguntas como:

  • Eles preferem vinhos nacionais ou importados?
  • Quais os tipos de uvas favoritas?
  • Existem marcas que são mais requeridas?
  • Há algum tipo de limitação no quanto estão dispostos a gastar com vinhos?
  • Entre outras.

Nesse sentido, para se ter uma ideia sobre os vinhos mais tomados no Brasil, os principais são os tintos (85%), seguidos pelos brancos (10%) e rosés (5%). Já as uvas preferidas pelos brasileiros são:

  • Cabernet Sauvignon;
  • Merlot, Malbec;
  • Chardonnay;
  • Sauvignon Blanc;
  • Tempranillo;
  • Pinot Noir;
  • Zinfandel;
  • Grenache.

Além disso, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bebidas (ABIR), os rótulos nacionais mais vendidos no país em 2023 são:

  1. Guaspari Syrah/Vista do Chá 2016;
  2. Benjamin Nieto Suave;
  3. Espumante Casa Perini Moscatel;
  4. Pata Negra Oro Tempranillo;
  5. La Flor de Pulenta Sauvignon Blanc 2018;
  6. Miolo Seleção Rosé 2020;
  7. Los Riscos, Chardonnay 2020;
  8. Mont’arquato Cabernet Sauvignon Barbera Blend;
  9. Miolo Seleção Tinto 2020;
  10. Villa Francioni Pinot Noir 2020.

Agora, quando falamos do consumo de vinho internacional, o Chile é o principal país exportador de vinhos para o Brasil, seguido pela Argentina, Portugal e Itália.

Com esses dados, já é possível ter uma ideia sobre o que vender, certo?

💡Saiba mais: Público-alvo: o que é e como definir o do seu negócio?

Defina o canal de venda

Se a sua ideia é vender vinho pela internet, existem algumas formas para colocar a sua ideia em prática, além da possibilidade de fazer a integração entre diferentes canais de vendas para aumentar o alcance da sua marca.

A principal dica é criar uma loja virtual. Com esse tipo de negócio, você pode fazer a personalização da identidade visual da sua marca, oferecer preços mais competitivos e conectar o seu catálogo de bebidas com redes sociais e marketplaces.

Além disso, os seus clientes podem comprar vinhos de qualquer região do mundo, a qualquer hora, sem precisar sair de casa.

Nesse sentido, a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, oferece a possibilidade de criar uma loja grátis. Com a solução, você pode começar a vender vinhos online de forma rápida, a partir da integração com diferentes meios de pagamento e envio.

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Selecione bons fornecedores

Encontrar bons fornecedores é uma das etapas mais importantes para ter sucesso com a venda de vinhos. A partir dessa escolha, você pode determinar a qualidade do seu produto, o que impacta diretamente na reputação da sua marca.

Algumas empresas que trabalham com a venda de vinhos por atacado no Brasil são:

Ao avaliar os fornecedores, é importante considerar os seus critérios específicos. Isso pode incluir fatores como qualidade, preço, prazos de entrega, flexibilidade e atendimento ao cliente.

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

Trabalhe o marketing do seu negócio

Faça um calendário de marketing para divulgar a sua loja virtual, aproveitando datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e o Natal, por exemplo. Esses são excelentes dias para atrair clientes com brindes e promoções.

Outra ação de marketing para promover a sua loja é realizar parcerias com outras empresas que atendam os seus clientes, como restaurantes.

Monte um kit de produtos

Os kits de produtos podem ser uma maneira eficaz de aumentar as vendas. Ao oferecer um desconto ou um brinde especial, como uma taça, acessórios ou produtos de degustação, esse tipo de estratégia pode incentivar os clientes a comprar mais do que apenas uma garrafa de vinho.

Mas aqui, lembre-se: os produtos incluídos no kit devem ser de alta qualidade para garantir uma experiência positiva para os consumidores.

💡Saiba mais: Guia completo para montar cestas para vender

Tudo pronto para vender vinho pela internet?

E aí, tudo pronto para vender vinhos online? Comece a colocar essas dicas em prática para ter sucesso no segmento e lembre-se de contar com bons fornecedores.

E, se você continua em dúvidas sobre qual canal de venda online escolher para abrir o seu negócio de vinhos, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e atue em um dos segmentos mais lucrativos do e-commerce. É fácil, rápido e não requer conhecimentos técnicos.💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Vender vinho pode ser um mercado lucrativo. Afinal, mais de 50 milhões de brasileiros, isto é, 36% da população, consomem a bebida regularmente, uma proporção equivalente à dos Estados Unidos.

Para começar a vender vinho pela internet, é preciso conhecer o mercado. Além disso, você precisa determinar quais rótulos serão vendidos em seu negócio. Para isso, considere as preferências e particularidades dos seus clientes. Em seguida, defina o canal de venda online e trabalhe o marketing do seu negócio.

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