Como montar um e-commerce: do zero às primeiras vendas
- Saber como montar um ecommerce é essencial para quem quer começar a lucrar na internet;
- É importante fazer um plano de negócios, pesquisar opções de meio de pagamento, envio, checkout e um sistema ERP para facilitar os processos internos;
- Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e ter acesso a todas as ferramentas necessárias para começar a vender em poucos minutos.
As vendas online vêm ganhando cada vez mais força dentro do mercado. Só nos últimos cinco anos, o mercado já cresceu mais de 150%, segundo dados divulgados pelo E-commerce Brasil. Uma oportunidade de ouro para aprender a como montar um ecommerce e começar a lucrar, não é mesmo?
Existem algumas maneiras de começar a vender pela internet e a mais efetiva delas é montar um ecommerce partindo do zero. Para isso, é preciso ter tempo, dedicação e seguir alguns passos essenciais.
Mas, para te ajudar nessa jornada, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber para criar uma loja virtual do zero e começar a vender o quanto antes. Vamos lá?
De forma resumida, o passo a passo de como montar um ecommerce é:
- Faça um plano de negócios;
- Escolha uma plataforma de e-commerce;
- Precifique corretamente os itens da sua loja;
- Cadastre e descreva todo seu catálogo de produtos;
- Configure as opções de pagamento;
- Pense na logística e nas opções de frete;
- Tenha atenção ao checkout;
- Conte com um sistema ERP;
- Invista no atendimento ao cliente;
- Divulgue o seu e-commerce;
- Faça a mensuração dos resultados.
Agora, veja os detalhes de cada item descrito acima:
1. Faça um plano de negócios
O primeiro ponto para montar uma loja virtual é criar o seu plano de negócios. Ou seja, como o seu e-commerce estará estruturado? Quais serão as diretrizes necessárias para dar o pontapé inicial nas suas vendas?
Aqui, existem alguns fatores que você precisa levar em consideração e dar a devida importância. Por exemplo, é fundamental definir o seu nicho de mercado e o tipo de produto que o seu e-commerce irá vender.
Além disso, lembre-se de pensar em planejamentos mais específicos, de acordo com as áreas existentes dentro de um negócio. Nesse caso, os mais relevantes são:
- Planejamento financeiro: quais serão os recursos para manter o fluxo de caixa rodando;
- Planejamento operacional: como funcionará a operação do e-commerce no dia a dia;
- Planejamento de marketing e vendas: quais serão as estratégias de divulgação da loja virtual. Mais à frente, veremos em detalhes sobre esse ponto.
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2. Escolha uma plataforma de e-commerce
Agora chegou o momento de começar a montar um ecommerce. Para isso, você pode optar por contratar um desenvolvedor de sites para criar o seu e-commerce do zero ou, então, escolher uma plataforma na qual você mesmo poderá montar a sua loja virtual.
A primeira opção, inicialmente, pode até parecer mais flexível do ponto de vista de customização e identidade visual. Porém, ao colocar todos os pontos na balança, o alto valor cobrado por esse tipo de serviço e o tempo até a entrega do projeto podem acabar não compensando.
Já com o apoio de uma plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop, todo esse processo é facilitado. Além disso, o primeiro plano é totalmente grátis e não há a necessidade de nenhum conhecimento técnico para colocar sua loja no ar e começar a vender.
Além das muitas opções de layout, você ainda pode disponibilizar ao seu cliente diferentes opções de frete, pagamento e checkout (falaremos mais à frente sobre cada um desses pontos). Assista, no vídeo abaixo, como é simples e fácil criar a sua loja na Nuvemshop!
📹 Veja também: Como montar um ecommerce na Nuvemshop
3. Precifique corretamente os itens da sua loja
A próxima etapa do nosso tutorial para criar um ecommerce é a correta precificação dos produtos que você irá vender.
Lembre-se de que o preço cobrado por cada mercadoria precisa não só cobrir os custos do negócio, mas também gerar uma margem de lucro para o lojista. Tudo isso sem deixar de ser justo para o consumidor final.
Por isso, essa é uma estratégia que deve ser bem planejada, levando em consideração os custos operacionais, as despesas variáveis e a margem de lucro que deseja obter.
Neste ponto, também vale voltar na análise de concorrência que você fez lá no início e fazer um comparativo. Assim, será mais fácil decidir entre vender mais barato e tornar-se competitivo no mercado ou vender mais caro e ter um faturamento maior.
📹 Veja também: Precificação de produtos: como calcular o preço de venda CERTO?
📈 Confira a planilha: Planilha de precificação passo a passo
4. Cadastre e descreva todo seu catálogo de produtos
Cadastrar todos os seus produtos na loja virtual é uma etapa trabalhosa, mas extremamente necessária. Afinal, somente assim o cliente terá acesso a todos os itens que você tem a oferecer a ele.
Para fazer isso da melhor forma possível, é preciso ficar de olho em dois fatores: a qualidade das fotos e a descrição de cada produto. Lembre-se de que, no meio virtual, esses são os únicos pontos de contato do consumidor antes de finalizar uma compra. Portanto, essa é a oportunidade que você tem para convencê-lo a levar aquela mercadoria.
Já para as descrições, o ideal é incluir nesse pequeno texto informações sobre tamanhos, dimensões, cores, texturas, materiais e tudo mais que for importante para a decisão de compra do cliente. Assim, você evita perder a venda porque o cliente teve algum tipo de dúvida sobre a peça.
📘 Confira o e-book: Modelos prontos de descrição de produtos
5. Configure as opções de pagamento
Quanto às formas de pagamento online, você pode optar por utilizar um gateway de pagamento, sistema responsável por conectar e transferir os dados entre um usuário e as instituições financeiras.
Assim, no momento em que o cliente seleciona a maneira como deseja pagar — cartão de crédito ou boleto bancário, por exemplo —, essa tecnologia faz a retenção do valor da compra e o envia diretamente para a conta do vendedor, de maneira prática e segura.
Além das que acabamos de citar, uma outra modalidade de pagamento que vem ganhando a simpatia dos consumidores é o Pix. Além de ser uma forma gratuita e prática de fazer transferências bancárias, ele ainda permite que o lojista receba o dinheiro na mesma hora.
📘 Confira o e-book: Meios de pagamento online mais usados
💡 Saiba mais: Quais são os principais desafios do e-commerce e como superá-los?
6. Pense na logística e nas opções de frete
Assim como os meios de pagamento, no momento de saber como montar um ecommerce, você também precisa disponibilizar diferentes opções de entrega ao seus clientes.
Na Nuvemshop, por exemplo, você conta com o Nuvem Envio, uma solução de frete própria da plataforma que garante envios com descontos exclusivos com os Correios. E, se você preferir usar outros gateways de frete, não tem problema! Aqui, você conta com mais de 27 opções entre Correios e transportadoras para realizar o processo de entrega.
Além disso, seja qual for a modalidade de envio escolhida pelo cliente, lembre-se de deixar claro quais são os valores envolvidos nessa logística e prazo máximo de entrega. Isso garante mais transparência à sua loja e evita que a experiência de compra se torne uma frustração em determinado momento.
💡 Saiba mais: Quais são as opções de frete da Nuvemshop?
📘 Confira o e-book: Correios e outros meios de envio para lojas virtuais
7. Tenha atenção ao checkout
O checkout nada mais é do que a etapa final de conclusão de uma compra. Ou seja, é o momento em que o cliente revisa o carrinho de compras, coloca todas as suas informações pessoais, confere o preço final, o frete, escolhe a modalidade de pagamento e finaliza o pedido.
Apesar de existirem diferentes tipos de checkout, o mais indicado é o chamado checkout transparente, no qual todo pagamento se dá no mesmo ambiente da loja virtual, sem que o consumidor seja redirecionado para o site do intermediador de pagamentos.
Por não obrigar o cliente a mudar de site, esta opção transmite mais credibilidade e confiança, por isso, é a mais recomendada para quem pensa em criar um e-commerce do zero.
8. Conte com um sistema ERP
ERP (sigla para Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português) é um sistema de gestão que reúne dados e informações sobre as áreas financeira, de logística e de recursos humanos de uma empresa.
Ou seja, essa é uma ferramenta essencial para organizar e otimizar os processos de um negócio. Dentre as principais vantagens de utilizar um ERP, podemos citar:
- Integração de todos os canais de venda;
- Maior controle do estoque;
- Emissão de notas fiscais;
- Integração com os meios de envio.
💡 Saiba mais:6 melhores opções de ERP gratuito
9. Invista no atendimento ao cliente
Outro ponto fundamental para considerar ao montar um ecommerce é o atendimento ao cliente. Além de ser uma das exigências da Lei do E-commerce, isso garante a segurança de que, caso algo dê errado, o consumidor terá total suporte por parte da empresa.
Esse também é um divisor de águas na hora de prestar um pós-venda de qualidade e fidelizar o consumidor.
Algumas das ferramentas de atendimento ao cliente que você pode oferecer são:
- E-mail;
- Telefone;
- Chat online;
- Redes sociais (como o Instagram e o Facebook);
- Whatsapp Business.
Não sabe por onde começar na hora de criar um e-commerce e montar um time de suporte? Então, aproveite para fazer o download gratuito do nosso guia de atendimento ao cliente para lojas virtuais:
📘 Confira o e-book: Atendimento ao cliente: guia para lojas virtuais
10. Divulgue o seu e-commerce
Criar o seu plano de marketing também faz parte do processo de como montar um ecommerce. Aqui, as definições começam com os canais de divulgação que você pretende utilizar, que podem envolver redes sociais, e-mail marketing, blog corporativo, entre outras coisas.
A partir disso, é possível começar a desenhar uma estratégia sólida e que faça sentido com os objetivos descritos no planejamento inicial.
Por já estar na internet, a ideia de usar as redes sociais, tanto na divulgação orgânica quanto patrocinada, é uma das mais efetivas quando se trata de e-commerce. Pelo Facebook Ads e pelo Instagram Ads, por exemplo, você consegue integrar sua loja virtual e redirecionar o cliente diretamente de um ambiente para o outro.
Além disso, utilizar o marketing de conteúdo e as técnicas de SEO para conseguir aparecer organicamente nos mecanismos de busca, como o Google, é uma estratégia muito efetiva e econômica para o seu negócio.
💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual
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11. Faça a mensuração dos resultados
Por último e para entender se tudo que foi feito até aqui realmente está trazendo bons frutos, é necessário mensurar os resultados do seu ecommerce. Para isso, utilizar a metodologia dos KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de performance) é uma ótima alternativa.
Quando falamos de e-commerce, os mais importante que precisam ser acompanhados são:
- Taxa de conversão (CVR);
- Taxa de rejeição;
- Carrinhos abandonados;
- Ticket médio;
- Custo de aquisição de cliente (CAC);
- Valor do ciclo de vida (LTV);
- Retorno sobre investimento (ROI).
💡 Saiba mais: KPIs: 7 métricas que todo e-commerce deve acompanhar e como medi-las
📘 Confira o e-book: Gestão de indicadores para e-commerce
Aprendeu como montar um e-commerce?
E aí, o que achou das nossas dicas de como montar um ecommerce? Esperamos que elas tenham sido úteis e que você saia daqui pronto para começar a sua loja virtual!
E, se você já quer dar os primeiros passos rumo ao sucesso nas vendas do seu e-commerce, te convidamos a criar sua loja virtual grátis na plataforma da Nuvemshop. É simples, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar! 💙