8 dicas para vender óculos online [+ exemplos de lojas]
- Entender como vender óculos é uma grande oportunidade de ter seu próprio negócio e lucrar em um mercado que cresce cada vez mais;
- Para ter sucesso vendendo óculos online, você precisa conhecer muito bem seu público-alvo, destacar-se da concorrência, treinar sua equipe (especialmente para vender óculos de grau), oferecer promoções e cuidar da experiência do cliente, além de ter um excelente pós-venda.
- Se você quer ganhar dinheiro vendendo óculos pela internet, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite nossa plataforma completa!
Se você quer aprender a como vender óculos, é preciso entender, antes de tudo, que o mercado é bastante competitivo e exige estratégias eficazes para conquistar clientes e aumentar as vendas. Nesse sentido, contar com dicas e insights valiosos pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com sete dicas de sucesso para você vender óculos e aumentar seu lucro. Com estratégias bem planejadas e uma abordagem focada no cliente, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mercado e alcançar o sucesso almejado. Então, vem com a gente! 😎
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Vale a pena vender óculos?
Se você está pensando em começar a vender óculos, saiba que esse é um mercado em pleno crescimento e repleto de oportunidades. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica), o setor de óculos cresceu 5,7% em 2023 e deve avançar mais 4,2% até 2025.
Há espaço para quem quer aprender como vender óculos de grau e também para os comerciantes de óculos de sol (especialmente os modelos fashion e esportivos). Além disso, o e-commerce de óculos vem se destacando, já que os consumidores querem cada vez mais praticidade e acesso a modelos diferenciados.
Quer saber se vender óculos de sol dá dinheiro? Com as ondas de calor se tornando mais frequentes, as vendas estão disparando. Só em 2023, o aumento foi de 182% em relação a 2022, segundo uma pesquisa feita aqui na Nuvemshop.
Como vender óculos passo a passo?
Quer ter sucesso vendendo óculos pela internet? Então, acompanhe nosso passo a passo:
1. Conheça seu público-alvo
Antes de vender óculos, é fundamental conhecer o perfil do seu público-alvo. Saber quais são as preferências, necessidades e expectativas dos seus clientes é essencial para oferecer os produtos certos e garantir a satisfação deles.
Para isso, faça pesquisas de mercado, analise o comportamento de compra dos clientes e esteja sempre atento às novidades da área.
2. Destaque-se da concorrência
Com tantas lojas de óculos por aí, é preciso ter um diferencial competitivo para se destacar da concorrência. Por isso, busque identificar os pontos fortes da sua loja e use isso a seu favor. Pode ser um atendimento personalizado, uma grande variedade de produtos, preços competitivos ou algo diferente que atraia os clientes.
Nesse caso, o importante é destacar o que você tem de melhor para se diferenciar dos concorrentes.
3. Treine sua equipe
O atendimento é um dos pontos mais importantes na venda de óculos. Por isso, é fundamental que sua equipe de vendas esteja treinada e capacitada para atender bem o público.
Além de conhecer os produtos, é importante saber como abordar os clientes, identificar suas necessidades e oferecer soluções. Invista em treinamentos e capacitações para que sua equipe possa oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade, seja presencialmente ou online.
No caso das lojas de óculos de grau, é preciso ter vendedores treinados para oferecer um atendimento personalizado, de acordo com a receita oftálmica de cada cliente.
Um exemplo é a loja virtual de óculo de grau Maho Sunglasses, que tem sua loja virtual na Nuvemshop. A empresa tira todas as dúvidas dos clientes sobre como comprar um óculos de grau online e disponibiliza atendimento via WhatsApp com vendedores especializados para quem não sabe como personalizar a receita.
4. Use as redes sociais a seu favor
As redes sociais são excelentes ferramentas para divulgar seus produtos e atrair clientes. Nesse sentido, recomendamos que você crie páginas nas principais redes sociais e publique conteúdo relevante e interessante para o seu público-alvo.
Com os perfis profissionais criados, você pode postar fotos dos produtos, dicas de moda e estilo, promoções e descontos exclusivos para quem segue a loja nas redes sociais. Use a criatividade e explore todo o potencial desses canais para aumentar suas vendas.
Quer um exemplo prático? A loja de óculos de sol Kozze, cliente da Nuvemshop, promove seu Instagram ativamente no site e utiliza fotos de clientes e influenciadores utilizando os óculos nas páginas de produto.
💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?
5. Ofereça promoções e descontos
Promoções e descontos são excelentes formas de incentivar as vendas e atrair clientes em busca de um bom negócio.
Para isso, ofereça descontos progressivos, ou seja, que aumentam à medida que a pessoa adiciona mais itens ao carrinho. Ainda, faça promoções relâmpago com benefícios imperdíveis ou crie programas de fidelidade com recompensas para os clientes mais leais. As possibilidades são muitas, basta escolher a estratégia que mais se encaixa no perfil da sua loja.
💡 Saiba mais: Como fazer promoções na sua loja virtual?
6. Invista em tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada na venda de óculos. Sendo assim, invista em ferramentas que facilitem o processo de compra, como uma plataforma de e-commerce, um software de gestão de vendas ou até mesmo um aplicativo para que os clientes experimentem os óculos virtualmente.
Como resultado, essas soluções podem tornar o processo de compra mais rápido, fácil e agradável para os clientes, aumentando as chances de conversão em vendas. Além disso, a gestão do negócio se torna muito mais simples com o auxílio da tecnologia.
Na Nuvemshop, por exemplo, temos vários exemplos de lojas virtuais de óculos que utilizam a tecnologia a seu favor. A loja Linda Menina Óculos, que soma quase 1 milhão de seguidores no Instagram, utiliza o aplicativo Widde para mostrar os produtos em vídeo, valorizando muito mais cada óculos do site.
7. Faça descrições completas
Ao vender óculos online, é fundamental fazer descrições de produtos completas e atrativas. Informe quais proteções oftálmicas os óculos oferecem, quais são as medidas e também quais os materiais de fabricação.
Veja o exemplo de uma descrição de produto da loja virtual Amazoni Sunglasses, que oferece informações ricas e diferenciadas sobre seus óculos de sol:
“Todos os nossos óculos de sol, possuem proteção UV 400. Mas na verdade, você sabe o que isso quer dizer? UV 400 significa que essas lentes bloqueiam comprimentos de onda menores que 400 nm/0, que inclui todos os raios UVA e UVB. Ou seja, é indispensável à proteção UV400 para os seus olhos.”
Veja também o exemplo da descrição dos materiais:
“O material das nossas lentes são em policarbonato, dando resistência e conforto na composição de nossas armações. Pensando no cuidado de na garantia de recebimento em perfeito estado dos nossos óculos, você receberá um kit contendo: Case em tecido (com a logomarca da loja) e flanela de limpeza.”
8. Priorize a experiência do cliente
Por fim, mas não menos importante, é fundamental priorizar a experiência do cliente em todos os pontos de contato com a loja. Desde a primeira comunicação até a entrega do produto, é importante garantir que o cliente tenha uma experiência satisfatória e positiva.
Desse modo, busque oferecer um atendimento personalizado, facilite o processo de compra, ofereça opções de pagamento e entrega flexíveis e esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e resolver problemas.
Como trabalhar uma boa pós-venda no setor de óculos?
A pós-venda é uma etapa fundamental para fidelizar o cliente e manter um relacionamento duradouro com ele. No setor de óculos, isso não é diferente. Isso porque uma boa pós-venda pode ser determinante para o consumidor voltar a comprar na sua loja, indicá-la para amigos e familiares e se tornar um promotor da sua marca.
Para trabalhar uma boa pós-venda no setor de óculos, é preciso seguir alguns passos importantes. Por isso, confira, abaixo, as principais dicas:
Contato pós-venda
Entre em contato com o cliente após a compra para saber se ele ficou satisfeito com o produto e com o atendimento. Isso mostra que a sua loja se preocupa com a opinião do consumidor e está sempre buscando melhorar.
Garantia e trocas
Ofereça garantia para os produtos vendidos e deixe claro para o cliente as condições para trocas e devoluções. Isso aumenta a confiança na sua loja e mostra que você se preocupa com a satisfação do comprador.
💡 Saiba mais: Como definir uma boa política de trocas e devoluções?
Ofereça manutenção
Muitas pessoas podem precisar de manutenção nos óculos após a compra, como ajuste de lentes, troca de peças ou limpeza. Ofereça esses serviços na sua loja e mantenha contato com o cliente para lembrá-lo da importância de manter os óculos em bom estado.
Programa de fidelidade
Crie um programa de fidelidade para quem compra na sua loja com frequência. Ofereça descontos exclusivos, brindes e outras vantagens para incentivar a fidelização.
Acompanhamento personalizado
Mantenha um cadastro dos clientes e faça um acompanhamento personalizado, enviando novidades sobre produtos, promoções e dicas relacionadas ao mundo dos óculos.
E aí, tudo entendido?
Esperamos que este conteúdo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre como vender óculos. Como vimos ao longo do artigo, apesar de se tratar de um setor competitivo, as vendas de óculos podem trazer um lucro estável e positivo, caso o vendedor siga as dicas corretas e ofereça um bom atendimento ao cliente.
E, antes de ir, queremos te fazer um convite muito especial. Caso você tenha o sonho de criar uma loja de sucesso, nós temos a solução perfeita para você: monte sua loja virtual grátis com a Nuvemshop. Aqui, você conta com todo o suporte necessário para manter o seu negócio online, além de um excelente alcance para aumentar a cartela de clientes. 💙