Como fazer uma promoção que chame atenção?

Por: Luiz Piovesana

homem digitando em computador, simulando como fazer uma promoção

O passo a passo de como fazer promoção é:

  • Estabeleça o objetivo da promoção
  • Escolha o tipo da promoção
  • Defina o público-alvo
  • Fique atento as principais datas comemorativas do ano
  • Utilize a persuasão ao seu favor
  • Fixe um prazo
  • Crie estratégias de divulgação
  • Analise os resultados

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo!


O comércio eletrônico é um dos mercados que mais crescem no Brasil. Só no primeiro trimestre de 2021, as vendas nos e-commerces do país aumentaram 31% em relação ao mesmo período de 2020. Nesse cenário, saber como fazer promoção pode ser uma alternativa para atrair clientes para a sua loja virtual e se diferenciar dos concorrentes.

Uma boa promoção pode ajudar a fidelizar clientes. Ao oferecer um benefício na hora da compra, como “desconto 20% ao levar mais de uma peça”, a chance dele voltar a fazer negócio com você cresce.

Além do mais, essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e liberar estoque parado do seu negócio. Dessa forma, é possível renovar o mix de produtos.

Então, quer saber como fazer uma promoção que chame a atenção? Continue a leitura deste artigo e anote todas as dicas. Vamos lá?

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1. Estabeleça o objetivo da promoção

A primeira etapa do passo a passo de como fazer uma promoção é o planejamento desta ação. Para isso, você deve definir qual é o objetivo da campanha. Algumas opções são:

  • Se livrar de estoque parado;
  • Investir na divulgação da loja;
  • Aproximação de uma data comemorativa, como a Black Friday;
  • Venda de itens sazonais;
  • Entre outros.

Isso é importante para guiar a promoção e garantir o sucesso da campanha. Aqui, considere traçar quais são as principais estratégias para atingir essa meta e, principalmente, definir o tom de voz da ação, ou seja, a sua comunicação.

2. Escolha o tipo da promoção

Após estabelecer o objetivo da campanha, chegou a hora de escolher o tipo de promoção que você deseja criar. Existem algumas opções e você deve selecionar aquela que faz mais sentido para a sua estratégia. Veja os principais exemplos de campanha:

Promoção progressiva

Esse tipo de ação funciona da seguinte maneira: a cada determinada quantidade de produtos comprados, o desconto aumenta. O objetivo aqui é único: aumentar as vendas.

Por exemplo, se um cliente levar três itens, terá desconto de 6% no valor final da compra. Agora se comprar cinco, pode ser descontado até 10%.

Para configurar esse tipo de promoção em sua loja, é necessário que a plataforma de e-commerce ofereça essa funcionalidade. Na Nuvemshop você pode inserir o desconto progressivo por meio do aplicativo Criador de Promoções.

👉 Confira: Como integrar o aplicativo criador de promoções na Nuvemshop?

Sorteio

No sorteio, você tem a possibilidade de atrair um grande número de visitas para o seu estabelecimento, ao passo que o seu Instagram pode adquirir um bom número de seguidores.

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E, se você preferir, também disponibilizamos um Sorteador de Nomes online para realizar promoções de sucesso nas redes sociais. Confira abaixo:

Banner de sorteador de nomes

Cupom de desconto

Cupom de desconto é um código promocional oferecido aos consumidores para compras em uma determinada empresa.

Esse tipo de promoção é importante para convidar potenciais clientes a conhecer a sua loja virtual.

Promoção tradicional

Esse é o tipo de promoção para quem trabalha com vendas de roupas, por exemplo. É possível fazer uma queima de estoque, quando chega a troca de estações ou datas comemorativas, como uma campanha de dia dos pais, por exemplo.

A promoção tradicional também é uma boa estratégia para se livrar do estoque parado.

💡 Saiba mais: Como fazer um anúncio de queima de estoque?

Se você vende pela Nuvemshop, a plataforma permite que você crie promoções de forma automática.

👉 Saiba como:

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3. Defina o público-alvo

Lembra-se que falamos da importância de definir o tom de voz da promoção? Pois bem, isso só pode ser estabelecido se você conhecer bem o público-alvo que deseja atrair para o seu negócio.

Procure saber quem eles são (idade, onde moram, gênero etc), quais são os hábitos de consumo, que tipo de produtos estão procurando, como costumam receber promoções, entre outros.

É a partir daí, que você começa a ter uma ideia do que escrever em uma promoção e guiar a produção de conteúdo da campanha. Além disso, essa etapa contribui para maior efetividade da ação.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo?

4. Fique atento as principais datas comemorativas do ano

Nessa etapa, não estamos falando somente de datas comemorativas populares, como o Dia das Mães e o Natal. A dica é: fique atento ao calendário comercial do e-commerce.

Existem algumas datas específicas, como o Dia do Amigo e o Dia do Consumidor, que podem ser utilizadas para fazer promoções engajadoras e relacionadas ao seu nicho de mercado.

💡 Saiba mais: Como aproveitar o Dia do Cliente em uma loja virtual?

Para te ajudar com essa tarefa, baixe gratuitamente o calendário com as principais datas de vendas para e-commerce em 2022:

5. Utilize a persuasão ao seu favor

No processo de criação de uma ação, saber utilizar técnicas de persuasão pode ser o diferencial do seu negócio.

Aqui, você deve convencer o seu cliente de que a sua solução oferece algo que atenda suas necessidades e que a promoção é só um “bônus”.

A melhor forma de fazer isso é trabalhar com estratégias de marketing digital, como a divulgação da ação nas redes sociais e por e-mail marketing.

Também utilize a escrita persuasiva, isto é, o copywriting. Essa é uma técnica de produção de conteúdo que procura convencer o leitor a realizar determinada ação, como comprar um produto.

6. Fixe um prazo

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou um item em promoção após ler a data de término da campanha.

O grande atrativo para atrair clientes para esse tipo de ação é a definição de um prazo. Isso causa uma sensação de urgência no cliente.

Portanto, defina um prazo de início e final da promoção e faça a divulgação dessas datas. Além disso, reforce em sua comunicação que a ação tem período limitado.

7. Crie estratégias de divulgação

Ao longo deste artigo, comentamos a importância de divulgar a sua promoção para atrair clientes para a sua loja virtual. Uma forma de fazer isso é criar perfis nas redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter.

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de redes sociais?

Utilize estes espaços para divulgar a promoção, incentivar a compra no Instagram Stories e aumentar o engajamento nestas páginas.

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram?

Você também pode investir em anúncios pagos. Para isso, existe o Google Ads, Facebook Ads e o Instagram Ads, que são plataformas de gerenciamento de campanhas online.

8. Analise os resultados

Como qualquer ação de marketing, ao criar uma promoção, é preciso analisar os resultados da estratégia. E é aí que entram os KPIs, ou Indicadores-chave de performance.

No caso de uma promoção, é possível analisar:

Entenda cada uma dessas métricas ao final da promoção e veja quais pontos podem ser melhorados em uma próxima campanha.

Resumo

Ao longo deste artigo, você viu um passo a passo de como fazer uma promoção. Se você colocar todas essas dicas em prática, são grandes as chances da sua campanha ser um sucesso.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

Como fazer promoção?

  1. Estabeleça o objetivo da promoção
  2. Escolha o tipo da promoção
  3. Defina o público-alvo
  4. Fique atento as principais datas comemorativas do ano
  5. Utilize a persuasão ao seu favor
  6. Fixe um prazo
  7. Crie estratégias de divulgação
  8. Analise os resultados

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