9 passos para fazer uma promoção de vendas no seu e-commerce

homem digitando em computador, simulando como fazer uma promoção

O comércio eletrônico é um dos mercados que mais crescem no Brasil. Só em 2022, o e-commerce cresceu 12,6% e faturou mais R$ 39,6 bilhões, de acordo com dados da Neotrust. Nesse cenário, saber como fazer promoção pode ser uma alternativa para atrair clientes para a sua loja virtual e se diferenciar dos concorrentes.

Uma boa promoção pode ajudar a fidelizar clientes. Ao oferecer um benefício na hora da compra, como “desconto 20% ao levar mais de uma peça”, a chance dele voltar a fazer negócio com você cresce.

Além do mais, essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e liberar estoque parado do seu negócio. Dessa forma, é possível renovar o mix de produtos.

Então, quer saber como fazer uma promoção que chame a atenção? Continue a leitura deste artigo e anote todas as dicas. Vamos lá?

Se você ainda não tem uma loja virtual para fazer suas promoções, crie uma de graça agora mesmo:

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1. Defina o objetivo da promoção

A primeira etapa do passo a passo de como fazer uma promoção é o planejamento desta ação. Para isso, você deve definir qual é o objetivo da campanha. Algumas opções são:

  • Se livrar de estoque parado;
  • Investir na divulgação da loja;
  • Aproximação de uma data comemorativa, como a Black Friday;
  • Venda de itens sazonais;
  • Entre outros.

Isso é importante para guiar a promoção e garantir o sucesso da campanha. Aqui, considere traçar quais são as principais estratégias para atingir essa meta e, principalmente, definir o tom de voz da ação, ou seja, a sua comunicação.

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📹 Veja também: Como fazer PROMOÇÃO do jeito certo e usar cupons para VENDER MAIS?

2. Escolha o tipo da promoção

Após estabelecer o objetivo da campanha, chegou a hora de escolher o tipo de promoção que você deseja criar. Existem algumas opções e você deve selecionar aquela que faz mais sentido para a sua estratégia. Veja os principais exemplos de campanha:

Promoção progressiva

Esse tipo de ação funciona da seguinte maneira: a cada determinada quantidade de produtos comprados, o desconto aumenta. O objetivo aqui é único: aumentar as vendas.

Por exemplo, se um cliente levar três itens, terá desconto de 6% no valor final da compra. Agora se comprar cinco, pode ser descontado até 10%.

Para configurar esse tipo de promoção criativa em sua loja, é necessário que a plataforma de e-commerce ofereça essa funcionalidade. Na Nuvemshop você pode inserir o desconto progressivo por meio do aplicativo Criador de Promoções.

👉 Confira: Como integrar o aplicativo criador de promoções na Nuvemshop?

Sorteio

No sorteio, você tem a possibilidade de atrair um grande número de visitas para o seu estabelecimento, ao passo que o seu Instagram pode adquirir um bom número de seguidores.

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E, se você preferir, também disponibilizamos um Sorteador de Nomes online para realizar promoções de sucesso nas redes sociais. Confira abaixo:

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Cupom de desconto

Cupom de desconto é um código promocional oferecido aos consumidores para compras em uma determinada empresa.

Esse tipo de promoção é importante para convidar potenciais clientes a conhecer a sua loja virtual.

Para criar o melhor cupom de desconto para a sua loja sem causar prejuízos, recomendamos a leitura do artigo abaixo:

💡 Saiba mais: O que é preço promocional e como defini-lo corretamente?

Promoção tradicional

Esse é o tipo de promoção para quem trabalha com vendas de roupas, por exemplo. É possível fazer uma queima de estoque, quando chega a troca de estações ou datas comemorativas, como uma campanha de dia dos pais, por exemplo.

A promoção tradicional também é uma boa estratégia para se livrar do estoque parado.

💡 Saiba mais: Como fazer um anúncio de queima de estoque?

Se você vende pela Nuvemshop, a plataforma permite que você crie promoções de vendas de forma automática. Além disso, você pode usar o aplicativo Agendabee para agendar atualizações de preços e planejar melhor suas ofertas.

👉 Saiba como: Como criar promoções do tipo leve x e pague y

Lembra-se que falamos da importância de definir o tom de voz da promoção? Pois bem, isso só pode ser estabelecido se você conhecer bem o público-alvo que deseja atrair para o seu negócio.

Procure saber quem eles são (idade, onde moram, gênero etc), quais são os hábitos de consumo, que tipo de produtos estão procurando, como costumam receber promoções, entre outros.

É a partir daí, que você começa a ter uma ideia do que escrever em uma promoção e guiar a produção de conteúdo da campanha. Além disso, essa etapa contribui para maior efetividade da ação.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo?

Promoção com contagem regressiva

Incluir uma contagem regressiva para o início e fim da sua promoção é uma estratégia certeira para atrair os consumidores e estimular as conversções. Isso porque o tempo limitado ativa o gatilho de urgência nas pessoas, um dos gatilhos mentais mais poderosos para incentivar a compra.

A lógica é simples: ao ver que o tempo está acabando, o consumidor tem o impulso de comprar o quanto antes para não perder a oportunidade. Por isso, existem várias ferramentas que você pode utilizar para adicionar uma contagem regressiva à divulgação da sua promoção.

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, é só usar o Counti, um aplicativo que pode ser integrado ao seu e-commerce para adicionar cronômetros às suas páginas de produtos, página de checkout, anúncios e muito mais. Instale agora mesmo e conquiste muitas vendas pelo senso de urgência:

⚙️ Baixe o aplicativo: Counti – cronômetro de contagem regressiva

Promoção combinada

A promoção combinada é aquela que une dois tipos de benefícios para o cliente, por exemplo, “desconto de 10% + frete grátis” ou “1% de cashback + frete grátis”.

Na Nuvemshop, você consegue oferecer combinações de diversas ofertas com o frete grátis usando o aplicativo Promoções Combinadas. Baixe agora mesmo e escolha entre descontos percentual ou fixo, além de limites de uso:

⚙️ Baixe o aplicativo: Promoções Combinadas

3. Fique atento às principais datas comemorativas do ano

Nessa etapa, não estamos falando somente de datas comemorativas populares, como o Dia das Mães e o Natal. A dica é: fique atento ao calendário comercial do e-commerce.

Existem algumas datas específicas, como o Dia do Amigo e o Dia do Consumidor, que podem ser utilizadas para fazer promoções engajadoras e relacionadas ao seu nicho de mercado.

💡 Saiba mais: Como aproveitar o Dia do Cliente em uma loja virtual?

Para te ajudar com essa tarefa, baixe gratuitamente o calendário com as principais datas de vendas para e-commerce em 2022:

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4. Utilize a persuasão ao seu favor

No processo de criação de uma ação, saber utilizar técnicas de persuasão pode ser o diferencial do seu negócio.

Aqui, você deve convencer o seu cliente de que a sua solução oferece algo que atenda suas necessidades e que a promoção é só um “bônus”.

A melhor forma de fazer isso é trabalhar com estratégias de marketing digital, como a divulgação da ação nas redes sociais e por e-mail marketing.

Também utilize a escrita persuasiva, isto é, o copywriting. Essa é uma técnica de produção de conteúdo que procura convencer o leitor a realizar determinada ação, como comprar um produto.

💡 Saiba mais: Como fazer uma campanha de vendas de sucesso?

5. Fixe um prazo

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou um item em promoção após ler a data de término da campanha.

O grande atrativo para atrair clientes para esse tipo de ação é a definição de um prazo. Isso causa uma sensação de urgência no cliente.

Portanto, defina um prazo de início e final da promoção e faça a divulgação dessas datas. Além disso, reforce em sua comunicação que a ação tem período limitado.

6. Divulgue as regras de participação

Para que sua promoção seja bem-sucedida, é fundamental divulgar as regras de participação. Por mais simples que seja a ação, você deve elaborar um regulamento prevendo detalhes como:

  • Quem pode participar;
  • Quais os prazos;
  • Qual é a mecânica;
  • Quais são as restrições;
  • Como os ganhadores serão anunciados;
  • Como os prêmios serão entregues;
  • O que acontece se acabar o estoque de brindes;
  • entre outros dados importantes.

7. Formalize a promoção, se necessário

Se você decidir fazer um sorteio, precisa registrar o regulamento e formalizar sua promoção junto ao governo. Se o prêmio tiver um valor acima de R$ 1 mil, você terá que solicitar a autorização do Ministério da Economia e pagar uma taxa para fazê-lo. Veja os valores da taxa de fiscalização para fazer sorteio:

Valor do prêmio Taxa de fiscalização
até R$ 1 mil R$ 27
de R$ 1.000,01 a R$ 5 mil R$ 133
de R$ 5.000,01 a R$ 10 mil R$ 267
de R$ 10.000,01 a R$ 50 mil R$ 1.333
de R$ 50.000,01 a R$ 100 mil R$ 3.333
de R$ 100.000,01 a R$ 500 mil R$ 10.667
de R$ 500.000,01 a R$ 1.667.000,00 R$ 33.333
acima de R$ 1.667.000,01 R$ 66.667

Você terá que fazer um pedido no Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC). Lembrando que essa solicitação deve ser feita entre 40 e 120 antes da data de início da promoção.

8. Crie estratégias de divulgação

Ao longo deste artigo, comentamos a importância de divulgar a sua promoção para atrair clientes para a sua loja virtual. Uma forma de fazer isso é criar perfis nas redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter.

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de redes sociais?

Utilize estes espaços para divulgar a promoção, incentivar a compra no Instagram Stories e aumentar o engajamento nestas páginas.

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram?

Você também pode investir em anúncios pagos. Para isso, existe o Google Ads, Facebook Ads e o Instagram Ads, que são plataformas de gerenciamento de campanhas online.

Use também nosso Criador de Banner gratuito para personalizar a divulgação das suas promoções:

👉 Ferramenta grátis: Criador de Banner

E que tal usar um pop up criativo para atrair seus visitantes para a sua promoção? Se você tem uma loja Nuvemshop, pode utilizar aplicativos como POWR Popup, Popup Sales, PoptinPopup Mágico e Smartarget Popup para criar pop-ups exclusivos para o seu site. Com eles, você pode divulgar descontos e promoções, coletar dados de clientes e promover seus produtos e serviços.

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9. Analise os resultados

Como qualquer ação de marketing, ao criar uma promoção criativa, é preciso analisar os resultados da estratégia. E é aí que entram os KPIs, ou Indicadores-chave de performance.

No caso de uma promoção, é possível analisar:

Entenda cada uma dessas métricas ao final da promoção e veja quais pontos podem ser melhorados em uma próxima campanha.

💡 Saiba mais: O que é marketing viral e como fazê-lo?

Pronto para fazer sua promoção?

Ao longo deste artigo, você viu um passo a passo de como fazer uma promoção. Se você colocar todas essas dicas em prática, são grandes as chances da sua campanha ser um sucesso.

E, se você ainda não vende online, o que acha de criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop? Crie sua loja e comece a vender hoje mesmo, é prático, seguro e não precisa de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como fazer promoção

Comece definindo o objetivo da promoção e escolhendo o tipo (sorteio, brinde, cupom de desconto, etc.). Depois, defina o público-alvo e aproveite as principais datas comemorativas do ano. Para ter sucesso, utilize a persuasão ao seu favor, fixe um prazo e crie estratégias de divulgação. Por fim, analise os resultados para definir como prosseguir.

Para divulgar sua promoção, use redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok. Você também pode investir em links patrocinados por meio do Google Ads e Facebook Ads. Por fim, lembre-se de criar banners atrativos e pop ups criativos para divulgar a promoção na sua loja online.

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