O que é kit de produtos e como montar um para aumentar as vendas?

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Pontos principais do artigo:
  • Kit de produtos é uma técnica utilizada no varejo para oferecer descontos ao vender produtos complementares juntos;
  • Essa pode ser uma forma de aumentar a taxa de conversão e o ticket médio de um negócio, principalmente em datas comemorativas;
  • Quem tem loja virtual na Nuvemshop, pode usar aplicativos como Compre Junto Funsales, Kit de Produtos e Compre Junto Pro  para criar kits de produtos com descontos exclusivos.

Quando falamos do varejo, existem diversas estratégias capazes de aumentar a taxa de conversão e alcançar novos clientes. Nesse sentido, uma prática que tem se mostrado bastante eficaz para aumentar o ticket médio de um negócio é montar kits de produtos para vender.

Além de potencializar a conversão, esse método tem como objetivo potencializar o valor da mercadoria final. Ao economizar adquirindo múltiplos itens, seu cliente enxerga um melhor custo-benefício na transação, o que influencia diretamente na sua decisão de compra.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ensinar como montar um kit de produtos e as principais vantagens dessa estratégia. Se quiser saber mais, é só continuar com a leitura! Vamos lá? 🔎

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O que é kit de produtos?

Kit de produtos é uma técnica usada no varejo para vender um conjunto de itens complementares ou que pertencerem à mesma categoria por um preço especial, aumentando a taxa de conversão e o ticket médio do pedido.

Um exemplo prático dessa estratégia é uma loja virtual de cosméticos que, além de oferecer um batom de forma individual, oferece também a opção de comprá-lo em conjunto com máscara, cílios e blush, formando um combo promocional.

Em geral, o kit de produto é cadastrado em um e-commerce como um único item. Além disso, a precificação deve ser feita de forma que o conjunto seja mais econômico do que a soma das partes vendidas separadamente.

Se você é lojista Nuvemshop, pode fazer essas configurações de forma simples usando o aplicativo Kit de produtos, que permite configurar kits que aparecerão como um único produto na sua loja virtual.

⚙️ Baixe o aplicativo: Kit de Produtos Funsales

💡 Saiba mais: Como fazer cestas para vender e aproveitar as datas comemorativas?

Quais as vantagens do kit de produtos?

Ainda em dúvida se essa é realmente uma boa ideia para a sua loja? Então, confira as principais vantagens de montar kits para vender:

1. Ticket médio mais alto

Quando uma loja virtual aposta na venda de grupos de produtos, o valor do ticket médio tende a aumentar. O motivo é muito óbvio: quanto mais produtos vendidos de uma só vez, maior é o valor de cada transação.

2. Mais conversão

Como presentes, os kits de produtos enchem os olhos pela variedade de itens. Quando falamos de economia, eles também parecem uma boa alternativa, já que tendem a ter um preço mais baixo que a soma dos valores de cada artigo.

Assim, o comportando natural do consumidor é sentir que fez um bom negócio e conseguiu mais por menos. Por isso, as taxas de conversão da venda de kits de produtos costumam ser bastante altas.

3. Frete mais barato

O custo com frete é um dos aspectos mais caros para qualquer e-commerce. Muitas vezes, clientes desistem de uma compra por conta do alto valor da entrega. Esse é mais um problema que costuma ser suavizado com a venda de kits de produtos.

Quando alguém adquire vários itens em uma única transação, o preço do frete parece mais tolerável. Logo, o impacto dos custos de envio é menor tanto para o caixa da sua loja, quanto para o bolso do seu cliente.

💡 Saiba mais: Frete mais barato: como diminuir o custo no e-commerce?

4. Rotatividade do estoque

Outra vantagem da venda de kits de produtos é que eles estimulam a rotatividade do estoque, já que é possível montar kits com artigos de saída mais difícil, incluindo-os em ofertas atrativas para seu consumidor.

Ao mesmo passo que eles agregam valor à compra dos produtos, você tem o benefício de ter um estoque com menos artigos encalhados, liberando espaço para novas mercadorias.

💡 Saiba mais: O que é e como evitar o estoque parado?

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Como montar um kit de produtos em 4 passos

Agora que você conhece melhor as vantagens dessa estratégia, preparamos um passo a passo ensinando exatamente como montar um kit de produtos para revender. Confira:

1. Escolha itens complementares

O primeiro passo para montar um kit de produtos é a escolha dos itens. Para isso, deve-se buscar artigos que tenham relação entre si. Lembre-se que o conjunto deve ser coerente e ter um propósito por trás da sua criação.

Por exemplo, um kit de material escolar deve incluir artigos de utilidade similar, como lápis de cor, apontador, borracha, régua e cola. Dificilmente um cliente irá se interessar por um kit escolar que inclua lápis de cor e, no mesmo conjunto, um par de brincos e um conjunto de facas.

2. Use produtos de saída difícil

Esta dica é essencial, já que os produtos que saem pouco podem se tornar um grande problema na vida do empreendedor. Esses itens são responsáveis por diminuir a rotatividade do seu estoque, ocupando um espaço precioso.

Por isso, uma boa opção é juntar itens de alta procura com itens menos populares em um único kit. Dessa forma, você conseguirá vender produtos que, mesmo que não pareçam tão atraentes para seu público, ainda assim agregam valor quando comprados em conjunto com outros.

💡 Saiba mais: Quais são os produtos mais vendidos na internet?

3. Aproveite feriados e datas comemorativas

Datas comemorativas tendem a ser períodos em que a busca por kits de produtos para revender aumenta substancialmente. Isso acontece porque os kits são vistos como excelentes presentes e uma ótima fonte de renda extra para diversas ocasiões.

Apenas um hidratante pode parecer um presente muito minimalista para uma data especial. Mas a história muda se ele é parte de uma cesta enfeitada, incluindo sabonete, perfume e desodorante, não é mesmo?

Por isso, fique de olho no calendário comercial, como o Dia dos Pais e o Dia das Mães, e procure criar kits que façam sentido para o público-alvo de cada celebração. Inclua frases e embalagens personalizadas e veja a magia acontecer no seu estoque.

💡 Saiba mais: Frases de vendas para impulsionar o negócio

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4. Precifique de forma inteligente

Pode ter certeza: seus clientes farão a soma dos valores de cada item separadamente. Por isso, é essencial que a precificação do seu kit seja feita com isso em mente.

Você não precisa oferecer descontos estratosféricos. Ainda assim, é importante que o valor do seu kit pareça mais vantajoso para o bolso do seu consumidor do que comprar cada um dos itens individualmente.

Se precisar de ajuda na hora de fazer esse cálculo, use a nossa planilha com o passo a passo para te ajudar a precificar corretamente:

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação

Diferença entre kit de produtos e venda casada

Ao criar kits de produtos para sua loja, é importante ter em mente algumas informações legais que podem prejudicar seu empreendimento. Antes de qualquer coisa, é preciso atentar-se às condições de venda do kit para que ele não se enquadre como venda casada.

Isso porque a venda casada é uma prática ilegal que obriga o cliente a comprar um produto em conjunto com outro. Já no kit de produtos, o cliente opta por comprar o kit, mas pode adquirir os produtos separadamente, se preferir.

💡 Saiba mais: Venda casada: o que é e quais os tipos?

Como fazer um kit de produtos e revender em uma loja Nuvemshop?

Se você é lojista da plataforma de e-commerce da Nuvemshop, é possível criar kits de produtos relacionados e incentivar a compra de mais de um produto do seu negócio, contribuindo para o aumento do ticket médio da sua loja.

Para isso, existem aplicativos quem pode ser integrados ao seu e-commerce a partir da Loja de Aplicativos Nuvem: como o Compre Junto Funsales, Kit de Produtos e Compre Junto Pro.

👉Confira: Como instalar o aplicativo Kit de Produtos em uma loja Nuvemshop?

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Tudo entendido sobre kit de produtos para revender?

A venda de kits de produtos é uma prática antiga e bastante eficaz. Além das vantagens financeiras, ao usar essa técnica, você pode impulsionar vendas em datas estratégicas e ter maior controle sobre seu estoque.

Seguindo nossas dicas, será possível criar kits irresistíveis capazes de alavancar a sua receita, além de encantar seus clientes.

E, já que está aqui, que tal criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Com nossa plataforma, você pode começar a vender seus kits de produtos hoje mesmo e contar com todas as ferramentas para te ajudar a vender ainda mais! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre kit de produtos

O kit de produto é um item no varejo, geralmente em formato de caixa ou cesta, que contém dois ou mais produtos. De forma geral, os kits são compostos por itens complementares ou que têm algum tipo de relação entre si.

Primeiro, considere lançá-lo com foco em alguma data comemorativa. Depois, defina a proposta geral do seu kit, escolhendo produtos que sejam complementares. Nesta etapa, convém tentar incluir itens de baixa rotatividade do seu estoque. Em seguida, precifique seu kit de forma atraente, cadastre-o na sua loja virtual e comece a divulgá-lo com boas fotos nas suas redes sociais.

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