O que é kit de produtos e como montar um para aumentar as vendas?
Pontos principais do artigo:
- Kits de produtos é uma técnica utilizada no varejo com a intenção de oferecer descontos ao vender produtos complementares juntos, aumentando a taxa de conversão e o ticket médio de um negócio;
- Para montar um kit de produtos, você primeiro deve definir a sua estratégia de vendas. Nesta etapa, convém tentar incluir itens de baixa rotatividade do seu estoque. Em seguida, precifique o seu kit de forma atraente, cadastre-o na sua loja virtual e comece a divulgá-lo;
- Datas comemorativas tendem a ser períodos em que a busca por kits de produtos para revender aumenta substancialmente;
- Quem tem loja virtual na Nuvemshop pode usar aplicativos como Compre Junto Funsales, Kit de Produtos e Compre Junto Pro para criar kits de produtos com descontos exclusivos.
Quando falamos do varejo, existem diversas estratégias capazes de aumentar a taxa de conversão e alcançar novos clientes. Para ter sempre uma carta na manga, é importante conhecer os métodos que melhor funcionam. Nesse sentido, uma prática que tem se mostrado bastante eficaz para aumentar o ticket médio de um negócio é a venda de kits de produtos.
Além de potencializar a conversão, esse método tem como objetivo potencializar o valor da mercadoria final. Ao economizar adquirindo múltiplos itens, seu cliente enxerga um melhor custo-benefício na transação, o que influencia diretamente na sua decisão de compra.
Neste artigo, vamos contar tudo sobre kits de produtos, desde as principais vantagens da estratégia, até um passo a passo ensinando como criar um. Se quiser saber mais, é só continuar com a leitura! Vamos lá? 🔎
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O que é kit de produtos?
Kits de produtos é uma técnica utilizada no varejo com a intenção de oferecer descontos ao vender produtos complementares juntos, aumentando a taxa de conversão e o ticket médio de um negócio.
Um exemplo prático dessa estratégia é uma loja virtual de cosméticos que, além de oferecer um batom de forma individual, oferece também a opção de comprá-lo em conjunto com máscara, cílios e blush.
Em geral, o kit de produto é cadastrado em um e-commerce como um único item. Além disso, a precificação deve ser feita de forma que o conjunto seja mais econômico do que a soma das partes vendidas separadamente.
Inclusive, é possível integrar sua loja a ferramentas de kits de produtos, sendo um exemplo o aplicativo Kit de produtos. O aplicativo permite configurar kits que aparecerão como um único produto na sua loja virtual.
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Quais as vantagens do kit de produtos?
A seguir, listamos os principais benefícios de aplicar essa estratégia no seu negócio. Confira:
1. Ticket médio mais alto
Quando uma loja virtual aposta na venda de kits, o valor do ticket médio tende a aumentar. O motivo é muito óbvio: quanto mais produtos vendidos de uma só vez, maior é o valor de cada transação.
2. Mais conversão
Como presentes, os kits de produtos enchem os olhos pela variedade de itens. Quando falamos de economia, eles também parecem uma boa alternativa, já que tendem a ter um preço mais baixo que a soma dos valores de cada artigo.
Todo consumidor gosta de sentir que fez um bom negócio e conseguiu mais por menos. Por isso, as taxas de conversão da venda de kits de produtos costumam ser bastante altas.
3. Frete mais barato
O custo com frete é um dos aspectos mais caros para qualquer e-commerce. Muitas vezes, clientes desistem de uma compra por conta do alto valor da entrega. Esse é mais um problema que costuma ser suavizado com a venda de kits de produtos.
Quando alguém adquire vários itens em uma única transação, o preço do frete parece mais tolerável. Logo, o impacto dos custos de envio é menor tanto para o caixa da sua loja, quanto para o bolso do seu cliente.
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4. Rotatividade do estoque
Outra vantagem da venda de kits de produtos é que eles estimulam a rotatividade do estoque. Isto é, você pode montar combos com artigos de saída mais difícil, incluindo-os em ofertas atrativas para seu consumidor. Ao mesmo passo que eles agregam valor à compra do seu kit, você tem o benefício de ter um estoque com menos artigos encalhados.
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Como montar um kit de produtos em 4 passos
Agora que você conhece melhor as vantagens dessa estratégia, preparamos um passo a passo ensinando exatamente como montar um kit de produtos para revender. Confira:
1. Escolha itens complementares
O primeiro passo para montar um kit de produtos é a escolha dos itens. Para isso, deve-se buscar artigos que se relacionem entre si.
Por exemplo, um kit de material escolar deve incluir artigos de utilidade similar, como lápis de cor, apontador, borracha, régua e cola. Dificilmente um cliente irá se interessar por um kit escolar que inclua lápis de cor e, no mesmo conjunto, um par de brincos e um conjunto de facas. Portanto, seu kit deve ser coerente e ter um propósito por trás da sua criação.
2. Use produtos de saída difícil
Esta dica é essencial, já que os produtos que saem pouco podem tornar-se um grande problema na vida do empreendedor. Esses itens são responsáveis por diminuir a rotatividade do seu estoque, ocupando um espaço precioso.
Por isso, uma boa opção é juntar itens de alta procura com itens de baixa procura em um único kit. Dessa forma, você conseguirá vender produtos que, mesmo que não pareçam tão atraentes para seu público, ainda assim agregam valor quando comprados em conjunto com outros.
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3. Aproveite feriados e datas comemorativas
Datas comemorativas tendem a ser períodos em que a busca por kits de produtos para revender aumenta substancialmente. Isso acontece porque os kits são vistos como excelentes presentes para diversas ocasiões.
Apenas um hidratante pode parecer um presente muito minimalista para uma data especial. A história muda se ele é parte de uma cesta enfeitada, incluindo sabonete, perfume e desodorante.
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Por isso, fique de olho no calendário comercial, como o Dia dos Pais e o Dia das Mães, e procure criar kits que façam sentido para o público-alvo de cada celebração. Inclua frases e embalagens personalizadas e veja a magia acontecer no seu estoque.
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4. Precifique de forma inteligente
Pode ter certeza: seus clientes farão a soma dos valores de cada item separadamente. Por isso, é essencial que a precificação do seu kit seja feita com isso em mente.
Você não precisa oferecer descontos estratosféricos. Ainda assim, é importante que o valor do seu kit pareça mais vantajoso para o bolso do seu consumidor do que comprar cada um dos itens individualmente.
Diferença entre kit de produtos e venda casada
Ao criar kits de produtos para sua loja, é importante ter em mente algumas informações legais que podem prejudicar seu empreendimento. Antes de qualquer coisa, é preciso atentar-se às condições de venda do kit para que ele não se enquadre como venda casada.
A venda casada é uma prática ilegal que obriga o cliente a comprar um produto em conjunto com outro. Apesar disso, evitar problemas com essa prática é bastante simples: seu e-commerce só precisa disponibilizar, além do kit de produtos, a opção de comprar cada item separadamente.
💡 Saiba mais: Venda casada: o que é e quais os tipos?
Como fazer um kit de produtos e revender em uma loja Nuvemshop?
Se você é lojista da plataforma de e-commerce da Nuvemshop, é possível criar kits de produtos relacionados e incentivar a compra de mais de um produto do seu negócio, contribuindo para o aumento do ticket médio da sua loja.
Para isso, existem aplicativos quem pode ser integrados ao seu e-commerce a partir da Loja de Aplicativos Nuvem: Compre Junto Funsales, Kit de Produtos e Compre Junto Pro.
👉Confira: Como instalar o aplicativo Kit de Produtos em uma loja Nuvemshop?
Tudo entendido sobre kit de produtos para revender?
A venda de kits de produtos é uma prática antiga e bastante eficaz. Além das vantagens financeiras, ao usar essa técnica, você pode impulsionar vendas em datas estratégicas e ter maior controle sobre seu estoque. Seguindo nossas dicas, será possível criar kits irresistíveis capazes de alavancar a sua receita e encantar seus clientes.
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