Como criar uma campanha para o dia dos pais?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando as mãos de uma criança sobre as mãos de um homem, representando uma campanha de dia dos pais.

Aqui você encontra:

Dicas para fazer uma campanha de dia dos pais:

  1. Movimente as redes sociais
  2. Crie conteúdos divertidos
  3. Use e-mail marketing
  4. Invista em anúncios
  5. Realize sorteios
  6. Personalize os banners do site
  7. Crie listas de sugestões para o público
  8. Faça promoções

Em 2017, de acordo com o NuvemCommerce, o Dia dos Pais foi a data comemorativa com o terceiro maior ticket médio na nossa plataforma, ficando atrás apenas do Dia das Crianças e da Black Friday.

O mais improvável é que, mesmo com esse resultado financeiro positivo, apenas 27% dos nossos lojistas entrevistados realizaram ações especiais neste período. Se ano passado você não investiu tantos esforços, que tal esse ano fazer diferente e lucrar ainda mais?

Continue a leitura, pois, neste artigo, você vai aprender como criar uma campanha de dia dos pais e conhecer alguns exemplos para se inspirar. Vamos lá? 😉

Como fazer uma campanha de dia dos pais?

Para te ajudar nesta tarefa, separamos oito dicas essenciais para a divulgação da sua marca nesta data tão especial. Bloco de notas em mãos? Então confira-as:

1. Movimente as redes sociais

Marcar presença nas redes sociais já não é mais uma possibilidade para o seu negócio e, sim, uma necessidade. Afinal, é por meio delas que os usuários provavelmente terão o primeiro contato com a sua marca.

Assim, nada melhor do que movimentá-las com conteúdos engajadores e compartilháveis. Para o Dia dos Pais há inúmeras oportunidades, contudo, existem duas abordagens que geralmente são infalíveis: concursos e cards.

No primeiro caso, crie uma publicação pedindo para que seus seguidores contem, nos comentários da mesma, histórias engraçadas que viveram com os seus pais. Informe que a mais divertida será premiada com um presente.

Se sua loja vende produtos de perfumaria, por exemplo, contemple o relato ganhador com um kit de produtos, como perfume masculino + espuma de barbear.

Só não se esqueça de estipular um prazo de avaliação e algumas regras como: “Para concorrer curta/siga esta página, comente na foto original e compartilhe a publicação com os seus amigos”. Logo, a postagem também alcançará aqueles que ainda não conhecem a sua marca.

Já no segundo caso, elabore cards com mensagens que comemorem essa data, para que seus seguidores se sintam à vontade para compartilhá-los e homenagear seus pais.

Lembre-se apenas de colocar o logo da sua marca nestes cartões virtuais, para preservar o seu trabalho e, consequentemente, divulgá-lo.

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2. Crie conteúdos divertidos

Quem não gosta de uma proposta interativa, não é mesmo? Além das ideias do tópico anterior, você também pode produzir testes e compartilhá-los tanto nas suas mídias sociais, quanto no seu blog corporativo.

Para isso, utilize os temas mais recorrentes desta época, como: “Qual pai da ficção se parece com o seu?” (relacionado a filmes e seriados), “Seu pai é moderno ou tradicional?” (jogo de oposições) e “Qual o presente ideal para o seu pai?”.

Além de divertir, esse tipo de conteúdo é ideal para indicar produtos da sua loja virtual. Ao fim de cada resultado, sugira itens – de diferentes valores (até R$50, R$100 e/ou R$150) – que se relacionem aos perfis de cada tipo de pai. Assim, as chances de conversão com certeza serão maiores.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre marketing de conteúdo

3. Use e-mail marketing

Essa abordagem é essencial para disparar conteúdos mais segmentados aos seus leads. Lembrando apenas que nesta data em especial o foco não serão os pais, mas os filhos e netos que comprarão os presentes.

Logo, invista em títulos como “O presente ideal para o seu pai”, “Avô também é pai” e “Demonstre carinho pelo seu pai”. No conteúdo da mensagem, foque em poucos produtos, caso contrário, você poderá confundir o destinatário.

Para mais, crie kits promocionais e ofereça cupons de desconto – só não se esqueça de instaurar um senso de urgência. Também tenha cuidado com a frequência de e-mails: três por semana serão mais que suficientes.

Caso você tenha se interessado pelo assunto, confira o nosso curso de E-mail marketing para e-commerce.

Se preferir, faça o download do e-book para ler mais tarde:

4. Invista em anúncios

Por fim, e se possível, aposte em estratégias pagas. O Facebook e o Instagram se tornaram os meios mais relevantes para anunciar uma marca em datas comemorativas. Tais redes são fundamentais para desenvolver campanhas e atingir um maior número de pessoas.

Através dessas ferramentas, você tem a liberdade de configurar os perfis que deseja alcançar (como idades e gêneros), além de poder pré-determinar quanto deseja gastar em cada publicação.

Para criar seus anúncios, siga os passos dos dois guias abaixo:

💡 Como vender pelo Facebook

💡 Como anunciar no Instagram Ads

5. Realize sorteios

Uma forma eficiente de engajar o seu público em datas comemorativas é realizar sorteios. O ideal é começar a divulgar essas ações com duas ou três semanas de antecedência e realizar os sorteios alguns dias antes do dia dos pais.

Entretanto, é preciso se atentar a essa prática. No Brasil, existem algumas leis em relação a sorteios online, portanto, se informe antes de criar suas campanhas para evitar ter problemas futuros.

Fora isso, realizar esse tipo de ação é uma ótima oportunidade para atrair clientes, aumentar o número de visitas em sua loja virtual e aproveitar para movimentar produtos que estão em estoque parado.

Aproveite suas redes sociais para divulgar os sorteios e faça o anúncio preferencialmente via transmissão ao vivo. A live é uma ótima opção para divulgar os resultados dos sorteios de forma prática e transparente. Além disso, caso ela seja feita no Instagram, é possível publicar o vídeo no seu feed posteriormente para aqueles que perderam a transmissão.

📹 Veja também: Como fazer sorteios na internet?

6.Personalize os banners do site

Outro fator importante é personalizar o seu e-commerce para os dias dos pais com banners comemorativos e temáticos. Essa é uma forma de mostrar que sua loja se preparou para a data e criou condições especiais para os clientes.

Use os banners para divulgar as promoções que foram criadas para o dia dos pais, os sorteios (caso você faça algum) e os produtos ideias para a ocasião. Preparar o seu site de vendas para datas comemorativas é uma estratégia que pode ajudar a aumentar sua taxa de conversão durante esses períodos.

Veja um exemplo de banner temático na imagem da loja Dilucca Brand logo abaixo:

Captura de tela da loja Dilucca mostrando uma campanha de dia dos pais.

💡 Saiba mais: Banners para e-commerce: aprenda como criar

7. Crie listas de sugestões para o público

Criar uma lista de sugestões para o público é uma técnica muito efetiva para aumentar o ticket médio da sua loja. Pense que, nem todo mundo sabe exatamente o que comprar para o pai ou padrasto, com isso, dar algumas dicas de produtos pode resolver o problema dos indecisos e gerar vendas para o seu negócio.

Uma boa ideia para colocar isso em prática é criar uma sessão de produtos especial para o dia dos pais. Separe os itens que funcionam bem como presentes para essa data, como:

  • Camisas e camisetas
  • Relógios
  • Óculos
  • Carteiras
  • Meias
  • Itens de barbearia

Divulgar as sugestões em suas redes sociais e banners do seu e-commerce também podem ajudar a dar mais visibilidade para a lista e atrair mais visitantes.

8. Faça promoções

Por fim, mas não menos importante, vem as promoções e cupons de desconto. Criar campanhas especiais para datas comemorativas precisa incluir algumas condições atrativas para o consumidor.

Nessas épocas, as pessoas estão em busca de presentes especiais, mas também, promoções e condições especiais. Pensando nisso, crie cupons de desconto ou frete grátis, promoções exclusivas para conjuntos de produtos e brindes para compras a partir de determinado valor.

Isso irá chamar a atenção daqueles que estão procurando por oportunidades de comprar bons presentes por preços mais atrativos. Só tome cuidado para não criar promoções que comprometam a sua receita, lembre-se de que elas precisam ser interessantes para o cliente e rentáveis para o seu negócio ao mesmo tempo.

Confira campanhas de dia dos pais de sucesso

Para inspirar, separamos algumas das principais campanhas de dia dos pais para te ajudar a elaborar a sua. Confira-as na sequência:

1. Natura

2. Banco Itaú

3. GGB

4. Americanas

Resumo

Esperamos que as estratégias acima tenham te servido de auxílio para essa grande data do comércio brasileiro. Se não houver a possibilidade de investir em todas, sem problemas. Escolha-as de acordo com os seus recursos e possibilidades – apenas não deixe de se empenhar.

Antes de ir embora, confira novamente o passo a passo para criar uma campanha de dia dos pais:

  1. Movimente as redes sociais
  2. Crie conteúdos divertidos
  3. Use e-mail marketing
  4. Invista em anúncios
  5. Realize sorteios
  6. Personalize os banners do site
  7. Crie listas de sugestões para o público
  8. Faça promoções

Desejamos sucesso a você e um Dia dos Pais com muitas vendas!

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