Como criar uma campanha para o dia dos pais?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando as mãos de uma criança sobre as mãos de um homem, representando uma campanha de dia dos pais.

Dicas para fazer uma campanha de dia dos pais:

  1. Movimente as redes sociais
  2. Crie conteúdos divertidos
  3. Use e-mail marketing
  4. Invista em anúncios
  5. Realize sorteios
  6. Personalize os banners do site
  7. Crie listas de sugestões para o público
  8. Faça promoções

Em 2017, de acordo com o NuvemCommerce, o Dia dos Pais foi a data comemorativa com o terceiro maior ticket médio na nossa plataforma, ficando atrás apenas do Dia das Crianças e da Black Friday.

O mais improvável é que, mesmo com esse resultado financeiro positivo, apenas 27% dos nossos lojistas entrevistados realizaram ações especiais neste período. Se ano passado você não investiu tantos esforços, que tal esse ano fazer diferente e lucrar ainda mais?

Continue a leitura, pois, neste artigo, você vai aprender como criar uma campanha de dia dos pais e conhecer alguns exemplos para se inspirar. Vamos lá? 😉

Como fazer uma campanha de dia dos pais?

Para te ajudar nesta tarefa, separamos oito dicas essenciais para a divulgação da sua marca nesta data tão especial. Bloco de notas em mãos? Então confira-as:

1. Movimente as redes sociais

Marcar presença nas redes sociais já não é mais uma possibilidade para o seu negócio e, sim, uma necessidade. Afinal, é por meio delas que os usuários provavelmente terão o primeiro contato com a sua marca.

Assim, nada melhor do que movimentá-las com conteúdos engajadores e compartilháveis. Para o Dia dos Pais há inúmeras oportunidades, contudo, existem duas abordagens que geralmente são infalíveis: concursos e cards.

No primeiro caso, crie uma publicação pedindo para que seus seguidores contem, nos comentários da mesma, histórias engraçadas que viveram com os seus pais. Informe que a mais divertida será premiada com um presente.

Se sua loja vende produtos de perfumaria, por exemplo, contemple o relato ganhador com um kit de produtos, como perfume masculino + espuma de barbear.

Só não se esqueça de estipular um prazo de avaliação e algumas regras como: “Para concorrer curta/siga esta página, comente na foto original e compartilhe a publicação com os seus amigos”. Logo, a postagem também alcançará aqueles que ainda não conhecem a sua marca.

Já no segundo caso, elabore cards com mensagens que comemorem essa data, para que seus seguidores se sintam à vontade para compartilhá-los e homenagear seus pais.

Lembre-se apenas de colocar o logo da sua marca nestes cartões virtuais, para preservar o seu trabalho e, consequentemente, divulgá-lo.

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2. Crie conteúdos divertidos

Quem não gosta de uma proposta interativa, não é mesmo? Além das ideias do tópico anterior, você também pode produzir testes e compartilhá-los tanto nas suas mídias sociais, quanto no seu blog corporativo.

Para isso, utilize os temas mais recorrentes desta época, como: “Qual pai da ficção se parece com o seu?” (relacionado a filmes e seriados), “Seu pai é moderno ou tradicional?” (jogo de oposições) e “Qual o presente ideal para o seu pai?”.

Além de divertir, esse tipo de conteúdo é ideal para indicar produtos da sua loja virtual. Ao fim de cada resultado, sugira itens – de diferentes valores (até R$50, R$100 e/ou R$150) – que se relacionem aos perfis de cada tipo de pai. Assim, as chances de conversão com certeza serão maiores.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre marketing de conteúdo

3. Use e-mail marketing

Essa abordagem é essencial para disparar conteúdos mais segmentados aos seus leads. Lembrando apenas que nesta data em especial o foco não serão os pais, mas os filhos e netos que comprarão os presentes.

Logo, invista em títulos como “O presente ideal para o seu pai”, “Avô também é pai” e “Demonstre carinho pelo seu pai”. No conteúdo da mensagem, foque em poucos produtos, caso contrário, você poderá confundir o destinatário.

Para mais, crie kits promocionais e ofereça cupons de desconto – só não se esqueça de instaurar um senso de urgência. Também tenha cuidado com a frequência de e-mails: três por semana serão mais que suficientes.

Caso você tenha se interessado pelo assunto, confira o nosso curso de E-mail marketing para e-commerce.

Se preferir, faça o download do e-book para ler mais tarde:

4. Invista em anúncios

Por fim, e se possível, aposte em estratégias pagas. O Facebook e o Instagram se tornaram os meios mais relevantes para anunciar uma marca em datas comemorativas. Tais redes são fundamentais para desenvolver campanhas e atingir um maior número de pessoas.

Através dessas ferramentas, você tem a liberdade de configurar os perfis que deseja alcançar (como idades e gêneros), além de poder pré-determinar quanto deseja gastar em cada publicação.

Para criar seus anúncios, siga os passos dos dois guias abaixo:

💡 Como vender pelo Facebook

💡 Como anunciar no Instagram Ads

5. Realize sorteios

Uma forma eficiente de engajar o seu público em datas comemorativas é realizar sorteios. O ideal é começar a divulgar essas ações com duas ou três semanas de antecedência e realizar os sorteios alguns dias antes do dia dos pais.

Entretanto, é preciso se atentar a essa prática. No Brasil, existem algumas leis em relação a sorteios online, portanto, se informe antes de criar suas campanhas para evitar ter problemas futuros.

Fora isso, realizar esse tipo de ação é uma ótima oportunidade para atrair clientes, aumentar o número de visitas em sua loja virtual e aproveitar para movimentar produtos que estão em estoque parado.

Aproveite suas redes sociais para divulgar os sorteios e faça o anúncio preferencialmente via transmissão ao vivo. A live é uma ótima opção para divulgar os resultados dos sorteios de forma prática e transparente. Além disso, caso ela seja feita no Instagram, é possível publicar o vídeo no seu feed posteriormente para aqueles que perderam a transmissão.

📹 Veja também: Como fazer sorteios na internet?

6.Personalize os banners do site

Outro fator importante é personalizar o seu e-commerce para os dias dos pais com banners comemorativos e temáticos. Essa é uma forma de mostrar que sua loja se preparou para a data e criou condições especiais para os clientes.

Use os banners para divulgar as promoções que foram criadas para o dia dos pais, os sorteios (caso você faça algum) e os produtos ideias para a ocasião. Preparar o seu site de vendas para datas comemorativas é uma estratégia que pode ajudar a aumentar sua taxa de conversão durante esses períodos.

Veja um exemplo de banner temático na imagem da loja Dilucca Brand logo abaixo:

Captura de tela da loja Dilucca mostrando uma campanha de dia dos pais.

💡 Saiba mais: Banners para e-commerce: aprenda como criar

7. Crie listas de sugestões para o público

Criar uma lista de sugestões para o público é uma técnica muito efetiva para aumentar o ticket médio da sua loja. Pense que, nem todo mundo sabe exatamente o que comprar para o pai ou padrasto, com isso, dar algumas dicas de produtos pode resolver o problema dos indecisos e gerar vendas para o seu negócio.

Uma boa ideia para colocar isso em prática é criar uma sessão de produtos especial para o dia dos pais. Separe os itens que funcionam bem como presentes para essa data, como:

  • Camisas e camisetas
  • Relógios
  • Óculos
  • Carteiras
  • Meias
  • Itens de barbearia

Divulgar as sugestões em suas redes sociais e banners do seu e-commerce também podem ajudar a dar mais visibilidade para a lista e atrair mais visitantes.

8. Faça promoções

Por fim, mas não menos importante, vem as promoções e cupons de desconto. Criar campanhas especiais para datas comemorativas precisa incluir algumas condições atrativas para o consumidor.

Nessas épocas, as pessoas estão em busca de presentes especiais, mas também, promoções e condições especiais. Pensando nisso, crie cupons de desconto ou frete grátis, promoções exclusivas para conjuntos de produtos e brindes para compras a partir de determinado valor.

Isso irá chamar a atenção daqueles que estão procurando por oportunidades de comprar bons presentes por preços mais atrativos. Só tome cuidado para não criar promoções que comprometam a sua receita, lembre-se de que elas precisam ser interessantes para o cliente e rentáveis para o seu negócio ao mesmo tempo.

Confira campanhas de dia dos pais de sucesso

Para inspirar, separamos algumas das principais campanhas de dia dos pais para te ajudar a elaborar a sua. Confira-as na sequência:

1. Natura

2. Banco Itaú

3. GGB

4. Americanas

Resumo

Esperamos que as estratégias acima tenham te servido de auxílio para essa grande data do comércio brasileiro. Se não houver a possibilidade de investir em todas, sem problemas. Escolha-as de acordo com os seus recursos e possibilidades – apenas não deixe de se empenhar.

Antes de ir embora, confira novamente o passo a passo para criar uma campanha de dia dos pais:

  1. Movimente as redes sociais
  2. Crie conteúdos divertidos
  3. Use e-mail marketing
  4. Invista em anúncios
  5. Realize sorteios
  6. Personalize os banners do site
  7. Crie listas de sugestões para o público
  8. Faça promoções

Desejamos sucesso a você e um Dia dos Pais com muitas vendas!

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