16/07/2018

4 estratégias de marketing para o Dia dos Pais

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Em 2017, de acordo com o NuvemCommerce, o Dia dos Pais foi a data comemorativa com o terceiro maior ticket médio na nossa plataforma, ficando atrás apenas do Dia das Crianças e da Black Friday.

O mais improvável é que, mesmo com esse resultado financeiro positivo, apenas 27% dos nossos lojistas entrevistados realizaram ações especiais neste período. Se ano passado você não investiu tantos esforços, que tal esse ano fazer diferente e lucrar ainda mais?

Para te ajudar nesta tarefa, separamos quatro dicas essenciais para a divulgação da sua marca nesta data tão especial:

1. Movimente as redes sociais

Marcar presença nas redes sociais já não é mais uma possibilidade para o seu negócio e, sim, uma necessidade. Afinal, é por meio delas que os usuários provavelmente terão o primeiro contato com a sua marca.

Assim, nada melhor do que movimentá-las com conteúdos engajadores e compartilháveis. Para o Dia dos Pais há inúmeras oportunidades, contudo, existem duas abordagens que geralmente são infalíveis: concursos e cards.

No primeiro caso, crie uma publicação pedindo para que seus seguidores contem, nos comentários da mesma, histórias engraçadas que viveram com os seus pais. Informe que a mais divertida será premiada com um presente.

Se sua loja vende produtos de perfumaria, por exemplo, contemple o relato ganhador com um kit de produtos, como perfume masculino + espuma de barbear.

Só não se esqueça de estipular um prazo de avaliação e algumas regras como: “Para concorrer curta/siga esta página, comente na foto original e compartilhe a publicação com os seus amigos”. Logo, a postagem também alcançará aqueles que ainda não conhecem a sua marca.

Já no segundo caso, elabore cards com mensagens que comemorem essa data, para que seus seguidores se sintam à vontade para compartilhá-los e homenagear seus pais.

Lembre-se apenas de colocar o logo da sua marca nestes cartões virtuais, para preservar o seu trabalho e, consequentemente, divulgá-lo.

2. Crie conteúdos divertidos

Quem não gosta de uma proposta interativa, não é mesmo? Além das ideias do tópico anterior, você também pode produzir testes e compartilhá-los tanto nas suas mídias sociais, quanto no seu blog corporativo.

Para isso, utilize os temas mais recorrentes desta época, como: “Qual pai da ficção se parece com o seu?” (relacionado a filmes e seriados), “Seu pai é moderno ou tradicional?” (jogo de oposições) e, ainda, “Qual o presente ideal para o seu pai?”, como o que criamos aqui no nosso blog.

Além de divertir, esse tipo de conteúdo é ideal para indicar produtos da sua loja virtual. Ao fim de cada resultado, sugira itens – de diferentes valores (até R$50, R$100 e/ou R$150) –  que se relacionem aos perfis de cada tipo de pai. Assim, as chances de conversão com certeza serão maiores.

3. Use e-mail marketing

Essa abordagem é essencial para disparar conteúdos mais segmentados aos seus leads. Lembrando apenas que nesta data em especial o foco não serão os pais, mas os filhos e netos que comprarão os presentes.

Logo, invista em títulos como “O presente ideal para o seu pai”, “Avô também é pai” e “Demonstre carinho pelo seu pai”. No conteúdo da mensagem, foque em poucos produtos, caso contrário, você poderá confundir o destinatário.

Para mais, crie kits promocionais e ofereça cupons de desconto – só não se esqueça de instaurar um senso de urgência. Também tenha cuidado com a frequência de e-mails: três por semana serão mais que suficientes.

Caso você tenha se interessado pelo assunto, confira o nosso curso de E-mail marketing para e-commerce.

4. Invista em anúncios

Por fim, e se possível, aposte em estratégias pagas. O Facebook e o Instagram se tornaram os meios mais relevantes para anunciar uma marca em datas comemorativas. Tais redes são fundamentais para desenvolver campanhas e atingir um maior número de pessoas.

Através dessas ferramentas, você tem a liberdade de configurar os perfis que deseja alcançar (como idades e gêneros), além de poder pré-determinar quanto deseja gastar em cada publicação.

Para criar seus anúncios, siga os passos dos dois guias abaixo:

  1. Como vender pelo Facebook
  2. Crie campanhas no Instagram

Tudo certo?

Esperamos que as estratégias acima tenham te servido de auxílio para essa grande data do comércio brasileiro. Se não houver a possibilidade de investir em todas, sem problemas. Escolha-as de acordo com os seus recursos e possibilidades – apenas não deixe de se empenhar.

Desejamos sucesso a você e um Dia dos Pais com muitas vendas!

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvem Shop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


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