4 estratégias de marketing para o Dia dos Pais

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Em 2017, de acordo com o NuvemCommerce, o Dia dos Pais foi a data comemorativa com o terceiro maior ticket médio na nossa plataforma, ficando atrás apenas do Dia das Crianças e da Black Friday.
O mais improvável é que, mesmo com esse resultado financeiro positivo, apenas 27% dos nossos lojistas entrevistados realizaram ações especiais neste período. Se ano passado você não investiu tantos esforços, que tal esse ano fazer diferente e lucrar ainda mais?
Para te ajudar nesta tarefa, separamos quatro dicas essenciais para a divulgação da sua marca nesta data tão especial:
Movimente as redes sociais
Marcar presença nas redes sociais já não é mais uma possibilidade para o seu negócio e, sim, uma necessidade. Afinal, é por meio delas que os usuários provavelmente terão o primeiro contato com a sua marca.
Assim, nada melhor do que movimentá-las com conteúdos engajadores e compartilháveis. Para o Dia dos Pais há inúmeras oportunidades, contudo, existem duas abordagens que geralmente são infalíveis: concursos e cards.
No primeiro caso, crie uma publicação pedindo para que seus seguidores contem, nos comentários da mesma, histórias engraçadas que viveram com os seus pais. Informe que a mais divertida será premiada com um presente.
Se sua loja vende produtos de perfumaria, por exemplo, contemple o relato ganhador com um kit de produtos, como perfume masculino + espuma de barbear.
Só não se esqueça de estipular um prazo de avaliação e algumas regras como: “Para concorrer curta/siga esta página, comente na foto original e compartilhe a publicação com os seus amigos”. Logo, a postagem também alcançará aqueles que ainda não conhecem a sua marca.
Já no segundo caso, elabore cards com mensagens que comemorem essa data, para que seus seguidores se sintam à vontade para compartilhá-los e homenagear seus pais.
Lembre-se apenas de colocar o logo da sua marca nestes cartões virtuais, para preservar o seu trabalho e, consequentemente, divulgá-lo.
Crie conteúdos divertidos
Quem não gosta de uma proposta interativa, não é mesmo? Além das ideias do tópico anterior, você também pode produzir testes e compartilhá-los tanto nas suas mídias sociais, quanto no seu blog corporativo.
Para isso, utilize os temas mais recorrentes desta época, como: “Qual pai da ficção se parece com o seu?” (relacionado a filmes e seriados), “Seu pai é moderno ou tradicional?” (jogo de oposições) e “Qual o presente ideal para o seu pai?”.
Além de divertir, esse tipo de conteúdo é ideal para indicar produtos da sua loja virtual. Ao fim de cada resultado, sugira itens – de diferentes valores (até R$50, R$100 e/ou R$150) – que se relacionem aos perfis de cada tipo de pai. Assim, as chances de conversão com certeza serão maiores.
Use e-mail marketing
Essa abordagem é essencial para disparar conteúdos mais segmentados aos seus leads. Lembrando apenas que nesta data em especial o foco não serão os pais, mas os filhos e netos que comprarão os presentes.
Logo, invista em títulos como “O presente ideal para o seu pai”, “Avô também é pai” e “Demonstre carinho pelo seu pai”. No conteúdo da mensagem, foque em poucos produtos, caso contrário, você poderá confundir o destinatário.
Para mais, crie kits promocionais e ofereça cupons de desconto – só não se esqueça de instaurar um senso de urgência. Também tenha cuidado com a frequência de e-mails: três por semana serão mais que suficientes.
Caso você tenha se interessado pelo assunto, confira o nosso curso de E-mail marketing para e-commerce.
Invista em anúncios
Por fim, e se possível, aposte em estratégias pagas. O Facebook e o Instagram se tornaram os meios mais relevantes para anunciar uma marca em datas comemorativas. Tais redes são fundamentais para desenvolver campanhas e atingir um maior número de pessoas.
Através dessas ferramentas, você tem a liberdade de configurar os perfis que deseja alcançar (como idades e gêneros), além de poder pré-determinar quanto deseja gastar em cada publicação.
Para criar seus anúncios, siga os passos dos dois guias abaixo:
Tudo certo?
Esperamos que as estratégias acima tenham te servido de auxílio para essa grande data do comércio brasileiro. Se não houver a possibilidade de investir em todas, sem problemas. Escolha-as de acordo com os seus recursos e possibilidades – apenas não deixe de se empenhar.
Desejamos sucesso a você e um Dia dos Pais com muitas vendas!
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