Como fazer um plano de marketing de sucesso?

Colagem de fotos ilustrativas de empreendedores trabalhando no plano de marketing
Pontos principais do artigo:
  • O plano de marketing é um guia para alcançar objetivos de divulgação e promoção da sua marca, garantindo o crescimento do seu negócio;
  • Esse documento é organizado nas etapas: objetivo geral → estratégia de marketing → plano de marketing → ação de marketing;
  • Se você precisa elaborar um plano de marketing, baixe nossa planilha gratuita e tenha um modelo pronto para preencher.

Você, empreendedor, não consegue planejar com segurança os próximos passos do seu negócio? Ou tem dificuldades para criar um planejamento efetivo de marketing para a sua empresa? Então, o que falta para alcançar os seus objetivos é um plano de marketing.

Ele não é apenas um documento que, depois de um tempo, é deixado de lado e esquecido em uma gaveta. O planejamento de marketing deve ser colocado em prática para atrair clientes, aumentar as vendas e levar ao crescimento da empresa.

Quer saber o que é plano de marketing, quais são as etapas que o compõem e como elaborar um plano de marketing digital completo para o seu negócio? Então, anote as dicas e alavanque as vendas do seu e-commerce! 🚀

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O que é plano de marketing?

Plano de marketing é um documento utilizado para projetar uma marca como um todo ou o lançamento de um produto específico. Ele pode ser aplicado tanto para iniciativas offline quanto para o marketing digital.

Essa ferramenta de gestão permite contemplar todos os passos para a execução do planejamento de marketing. Desse modo, ele traz: análise do mercado de atuação, definição do público-alvo, desenvolvimento da marca, cronograma de execução e monitoramento de resultados.

Por meio do documento, é possível ter uma visão ampla do negócio e estabelecer ações estratégicas a médio e a longo prazo. É por isso que ele costuma fazer parte de um documento mais abrangente, o plano de negócios.

Assim, se você deseja estar menos vulnerável diante dos seus concorrentes, identificar crises com antecedência, otimizar o seu orçamento, reter clientes e aumentar as vendas, o plano de marketing será ideal para o seu e-commerce.

Para ter mais clareza sobre a importância desse planejamento, assista ao vídeo abaixo:

📹 Veja também: Como criar um plano de marketing

Estratégia de marketing versus plano de marketing

Antes de seguirmos para o próximo capítulo, vamos elucidar as diferenças entre estratégia de marketing e plano de marketing — equívoco bastante frequente entre empreendedores.

Estratégia de marketing e planejamento de marketing se distinguem tanto em definição, quanto em finalidades. Contudo, eles se relacionam: sem uma estratégia, o plano de marketing se torna falho.

Em linhas gerais, a estratégia de marketing diz respeito ao objetivo que você deseja alcançar. O plano de marketing, por sua vez, se refere a como você pretende atingir tal propósito.

Logo, a sequência lógica se dá em: objetivo geral → estratégia de marketing → plano de marketing → ação de marketing. Confira um modelo:

  1. Objetivo geral: aumentar as vendas do e-commerce;
  2. Estratégia de marketing: fidelizar clientes;
  3. Plano de marketing: criar campanhas de pós-vendas atrativas para o público-alvo;
  4. Ação de marketing: desenvolver newsletters direcionadas para diferentes personas.

Se você vende perfumes importados, por exemplo, seu público-alvo pode ser homens e mulheres, de classe média e média-alta. Sabendo disso, será possível criar diferentes listas de newsletters a partir do gênero e dos preços dos produtos.

Mas você deve estar se perguntando: como diferenciar as personas do meu público-alvo? Em breve, teremos um tópico amplo sobre esse assunto. Continue com a gente!

💡 Saiba mais: Guia completo de marketing digital para empreendedores

Por que elaborar um plano de marketing?

O planejamento de marketing, quando elaborado e aplicado de forma correta, tende a trazer uma série de benefícios para a saúde do seu negócio. Isso porque, com ele, você poderá ter uma visão mais ampla e analítica a respeito das práticas que fazem, ou não, sentido para a sua empresa.

Dentre a principais facilidades de um plano de marketing, podemos destacar:

  • Traz mais segurança na tomada de decisões;
  • Garante análises mais minuciosas por meio de dados e pesquisas;
  • Permite otimizar investimentos e a evitar desperdícios;
  • Melhora a comunicação interna;
  • Aumenta a integração entre as equipes;
  • Facilita a identificação de oportunidades e riscos;
  • Ajuda a gerar resultados de curto, médio e longo prazo.

Considerando que todos esses benefícios terão impacto direto no crescimento do seu negócio, fica evidente por que você deve fazer um plano de marketing, certo?

Vale destacar que, muitas vezes, o planejamento de marketing é visto com um documento burocrático e difícil de ser feito. Entretanto, este guia da Nuvemshop foi feito para esclarecer e simplificá-lo.

Para que o seu plano de marketing realmente ajude a sua estratégia, ele deve acompanhar etapas básicas — que citaremos ao longo deste conteúdo — e ser organizado e funcional para você e a sua equipe. Sem uma “receita pronta”, ao concluí-lo, ele será único para o seu negócio.

Qual é o objetivo do plano de marketing?

O plano de marketing serve para que as lideranças e os funcionários tenham uma visão mais estratégica do negócio, entendendo quais são seus objetivos e o caminho que levará a empresa ao sucesso.

Portanto, essa documentação visa determinar as ações que serão colocadas em prática, bem como os canais utilizados, o orçamento necessário e as métricas para medir os resultados.

Contudo, o plano de marketing não serve apenas para macro-objetivos. A partir do entendimento dos passos para sua elaboração, é possível traçar metas menores, de acordo com a realidade de cada setor.

Uma empresa recém-criada procura, inicialmente, captar clientes. Em seguida, o alvo passa a ser a criação de um relacionamento com esse comprador e sua fidelização. Quando consolidada, a meta pode ser humanizar a marca ou reposicionar o negócio no mercado.

Independentemente do motivo, a criação de um plano de marketing é fundamental para o crescimento saudável de uma organização.

Vale lembrar, conforme mencionamos no início deste guia, que o planejamento de marketing faz parte de um documento maior, o plano de negócio. Se você ainda não elaborou o seu, não perca tempo e baixe o material gratuito abaixo:

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Quais são os tipos de plano de marketing?

Um plano de marketing envolve diferentes informações e abrange diversos níveis de uma empresa. Pensando nisso, a estratégia como um todo foi dividida a fim de garantir maior assertividade durante todo o planejamento.

Com isso, existem três tipos de planos de marketing, são eles:

  • Plano de marketing estratégico: foca nos objetivos de longo prazo e nas estratégias de forma ampla;
  • Plano de marketing tático: detalha as estratégias desenhadas no planejamento estratégico e define os planos de ação;
  • Plano de marketing operacional: traz os detalhes de cada plano de ação e define os objetivos de curto prazo, as tarefas, as equipes e todo o planejamento da estratégia.

Em resumo, a ideia é que os planos se complementem para garantir que os objetivos centrais da sua estratégia de marketing sejam alcançados. Quanto mais organizado e detalhado for o seu plano, maiores serão as chances de obter resultados positivos.

💡 Saiba mais: O que é marketing direto e como utilizar para vender mais?

Como fazer um plano de marketing?

Mesmo sendo a etapa mais complexa do planejamento de marketing de uma empresa, o documento tem diretrizes que vão te ajudar a delimitar cada estágio com bastante clareza. Vamos começar? 💪

1. Comece pelo sumário executivo

O sumário executivo tem como propósito ser o resumo do plano de marketing do seu e-commerce. Assim, para iniciar, é preciso ter em mente — de uma maneira mais abrangente — a situação atual do negócio, independentemente do momento em que ele se encontra.

Nessa síntese, você deve organizar (em texto corrido ou tópicos, como preferir) as principais características da sua empresa. Além disso, é importante determinar o que deseja alcançar e até mesmo modificar, a médio e a longo prazo. Portanto, ao desenvolver o sumário executivo do seu plano de marketing, considere:

  • Tempo de atividade comercial (caso você já tenha um negócio ativo);
  • Localização (se você tiver algum ponto físico);
  • Produtos e serviços (o que é ofertado ao público-alvo ou o que deseja oferecer);
  • Diferencial da sua marca (como você se destaca ou quer se sobressair no varejo);
  • Dificuldades encontradas (em relação aos produtos, concorrentes etc.);
  • Objetivo geral (conforme explicado no primeiro capítulo).

2. Analise o mercado

Depois do sumário executivo pronto, chega o momento de determinar o mercado em que o seu negócio está inserido (ou será introduzido).

Para fazê-lo bem em seu plano de marketing, é necessário considerar aspectos de macro e microambientes e realizar a análise SWOT, explicados a seguir.

Macro e microambientes no plano de marketing

O macroambiente estuda fatores econômicos, socioculturais, políticos, legais e tecnológicos do país, além de investigar os concorrentes do seu e-commerce.

Já o microambiente depende de áreas relativas à sua empresa, como a estrutura organizacional dela e os recursos financeiros disponíveis.

Para examinar o macroambiente no planejamento de marketing, é essencial acompanhar recorrentemente notícias do Brasil e do varejo. Afinal, são referências que podem influenciar direta e indiretamente o seu negócio, tais como:

  • Fatores econômicos: taxas de juros, inflação, distribuição de renda, entre outras oscilações do mercado;
  • Fatores socioculturais: características gerais da população (faixas etárias, gêneros, classes sociais, escolaridades etc.), bem como hábitos e comportamentos;
  • Fatores políticos e legais: Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e novas leis (como a do omnichannel);
  • Fatores tecnológicos: mudanças que podem instigar tendências de consumo.

Para que esse tipo de análise fique clara, acompanhe um exemplo da atualidade que se relaciona a fatores socioculturais:

De acordo com o NuvemCommerce, 30% dos compradores digitais já são da Geração Z (nascidos em meados da década de 90). Assim, a partir de seus hábitos de consumo, é possível notar que, dentre as diversas estratégias de marketing disponíveis, uma das que tal grupo mais valoriza é o marketing de inclusão (que aborda preservação ambiental, feminismo, desconstrução de estereótipos etc.).

Logo, se o seu negócio tem como público-alvo essa geração, fica bastante evidente em quais temas você deve focar, não é mesmo?

Estudo dos concorrentes no macroambiente

No que diz respeito à investigação dos concorrentes no macroambiente, é primordial observar produtos ofertados, estratégias de vendas e atendimento ao cliente.

Para aprender como aplicá-la em seu plano de marketing, confira este vídeo com o Frederico Zornig, da Quantiz Pricing Solutions:

📹 Veja também: Como melhorar seu negócio através da análise da concorrência

Investigação do microambiente

Por outro lado, como dito, para averiguar o microambiente no planejamento de marketing, é importante considerar:

  • Estrutura organizacional: caso você tenha uma equipe, observe como ela se configura e se seus colaboradores são qualificados para as respectivas áreas de atuação (marketing, financeiro, RH etc.). Caso você seja o único membro da empresa, reconheça suas habilidades e em quais setores precisa se aprimorar (ou até mesmo contratar um funcionário);
  • Recursos financeiros: examine o fluxo de caixa do seu e-commerce, se as entradas (vendas) são maiores que as saídas (custos fixos e variáveis), conforme explicamos em detalhes no artigo sobre fluxo de caixa.

Análise SWOT no plano de marketing

Com os macro e microambientes delimitados, passamos para a próxima etapa do diagnóstico de mercado no plano de marketing: a análise SWOT.

A análise SWOT é uma pesquisa que identifica as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio.

O modelo SWOT é bastante simples de aplicar: nele, você deve listar as forças e fraquezas do microambiente (fatores internos), e as oportunidades e ameaças do macroambiente (fatores externos). Abaixo, confira exemplos baseados na Geração Z, citada no tópico anterior:

  • Força interna: plataforma de e-commerce moderna (o que faz com que a experiência do cliente na loja virtual seja excelente);
  • Fraqueza interna: recursos financeiros limitados;
  • Oportunidade externa: aumento contínuo de consumidores da Geração Z;
  • Ameaça externa: concorrente consolidado há mais de 10 anos no mercado.

Esses são alguns exemplos de muitos que você pode enumerar no plano de marketing a partir das particularidades do seu negócio. Acompanhe mais orientações a seguir em uma aula aprofundada sobre o tema:

📹 Veja também: Análise SWOT: o que é e como fazê-la?

💡 Saiba mais: O que é análise SWOT ou FOFA e como usá-la no seu negócio

3. Crie o perfil do público-alvo

Público-alvo é um grupo de personas (potenciais clientes) que possuem atributos em comum. Ao defini-las corretamente, você poderá delinear seus próximos passos do plano de marketing com mais clareza. Isso porque vai compreender como e quando os consumidores preferem adquirir seus produtos e serviços.

Logo, para começar a criar as personas da sua marca (ou revisá-las, caso você já tenha um negócio ativo), busque agrupá-las por:

  • Fatores geográficos: estados, cidades e, até mesmo, bairros (se seu público-alvo for concentrado);
  • Fatores demográficos: idades, gêneros, profissões, rendas, formações familiares etc.;
  • Fatores psicológicos: objetivos, medos, frustrações etc.;
  • Fatores comportamentais: estilos de vida, hobbies, hábitos, redes sociais utilizadas etc.

Dica extra: jornada do cliente

Você sabe o que é jornada do cliente e a sua importância? E quais são as ferramentas utilizadas para compreendê-la melhor? A seguir, assista à entrevista com Rogério Fonseca, professor universitário e especialista em marketing, que te dará muitas dicas para decifrar seu público-alvo:

📹 Veja também: O que é jornada do cliente

4. Defina a sua marca

Para quem já tem uma empresa operante, este tópico do plano de marketing pode parecer desnecessário. Entretanto, é essencial considerá-lo como uma etapa de revisão, assim como o anterior. Afinal, com o passar do tempo, sua marca pode se tornar obsoleta e não mais refletir os princípios do seu negócio.

A Nuvemshop, por exemplo, passou por um rebranding em 2019, exatamente para compartilhar seu novo propósito (“potencializar histórias de sucesso”), transmitir seus diferenciais e posicionar seu produto — que evoluiu muito ao longo dos anos — de uma maneira mais clara para o público.

Portanto, examine. E, se você ainda não tem um negócio ativo, reflita e esboce todas as possibilidades disponíveis.

Nesse estágio do plano de marketing, cabem inúmeros elementos, mas, para que você mantenha o foco nos principais, frisemos: nome, logotipo, missão, visão e valores.

Nome da marca

Para te ajudar a escolher o nome ideal para a sua empresa, temos um vídeo com orientações sobre como liberar a criatividade! Além disso, você também pode rever dicas sobre definição do público-alvo no plano de marketing:

📹Veja também: Como começar a vender pela internet

👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes para empresas

Logotipo da marca

O logotipo (ou logo) é um componente crucial na definição da marca, pois ele é o símbolo do negócio. É por meio dele que, muitas vezes, seus clientes te reconhecerão em newsletters e nas redes sociais, por exemplo.

Assim, é fundamental que o logo seja duradouro, apropriado (que se relacione ao que você vende) e adaptável (fácil de ser estampado em diferentes superfícies: site, adesivos, sacolas, camisetas etc.).

👉 Ferramenta grátis: Criador de logo

Para essa fase do plano de marketing, convidamos a designer Ana Carolina Porto, que deu uma verdadeira aula com diversas instruções de como criar um logotipo incrível para a sua empresa:

📹Veja também: Como criar o logo perfeito?

Missão, visão e valores no plano de marketing de uma empresa

Por fim, sua marca precisa ter princípios e convicções bem delimitados, para que, ao se comunicar com o público, ele agilmente identifique o seu alto padrão de atendimento e comprometimento.

Ademais, estabelecer parâmetros no planejamento de marketing é sinônimo de contar com um norte para qualquer tomada de decisão.

Logo, levando isso em consideração, reflita:

  • Missão: por que sua marca foi criada? Para quem ela existe e quais problemas e dificuldades deseja solucionar? A missão da Natura, que consta no plano de marketing, por exemplo, é “proporcionar o bem-estar-bem, relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza”;
  • Visão: onde você deseja chegar? Qual é o seu maior objetivo (mesmo que ele demande anos para ser alcançado)? A visão do Google, por sua vez, é “fornecer acesso às informações do mundo inteiro em um só clique”;
  • Valores: quais são as crenças adotadas na sua empresa? Este questionamento é primordial para guiar toda e qualquer ação da sua equipe. Na Nuvemshop, temos quatro afirmações como princípios: “comprometa-se a fundo”, “diga o que pensa”, “execute com excelência” e “pense grande”.

Tudo certo até aqui? Sigamos para a última parte do planejamento do plano de marketing! 🚶‍♂️

5. Desenvolva um mix de marketing

Mix de marketing é um conjunto de quatro elementos — produto, preço, promoção e praça — que compõem as atividades de marketing e vendas de um negócio.

Através desses 4Ps, você tem a oportunidade de observar o seu e-commerce a partir da perspectiva do público, distinguindo as variantes que despertam o desejo de compra no cliente e refletindo sobre o reconhecimento de marca (como ela é identificada por ele).

Em outras palavras, esse composto do plano de marketing tem como propósito alinhar as expectativas (de como o empreendedor gostaria que o público enxergasse a empresa) com a realidade (de como o consumidor realmente vê a marca).

Para isso, em cada um desses quatro elementos, questione-se:

Produto

  • Quais são as características físicas do seu produto?
  • Quais benefícios e soluções seu produto proporciona?
  • Como o seu produto se diferencia do dos concorrentes?
  • O que o consumidor deseja obter a partir da compra do seu produto?

Nesse ponto do plano de marketing, o objetivo é compreender se o seu produto tem uma finalidade e cumpre com ela. Porque de nada adianta você oferecer um artigo incrível se ele não é buscado pelo público. Assim, mais do que bom, seu produto precisa ser apropriado, ter uma função delimitada.

Se você ainda não tem um negócio ativo, pondere sobre o novo produto que deseja lançar ao mercado. Para te ajudar em tal tarefa do plano de marketing, confira a aula abaixo:

📹Veja também: O que vender na internet?

Preço

  • Quais são os seus gastos com o fornecedor? Ou quanto você investe na produção dos produtos?
  • Qual é o preço do seu produto?
  • Esse valor é competitivo, se comparado ao dos concorrentes?
  • Baixar o preço pode significar mais vendas?
  • Aumentar o valor do produto pode potencializar a sua marca?

Em especial, essas duas últimas perguntas têm como objetivo te fazer identificar a percepção do seu negócio diante do público.

Engana-se quem pensa que ter preços muito baixos é sinônimo de alta conversão — isso pode acontecer, mas não é via de regra. Para uma parcela da população, pagar um pouco mais é sinônimo de qualidade (e não de prejuízo), principalmente quando o produto está acompanhado de uma experiência positiva (como uma entrega expressa, por exemplo). 📦

Logo, no plano de marketing, tenha em mente a importância de reconhecer o que o seu cliente (ou futuro cliente) de fato valoriza.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre precificação de produtos

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação: passo a passo para precificar corretamente

Promoção

  • Seu público está presente nas redes sociais? Se sim, em quais?
  • Quais são os melhores horários para promover seus produtos? (No Instagram comercial, por exemplo, são apresentados os períodos em alta para isso.)
  • É possível integrar os meios online e offline (como vender pela internet e disponibilizar retirada em pontos físicos)?

Nessa fase do plano de marketing, é fundamental compreender como promover o seu negócio para o público. Se as suas personas são adolescentes entre 14 e 16 anos, será bem difícil atingi-los em publicações do LinkedIn, por exemplo. Já no Instagram será muito mais provável.

Por isso, verifique as mídias em que seu cliente estará disposto a interagir com a sua marca. Desta maneira, você não correrá o risco de investir esforços em meios infrutíferos previstos em seu plano de marketing digital.

Praça

  • Onde o seu cliente busca por produtos similares ao seu?
  • Como os concorrentes abordam o público em seus diferentes canais de venda?
  • O que fazer de diferente no que diz respeito à distribuição dos produtos?
  • Os marketplaces podem fazer a diferença na sua estratégia?

Se em Promoção foca-se em como promover o negócio, em Praça busca-se identificar os melhores ambientes para fazê-lo, ou seja, os melhores canais de venda.

Como vimos, a jornada do cliente se inicia em pesquisas de produtos no Google, mas tal caminho não é a única opção. Com o advento das redes sociais, muitos produtos são divulgados em posts de influenciadores digitais, por exemplo. Assim, no plano de marketing, atente-se aos locais e meios mais propícios para alcançar o seu público, ok?

Quais são as etapas de um plano de marketing?

De acordo com o plano de marketing SEBRAE, existem três grandes fases:

  1. Planejamento;
  2. Implementação;
  3. Avaliação.

O planejamento — a etapa mais complexa do plano de marketing — se refere à análise de macro e microambientes, à definição de personas, à (re)criação da marca e ao mix de marketing.

Já a implementação trata da execução do que foi planejado. A partir do estabelecimento de objetivos e metas, determina-se o cronograma de ações do plano de marketing (custos estimados, períodos e responsáveis para efetivá-lo).

Por fim, a avaliação, como o próprio nome indica, verifica os KPIs do negócio e monitora feedbacks dos clientes, buscando ajustar o plano de marketing para que ele se torne cada vez mais eficiente.

Com isso elucidado, os três próximos capítulos abordarão cada uma das fases do plano de marketing.

Como colocar um plano de marketing em prática?

Agora que você já sabe como o mercado e os concorrentes se configuram, quem é o seu público-alvo e onde e como abordá-lo, chega o momento da implementação. Ela deve articular os próximos passos do seu negócio com base nas informações coletadas em cada estágio do planejamento do plano de marketing.

Para tal, na etapa de implementação, você deverá estabelecer objetivos e metas e, na sequência, esquematizar o cronograma de ações.

💡 Saiba mais: 9 estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce

Estabelecimento de objetivos e metas do plano de marketing

Relacionados à missão, visão e valores da empresa, os objetivos e as metas do plano de marketing são os resultados que você deseja atingir por meio do seu negócio.

Os objetivos são afirmações de caráter contextualizador; já as metas são pequenas métricas norteadoras que levarão à concretização do propósito final. Para não haver dúvidas, confira estes exemplos:

  • Objetivos: ter campanhas de marketing mais eficazes e ser referência regional até 2024;
  • Metas: reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) em 30% e aumentar o faturamento em 20% ano a ano.

Por outro lado, ações são pequenos passos que serão dados semana a semana (ou mês a mês) para conquistar, a médio e a longo prazo, os objetivos e as metas estabelecidas no plano de marketing. A seguir, confira dois exemplos que se relacionam à baixa do CAC citada — e, consequentemente, a campanhas de marketing mais eficazes:

  • Ação 1: realizar testes A/B de anúncios pagos no Instagram e definir qual é o melhor formato no quesito custo-benefício (Stories ou feed);
  • Ação 2: experimentar vídeos de produtos nas newsletters semanais e notar se há aumento na taxa de conversão.

Cronograma de ações do plano de marketing

Sabendo da sequência lógica de objetivos, metas e ações, é tempo de montar o cronograma do seu plano de marketing, que pode ser dividido em semanas, meses e/ou semestres. Sinta-se à vontade para escolher o formato que fizer mais sentido para você e a sua equipe.

No seu cronograma, entretanto, não podem faltar:

  • Ações (o que): descrições objetivas do que deve ser realizado;
  • Períodos (quando): prazos para tais ações serem cumpridas;
  • Como: quais são as etapas necessárias para desenvolver as ações. Na de teste A/B de anúncios pagos, por exemplo, é preciso considerar a montagem de cada peça gráfica;
  • Responsável (quem): qual pessoa da sua equipe — caso sua carreira não seja solo — deve executar a ação. Neste ponto, ainda é importante considerar se o colaborador tem conhecimento para realizá-la ou se precisa dedicar um período para aprender (por meio de cursos, treinamentos etc.);
  • Custo estimado (quanto): o capital disponível para ações do plano de marketing — elemento já estimado no tópico de microambiente.

Perceba que, neste estágio do plano de marketing, há a liberdade de estabelecer o que quiser, desde que caiba no seu bolso e você tenha recursos humanos (pessoas capacitadas) para isso. Portanto, pés no chão, caneta e papel na mão, e muita gana de fazer acontecer! 📝

Dica extra: incentivo aos colaboradores (para quem já possui uma equipe)

Além de promover um ambiente de trabalho organizado e delimitar as próximas ações da sua empresa, é primordial motivar seus funcionários regularmente. Isso porque, sem eles, muitas dessas ações não seriam possíveis. Assim, não se esqueça de:

  • Estar disponível e mostrar apoio e interesse;
  • Valorizar novas ideias;
  • Criar ações que mesclem equipes (para adquirirem conhecimento de outras áreas);
  • Deixar claro qual é o papel de cada colaborador e por que ele é importante para o desenvolvimento do time;
  • Inspirar pelo exemplo (de nada adianta cobrar algo que você mesmo não faz);
  • Estimular a cultura do feedback empático (seja humano e ilustre com práticas);
  • Comemorar vitórias do plano de marketing (reconheça os bons resultados).

💡 Saiba mais: 20 textos prontos para divulgar sua loja virtual e vender muito

Ferramentas para fazer um plano de marketing

Para ajudar a estruturar o plano de marketing da sua empresa, você pode usar nossa planilha gratuita que já vem pronta para ser preenchida. Se preferir, você também pode criar sua própria planilha ou utilizar outro tipo de software.

O importante é ter um documento para registrar todas as ideias, prazos, responsáveis, metas e etapas do seu plano.

Como analisar os resultados do plano de marketing?

Na fase da avaliação, pensemos no pós-plano de marketing. Afinal, depois de planejar e colocá-lo em prática, é essencial acompanhar os resultados das ações — através de KPIs e feedbacks do público — e entender se elas estão sendo bem-sucedidas. Pois, se não estiverem, você precisará criar um novo cronograma com medidas retificadoras.

KPIs do plano de marketing

A primeira tarefa da etapa de avaliação do plano de marketing é a de fazer uma análise periódica. Em cada final de ciclo (semanal, mensal e/ou semestral, conforme você estipulou no início), dedique um tempo para acompanhar os KPIs do seu negócio.

KPIs, caso você não saiba, são indicadores-chave de performance. Ou seja, com base em determinadas metas e métricas (que você definiu na fase de implementação do plano de marketing), mostram o desempenho dos objetivos e das ações estabelecidas.

💡 Saiba mais:

Feedbacks do público

A última tarefa do plano de marketing — que não deixa de ser extremamente relevante — é o monitoramento de feedbacks dos seus clientes.

Esse esforço se relaciona intimamente aos KPIs. Afinal, se o desempenho do seu plano de marketing estiver abaixo do esperado, será preciso procurar justificativas para tal. Logo, nada melhor do que buscar as causas “direto na fonte”.

Para coletar feedbacks do público, você poderá usar tanto pesquisas quantitativas, quanto qualitativas. Ambos os formatos podem ser enviados por e-mail marketing ou disponibilizados em pop-ups na sua loja virtual.

Para pesquisas quantitativas, que podem ser aferidas a partir de números e taxas, crie afirmativas como “O checkout é simples e funciona bem” e peça para que os usuários avaliem o enunciado com uma nota de 0 a 5, por exemplo (0 sendo para quem discorda e 5 para quem concorda plenamente).

Já as pesquisas qualitativas são aquelas que o consumidor descreve aspectos que gosta ou não, compartilhando detalhes da sua experiência de compra. Então, para direcioná-los, faça questões específicas sobre cada área, como atendimento e categorias de produtos, por exemplo.

O primordial aqui é focar em questões que se refiram aos objetivos, metas e ações que você delimitou anteriormente — portanto, nunca os perca de vista.

Enfim, com os resultados das pesquisas em mãos, separe-os em quesitos que estão indo bem e os que podem ser aprimorados. Esses feedbacks serão a base para medidas corretivas e preventivas a serem aplicadas no cronograma do seu plano de marketing.

Se tiver dificuldades com essas estratégias, uma opção é contratar um agência de e-commerce para cuidar do seu marketing de forma profissional. Você encontra várias agências parceiras que podem prestar serviços de excelência para a sua loja virtual no portal de Especialistas Nuvemshop.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

Exemplos de planos de marketing bem-sucedidos

Para inspirar suas estratégias, vamos conhecer algumas empresas com planos de marketing que são referência no mercado.

Burger King

A rede de fast food Burger King se tornou uma das marcas mais criativas do mercado graças a um plano de marketing ousado e eficiente.  Prova disso é que a empresa já levou diversos prêmios no Cannes Lions, o festival de publicidade mais importante do mundo.

Um dos objetivos centrais do Burger King é investir no brand awareness (reconhecimento de marca). Para isso, a empresa lança diversas ações de marketing que embarcam em tendências e polêmicas da sociedade, além de criar embates diretos com os concorrentes (principalmente o Mc Donald’s).

Em uma ação de Halloween, o BK deu hambúrgueres de graça para pessoas que foram à loja fantasiadas e com vassouras. Em outra ação, ainda mais polêmica, foram distribuídos sanduíches para homens calvos no drive-thru. Veja um exemplo de publicidade do Burger King que ataca diretamente a concorrência, comparando o tamanho dos lanches:

Campanha do Burger King compara tamanho do sanduíche da concorrência, como parte de um plano de marketing ousado.

Apple

A Apple é uma grande referência em plano de marketing porque conseguiu construir uma marca altamente desejada e aspiracional no mercado de tecnologia. A empresa trabalha com estratégias de alto valor agregado, conexão emocional com os consumidores e diferenciação técnica, tendo como base a colaboração do marketing com a área de engenharia e inovação.

Certamente, as campanhas da Apple são planejadas em detalhes para sustentar o posicionamento premium da marca e reforçar sua identidade visual clean e sofisticada. Além disso, a empresa leva em consideração os feedbacks dos seus clientes e trabalha com formadores de opinião para desenvolver novos produtos.

Apresentação do iPhone 15 da Apple.

Aff the Hype

Para fechar, um exemplo de loja que utiliza Nuvemshop e tem um plano de marketing diferenciado: a papelaria criativa Aff The Hype, que se apresenta como “uma marca independente que cria produtos ranzinzas para pessoas bem-humoradas”. A marca utiliza uma linguagem única e irreverente para se comunicar com seus clientes e investe em uma identidade visual irônica.

A estratégia de marketing da Aff the Hype é baseada em uma presença marcante nas redes sociais, onde são publicados conteúdos divertidos e engajantes. Só no Instagram, são mais de 800 mil seguidores.

Exemplo de comunicação irreverente da loja Aff the Hype, que tem um plano de marketing único.

Tudo certo sobre plano de marketing?

Dedicar-se ao planejamento de marketing é o primeiro passo rumo ao sucesso do seu negócio. Pois, por meio dele, você tem a chance de conhecer o mercado, preparar sua estratégia em relação à concorrência, conhecer as principais facetas do seu público e, assim, posicionar a sua marca da melhor maneira possível.

Por isso, esperamos que este guia sobre plano de marketing tenha suprido todas as suas principais dúvidas sobre o assunto, além de ter ajudado a planejar, implementar e avaliar o seu projeto. Boa sorte e mãos à obra! ✨

E se você ainda não deu início ao seu negócio virtual, o que acha de começar a vender online hoje mesmo? Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop de forma prática e segura! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre plano de marketing

Plano de marketing é uma ferramenta de gestão utilizada para projetar uma marca como um todo ou o lançamento de um produto específico, sendo aplicado tanto para iniciativas offline quanto para o digital. Por meio do plano de marketing, é possível ter uma visão ampla do negócio e estabelecer ações estratégicas a médio e a longo prazo.

O plano de marketing traz mais segurança na tomada de decisões, garante análises mais minuciosas por meio de dados, permite otimizar investimentos e evitar desperdícios, e melhorar a comunicação interna. Além disso, ele facilita a integração entre as equipes, a identificação de oportunidades e riscos, e a geração de resultados de curto, médio e longo prazo.

O plano de marketing é dividido em três grandes etapas: planejamento, implementação e avaliação.

Para fazer um plano de marketing, comece pela elaboração de um sumário executivo, depois analise o mercado, crie o perfil do seu público-alvo, defina a sua marca e desenvolva um mix de marketing.

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