Guia de marketing no Twitter

Por: Giovanna Ghirardello

Imagem com logo do Twitter, um passarinho azul, sobre fundo branco

Marketing no Twitter é poder utilizar a rede social como uma plataforma de divulgação da sua empresa. Com ele, é possível fazer anúncios pagos e segmentados para o seu público-alvo.


O Twitter é uma rede social que funciona como um serviço de microblog. Dessa maneira, a plataforma se destaca por ser uma fonte de notícias e tendências em que tudo ocorre de maneira muito rápida. Sabendo disso, aprender como fazer marketing no Twitter pode ser uma estratégia eficiente para sua empresa.

Apesar de ser bem menos popular do que Facebook, é uma excelente ferramenta para dialogar com a sua comunidade sem a necessidade de ter que adicioná-los como amigos ou que eles sejam seguidores da sua marca.

Estima-se que o tempo de vida de um tuíte é de apenas 12 minutos, isso porque a rede social serve para acompanhar assuntos que estão bombando em um exato momento. Por isso, é recomendado que as publicações sejam objetivas e constantes.

Com este guia, te ajudaremos a estabelecer o perfil da sua loja virtual no Twitter e a implementar uma estratégia de marketing efetiva. Quer saber mais? Então, vamos lá!

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Como fazer marketing no Twitter?

Se você tem uma marca presente no mundo online, com certeza, já ouviu sobre a importância do marketing digital e como podemos usar diversas ferramentas para ajudar a alavancar as vendas.

Para conseguir sucesso na sua estratégia de marketing no Twitter é necessário seguir alguns passos. Então, separamos aqui, as principais dicas para ajudar a construir uma jornada de sucesso na rede social. Confira:

1. Construa um perfil profissional

O primeiro passo é criar seu perfil acessando a página do Twitter. Antes de começar a conseguir seguidores e tuitar, é importante que o seu perfil seja profissional. Para isso recomendamos:

  • Inserir fotos de perfil: as fotos genéricas de Twitter, em geral, geram desconfiança, portanto, é fundamental estabelecer a foto do perfil. Se você está criando o perfil da sua marca, sugerimos utilizar o seu logotipo.
  • Montar uma biografia: é necessário ser breve e conciso, uma vez que você tem somente 160 caracteres para descrever você ou sua marca. Foque em ser criativo e gerar interesse.
  • Imagem de capa: aqui temos algo parecido às imagens de capa do Facebook. Poderá aproveitar esse espaço para mostrar mais sobre o que a sua marca oferece, destacando sua identidade visual.
  • Bons tuítes: é o mais importante. Cuide para que os seus tuítes reflitam quem você é e o que está dialogando com a sua audiência. Recorde-se que deverá gerar conteúdo relevante e responder aos seus seguidores mais do que publicar ofertas ou tentar vender os seus produtos.

2. Conquiste seguidores

Agora que você já tem o seu perfil é o momento de adquirir novos seguidores. Existem muitas maneiras de consegui-los. No entanto, o grande desafio (e o que vai render mais frutos para a sua loja) é conquistar o público-alvo do seu segmento.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas para jovens adolescentes, conseguir um grande número de meninas de 15 anos seguramente vai gerar mais resultados que uma audiência de homens adultos.

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Como conseguir que sigam o seu perfil?

Nem sempre ter um grande número de seguidores é tudo, mas uma audiência considerável pode gerar confiança e garantir prova social. Uma forma prática de começar é encontrando usuários que seguem os seus seguidores, assim a chance de conseguir criar uma ligação entre os possíveis novos clientes e a sua marca é maior.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no Twitter?

3. Utilize as ferramentas do Twitter

O Twitter oferece dois recursos que podem contribuir com a sua estratégia de marketing.

A primeira, o Twitter Analytics, é disponibilizado gratuitamente e serve para realizar análises do desempenho da sua conta e ainda permite analisar os resultados dos conteúdos, saber os melhores dias e horários para postar e entender a preferência dos usuários.

Já a segunda ferramenta, o Twitter Ads, é um serviço pago oferecido pela rede social. Utilizar esse recurso é uma ótima maneira de conseguir alcançar seu público por meio de anúncios.

4. Gere seguidores com suas propriedades na internet

Se você tem um site, loja virtual, blog ou trabalha com newsletter semanais, poderá utilizar esses meios para incrementar sua audiência no Twitter.

Para conseguir isso, uma boa dica é incluir o link da sua conta no Twitter em todas as demais redes sociais que utiliza, em seu e-commerce e também nos e-mail marketing que envia. Dessa forma, diversas pessoas podem acessar a sua conta no Twitter e optar por segui-la.

Como dica, sugerimos que utilize o gerador de links gratuito da Nuvemshop. Com ele, é possível reunir todas as URLs importantes para o seu negócio e poder gerar tráfego para todos estes links.

Banner que direciona para a ferramenta de página de link na bio da Nuvemshop

5. Melhores práticas para as mensagens diretas

Agora que você já seguiu os passos anteriores para conseguir seguidores, é possível enviar mensagens para todos eles. As mensagens diretas do Twitter têm o benefício de serem privadas.

No entanto, você deve ter muito cuidado ao fazer isso. Enviar muitas mensagens pode classificar a sua conta como SPAM.

Pense que a primeira mensagem direta é como conhecer alguém pessoalmente ou mandar um e-mail a uma pessoa desconhecida. Se a primeira coisa que você faz é tentar vender, seguramente ela te ignorará ou te marcará como uma mensagem indesejada.

Sendo assim, a mensagem deve ser vista como forma de estabelecer um laço mais profundo com os seguidores. Por exemplo, você pode agradecer aos usuários por te seguirem ou, após uma conversa, perguntar suas preferências e até pedir um feedback sobre os produtos ou serviços que oferece.

De todas as maneiras, lembre-se de jamais receber seus novos seguidores com uma oferta. Tente construir um relacionamento pessoal.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

6. Combine conteúdo automático com tuítes personalizados

As ferramentas automáticas podem ser de grande ajuda para gerar conteúdo, dessa forma não é necessário sempre atualizar sua conta manualmente.

No entanto, se deve ter muito cuidado ao usá-las, uma vez que sua conta pode ser classificada como bot (usado para repetir ações humanas de maneira robótica), o que gera perda de muitos seguidores.

Sendo assim, essas ferramentas precisam ser utilizadas com responsabilidade e servem para auxiliar no momento de gerar um conteúdo relevante para sua audiência.

Uma ótima plataforma para automatizar suas publicações é a dlvr.it e pode ser utilizada de maneira gratuita. A ideia é divulgar materiais interessantes para conseguir gerar engajamento.

Manter o volume de postagens frequente e publicar conteúdo com informações relevantes também é uma ótima maneira de conseguir retuítes aumentando, dessa forma, o alcance da sua mensagem e incrementando a base potencial de seguidores.

7. Utilize buscas e listas

Por meio das buscas é possível observar o que os usuários falam sobre você e os termos relevantes para o seu mercado. Por exemplo: se você vende sapatos, talvez seja legal observar os tuítes que incluem frases como sapatos, necessito sapatos, melhores sapatos, ou, ainda, o que dizem seus competidores.

💡 Saiba mais: Como usar o Planejador de palavras-chave do Google?

Dessa forma, se você percebe um usuário que faz um tuíte dizendo que vai a uma festa, mas ainda precisa comprar sapatos, você pode entrar em contato com ele por do @nome do usuário e oferecer ajuda. Pense primeiro em ajudar antes de vender, pois isso deverá gerar uma empatia maior entre cliente e loja.

Com as listas do Twitter você pode organizar informações, isso porque, por meio delas, é possível personalizar e organizar todos os tuítes que aparecem em sua linha do tempo.

Funciona assim: você pode criar uma lista por categorias, por exemplo, “sapatos” e adicionar nela todas as contas relacionadas a essa palavra para acompanhar. Além disso, pode fazer listas com os seus clientes para acompanhar o que dizem sobre a sua empresa e saber se estão satisfeitos ou não.

8. Acompanhe o que é dito sobre sua marca

Lembre-se que os usuários podem falar de sua marca, mas sem necessariamente mencionar a sua conta (utilizar o @). Sendo assim, para conseguir realizar o acompanhamento é necessário buscar os termos relacionados ao nome da sua marca.

Dessa forma, você consegue ficar por dentro do que dizem e ainda interagir com os usuários. Agradeça às pessoas que falam bem da sua marca, replique quem publicar fotos utilizando seus produtos e ajude aqueles que estiverem insatisfeitos.

9. Aproveite o uso das hashtags

Uma forma de conseguir destacar a sua marca, participar e acompanhar assuntos específicos do seu nicho é fazer o uso das hashtags, isto é, uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #.

Ao participar de um tema popular, seus tuítes podem ser vistos por aqueles que seguem determinada hashtag. Essa é uma forma de compartilhar um produto ou promoção e gerar tráfego até o seu site.

Por exemplo, se você tem uma loja de artigos esportivos, pode aproveitar os assuntos relacionados ao futebol para promover suas promoções.

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10. O que evitar no Twitter

A primeira coisa que você deve evitar é gritar a todos os ventos que seus clientes comprem. Os usuários podem achar esse tipo de conteúdo publicitário enfadonho. Ofertas extremamente agressivas podem ter o efeito contrário e acabar afastando possíveis compradores.

Procure também não mencionar um usuário desconhecido com uma oferta fora de contexto. Pense que isso é como ir caminhando pela rua e ser interrompido por uma pessoa oferecendo um produto. Parece estranho, certo? Também é dentro do Twitter.

Então, vale usar o bom senso para não afastar os clientes e buscar construir um relacionamento único com cada seguidor para que o momento de oferta dos produtos faça sentido.

[Bônus] Empresas que se destacam no Twitter

No decorrer deste conteúdo, vimos diversas estratégias que podem ser implementadas para destacar a sua marca no Twitter. Agora, vamos ver, na prática, empresas que se saem muito bem na rede. Confira:

Netflix

A Netflix conversa com o seu público de maneira divertida e empática.

Em suas postagens, busca sempre fazer o uso de elementos que podem atrair e engajar seus seguidores, como: falar sobre assuntos que estão bombando no momento e relacioná-los com a empresa, além de fazer uso da linguagem informal (a que usamos no nosso cotidiano), usar memes, emojis e hashtags. Veja:

Captura de tela mostrando interação da Netflix para exemplificar o marketing no Twitter

Captura de tela mostrando outra interação da Netflix para exemplificar o marketing no Twitter

Nubank

O Nubank se destaca por sempre interagir com os usuários e também por prestar suporte com as demandas levadas pelos clientes por meio das menções. Confira:

Captura de tela mostrando interação do Nubank para exemplificar o marketing no Twitter

Resumo

Conseguiu entender o que é marketing no Twitter e anotar as dicas? Esperamos que sim! Agora, é só colocar a mão na massa e alavancar as vendas!

Antes, confira o resumo do conteúdo:

Como fazer marketing no Twitter?

  1. Construa um perfil profissional
  2. Conquiste seguidores
  3. Utilize as ferramentas do Twitter
  4. Gere seguidores suas propriedades na internet
  5. Melhore as práticas das mensagens diretas
  6. Combine conteúdo automático com tuítes personalizados
  7. Utilize buscas e listas
  8. Acompanhe o que é dito sobre a sua marca
  9. Aproveite o uso das hashtags
  10. O que evitar no Twitter

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