Guia completo de marketing para Twitter em 2024

Imagem com logo do Twitter, um passarinho azul, na tela de um smartphone, simbolizando marketing no Twitter.

O Twitter é uma rede social que funciona como um microblog. Assim, a plataforma se destaca por ser uma fonte de notícias e tendências dinâmica, em que tudo ocorre com rapidez. Sabendo disso, aprender como fazer marketing no Twitter pode ser uma estratégia eficiente para sua empresa.

Apesar de ser bem menos popular que o Instagram, essa é uma excelente ferramenta para dialogar com a sua comunidade sem a necessidade de ter que adicioná-los como amigos ou que eles sejam seguidores da sua marca.

Foi pensando em ajudar você a estabelecer o perfil da sua loja virtual na rede social que criamos este guia. Veja para que serve o marketing no Twitter e aprenda a implementar uma estratégia efetiva. Vamos lá?

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O que é o Twitter?

Twitter é uma rede social em que os usuários podem publicar conteúdos em formato de texto, vídeo e imagem, além de interagirem entre si. O diferencial do Twitter é a limitação dos posts em até 280 caracteres.

Por meio da plataforma, você pode compartilhar conteúdos variados, desde opiniões sobre determinados assuntos até divulgar algum produto ou serviço. Você ainda pode publicar gifs, enquetes e postar links externos.

Embora o Twitter tenha a famosa limitação de caracteres — que, antigamente, era 140 —, a rede social é conhecida por sua dinamicidade e rapidez. Isso porque é possível acompanhar acontecimentos em tempo real, disseminar informações atuais e participar de debates sobre variados temas.

💡 Saiba mais: Como funciona o Twitter?

Quem usa o Twitter no Brasil?

Embora muita gente pense que o Twitter está morrendo, os números levantados pela pesquisa Digital 2023 mostram um cenário bem diferente. Apenas no Brasil, a plataforma alcançou cerca de 24 milhões de usuários ativos.

Segundo a ferramenta de anúncios da rede social, o Twitter Ads, as campanhas publicitárias da plataforma alcançaram 13% da base de usuários no Brasil, ou seja, mais de três milhões de pessoas. Esse número serve para demonstrar a potência que o marketing no Twitter pode ter quando a estratégia é bem arquitetada.

Além disso, ainda segundo dados do planejador de anúncios, o alcance das publicidades no Brasil cresceu 27,6% entre o início de 2022 e o início de 2023. Isso se deu, em parte, pelo aumento no número de usuários e de profissionais de marketing que criam campanhas cada vez mais bem segmentadas.

Quais as vantagens do Twitter?

Cada rede social tem suas próprias particularidades — que acabam sendo um atrativo para os usuários e também para as empresas. Afinal, é importante que um negócio ocupe os mesmos espaços que sua audiência para, assim, conquistar mais clientes.

Já pensou o que seria das marcas sem as redes sociais? Assim como as demais plataformas, o Twitter é um excelente canal se você busca por interação e engajamento.

Confira, a seguir, quais são as vantagens do Twitter e do marketing nessa rede social:

Interação com a audiência

As comunicações no Twitter são simples e diretas, afinal, o espaço para escrever mensagens é bastante restrito. Por isso, você consegue responder de forma objetiva e interagir com os usuários.

Além disso, a plataforma permite ampliar seu relacionamento com os seguidores, já que é possível compartilhar informações sobre o seu negócio, promoções e muito mais.

Canal de atendimento

Cada vez mais as pessoas estão buscando comodidade e otimização de tempo. Por isso, o Twitter pode ser mais um canal de atendimento ao cliente da sua empresa.

Além de utilizar as menções, o consumidor pode se comunicar com o seu negócio por meio das DMs. A vantagem é que muitos usuários sabem como funciona o Twitter e dominam suas funcionalidades.

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Construção de um relacionamento

Possibilidade de interação é o que não falta no Twitter. É possível responder um tuíte, curtir, retuitar, compartilhar e ainda mandar mensagens privadas por DM.

Por isso, não deixe de usar todas essas funcionalidades para estar mais próximo do seu público. Uma boa estratégia de marketing no Twitter será responsável por promover um bom atendimento e tornar sua empresa disponível e acessível para os seus seguidores.

Twitter Ads

Em 2015, o Twitter lançou a possibilidade de criar anúncios pagos dentro da plataforma. As campanhas são definidas com base em objetivo, orçamento, formato dos lances e tipo de anúncio.

Você também pode segmentar o público-alvo que vai receber essa publicidade, aumentando, assim, as chances de engajamento e conversão das suas campanhas.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Twitter Ads?

Posicionamento da marca

Assim como as demais redes sociais, o Twitter é um ótimo canal para você falar de visão, missão e valores da sua empresa.

É importante que você tenha uma estratégia para construir a percepção do público sobre o seu negócio e ter um diferencial competitivo perante a concorrência.

💡 Saiba mais: Como construir o seu posicionamento de marca?

Por que fazer marketing no Twitter?

Como mostramos, o Twitter também é uma plataforma de negócios, embora assuma uma roupagem mais descontraída e dinâmica em comparação às demais redes sociais. Seus usuários são fiéis e acessam sempre que possível, seja para comentar, retuitar ou apenas se inteirar dos assuntos do momento.

Por esse motivo, é importante criar uma estratégia de marketing para o Twitter voltada não apenas para as vendas, mas principalmente com o objetivo de criar um relacionamento com a audiência.

Assim que uma marca consegue desenvolver vínculos profundos com os consumidores, ela se torna uma parceira. Dessa forma, a sua solução será sempre a primeira opção na mente dos clientes quando estes precisarem solucionar um problema.

💡 Saiba mais: Threads do Instagram: como funciona o concorrente do Twitter?

Como fazer marketing no Twitter?

Se você tem uma marca presente no mundo online, certamente já ouviu sobre a importância do marketing digital e como podemos usar diversas ferramentas para ajudar a alavancar as vendas.

Para conseguir sucesso na sua estratégia de marketing no Twitter é necessário seguir alguns passos. Então, separamos aqui as principais dicas para ajudar a construir uma jornada de sucesso na rede social. Confira:

1. Construa um perfil profissional

O primeiro passo é criar seu perfil acessando a página do Twitter. Antes de começar a conseguir seguidores e tuitar, é importante que o seu perfil seja profissional. Para isso recomendamos:

  • Inserir fotos de perfil: as fotos genéricas de Twitter, em geral, geram desconfiança, portanto, é fundamental estabelecer a foto do perfil. Se você está criando o perfil da sua marca, sugerimos utilizar o seu logotipo;
  • Montar uma biografia: é necessário ser breve e conciso, uma vez que você tem somente 160 caracteres para descrever você ou sua marca. Foque em ser criativo e gerar interesse;
  • Imagem de capa: aqui temos algo parecido às imagens de capa do Facebook. Poderá aproveitar esse espaço para mostrar mais sobre o que a sua marca oferece, destacando sua identidade visual;
  • Bons tuítes: é o mais importante. Cuide para que os seus tuítes reflitam quem você é e o que está dialogando com a sua audiência. Recorde-se que deverá gerar conteúdo relevante e responder aos seus seguidores mais do que publicar ofertas ou tentar vender os seus produtos.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Twitter?

2. Conquiste seguidores

Agora que você já tem o seu perfil, é o momento de adquirir novos seguidores. Existem muitas maneiras de consegui-los. No entanto, o grande desafio (e o que vai render mais frutos para a sua loja) é conquistar o público-alvo do seu segmento.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas para jovens adolescentes, conseguir um grande número de meninas de 15 anos seguramente vai gerar mais resultados que uma audiência de homens adultos.

Como conseguir que sigam o seu perfil?

Nem sempre ter muitos seguidores é tudo, mas uma audiência considerável pode gerar confiança e garantir prova social.

Uma forma prática de começar é encontrando usuários que seguem os seus seguidores, assim a chance de conseguir criar uma ligação entre os possíveis novos clientes e a sua marca é maior.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no Twitter?

3. Utilize as ferramentas do Twitter

O Twitter oferece dois recursos que podem contribuir com a sua estratégia de marketing.

A primeira, o Twitter Analytics, é disponibilizada gratuitamente e serve para realizar análises do desempenho da sua conta. Ela ainda permite analisar os resultados dos conteúdos, saber os melhores dias e horários para postar e entender a preferência dos usuários.

Já a segunda ferramenta, o Twitter Ads, é um serviço pago oferecido pela rede social. Utilizar esse recurso é uma ótima maneira de conseguir alcançar seu público por meio de anúncios.

Por meio dela, é possível promover conteúdos pagos dentro da rede social para que seus usuários os vejam e interajam com eles. Todos os anúncios veiculados por meio do Twitter aparecem com o aviso “Promovido”, para evidenciar para os usuários que se trata de um conteúdo pago.

No entanto, a plataforma permite que haja interações com a maioria desses anúncios da mesma forma que com os conteúdos orgânicos, produzidos por marcas e pessoas na rede social. A partir desses anúncios, os usuários podem seguir a conta promovida, curtir o tuíte ou retuitá-lo.

4. Gere seguidores com suas propriedades na internet

Se você tem um site, loja virtual, blog ou trabalha com newsletter semanais, poderá utilizar esses meios para incrementar sua audiência e, assim, fortalecer sua estratégia de marketing no Twitter.

Para conseguir isso, uma boa dica é incluir o link da sua conta no Twitter em todas as demais redes sociais que utiliza, em seu e-commerce e também nos e-mails marketing que envia. Dessa forma, diversas pessoas podem acessar a sua conta no Twitter e optar por segui-la.

5. Aplique as melhores práticas para as mensagens diretas

Agora que você já seguiu os passos anteriores para conseguir seguidores, é possível enviar mensagens para todos eles. As mensagens diretas do Twitter têm o benefício de serem privadas.

No entanto, você deve ter muito cuidado ao fazer isso. Enviar muitas mensagens pode classificar a sua conta como SPAM.

Pense que a primeira mensagem direta é como conhecer alguém pessoalmente ou mandar um e-mail a uma pessoa desconhecida. Se a primeira coisa que você faz é tentar vender, seguramente ela te ignorará ou te marcará como uma mensagem indesejada.

Sendo assim, a mensagem deve ser vista como forma de estabelecer um laço mais profundo com os seguidores. Por exemplo, você pode agradecer aos usuários por te seguirem ou, após uma conversa, perguntar suas preferências e até pedir um feedback sobre os produtos ou serviços que oferece.

De todas as maneiras, lembre-se de jamais receber seus novos seguidores com uma oferta. Tente construir um relacionamento pessoal antes de qualquer coisa.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

6. Combine conteúdo automático com tuítes personalizados

As ferramentas automáticas podem ser de grande ajuda para gerar conteúdo. Dessa forma, não é necessário sempre atualizar sua conta manualmente.

No entanto, é preciso ter muito cuidado ao usá-las, uma vez que sua conta pode ser classificada como bot (recurso usado para repetir ações humanas de maneira robótica), o que gera perda de muitos seguidores.

Sendo assim, essas ferramentas precisam ser utilizadas com responsabilidade e servem para auxiliar no momento de gerar um conteúdo relevante para sua audiência.

Uma ótima plataforma para automatizar suas publicações é a dlvr.it, que pode ser utilizada de maneira gratuita. A ideia é divulgar materiais interessantes para conseguir gerar engajamento.

💡 Saiba mais: Como ter engajamento no Twitter?

Manter o volume de postagens frequente e publicar conteúdo com informações relevantes também é uma ótima maneira de conseguir retuítes aumentando, dessa forma, o alcance da sua mensagem e incrementando a base potencial de seguidores.

7. Utilize buscas e listas

Por meio das buscas é possível observar o que os usuários falam sobre você e os termos relevantes para o seu mercado. Por exemplo: se você vende sapatos, talvez seja legal observar os tuítes que incluem frases como: “sapatos”, “necessito sapatos”, “melhores sapatos” ou, ainda, o que dizem seus competidores.

💡 Saiba mais: Como usar o Planejador de palavras-chave do Google?

Dessa forma, se você percebe um usuário que faz um tuíte dizendo que vai a uma festa, mas ainda precisa comprar sapatos, você pode entrar em contato com ele pelo nome do usuário e oferecer ajuda. Pense primeiro em ajudar antes de vender, por ser isso que favorece a criação de um relacionamento.

Com as listas do Twitter você pode organizar informações, já que, por meio delas, é possível personalizar e organizar todos os tuítes que aparecem em sua linha do tempo.

Funciona assim: você pode criar uma lista por categorias, como “sapatos”, e adicionar nela todas as contas relacionadas a essa palavra para monitorar. Além disso, pode fazer listas com os seus clientes para acompanhar o que dizem sobre a sua empresa e saber se estão satisfeitos ou não.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer social listening?

8. Acompanhe o que é dito sobre sua marca

Lembre-se de que os usuários podem falar de sua marca, mas sem necessariamente mencionar a sua conta (utilizar o @). Sendo assim, para conseguir realizar o acompanhamento é necessário buscar os termos relacionados ao nome da sua marca.

Dessa forma, você consegue ficar por dentro do que dizem e ainda interagir com os usuários. Agradeça às pessoas que falam bem da sua marca, replique quem publicar fotos utilizando seus produtos e ajude aqueles que estiverem insatisfeitos.

9. Aproveite o uso das hashtags

Uma forma de conseguir destacar a sua marca, participar e acompanhar assuntos específicos do seu nicho é fazer o uso das hashtags, isto é, uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #.

Ao participar de um tema popular, seus tuítes podem ser vistos por aqueles que seguem determinada hashtag. Essa é uma forma de compartilhar um produto ou promoção e gerar tráfego até o seu site.

Por exemplo, se você tem uma loja de artigos esportivos, pode aproveitar os assuntos relacionados a futebol para promover suas promoções.

Gostou das dicas de como criar uma estratégia de marketing no Twitter? Saiba que essas boas práticas variam de acordo com a rede social escolhida. Por isso, é importante conhecer todas elas e entender como cada uma funciona. Ensinamos tudo isso no nosso curso sobre o tema:

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O que evitar ao fazer marketing no Twitter?

A principal atitude que você deve evitar quando estiver planejando o seu marketing para Twitter é gritar a todos os ventos para que seus clientes comprem. Os usuários podem achar esse tipo de conteúdo publicitário enfadonho. Ofertas extremamente agressivas podem ter o efeito contrário e acabar afastando possíveis compradores.

Procure também não mencionar um usuário desconhecido com uma oferta fora de contexto. Pense que isso é como ir caminhando pela rua e ser interrompido por uma pessoa oferecendo um produto. Parece invasivo, certo? A sensação é a mesma dentro do Twitter.

Então, vale usar o bom-senso para não afastar os clientes e construir um relacionamento único com cada seguidor para que o momento de oferta dos produtos faça sentido.

Empresas que se destacam no Twitter

No decorrer deste conteúdo, vimos diversas estratégias que podem ser implementadas para destacar a sua marca no Twitter. Agora, vamos ver, na prática, empresas que se saem muito bem na rede. Confira:

Netflix

A Netflix conversa com o seu público de maneira divertida e empática.

Em suas postagens, busca sempre fazer o uso de elementos que podem atrair e engajar seus seguidores, como: falar sobre assuntos que estão bombando no momento e relacioná-los com a empresa, além de recorrer à linguagem informal (a que usamos no nosso cotidiano), usar memes, emojis e hashtags. Veja:

Captura de tela mostrando interação da Netflix para exemplificar o marketing no Twitter

Captura de tela mostrando outra interação da Netflix para exemplificar o marketing no Twitter

Nubank

O Nubank se destaca por sempre interagir com os usuários e também por prestar suporte com as demandas levadas pelos clientes por meio das menções. Confira:

Captura de tela mostrando interação do Nubank para exemplificar o marketing no Twitter

Aprendeu tudo sobre marketing no Twitter?

Conseguiu entender o que é marketing no Twitter e de que forma uma boa estratégia pode fortalecer a sua marca e gerar vendas? Esperamos que sim. Agora, é só colocar a mão na massa!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing no Twitter

Twitter é uma rede social em que os usuários podem publicar conteúdos em formato de texto, vídeo e imagem, além de interagirem entre si. O diferencial do Twitter é a limitação dos posts em até 280 caracteres.

O Twitter ajuda a criar um relacionamento verdadeiro com a audiência, serve como canal de atendimento ao cliente, permite a interação direta entre empresa e consumidor, é uma ferramenta de posicionamento de marca e, por fim, possibilita a criação de campanhas publicitárias.

Construa um perfil profissional, conquiste seguidores, utilize as ferramentas do Twitter, gere seguidores com suas propriedades na internet, melhore as práticas das mensagens diretas, combine conteúdo automático com tuítes personalizados, utilize buscas e listas, acompanhe o que é dito sobre a sua marca e aproveite o uso das hashtags.

O Twitter é uma rede social com um tom descontraído usada por milhões de pessoas no Brasil. Logo, se sua marca combina com uma linguagem mais informal, essa pode ser uma excelente forma de criar um vínculo com potenciais clientes. Conheça seu público-alvo e use do humor para alcançar mais seguidores da plataforma. Em pouco tempo, você poderá notar uma melhora significativa nos seus índices de engajamento.

Para melhorar o engajamento no Twitter, é importante criar conteúdo interessante falando a língua do seu público-alvo, além de utilizar hashtags relevantes e participar de conversas importantes da sua área de atuação. Também é recomendado manter uma frequência constante de postagens e interagir com seus seguidores, respondendo a comentários e mensagens privadas de forma ágil e pessoal.

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