06/06/2013

Guia de marketing para o Twitter

O Twitter ainda possui um crescimento expressivo na América Latina, conforme informou um estudo recente da comScore. Apesar de ser bem menos popular do que Facebook, é uma excelente ferramenta para dialogar com a sua comunidade sem a necessidade de ter que adicioná-los como amigos ou que eles sejam seguidores da sua marca.

Com este guia, te ajudaremos a estabelecer seu perfil no Twitter e implementar uma estratégia de marketing efetiva.

Conceitos Básicos antes de começar

Antes de começar com os conselhos práticos, é importante conhecer certos termos utilizados na comunidade do Twitter; seguramente você já escutou falar de alguns deles:

  • O que é um Tweet? É publicar um texto na rede social.
  • O que quer dizer seguir alguém? Quando você segue uma conta, os posts dessa pessoa/empresa aparecem para você na cronologia da sua timeline. Quer dizer que você deve seguir as contas que gerem conteúdo interessante para você. Grande parte da sua experiência no Twitter dependerá dos usuários que você seguir.
  • O que implica que alguém me siga?Da mesma maneira que você vê novos posts daqueles perfis que você segue, seus seguidores também devem receber os seus.
  • O que significam os usuários ou mentions? Uma mention é qualquer update de Twitter que contenha @nome do usuário no corpo da mensagem. Você encontrará as mentions na janela notifications. Para mencionar alguém no Twitter escreva sua mensagem normalmente e inclua @nome do usuário no corpo do texto. Tenha em mente que os usuários só podem visualizar as respostas ou mentions dos demais em sua cronologia se seguem tanto o remetente como o destinatário do tweet.
  • O que é um Retweet (Retwittear)? Retwittear é uma característica que permite os usuários de Twitter compartilhar tweets rapidamente com seus próprios seguidores. Se você encontra um tweet na sua timeline e acha que será interessante aos seus seguidores, retweet!
  • O que significam Hashtags ou Etiquetas ( Símbolos “#”)? O símbolo “#”, chamado etiqueta, se usa para marcar palavras-chave ou temas de um tweet. Foi criado de maneira orgânica pelos usuários de Twitter como uma forma de categorizar as mensagens. Por exemplo, se você está em um evento como a Copa do Mundo e deseja publicar um tweet a respeito, pode utilizar a hashtag #CopaDoMundo2014
  • O que é um #FF? Os Follow Fridays ou #FF é um costume adotado por usuários de Twitter que se baseia em recomendar outras contas de Twitter que consideram interessantes para uma sexta-feira.
  • Para que servem as listas? O Twitter te permite agrupar diferentes contas em grupos ou listas. Dessa forma, poderá gerar listas para distintas temáticas. É importante destacar que você pode adicionar um perfil a uma lista sem necessariamente ter que segui-lo.

Construa uma perfil profissional

O primeiro passo é criar seu perfil no Twitter. Antes de começar a conseguir seguidores, é importante que o seu perfil seja profissional. Para isso recomendamos:

  • Fotos de Perfil: as fotos genéricas de Twitter, em geral, geram desconfiança, portanto, é fundamental estabelecer a foto do perfil. Se você está criando o perfil da sua marca, sugerimos utilizar o seu logotipo. No entanto, também é recomendável colocar uma foto própria para humanizar a conta. Os usuários podem se sentir mais seguros em te seguir se existe uma pessoa atrás da conta.
  • Biografia breve e concisa: você tem somente 160 caracteres para descrever você ou sua marca. É importar ser criativo e gerar interesse.
  • Imagem de Fundo: escolha um fundo que esteja na linha com o layout da sua marca. Igualmente como na foto de perfil, é importante evitar imagens genéricas de Twitter.
  • Imagem de Capa: aqui temos algo parecido às imagens de capa do Facebook (ou cover photos). Poderá aproveitar esse espaço para mostrar mais sobre o que oferece a sua marca.
  • Bons Tweets: é o mais importante. Cuide para que os seus tweets reflitam quem você é e o que está dialogando com a sua audiência. Recorde-se que deverá gerar conteúdo relevante e responder aos seus seguidores mais do que publicar ofertas ou tentar vender os seus produtos.
  • Twitter Product Card: Com essa super ferramenta você poderá ter tweets muito mais encorpados. Veja mais sobre as Twitter Product Card na sua Nuvem Shop.

Gerando seguidores do seu segmento objetivo

Agora que você já tem o seu perfil é o momento de adquirir novos seguidores. Existem muitas maneiras de consegui-los. No entanto, o grande desafio (e o que renderá mais frutos para a sua loja) é conquistar uma audiência relevante para o segmento que você tem como objetivo. Por exemplo, se você vende roupas para jovens adolescentes, conseguir um grande número de meninas de 15 anos seguramente gerará mais resultados que uma audiência de homens adultos.

Onde encontrá-los? Como conseguir que sigam o seu perfil?

Nem sempre ter um grande número de seguidores é tudo, mas uma audiência considerável pode gerar confiança e social proof. Uma forma prática de começar é encontrando gente que siga aqueles que te seguem. Você deve buscar contas que tenham um relacionamento de quase 1:1 entre seus adeptos e quem eles seguem.

Há ferramentas que podem te ajudar a conseguir isso:

TwitterCounter Search: inserindo uma palavra-chave nesta ferramenta você poderá ver contas de Twitter relacionadas com suas respectivas quantidades de perfis seguidos e seguidores. Ao conectar o aplicativo com sua conta na rede social você conseguirá seguir diretamente os resultados.

TwitterCounter Search

Há também outras ferramentas úteis do gênero, como o Twellow e o Wefollow. Por outro lado, existem plataformas que funcionam como uma espécie de robô, ou seja, permitem, entre outras coisas, seguir novos usuários de forma automática com base em regras que você pode configurar. A mais popular é a Twitter Adder, mas também existe a Botize.

Por último, recomendamos ver o nosso post sobre como conseguir mais usuários via Twitter.

Gere Seguidores com suas propriedades na internet

Se você tem um site, loja virtual, blog ou envia uma newsletter por e-mail, poderá utilizar esses meios para incrementar sua audiência no Twitter. Para conseguir isso você deve assegurar de incluir um link à sua conta de Twitter em todas as suas propriedades online, desde os mencionados anteriormente até assinaturas de e-mail e perfis de outras redes sociais.

Se você tem um blog, uma excelente forma de conseguir seguidores é utilizando o player de retweet do Twitter. A ideia é incluir esse player em cada um dos posts do seu blog para que seus leitores possam compartilhar seus artigos. Adicionalmente, você poderá configurá-lo para indicar o artigo para compartilhamento via sua conta de Twitter. Desta forma, os usuários que acharem esse tweet interessante podem te seguir facilmente.

Melhores práticas para as mensagens diretas

Uma vez que você já tenha seguidores poderá enviar mensagens diretamente a eles. As mensagens diretas têm o benefício de serem privadas. No entanto, você deve ter muito cuidado ao fazer isso. Utilizar as mensagens diretas em excesso pode resultar que você seja classificado como spam.

Pense que a primeira mensagem direta é como conhecer alguém pessoalmente ou mandar um e-mail a uma pessoa desconhecida. Se a primeira coisa que você faz é tentar vender, seguramente ela te ignorará ou te marcará como spam. Pelo contrário, a mensagem deve ser vista como forma de estabelecer um laço mais profundo com os seguidores. Por exemplo, você poderá dizer que é muito bom estar em contato e agradecer aos usuários por te seguirem.

Outra boa ideia é perguntar-lhes que tipo de conteúdo eles mais gostam. O ideal seria personalizar cada mensagem para cada seguidor. Essa tarefa pode ser um pouco árdua se você tem muitos seguidores. Nesse caso você pode optar por utilizar ferramentas gratuitas, como o Social Oomph, que te permite automatizar uma mensagem direta aos seus seguidores. De todas as maneiras, lembre-se de JAMAIS receber seus novos seguidores com uma oferta. Tente construir um relacionamento pessoal. Isso logo irá trazer novas vendas!

Combine contéudo automático com tweets personalizados

As ferramentas automáticas podem ser de grande ajuda para gerar conteúdo sem ter que estar sempre atualizando sua conta. No entanto, você deve ter muito cuidado ao usá-las, pois poderá perder muitos seguidores se a sua conta é identificada como um bot.

Contudo,como diz o Tio Ben, do Homem-Aranha, um grande poder também traz uma grande responsabilidade. É por isso que compartilharemos ferramentas, que utilizadas com responsabilidade devem te auxiliar a gerar um bom conteúdo e que seja relevante para sua audiência.

A primeira é o TwitterFeed, a qual, uma vez conectada com sua conta de Twitter, te permite publicar tweets sempre que seus blogs favoritos publiquem um novo artigo através do seu feed RSS.

Ao entrar na janela de Advanced Settings você poderá adicionar a conta de Twitter do dono do blog utilizando os campos Post Prefix ou Post Suffix, como você pode observar na imagem acima. Desta forma, você demonstrará ao dono do blog que é um fiel seguidor. Dica: compartilhe seu conteúdo e potencialmente poderá conectar-se com ele para trabalhar em conjunto.

Um bom uso do TwitterFeed implica em escolher blogs que gerem conteúdo relevante para a sua audiência. Além disso, se você divulga um material interessante, seguramente sua audiência de seguidores começará a republicá-lo, aumentando o alcance da sua mensagem e incrementando a base potencial de seguidores.

A segunda ferramenta é um plugin para aqueles que tenham um blog no WordPress e se chama Tweet Old Post. Esse plugin publicará na sua conta do Twitter artigos mais antigos do seu blog. Através dele, seus seguidores têm a chance de ver conteúdo valioso do seu blog que estavam sendo pouco aproveitados ou nunca antes foram divulgados em redes sociais.

O melhor dessas ferramentas é que elas te ajudam a ter a sua conta de Twitter ativa, o que é bom caso você tenha pouco tempo para atualizá-la constantemente. 

No final das contas, todavia, os tweets mais importantes acabam sendo aqueles que você realiza pessoalmente para interagir com a sua comunidade e os líderes da sua indústria. Recorde-se que você nunca deve se limitar somente aos seus seguidores. Ter conversas reais utilizando o @nome do usuário permite a seus adoradores saber que você é mais do que um bot, que é um humano que deseja dialogar com eles.

Saiba o que se passa no Twitter através de buscas e listas

Possivelmente a melhor ferramenta para administrar o Twitter atualmente seja o Hootsuite. Além de permitir administrar múltiplas redes sociais e programar posts para determinados horários, essa plataforma permite que você tenha múltiplas colunas para observar o que as pessoas falam sobre a sua marca, além de conseguir monitorar seus principais concorrentes, suas listas e mensagens diretas.

Guia de marketing para o Twitter

  • Buscas no Twitter: você poderá observar o que os usuários falam sobre você e os termos relevantes para sua indústria. Por exemplo: se você vende sapatos, talvez seja legal observar os tweets que incluam frases como sapatos, necessito sapatos, melhores sapatos, etc, ou, ainda, o que dizem seus competidores. Desta forma, se você percebe um usuário que faz um tweet dizendo que vai a uma festa, mas ainda precisa comprar sapatos, você pode entrar em contato com ele através do @nome do usuário e oferecer ajuda. Pense primeiro em ajudar antes de vender, pois isso deverá gerar uma empatia maior entre cliente e loja. Com o Hootsuite você poderá criar e guardar colunas com as buscas que você deseja, lembre disso! Adicionalmente, você poderá utilizar a busca avançada do Twitter para ver, por exemplo, as pessoas que tweetaram sobre sapatos na sua cidade;
  • Listas de Twitter: você poderá criar listas de usuários com líderes de sua indústria para dar seguimento aos seus tweets, fazer retweets dos conteúdos interessantes que compartilhem e até dialogar com eles.

Acompanhe o que é dito sobre sua marca

Lembre-se que os usuários podem falar de sua marca, mas sem necessariamente mencionar a sua conta (utilizar o @). Configure uma busca com os termos relacionados ao nome da sua marca para saber o que dizem sobre ela, assim você conseguirá agir a tempo. Agradeça às pessoas que falam bem de você, replique quem publicar suas fotos utilizando seus produtos e ajude aqueles que tiverem insatisfeitos.

Algumas marcas argumentam que preferem ficar de fora do Twitter porque recebem críticas dos usuários. No entanto, estar longe da rede social é um erro, porque mesmo assim as críticas acontecem, você apenas nunca saberá delas. Enxergue as redes sociais como uma excelente oportunidade de escutar seus consumidores, mudar se é necessário, e dar-lhes uma resposta. Se você se equivocou, peça desculpas e tente sanar o erro, isso vai te valorizar e fazer com que você ganhe muitos pontos.

Aproveite os hashtags e os temas do momento (trending topics)

Uma forma de estar exposto é participar de um hashtag ou tema popular do momento. Poderá encontrar os temas populares à esquerda da sua página principal no Twitter.

Ao participar de um tema popular, seus tweets podem ser vistos por aqueles que seguem determinada hashtag. Essa é uma forma de difundir um artigo do seu blog e gerar tráfego até o seu site. Por exemplo, se você tem uma loja de artigos esportivos e tem um blog relacionado, pode aproveitar o boom da Copa do Mundo para promover seu blog ao detectar hashtags relevantes sobre o torneio.

O que nunca fazer no Twitter

O primeiro que você deve evitar é gritar a todos os ventos que seus clientes comprem. Os usuários podem achar esse tipo de conteúdo publicitário enfadonho, exceto que eles sejam ofertas extremamente agressivas. Evite também mencionar um usuário desconhecido com uma oferta fora de contexto. Pense que isso é como ir caminhando pela rua e ser interrompido por uma pessoa qualquer que ouviu você falando sobre sapatos e te oferece um produto. Parece estranho, certo? Também o é dentro do Twitter.

Esperamos que dentro desse guia você possa ter encontrado ferramentas úteis. Te convidamos a criar a sua conta, ajustar o seu perfil e começar a construir a sua audiência!

[Este Post foi inspirado no blog do Kiss Metrics o qual recomendamos caso você saiba inglês]

Data da última atualização: 08/05/2018


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