Guia completo de como criar um email profissional gratuito

Envelopes agrupados, representando como criar um e-mail personalizado grátis
Pontos principais do artigo:
  • Para ter um email profissional gratuito (por exemplo, [email protected]), precisará de um domínio. Alguns provedores oferecem domínios gratuitos, enquanto outros podem exigir que você compre um;
  • Se você já tiver um domínio registrado em outro lugar, poderá configurar emails profissionais com um serviço de hospedagem, seguindo as configurações de DNS do seu provedor para apontar para o serviço de email que você escolher;
  • Ao criar um email profissional grátis, você terá alguns benefícios, como credibilidade no mercado e conquista da confiança do cliente.

Ter um email comercial é importante para quem tem uma loja virtual. Seja para facilitar os processos de comunicação ou para passar uma imagem mais profissional. Por isso, neste artigo, vamos aprender como criar um email profissional gratuito — além de algumas dicas de ferramentas para o seu negócio.

Afinal, ao ter um email profissional, você garante mais credibilidade para a sua marca, tanto para quem entra em contato com você, como para quem recebe suas mensagens. Então, continue a leitura do conteúdo para saber como ter um email profissional gratuito. Vamos lá?

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Como criar um email profissional gratuito?

Para criar um email profissional gratuito, alguns serviços de hospedagem como HostGator e UOL Host oferecem, dentro do plano de hospedagem, a criação de emails profissionais personalizados. No entanto, para hospedar um site com estas empresas já existe uma cobrança fixa mensal.

Com isso, se você utiliza outro serviço de hospedagem — ou uma plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop — e precisa criar um email profissional gratuito, você vai precisar de uma ferramenta que permita fazer a integração do domínio do seu site com a conta de email, como o Zoho e a Yandex Mail.

Segundo a Taynara Schemes, estrategista global de Nurturing (nutrição de leads) da Nuvemshop, ter um e-mail profissional é fundamental para ter sucesso na sua estratégia de e-mail marketing.

"Evite remetentes genéricos como “no-reply@” e opte por um endereço relacionado à sua marca. Isso fará com que seus disparos sejam facilmente reconhecidos pelos servidores de e-mail e pelos usuários."

Taynara Schemes
Taynara Schemes
Estrategista global de Nurturing da Nuvemshop

 

📹 Veja também: Como criar um email profissional e vincular ao seu e-commerce na Nuvemshop

A seguir, veja como utilizar as ferramentas:

Como criar um email profissional gratuito pelo Zoho?

O Zoho oferece algumas vantagens da conta gratuita que podem ser bastante úteis para o seu negócio. Com ele, você tem direito a:

  • Hospedagem de email com domínio próprio;
  • 5 contas de usuário;
  • 5 GB de armazenamento;
  • Anexos de email de até 25 MB;
  • Upload de arquivo de até 1 GB;
  • Autenticação de dois fatores.

Contudo, a versão gratuita do Zoho não tem a função de IMAP/POP, responsável por permitir a abertura das mensagens em uma caixa como a do Outlook, por exemplo. Mas não se preocupe, o acesso ao email por meio do próprio site da ferramenta pode ser feito sem nenhuma limitação.😉

Logo, é uma excelente opção para criar email com domínio próprio grátis. Acompanhe o passo a passo:

1. Cadastra-se no site da Zoho

Antes de configurar um email grátis no Zoho, você precisa se inscrever no site. É um procedimento simples — é só acessar a página de cadastro e preencher as informações com email e uma senha a ser criada.

2. Abra a aplicação de email

Na página inicial da ferramenta, clique na opção de “mail” e preencha com as informações requeridas. Feito isso, escolha a melhor opção para o seu negócio: uma conta de email baseada no domínio Zoho ou criar uma conta de email pessoal e pronto! O seu email profissional gratuito está criado.

📹 Veja também: Como criar um endereço de email profissional no Zoho Mail para sua loja virtual

Como criar um email profissional gratuito pelo Yandex Mail?

Outra ferramenta para criar um email corporativo grátis é a Yandex Mail. Por essa ser uma empresa russa, sua interface não está disponível em português, porém há a versão em inglês.

Dentre as vantagens em usar o Yandex Mail, podemos destacar:

  • 10 GB de armazenamento na nuvem;
  • Email profissional com domínio próprio;
  • Serviço anti-spam;
  • Filtros de email;
  • Calendários e armazenamento na nuvem;
  • Aplicativo para acesso via mobile.

Para criar uma conta no Yandex Mail, caso você não esteja familiarizado com o idioma inglês, recomenda-se o uso de um tradutor simultâneo, como o Google Tradutor. Além disso, o processo de cadastro é bem simples. Confira na sequência:

1. Acesse o site do Yandex

Na página do Yandex, clique no ícone de email ✉ e em seguida, clique em “Create an account” — crie uma conta, em tradução livre.

2. Preencha os dados da sua conta

No formulário de registro, insira um nome e sobrenome reais, uma vez que este cadastro será entendido pela plataforma como pertencente ao proprietário da conta. Feito isso, defina um nome para o endereço de email.

Em seguida, crie uma senha que seja pessoal e intransferível, uma vez que o acesso ao seu email profissional deve ser restrito. Uma boa dica aqui é combinar números com letras maiúsculas e minúsculas e símbolos — isso torna seu código de acesso mais seguro.

Por fim, insira um número de celular no cadastro. Embora este campo seja opcional, por questões de segurança, o preenchimento dele é altamente recomendado. Depois disso, clique no botão “Register” (registrar). Pronto, sua conta foi criada!

Como criar um email profissional grátis usando o Google Workspace?

O Google Workspaceantigo G Suite — oferece, além do email profissional personalizado, todo um pacote de ferramentas para tornar o dia a dia da sua empresa mais prático. O serviço já foi gratuito no passado, mas, atualmente, é necessário assinar um dos planos que custam a partir de R$ 28 ao mês.

Para criar um G-mail profissional para sua empresa basta acessar o Google Workspace e preencher um formulário. Entre as informações necessárias, as mais importantes são:

  • Nome da empresa;
  • Dados do proprietário;
  • Número médio de funcionários;
  • Domínio do site ou loja virtual;
  • Email principal da empresa;

Após preencher os dados, você deverá definir o endereço de email que deseja para sua marca — mediante a disponibilidade na plataforma —, criar uma senha de acesso e configurar o seu domínio.

Para realizar as devidas configurações, confira o passo a passo criado pelo suporte do Google Workspace.

Vantagens de criar um email profissional grátis

Ao criar um email profissional para o seu negócio, você terá alguns benefícios que poderão ser observados a médio prazo, como, por exemplo:

1. Credibilidade no mercado

Empresas que oferecem emails profissionais tendem a ter mais credibilidade no mercado em que atuam. Isso porque negócios que utilizam endereços de email de servidores comuns, como Gmail, Yahoo etc., podem ser vistos como amadores.

2. Conquista da confiança do cliente

A credibilidade também impacta na sua relação com seu público, já que as empresas que têm emails comerciais transmitem uma imagem mais profissional e confiável. Isso é positivo tanto para as vendas quanto para a fidelização dos clientes.

"Aqui na Nuvemshop, nós utilizamos o nome do especialista que criou o e-mail + o nome da empresa. Quando faço os disparos, assino como Taynara da Nuvemshop, por exemplo. No endereço eletrônico, sempre colocamos um e-mail reconhecível e profissional."

Taynara Schemes
Taynara Schemes
Estrategista global de Nurturing da Nuvemshop

 

3. Organização

Se você pretende utilizar o email profissional como canal de atendimento ao cliente, ter um endereço comercial irá permitir que você gerencie os contatos da sua empresa separadamente de seus assuntos pessoais. Com isso, será possível criar uma rotina mais prática e eficiente.

Ferramentas pagas para criação de email profissional

Caso você precise de um email com mais funcionalidades, poderá optar por um dos planos pagos do Zoho ou escolher outras ferramentas, que também cobram pelo serviço. Algumas das principais são:

  • Office 365;
  • Google Apps;
  • Go Daddy.

Avalie os valores de cada ferramenta e suas funcionalidades. Assim, fica mais fácil entender qual serviço faz mais sentido para o momento do seu negócio.

Aprendeu como criar um email profissional?

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e te ajudem a criar seu email profissional gratuito. Isso vai ser importante para que você tenha um negócio com ainda mais credibilidade.

Caso você esteja desbravando o mundo do comércio eletrônico, que tal vender pela internet com a Nuvemshop? Você pode criar sua loja virtual grátis. É muito simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. 😉

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre o email profissional grátis

Para criar um email profissional grátis, você pode contar com o Zoho e o Yandex Mail. Escolha a ferramenta ideal para o seu negócio, cadastre-se e ative sua conta de email.

As ferramentas para criar um email profissional grátis são a Zoho e a Yandex Mail.

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