O que é página de agradecimento e como criar uma thank you page?

mãos se tocando, o que representa o conceito de uma página de agradecimento

Pontos principais do artigo:

  • Página de agradecimento ou thank you page é uma página exibida após um visitante realizar uma ação em um site, como preencher um formulário, fazer uma compra ou assinar uma newsletter;
  • Ela é projetada para agradecer ao usuário pela ação realizada e, ao mesmo tempo, fornecer informações adicionais, instruções ou até mesmo incentivos para encorajar mais interações;
  • A página de agradecimento é uma oportunidade valiosa para continuar engajando o usuário e fortalecendo o relacionamento com ele.

Após realizar uma compra em um site, você é automaticamente redirecionado até para uma página de agradecimento, que avisa que o pedido foi concluído com sucesso. Agora, o que você acharia se não recebesse nada? Seria bem confuso, não é? Você provavelmente teria dúvidas sobre a operação e se deu tudo certo com o pagamento.

A página de agradecimento, ou thank you page, é enviada sempre que um pagamento é feito em um site de vendas, seja em uma loja virtual ou marketplace. O seu objetivo é tranquilizar o cliente sobre o dinheiro que foi gasto ali.

Além disso, a página de obrigado tem potencial enorme a ser explorado, visto que é um local que terá a atenção plena do usuário que busca a validação da ação que ele acabou de realizar.

Por isso, elas são tão importantes, principalmente quando falamos de estratégias de marketing digital.

Neste artigo, entenda melhor o que é uma página de agradecimento, sua importância, como criá-la e dicas para elaborar uma boa thank you page.

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O que é uma página de agradecimento?

Página de agradecimento, ou thank you page, são as páginas em que seu visitante é redirecionado após completar alguma ação, como finalizar uma compra, em um site ou blog. O objetivo é confirmar o feito e agradecer pela interação.

Além disso, nas páginas de obrigado, é possível inserir diferentes CTAs, ou seja, chamada para ação.

Você pode, por exemplo, oferecer um e-book que tenha um assunto similar ao trabalhado antes do envio da thank you page. Essa é uma forma de incentivar o cliente a avançar pelo funil de vendas da sua empresa.

A página de obrigado é uma parte crucial da experiência do usuário e pode ser utilizada para direcionar o visitante para outras áreas do site, oferecer conteúdo relevante, compartilhar links para redes sociais ou fornecer detalhes sobre os próximos passos após a conclusão da ação.

Qual é a importância da página de obrigado?

A thank you page cumpre um importante papel nas operações de um blog ou site de vendas.

Apesar do nome estar focado no agradecimento, elas fazem muito mais que isso. Em uma página de obrigado, é possível direcionar um lead, isto é, um potencial cliente, para outra conversão ou solicitar que ele indique o material para outras pessoas.

Além disso, com uma URL de agradecimento, você pode:

Tranquilizar o lead após a conversão

Como explicamos no início do texto, a principal função da página de agradecimento é cumprir o importante papel de certificar o usuário de que a operação realizada foi concluída com sucesso.

Como elas, geralmente, são redirecionadas após uma conversão em compras, isso significa que o comprador precisou compartilhar seus dados pessoais e de pagamento para chegar até ali.

Ao mesmo tempo, ele está esperando por um material, informação ou a confirmação de que a sua inscrição foi realizada.

Nesse sentido, a página de agradecimento fornece uma importante garantia de que tudo deu certo, dando maior tranquilidade ao lead após a conversão.

💡 Saiba mais: Os 12 melhores exemplos de landing page para conversão

Reter o usuário no seu site

Se o usuário termina uma ação no seu site e continua na mesma página que ele estava anteriormente, provavelmente ele irá pensar que não tem mais nada para fazer ali e fechar aquela janela.

Contudo, se ele é redirecionado para uma thank you page, você tem mais chances de convencê-lo a acessar outra página do seu site.

Assim, você mantém esse usuário navegando nos seus conteúdos por mais tempo.

Incentivar o avanço na jornada de compra

As páginas de agradecimento também são uma excelente forma de avançar a jornada de compra dos seus leads.

Se ele converteu em um material com um assunto topo de funil, ou seja, o lugar de despertar o interesse sobre a solução de produto ou serviço, a sua página de agradecimento pode reunir indicações de outros conteúdos de topo, mas também de meio de funil.

Por meio de funil, entende-se a etapa do processo de vendas em que a pessoa considera a existência de determinado problema e tem a intenção de solucioná-lo de alguma forma.

💡 Saiba mais: Jornada do cliente: o que é e quais são as etapas?

Como criar uma thank you page?

Não existe segredo na criação de uma página de obrigado! Especialmente se você usa alguma ferramenta de automação de marketing, a parte técnica acaba sendo bastante simples.

Agora, confira o nosso passo a passo sobre como criar um thank you page:

1. Crie URLs rastreáveis

A URL rastreável é a que permite que você veja exatamente quem acessou aquela página de agradecimento.

Dentre as métricas, está a possibilidade de saber que material a levou até ali. Por isso, é importante ter URLs padronizadas para torná-las rastreáveis.

Se você usa o Google Analytics para verificar seus resultados, o URL Builder é um ótimo parceiro na confecção de páginas rastreáveis. Ele é bastante intuitivo e fácil de usar.

💡 Saiba mais: URL parametrizada: saiba o que é, como e por que usá-la

2. Use um CTA objetivo

Outro ponto importante é a criação de um CTA objetivo, ou seja, um call to action claro e direto ao ponto.

A página de agradecimento é excelente para diversas funções diferentes. Contudo, deve-se evitar chamar a atenção do usuário para várias coisas ao mesmo tempo.

Uma confusão de informações e chamadas para ação podem fazer com que a página perca sua utilidade.

Por isso, pense sempre em um CTA principal, que terá maior destaque. Caso queira inserir outros, considere deixá-los espaçados, mais para o final da página.

3. Evite exageros na comunicação

O ponto anterior tem uma relação direta com este daqui. É preciso evitar exageros na comunicação para não confundir o usuário.

Uma página de obrigado pode ser bastante simples, com apenas alguns textos e um botão para outra página.

Além disso, esse não é o momento para textões. Tente não escrever demais e acabar cansando o usuário assim que ele cair na página.

Expressões muito animadas, com pontos de exclamação e gifs comemorativos também não fazem muito sentido em uma página de agradecimento.

4. Use botões chamativos

É importante destacar a importância de usar botões chamativos em uma página de agradecimento. Esses botões são elementos visuais essenciais que direcionam a atenção do usuário para a ação desejada, seja ela seguir nas redes sociais, compartilhar o conteúdo, baixar um material adicional etc.

Os botões devem se destacar no layout da página, seja por meio de cores contrastantes, tamanho maior ou até mesmo por animações suaves que os tornem mais visíveis.

Ao utilizar esse recurso, você aumenta a probabilidade de os visitantes notarem e interagirem com as chamadas para ação, o que pode resultar em taxas de conversão mais altas.

Além disso, é importante garantir que os botões sejam intuitivos e sugiram claramente a ação a ser tomada. Por exemplo, em vez de simplesmente usar o texto “Clique aqui”, opte por frases mais descritivas e diretas, como “Siga-nos no Instagram” ou “Compartilhe este conteúdo”. Isso ajuda a reduzir a ambiguidade e orienta os usuários sobre o que esperar ao clicar no botão.

5. Dê destaque para a mensagem de confirmação

Como mencionamos, cabem muitas coisas em uma página de agradecimento. É possível falar sobre outro conteúdo, um CTA para outro material, inserir um vídeo institucional e até mesmo um formulário de levantada de mão.

Nessa confusão de coisas, é importante se lembrar do principal: o agradecimento! Se o usuário não conseguir identificar de cara que esta é uma página para a qual ele foi redirecionado após concluir uma ação, ele pode achar que abriu uma página errada e fechá-la imediatamente.

Por isso, lembre-se de dar destaque para a mensagem de agradecimento. Se possível, mencione até mesmo a página que ele estava anteriormente e busque não variar demais a identidade visual entre as páginas.

6. Ofereça oportunidades de continuidade

Uma das principais funções da URL de agradecimento é permitir que o visitante continue explorando seu site. Uma prática comum é reintroduzir o menu de navegação na página de agradecimento, permitindo que os usuários explorem outras áreas do site.

Além disso, é importante incluir chamadas para ação atrativas que direcionem os visitantes para outras páginas relevantes, como artigos relacionados, páginas de produtos ou serviços, ou até mesmo para seguir nas redes sociais da empresa.

Essas oportunidades de continuidade não apenas mantêm os visitantes envolvidos com o conteúdo do site, mas também podem incentivá-los a realizar ações adicionais, como assinar a newsletter da empresa, compartilhar o conteúdo nas redes sociais, ou até mesmo fornecer feedback sobre a experiência.

Ao oferecer essas opções, a página de agradecimento se torna mais do que apenas um ponto de finalização da conversão, transformando-se em um ponto de partida para uma maior interação e relacionamento com os visitantes.

Assim, as empresas podem aproveitar ao máximo cada oportunidade de engajar os leads e construir relacionamentos duradouros com seu público-alvo.

Dicas para uma boa página de agradecimento

Agora que você já sabe o básico para criar uma página de agradecimento, é importante também ver algumas formas de como torná-la ainda mais atrativa. Opte sempre por combinar estratégias de diferentes naturezas.

Confira outras dicas para uma boa página de agradecimento:

Direcione o usuário para o blog do seu negócio

Uma função primordial das páginas de agradecimento é a possibilidade de redirecionar para o blog.

Caso o usuário tenha chegado até a sua página de conversão por um link nas redes sociais ou e-mail marketing, ele tem a chance de conhecer mais materiais interessantes do seu site.

Aqui você pode explorar também a possibilidade de sugerir um conteúdo com um tema relacionado com a conversão que acabou de ser realizada.

Incentive as pessoas a conhecerem sua loja virtual

Uma das coisas mais importantes na estratégia de uma loja virtual é a divulgação. Aproveite as páginas de agradecimento para conduzir o consumidor diretamente até o seu negócio.

Você não precisa necessariamente inserir seus produtos e preços na página de obrigado, mas pode usar alguns artifícios para despertar o interesse.

Por exemplo, se você tem uma loja com itens de cozinha, uma forma de fazer isso é criando uma pequena montagem com os produtos mais vendidos e inserindo alguma frase chamativa ao lado.

Pode ser algo como “os melhores produtos para a sua cozinha” ou “tudo que você sonhou em ter na sua cozinha”. Assim, você não precisa anunciar diretamente um produto, mas pode captar o interesse de quem viu a sua página de obrigado.

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Ofereça recompensas na página de agradecimento

Recompensas são sempre um sucesso na hora de atrair visitantes e clientes! Você pode oferecer um desconto especial para quem chegou até a thank you page por determinado caminho.

Um exemplo para ilustrar: continuando com a mesma loja de utensílios de cozinha, digamos que alguém faça o download de um e-book sobre como escolher facas de qualidade.

Na página de agradecimento, você pode oferecer um desconto especial para a compra de facas de uma nova linha da sua marca.

Assim, além de educar o consumidor sobre a qualidade daquele item, você também o incentiva a comprá-lo.

💡 Saiba mais: Como usar cupom de desconto para aumentar as vendas?

Inclua botões para suas redes sociais

Sobretudo para as vendas online, divulgação é a alma do negócio. Por isso, aproveite as páginas de obrigado para inserir botões de divulgação das suas redes sociais.

Aplique técnicas de upsell ou crossell

Outra forma de aproveitar o espaço das páginas de agradecimento é com as técnicas de upsell e crossell. Entenda esses conceitos:

  • Upsell: quando a venda é feita aumentando o ticket médio daquele mesmo item. Por exemplo, oferecer kit de facas em vez de apenas o modelo unitário.
  • Crossell: é quando a venda combina mais de um produto ou serviço. Por exemplo, ao vender um kit de facas, você convence o cliente a levar ainda alguns potes de vidro para mantimentos.

Nas páginas de obrigado, essas técnicas podem ser usadas oferecendo descontos ou frete grátis acima de determinado valor.

💡 Saiba mais: Cross selling e up selling: o que são e como aplicar?

Que tal criar sua página de agradecimento?

As páginas de agradecimento são muito importantes para estratégias de marketing digital, sobretudo quando se trabalha com conversões ou preenchimento de formulários. Elas garantem ao usuário que tudo ocorreu como o esperado naquela operação.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre thank you page

Thank you page são páginas em que seu visitante é redirecionado após completar alguma ação, como finalizar uma compra, em um site ou blog. O objetivo é confirmar o feito e agradecer pela interação.

Uma página de obrigado é importante para tranquilizar o lead após a conversão, reter o usuário no seu site e, principalmente, incentivar o avanço na jornada de compra.

Para criar uma página de agradecimento, é necessário criar URLs rastreáveis, usar um CTA claro e objetivo, evitar exageros na comunicação, dar o destaque para a mensagem de agradecimento, usar botões chamativos e oferecer oportunidades de continuidade na interação com o seu site.

Algumas boas práticas para ter uma boa URL de agradecimento são: direcione o usuário para o blog, incentive as pessoas a conhecerem a sua loja virtual, ofereça recompensas nas páginas de agradecimento, inclua botões para as suas redes sociais e aplique técnicas de upsell e crossell.

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