4 formas de abordar um cliente pela primeira vez

Microfone representa como abordar clientes nas redes sociais

Se você tem uma loja virtual já deve ter se perguntado como abordar um cliente, certo? Isso porque esta é a oportunidade inicial de criar uma conexão com o seu público e sabemos que a primeira impressão é a que fica.

Em vista disso, essa abordagem deve ser certeira e construir um laço com o futuro consumidor, seja pelo lado emocional ou pela afinidade com as qualidades do produto ofertado.

Além disso, para que a estratégia de abordagem funcione, é fundamental conhecer o seu público-alvo e entender a fundo o que ele procura e precisa.

Dessa forma, depois de conhecer as necessidades da sua persona, ou seja, o seu consumidor ideal, é necessário estar munido das técnicas necessárias para abordar o cliente da maneira correta e, quem sabe, conseguir realizar o objetivo final: concretizar vendas.

Quer saber mais sobre como abordar um cliente e como aplicar essa estratégia em seu negócio? Neste conteúdo, explicaremos tudo isso! Para começar, assista ao vídeo abaixo:

Agora, vamos direto ao assunto:

4 dicas sobre como abordar um cliente pela primeira vez

Sabemos que realizar o primeiro contato com os possíveis clientes de maneira adequada é importante. Isso porque, por meio da abordagem inicial, é possível conduzi-los pela jornada de compra e até promover sua fidelização.

Por isso, separamos quatro dicas sobre como abordar um cliente. Confira:

  1. Seja claro e objetivo;
  2. Conheça o perfil do cliente;
  3. Utilize o método AIDA;
  4. Crie uma relação com o cliente.

Agora, confira os detalhes sobre cada item:

1. Seja claro e objetivo

É verdade que, no mundo atual, tudo acontece muito rápido e somos constantemente bombardeados com informações sobre diversos assuntos. Em vista disso, é extremamente desafiador encontrar algo que prenda nossa atenção e capture nosso interesse.

Logo, para abordar um cliente, é necessário ser claro e objetivo. Isso porque, em meio à correria do dia a dia, dificilmente uma pessoa vai ter tempo para se interessar pelo seu produto ou serviço, certo? Então, para captar o interesse, as características principais precisam ser mostradas nos primeiros 30 segundos de interação.

Essa apresentação inicial precisa conter elementos fundamentais, como: nome da empresa, qual a sua intenção e uma breve descrição do seu produto. Aqui, o legal é destacar apenas os diferenciais da sua mercadoria e empresa.

Lembre-se de não enviar um texto gigantesco, uma vez que, nestes casos, a chance de a pessoa nem terminar a leitura é muito grande. Caso o contato seja pelo telefone, recorde-se de manter sua fala inicial por apenas 30 segundos.

Com isso, seu futuro cliente consegue tomar uma decisão se deseja continuar a conversa para saber mais detalhes, tornando o processo mais simples e confortável. Afinal, transmitir objetividade e clareza já no primeiro contato diz muito sobre a sua empresa e o tipo de relacionamento que será construído com o consumidor.

2. Conheça o perfil do cliente

O cliente está interessado pelos seus produtos e deseja mais informações nesse primeiro contato. E agora? Neste momento, é necessário adaptar-se àquela pessoa e buscar maneiras de encantar o cliente.

Sabemos que o objetivo final é fechar a venda, mas, para que isso aconteça, é necessário se mostrar disponível para o cliente, entender as suas necessidades e dores. A partir disso, de maneira sutil, você pode encaixar o seu produto como a solução para atender essas exigências.

Aqui, como falamos anteriormente, vale se preparar e ter bem definido o público-alvo do seu negócio. A partir disso, você vai saber o que esperar e estará totalmente preparado para que a comunicação ocorra de maneira assertiva.

💡 Saiba mais: Como definir um cliente Key Account?

3. Utilize o método AIDA

Você sabia que existe uma estratégia que auxilia completamente na personalização da experiência de compra? Estamos falando do método AIDA, que significa:

  • Atenção;
  • Interesse
  • Desejo;
  • Ação.

Essa estratégia pode ajudar o consumidor a avançar pelo funil de vendas. Além disso, ela permite que você estude o comportamento dos clientes durante as etapas de venda.

A primeira letra da sigla nos mostra que, antes de tudo, é necessário chamar a atenção do cliente, o que pode ser feito utilizando publicações nas redes sociais e gatilhos mentais.

Depois, vem o interesse. Nesta etapa, é proposto que o usuário comece a se interessar pelos produtos oferecidos. Para isso, é legal que você mostre as funcionalidades e aponte os diferenciais do item em questão.

Agora, a terceira letra da sigla mostra que é necessário despertar o desejo do cliente. Aqui, é válido conhecer o consumidor previamente para atrelar suas necessidades ao produto ofertado.

Em último lugar, vem a ação, ou seja, chegou o momento de fazer com que o cliente finalize a compra.

💡 Saiba mais: Como aplicar a metodologia AIDA em uma estratégia de marketing digital?

4. Crie uma relação com o cliente

Na maioria das vezes, não é possível conseguir finalizar a venda apenas pelo primeiro contato. Então, a conversa precisa fluir e caminhar como uma via de mão dupla. Por isso, é essencial que você esteja preparado para lidar com diversos tipos de cenários quando realizar a abordagem.

Antes de realizar a prospecção, você deve conhecer o seu produto a fundo. Isso porque diversas dúvidas podem surgir e é necessário estar preparado para responder todas elas. Afinal, um vendedor que não sabe o que está oferecendo acaba não transmitindo confiança, certo?

Outro ponto importante é identificar os canais utilizados pelo seu público. Esse é um ponto importante porque as chances de sucesso são muito maiores ao realizar a abordagem pelo meio de comunicação que faz mais sentido para a persona. Dessa forma, a conversa ocorre com mais fluidez e as chances de obter uma resposta aumentam.

Por fim, use a técnica rapport quer dizer em português “trazer de volta” ou “criar uma relação”. Ela é usada para gerar uma conexão com o cliente por meio da empatia. Como dica, sugerimos que personalize o atendimento, chame a pessoa pelo nome e, ao longo da conversa, se for dado espaço, torne-a o mais natural e fluida possível.

💡 Saiba mais: 16 estratégias de atendimento ao cliente

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Como abordar um cliente nas redes sociais?

As redes sociais funcionam como aliadas perfeitas para criar essa primeira conexão do usuário com a marca, uma vez que as pessoas passam grande parte do dia acessando essas mídias.

Então, se você deseja saber como abordar um cliente para fazer uma venda pelas redes sociais, é necessário definir em quais plataformas a sua marca vai estar. Isso deve ser feito levando em conta as mais utilizadas pelo seu público-alvo. Afinal, para ser lembrado é preciso ser visto.

Depois, é fundamental lembrar-se de que as pessoas estão sempre buscando conteúdo e informação sobre infinitos temas. Entretanto, ninguém quer ver ofertas de produtos o tempo todo. Por isso, usar as suas redes sociais para trazer novidades e informações sobre o universo da sua marca é uma ótima estratégia para atrair clientes.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode criar um blog com informações, dicas e tendências sobre essa área e usar as redes sociais para replicar esse conteúdo. Tudo isso pode gerar clientes conscientes, conectados com a sua marca e prontos para serem abordados.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas?

É claro que, para que as pessoas saibam que você também vende produtos, é preciso exibi-los nas redes. Escolha uma peça, tire fotos e poste, ressaltando sempre as principais características. Esteja pronto para receber mensagens com dúvidas e solicitando informações.

💡 Saiba mais: Tudo sobre como produzir conteúdo para e-commerce

Tudo certo sobre como abordar clientes?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e anotado as dicas sobre como abordar um cliente. Lembre que as vendas são o objetivo final de qualquer negócio, mas é necessário paciência para converter os contatos em consumidores.

E, se você ainda não tem uma loja virtual, mas quer começar a vender pela internet, te convidamos a fazer um crie uma loja grátis na Nuvemshop. É simples, intuitivo e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

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Perguntas frequentes

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