4 formas de abordar um cliente pela primeira vez
Se você tem uma loja virtual já deve ter se perguntado como abordar um cliente, certo? Isso porque esta é a oportunidade inicial de criar uma conexão com o seu público e sabemos que a primeira impressão é a que fica.
Em vista disso, essa abordagem deve ser certeira e construir um laço com o futuro consumidor, seja pelo lado emocional ou pela afinidade com as qualidades do produto ofertado.
Além disso, para que a estratégia de abordagem funcione, é fundamental conhecer o seu público-alvo e entender a fundo o que ele procura e precisa.
Dessa forma, depois de conhecer as necessidades da sua persona, ou seja, o seu consumidor ideal, é necessário estar munido das técnicas necessárias para abordar o cliente da maneira correta e, quem sabe, conseguir realizar o objetivo final: concretizar vendas.
Quer saber mais sobre como abordar um cliente e como aplicar essa estratégia em seu negócio? Neste conteúdo, explicaremos tudo isso! Para começar, assista ao vídeo abaixo:
Agora, vamos direto ao assunto:
4 dicas sobre como abordar um cliente pela primeira vez
Sabemos que realizar o primeiro contato com os possíveis clientes de maneira adequada é importante. Isso porque, por meio da abordagem inicial, é possível conduzi-los pela jornada de compra e até promover sua fidelização.
Por isso, separamos quatro dicas sobre como abordar um cliente. Confira:
- Seja claro e objetivo;
- Conheça o perfil do cliente;
- Utilize o método AIDA;
- Crie uma relação com o cliente.
Agora, confira os detalhes sobre cada item:
1. Seja claro e objetivo
É verdade que, no mundo atual, tudo acontece muito rápido e somos constantemente bombardeados com informações sobre diversos assuntos. Em vista disso, é extremamente desafiador encontrar algo que prenda nossa atenção e capture nosso interesse.
Logo, para abordar um cliente, é necessário ser claro e objetivo. Isso porque, em meio à correria do dia a dia, dificilmente uma pessoa vai ter tempo para se interessar pelo seu produto ou serviço, certo? Então, para captar o interesse, as características principais precisam ser mostradas nos primeiros 30 segundos de interação.
Essa apresentação inicial precisa conter elementos fundamentais, como: nome da empresa, qual a sua intenção e uma breve descrição do seu produto. Aqui, o legal é destacar apenas os diferenciais da sua mercadoria e empresa.
Lembre-se de não enviar um texto gigantesco, uma vez que, nestes casos, a chance de a pessoa nem terminar a leitura é muito grande. Caso o contato seja pelo telefone, recorde-se de manter sua fala inicial por apenas 30 segundos.
Com isso, seu futuro cliente consegue tomar uma decisão se deseja continuar a conversa para saber mais detalhes, tornando o processo mais simples e confortável. Afinal, transmitir objetividade e clareza já no primeiro contato diz muito sobre a sua empresa e o tipo de relacionamento que será construído com o consumidor.
2. Conheça o perfil do cliente
O cliente está interessado pelos seus produtos e deseja mais informações nesse primeiro contato. E agora? Neste momento, é necessário adaptar-se àquela pessoa e buscar maneiras de encantar o cliente.
Sabemos que o objetivo final é fechar a venda, mas, para que isso aconteça, é necessário se mostrar disponível para o cliente, entender as suas necessidades e dores. A partir disso, de maneira sutil, você pode encaixar o seu produto como a solução para atender essas exigências.
Aqui, como falamos anteriormente, vale se preparar e ter bem definido o público-alvo do seu negócio. A partir disso, você vai saber o que esperar e estará totalmente preparado para que a comunicação ocorra de maneira assertiva.
💡 Saiba mais: Como definir um cliente Key Account?
3. Utilize o método AIDA
Você sabia que existe uma estratégia que auxilia completamente na personalização da experiência de compra? Estamos falando do método AIDA, que significa:
- Atenção;
- Interesse
- Desejo;
- Ação.
Essa estratégia pode ajudar o consumidor a avançar pelo funil de vendas. Além disso, ela permite que você estude o comportamento dos clientes durante as etapas de venda.
A primeira letra da sigla nos mostra que, antes de tudo, é necessário chamar a atenção do cliente, o que pode ser feito utilizando publicações nas redes sociais e gatilhos mentais.
Depois, vem o interesse. Nesta etapa, é proposto que o usuário comece a se interessar pelos produtos oferecidos. Para isso, é legal que você mostre as funcionalidades e aponte os diferenciais do item em questão.
Agora, a terceira letra da sigla mostra que é necessário despertar o desejo do cliente. Aqui, é válido conhecer o consumidor previamente para atrelar suas necessidades ao produto ofertado.
Em último lugar, vem a ação, ou seja, chegou o momento de fazer com que o cliente finalize a compra.
💡 Saiba mais: Como aplicar a metodologia AIDA em uma estratégia de marketing digital?
4. Crie uma relação com o cliente
Na maioria das vezes, não é possível conseguir finalizar a venda apenas pelo primeiro contato. Então, a conversa precisa fluir e caminhar como uma via de mão dupla. Por isso, é essencial que você esteja preparado para lidar com diversos tipos de cenários quando realizar a abordagem.
Antes de realizar a prospecção, você deve conhecer o seu produto a fundo. Isso porque diversas dúvidas podem surgir e é necessário estar preparado para responder todas elas. Afinal, um vendedor que não sabe o que está oferecendo acaba não transmitindo confiança, certo?
Outro ponto importante é identificar os canais utilizados pelo seu público. Esse é um ponto importante porque as chances de sucesso são muito maiores ao realizar a abordagem pelo meio de comunicação que faz mais sentido para a persona. Dessa forma, a conversa ocorre com mais fluidez e as chances de obter uma resposta aumentam.
Por fim, use a técnica rapport quer dizer em português “trazer de volta” ou “criar uma relação”. Ela é usada para gerar uma conexão com o cliente por meio da empatia. Como dica, sugerimos que personalize o atendimento, chame a pessoa pelo nome e, ao longo da conversa, se for dado espaço, torne-a o mais natural e fluida possível.
💡 Saiba mais: 16 estratégias de atendimento ao cliente
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Como abordar um cliente nas redes sociais?
As redes sociais funcionam como aliadas perfeitas para criar essa primeira conexão do usuário com a marca, uma vez que as pessoas passam grande parte do dia acessando essas mídias.
Então, se você deseja saber como abordar um cliente para fazer uma venda pelas redes sociais, é necessário definir em quais plataformas a sua marca vai estar. Isso deve ser feito levando em conta as mais utilizadas pelo seu público-alvo. Afinal, para ser lembrado é preciso ser visto.
Depois, é fundamental lembrar-se de que as pessoas estão sempre buscando conteúdo e informação sobre infinitos temas. Entretanto, ninguém quer ver ofertas de produtos o tempo todo. Por isso, usar as suas redes sociais para trazer novidades e informações sobre o universo da sua marca é uma ótima estratégia para atrair clientes.
Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode criar um blog com informações, dicas e tendências sobre essa área e usar as redes sociais para replicar esse conteúdo. Tudo isso pode gerar clientes conscientes, conectados com a sua marca e prontos para serem abordados.
💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas?
É claro que, para que as pessoas saibam que você também vende produtos, é preciso exibi-los nas redes. Escolha uma peça, tire fotos e poste, ressaltando sempre as principais características. Esteja pronto para receber mensagens com dúvidas e solicitando informações.
💡 Saiba mais: Tudo sobre como produzir conteúdo para e-commerce
Tudo certo sobre como abordar clientes?
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e anotado as dicas sobre como abordar um cliente. Lembre que as vendas são o objetivo final de qualquer negócio, mas é necessário paciência para converter os contatos em consumidores.
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