Como vender serviços pela internet

Por: Kawan Lopes
Como vender serviços pela internet

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O universo do e-commerce vive em constante crescimento, e isso é interessante para empreendedores que querem se manter atualizados sobre o mercado e as novas formas de consumo. Se você é um desses e já se perguntou sobre como vender serviços pela internet, este guia completo irá esclarecer suas dúvidas.

Muito se engana quem pensa que, para vender online, é necessário possuir um produto físico. Com o crescimento contínuo do e-commerce, divulgar e vender prestação de serviços pela internet é uma grande estratégia para ampliar o alcance da sua marca.

Neste artigo, você vai encontrar várias dicas de ouro. Então separe o papel e a caneta e vamos nessa!  😎

Primeiros passos para vender serviços pela internet

Antes de qualquer coisa, é muito importante entender se a solução que você oferece pode ser atrativa no ambiente virtual. Hoje, transformar produtos e serviços que funcionam bem no mercado offline em alternativas online ainda é um desafio. Mas, com boas estratégias, é possível obter sucesso. Então, vamos conhecê-las:

1. Defina sua marca

Crie uma marca com base na sua identidade, no seu serviço e no perfil dos consumidores que você quer atingir. No mercado eletrônico, por exemplo, trabalhar com uma boa apresentação da sua empresa é indispensável, pois, ao acessar sua página, o consumidor precisa confiar no serviço. Considerando que existem vários sites fraudulentos e pessoas que usam este mercado para aplicar golpes, essa primeira impressão é um ponto muito importante.

2. Defina seu público-alvo

Outros pontos que devem ser considerados são: qual será o seu público e onde ele se concentra no ambiente virtual? Em quais redes sociais ele possui maior engajamento e como ele se comporta?

Além disso, definir a persona do seu negócio deve entrar na sua lista de tarefas. Isso será muito importante na identificação dos seus clientes, facilitando as estratégias de comunicação e relacionamento da sua marca.


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3. Construa uma reputação positiva

Sem produtos na vitrine, sua marca é você. Por isso, é necessário que você tenha uma boa reputação online. Procure fazer um bom uso das redes sociais, principalmente aquelas em que seu público-alvo possui maior participação.

Para tanto, invista em postagens ricas em conteúdo e informação, já que isso ajuda a criar interação com sua audiência. Parcerias com influenciadores ou portais que abordem temas relacionados aos seus serviços também são muito bem-vindas. Essa estratégia tende a agregar valor ao seu perfil, aumentando a credibilidade e o alcance da sua marca.

Quais serviços posso vender pela internet?

Não existem muitas regras quanto aos serviços que você pode vender na internet. Contudo, como falamos anteriormente, é importante entender se a sua solução é interessante neste mercado.

Atualmente, é comum vermos grandes prestadoras de serviços vendendo online. Empresas de telefonia e internet, por exemplo, já permitem que seus clientes façam a contratação dos serviços através do site.

Todavia, consultores, palestrantes, coachs e profissionais autônomos podem usar este ambiente virtual para criar um portfólio e comercializar seus serviços. O ideal é investir em uma página online que concentre tudo o que o cliente precisa saber sobre você e seu serviço, e que possua a estrutura necessária para que ele faça a contratação diretamente pelo site.

Aqui, é importante ter em mente que, mesmo que o seu serviço seja prestado presencialmente, a venda online serve para expandir o seu alcance e facilitar as vendas. Para isso, use o seu site como um catálogo para seus serviços e integre formas de pagamento que deixem o processo mais prático para você e seus clientes.

Como criar uma página online?

Se você não possui conhecimentos avançados em webdesign e programação, no mercado digital é possível encontrar inúmeras plataformas para criar sites e lojas online de forma prática. O importante é entender qual sistema melhor te atende e investir em um projeto que esteja alinhado com suas expectativas.

Aqui na Nuvemshop, trabalhamos com toda a infraestrutura necessária para criar uma loja virtual. E, se o seu foco está em serviços, é possível criar uma página completa, que garante total suporte e ferramentas integradas para que seu site tenha:

  • Layout prático e responsivo (adequado para desktops e smartphones);
  • Páginas de conteúdo (blogs e informações institucionais);
  • Fluxo de compra e pagamento integrados;
  • Ferramentas de comunicação com os clientes;
  • Estratégias de marketing integradas.

Ficou interessado? Separei aqui um guia com o passo a passo para criar uma loja de serviços com a Nuvemshop.

Com um site próprio, suas chances de aumentar o volume de visitantes são maiores. Então, sem dúvidas, este é um investimento válido.

Entretanto, como em todo projeto, é preciso trabalhar em ações que vão te ajudar a construir uma marca de sucesso. Então, pegue a caneta e comece a anotar. ✍

1. Defina uma identidade visual para sua marca

Sua página será a principal forma de apresentar seu serviço, então os elementos visuais e textuais precisam transmitir profissionalismo, confiança e pessoalidade. Para garantir isso, confira essas dicas:

  • Crie um logo e uma identidade visual: defina as cores da sua marca e use-as em toda a página, incluindo no logotipo — que além de ser visualmente atrativo, precisa se comunicar com a proposta do seu negócio;
  • Use suas melhores fotos: se você é um prestador de serviços diretos (consultor, professor, advogado etc), use fotografias que transmitam carisma, seriedade e que possuam uma boa resolução — um tamanho de 1200 x 1200 pixels já é suficiente;
  • Escolha um bom layout: uma página profissional precisa oferecer uma boa experiência visual. As imagens e demais elementos devem combinar entre si, de forma equilibrada, evitando poluição visual.

2. Crie conteúdos relacionados ao seu serviço

Como sua página não exibirá uma vasta sessão de produtos, será necessário preenchê-la de outras formas. Para isso, é ideal que você invista na produção de conteúdos.

Trabalhe com textos informativos, educativos ou artigos pessoais — contanto que eles possuam relação com seu serviço. Além de alimentar sua página, estes conteúdos são úteis no engajamento do seu site. Investindo em estratégias de marketing digital, como SEO (Search Engine Optimization), sua página pode se tornar referência no nicho em que você atua.

Aproveitando, que tal dar uma olhada neste artigo com dicas sobre SEO. 😉

3. Mantenha-se ativo nas redes sociais

Comunique-se com seus atuais clientes. Não tenha receio em perguntar sobre seus hábitos de consumo e interesses gerais que possam se relacionar com o que você oferece. Identifique em quais redes sociais, páginas e fóruns eles possuem maior envolvimento e marque sua presença.

Os conteúdos produzidos para sua página podem ser muito bem utilizados nesses canais. Isso, inclusive, vai ajudar a aproximar pessoas que se interessam por temáticas semelhantes ao seu serviço, dando uma força na divulgação da sua marca e na aquisição de clientes.

4. Cultive um bom relacionamento com o consumidor

Na internet, alguns consumidores podem ter certa urgência na hora de tirar uma dúvida ou consultar algum serviço. Por isso, é importante investir em ferramentas que facilitem o contato com seus clientes, como o WhatsApp, Messenger e JivoChat.

Empresas que oferecem um bom atendimento tendem a fidelizar seus consumidores, criando uma relação que pode gerar muitos frutos.

Estratégias de marketing para aplicar em sua loja

Por último, mas não menos importante, vêm as estratégias de marketing. Com seu site pronto, é preciso investir em campanhas que vão torná-lo visível e relevante dentre as milhões de páginas online.

Além das técnicas de SEO e o uso das redes sociais, você pode trabalhar com diversas ações para potencializar o alcance da sua marca, dentre elas estão:

Entendido?

Alguns consumidores ainda preferem o contato visual, o famoso cara a cara. Portanto, para construir um serviço atrativo na internet, é necessário trabalhar com boas estratégias.

Liberte sua criatividade, mantenha-se bem informado sobre as novidades do mercado e não tenha medo de ousar.

Com todas essas dicas, agora é só dar início ao processo de criação da sua marca. Ainda não escolheu sua plataforma online? Que tal testar os serviços da Nuvemshop por 30 dias gratuitos? Estamos esperando por você, pode contar com a gente. 💙

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