Como vender serviços pela internet?

Por: Kawan Lopes

Imagem de uma mulher em seu escritório gravando vídeos para sua empresa, representando a venda de serviços na internet.

Aqui você encontra:

O universo do e-commerce vive em constante crescimento, e isso é interessante para empreendedores que querem se manter atualizados sobre o mercado e as novas formas de consumo. Se você é um desses e já se perguntou sobre como vender serviços pela internet, este guia completo vai esclarecer suas dúvidas.

Muito se engana quem pensa que, para vender online, é necessário ter um produto físico para oferecer. Com o crescimento contínuo do e-commerce, divulgar e vender prestação de serviços pela internet é uma grande estratégia para ampliar o alcance da sua marca.

Diversos tipos de serviços podem ser vendidos online. O importante é que a solução seja interessante para o mercado. Nesse sentido, consultores, palestrantes, coachs e profissionais autônomos podem usar este ambiente virtual para criar um portfólio e comercializar seus serviços.

Neste artigo, você vai encontrar várias dicas de ouro sobre como vender prestação de serviços pela internet. Então, separe o papel e a caneta e vamos nessa! 😎

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1. Escolha sua plataforma de vendas

O primeiro passo para vender serviços online é escolher por onde anunciá-los. Vamos conhecer os canais mais populares:

Redes sociais

Uma opção utilizada por muitas pessoas são as redes sociais, em especial o Instagram.

Este é um bom canal de vendas por conta do grande número de usuários ativos. Porém, como as redes sociais não foram criadas com foco em vendas, caso opte por usar apenas esse meio, boa parte do trabalho de divulgação e coleta de pagamentos, por exemplo, precisará ser feito manualmente.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

Loja virtual

Ao criar um site, você pode combinar esse canal com as redes sociais, além de ter controle sobre a forma como ele será organizado e integrar meios de pagamento.

Se você não tem conhecimentos avançados em webdesign e programação, no mercado digital é possível encontrar inúmeras plataformas para criar sites e lojas online de forma prática. O importante é entender qual sistema melhor te atende e investir em um projeto que esteja alinhado com suas expectativas.

Com a plataforma de vendas da Nuvemshop, você terá toda a infraestrutura necessária para criar uma loja virtual. E, se o seu foco está em serviços, é possível criar uma página completa, que garante total suporte e ferramentas integradas para que seu site tenha:

  • Design responsivo (adequado para desktop e smartphone);
  • Páginas de conteúdo (blogs e informações institucionais);
  • Fluxo de compra e pagamento integrados;
  • Ferramentas de comunicação com os clientes;
  • Ferramentas de marketing integradas.

Com um site próprio, suas chances de aumentar o volume de visitantes são maiores. Então, sem dúvidas, este é um investimento válido.

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2. Defina sua marca

Crie uma marca com base na sua identidade, no seu serviço e no perfil dos consumidores que você quer atingir. No mercado eletrônico, por exemplo, trabalhar com uma boa apresentação da sua empresa é indispensável. Isso porque, ao acessar sua página, o consumidor precisa confiar no serviço.

Considerando que existem vários sites fraudulentos e pessoas que usam este mercado para aplicar golpes, essa primeira impressão é um ponto muito importante.

Algumas dicas para isso são definir uma identidade visual e aplicá-la ao seu site, com cores, logotipo e imagens que transmitam segurança e profissionalismo. Além disso, construir a reputação da sua marca será fundamental para o trabalho de branding. Na dica 4 desta lista, nos aprofundaremos no tópico da reputação. Então, siga conosco!

3. Identifique seu público-alvo

Outros pontos que devem ser considerados são: qual será o seu público e onde ele se concentra no ambiente virtual? Em quais redes sociais ele possui maior engajamento e como ele se comporta?

Conhecendo essas informações, você poderá construir uma estratégia capaz de encontrar e de conversar da melhor forma com seus potenciais clientes.

Além disso, definir a persona do seu negócio deve entrar na sua lista de tarefas. Esse conceito diz respeito a um personagem que vai representar seu consumidor ideal, com nome, idade, desejos, medos, aspirações e necessidades.

Se você está começando agora, pode partir de suposições para estabelecer sua persona. Todavia, com o tempo, o ideal é que você passe a conhecer seus clientes e, a partir de características reais deles, atualize o perfil do seu consumidor ideal.

💡 Saiba mais: Como criar uma persona para o seu negócio

4. Construa uma reputação positiva

Sem produtos na vitrine, sua marca é você. Por isso, é necessário que você tenha uma boa reputação online. Procure fazer um bom uso das redes sociais, principalmente aquelas em que seu público-alvo possui maior participação.

Para tanto, invista em postagens ricas em conteúdo e informação, já que isso ajuda a criar interação com sua audiência. Parcerias com influenciadores ou portais que abordem temas relacionados aos seus serviços também são muito bem-vindas. Essa estratégia tende a agregar valor ao seu perfil, aumentando a credibilidade e o alcance da sua marca.

5. Crie conteúdos relacionados ao seu serviço

Como sua página não exibirá uma vasta sessão de produtos, será necessário preenchê-la de outras formas. Para isso, é ideal que você invista na produção de conteúdos, tanto para as redes sociais quanto para seu site.

Uma boa ideia é criar um blog. Nele, você deve trabalhar com textos informativos, educativos ou artigos pessoais — contanto que eles possuam relação com seu serviço.

Além de alimentar sua página, esses conteúdos também podem ser úteis para atrair visitantes para o seu site. Investindo em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca), sua página pode aparecer entre os principais resultados do Google para pesquisas de termos relacionados ao seu nicho de atuação — sem que você precise pagar por isso.

💡 Saiba mais: O que é SEO, para que serve e como o Google funciona?

6. Mantenha-se ativo nas redes sociais

Comunique-se com seus atuais clientes. Não tenha receio em perguntar sobre seus hábitos de consumo e interesses que possam se relacionar com o que você oferece. Identifique em quais redes sociais, páginas e fóruns eles possuem maior envolvimento e marque sua presença.

Os conteúdos produzidos para seu site podem ser muito bem utilizados nesses canais — basta, apenas, adaptá-los ao formato mais adequado para cada meio. Isso, inclusive, vai ajudar a aproximar pessoas que se interessam por temáticas semelhantes ao seu serviço, dando uma força na divulgação da sua marca e na captação de clientes.

💡 Saiba mais: Como fazer marketing nas redes sociais?

7. Divulgue seus serviços online com estratégias de marketing

No mundo das vendas online, as estratégias de marketing são fundamentais. Nesse contexto, é preciso investir em campanhas que vão tornar seu site — e, consequentemente, seus serviços — visível e relevante dentre as milhões de páginas online.

Além das técnicas de SEO e do uso das redes sociais, você pode trabalhar com diversas ações para potencializar o alcance da sua marca, dentre elas estão:

  • Marketing de conteúdo: a ideia é captar pessoas interessadas nos seus serviços por meio de conteúdos relevantes;
  • E-mail marketing: estratégia focada na manutenção de relacionamento com potenciais clientes por meio de mensagens de e-mail enviadas periodicamente, como newsletters de conteúdo, por exemplo;
  • Anúncios no Google: criação de banners para serem exibidos em páginas da web e de resultados patrocinados para aparecerem nos resultados do buscador;
  • Remarketing: neste formato, são exibidos anúncios e enviados e-mails àqueles que já demonstraram interesse pelos seus serviços, por exemplo, por terem acessado seu site.

Se você é novo no universo do marketing digital, confira algumas dicas para começar no vídeo:

8. Cultive um bom relacionamento com o consumidor

Na internet, alguns consumidores podem ter certa urgência na hora de tirar uma dúvida ou de consultar algum serviço. Por isso, é importante investir em ferramentas que facilitem o contato com seus clientes, como o WhatsApp, direct do Instagram, Messenger e chat online.

Empresas que oferecem um bom atendimento tendem a fidelizar seus consumidores, criando uma relação que pode gerar muitos frutos. Por isso, informe seus horários de atendimento, prazos de resposta e procure ser sempre cordial.

💡 Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre atendimento ao cliente

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Resumo sobre como vender serviços pela internet

Alguns consumidores ainda preferem o contato visual, o famoso cara a cara. Portanto, para construir um serviço atrativo na internet, é necessário trabalhar com boas estratégias.

Liberte sua criatividade, mantenha-se bem informado sobre as novidades do mercado e não tenha medo de ousar.

Antes de ir embora, confira um resumo sobre como vender serviços pela internet:

Como vender serviços online?

  1. Escolha sua plataforma de vendas
  2. Defina sua marca
  3. Identifique seu público-alvo
  4. Construa uma reputação positiva
  5. Crie conteúdos relacionados ao seu serviço
  6. Mantenha-se ativo nas redes sociais
  7. Divulgue seus serviços online com estratégias de marketing
  8. Cultive um bom relacionamento com o consumidor

Com todas essas dicas, agora é só dar início ao processo de criação da sua marca. Ainda não escolheu sua plataforma online? Que tal testar os serviços da Nuvemshop por 30 dias gratuitos? Estamos esperando por você, pode contar com a gente. 💙

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