Como vender cursos online: 9 estratégias para lucrar

Mulher com caderno assistindo vídeo que parece ser de alguém que aprendeu como vender cursos online e lançou seu próprio curso

Pontos principais do artigo:

  • Vender cursos online é uma forma de lucrar no mercado de infoprodutos e aproveitar a tendência do e-learning;
  • Para vender um curso online, você deve dominar o tema e criar aulas atrativas e engajantes para seus alunos, além de escolher a plataforma correta para divulgar seu produto digital;
  • Se você quer entrar nesse mercado, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e use o aplicativo Dijital – Infoprodutos com condições de preço especiais para adicionar e-books, videoaulas e outros conteúdos ao seu e-commerce.

Você sabe muito sobre algum assunto e tem vontade de monetizar esse conhecimento? Com a popularização do e-learning, os cursos se tornaram uma excelente forma de ganhar dinheiro na internet. Então, se acha que sua experiência pode ser útil para outras pessoas, que tal aprender como vender cursos online?

Se criar aulas bem estruturadas e investir na sua divulgação, você tem a chance de se tornar referência na sua área de trabalho e conquistar admiradores. No melhor dos casos, você desenvolve um infoproduto capaz de gerar renda passiva por muitos e muitos anos.

Se ficou interessado, saiba que você veio ao lugar certo. A seguir, reunimos nove dicas essenciais de como vender aulas online e começar a lucrar com seus conhecimentos. Então, vamos lá? 👩‍🏫

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Como vender cursos online?

As principais dicas para vender cursos online são:

  1. Escolha o tema certo;
  2. Conheça seu público-alvo;
  3. Crie personas;
  4. Faça conteúdos de qualidade;
  5. Escolha a plataforma certa;
  6. Divulgue o seu curso nas redes sociais;
  7. Use e-mail marketing;
  8. Peça feedbacks;
  9. Realize melhorias.

Se você se interessou por alguma dessas dicas, veja os detalhas de como vender cursos online a seguir:

1. Escolha o tema certo

Antes de tudo, você precisa escolher o tema certo para o curso. O ideal é buscar algo que tenha alta demanda e esteja alinhado com a sua experiência. De preferência, algum tema sobre o qual você tenha domínio.

No melhor dos cenários, você consegue encontrar um assunto pelo qual você é apaixonado e que tenha demanda o suficiente. Isso tornará mais fácil o processo de criar conteúdos de qualidade e que cativem o seu público.

💡Saiba mais: O que é nicho de mercado e como definir? [passo a passo]

2. Conheça seu público-alvo

Antes de começar a estruturar seu curso, é essencial conhecer bem o seu público-alvo. Apenas compreendendo-o profundamente será possível criar um curso que atenda às suas demandas. Para isso, tente encontrar respostas para algumas dessas perguntas:

  • Quais são os principais problemas do seu consumidor?
  • Quais desafios ele está tentando superar?
  • Quais tipos de conhecimentos poderão ajudá-lo?

Além disso, é importante ter em mente que as pessoas têm preferências por métodos de aprendizagem diferentes. Enquanto algumas delas preferem aulas com mais recursos visuais, outras podem preferir conteúdos mais enxutos, com foco em leituras.

Logo, compreender o estilo de aprendizagem preferido da sua audiência ajudará a criar um curso que seja realmente envolvente e mantenha seus alunos interessados.

3. Crie personas

Criar personas de potenciais alunos é uma excelente forma de entender seu público-alvo mais a fundo. Uma buyer persona é um personagem fictício que representa seu cliente ideal, incluindo informações como idade, gênero, ocupação, renda e interesses.

Dessa forma, você poderá compreender de forma mais profunda as dores da sua audiência, o que te ajudará a criar conteúdos específicos com maiores chances de atender às necessidades dos alunos.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

4. Faça conteúdos de qualidade

Como falamos em itens anteriores, o processo de aprender como vender cursos online envolve criar conteúdos que sejam, acima de tudo, envolventes. Isso é essencial para manter seus alunos interessados e motivados.

Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas para que você possa criar um curso de qualidade. Confira:

  • Faça pesquisas e descubra o que seu público busca em um curso da sua área;
  • Utilize diferentes formatos de mídia como vídeos, imagens e infográficos;
  • Mantenha seus canais de comunicação abertos para tirar dúvidas;
  • Incorpore exercícios nas lições;
  • Dê exemplos do mundo real;
  • Use storytelling.

💡Saiba mais: Produção de conteúdo: tudo o que você precisa saber

5. Escolha a plataforma certa

Escolher a plataforma certa para vender o seu curso é essencial para atingir o seu máximo potencial. Existem várias disponíveis, cada uma com vantagens e desvantagens. Aqui estão algumas dicas sobre o que considerar na hora de escolher:

  • Taxas: é importante escolher uma plataforma que pratique taxas justas e não leve muito dos seus lucros;
  • Recursos: busque uma plataforma que ofereça os recursos necessários para gerenciar seu curso e sua lista de alunos de forma eficaz;
  • Público da plataforma: se decidir vender seu curso em alguma das gigantes do mercado de produtos digitais, o ideal é encontrar uma plataforma que tenha um público engajado e interessado no seu tema.

Agora, se você prefere vender seu curso de forma independente, sem intermediários, a melhor alternativa é criar sua própria loja virtual. Com a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, você pode criar o seu negócio gratuitamente e usar o Nuvem Pago, que oferece isenção nas tarifas por venda.

E você ainda conta com o aplicativo Dijital – Infoprodutos para adicionar e-books, videoaulas e outros conteúdos ao seu e-commerce. O app possibilita a criação de promoções e também permite que você adicione produtos digitais a produtos físicos com facilidade.

Outra opção é o aplicativo Drop Digital, que permite importar cursos e e-books automaticamente para a sua loja virtual pelo modelo dropshipping. Ou seja, você consegue vender os infoprodutos sem precisar produzi-los.

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6. Divulgue seu curso nas redes sociais

Promover seu curso é essencial para gerar vendas e atingir uma audiência maior. Nesse sentido, as redes sociais são uma excelente forma de alcançar isso. Para atingir o seu objetivo, comece fazendo um calendário de postagens e aprenda a falar a língua do seu público-alvo.

Então, tente despertar a curiosidade dos seus seguidores oferecendo amostras dos seus conhecimentos por meio de conteúdos curtos. Crie postagens e vídeos com curiosidades interessantes sobre a sua área, sinalizando sempre que eles encontrarão mais sobre o assunto no seu curso completo.

🎓 Curso grátis: Curso de marketing nas redes sociais para empreendedores

7. Use e-mail marketing

Construir uma lista de e-mails é uma excelente forma de alcançar potenciais alunos e promover seu curso. Você pode usar o e-mail marketing para compartilhar informações sobre seu planejamento, oferecer promoções e incentivar inscrições.

Uma boa forma de aplicar essa estratégia é produzindo um e-book e oferecendo-o em troca de um endereço de e-mail no seu site. Com essa informação em mãos, pode-se encaminhar artigos do seu blog e materiais úteis para agregar maior valor à jornada dos seus potenciais clientes.

Assim, você conquista a confiança do seu lead, um possível comprador e, consequentemente, tem mais chances de captá-lo como aluno no futuro. Para ter sucesso nessa etapa, ofereça incentivos, como descontos antecipados e testes gratuitos.

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8. Peça feedbacks

Se quer fazer a venda de cursos online e que o seu conteúdo se torne referência no mercado, o ideal é pedir feedback dos seus alunos e continuar realizando melhorias nas aulas. Para isso, tente realizar pesquisas com perguntas que facilitem a remodelação da sua abordagem.

Para isso, utilize ferramentas como o SurveyMonkey ou o Google Forms. Assim, você monitora o progresso dos seus alunos e entende melhor em que parte do curso eles estão tendo mais dificuldades.

💡Saiba mais: O que é pesquisa de satisfação e como fazer uma?

9. Realize melhorias

É bastante comum que, com o passar do tempo, algumas informações do seu curso se tornem obsoletas. Por isso, é de extrema importância dar a atenção devida aos feedbacks recebidos e realizar as otimizações necessárias.

Isto é, cultive o hábito de revisitar o seu curso e mantê-lo atualizado, anexando novos vídeos ou documentos escritos. Dessa forma, você garante que o seu conteúdo se manterá relevante por muitos anos, melhorando a satisfação dos seus alunos e criando uma experiência de aprendizado atemporal.

Por que vender cursos online?

Segundo pesquisa encomendada pelo Google à consultoria Educa Insights, o número de brasileiros que considerava fazer um curso à distância saltou de 40% para 78% entre 2020 e 2021. Em comparação, esse número era de apenas 19% em 2017.

Mas será que vender cursos online dá dinheiro? Para você ter uma ideia, o site Cuponomia registrou mais de R$ 500 milhões em cupons e cashbacks para aulas online, um dado que revela o potencial lucrativo desse segmento.

Logo, não precisamos reafirmar que esse é um mercado em alta, certo? Os dados não mentem — se você é capaz de criar algo relevante e de qualidade para a sua área de atuação, as pessoas estão dispostas a pagar por isso.

Além disso, caso queira gravar seu curso, você poderá vendê-lo por tempo indeterminado fazendo apenas atualizações pontuais com o passar dos anos, o que pode significar uma renda passiva a longo prazo.

Aprendeu como vender cursos ona internet?

Criar e vender cursos online de sucesso requer muito trabalho, mas as recompensas podem ser tão grandiosas quanto o seu esforço. Seguindo nossos passos, você poderá criar um curso que se destaca e é capaz de gerar renda passiva para você por muitos anos.

Já que está aqui, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? Além de cursos, você pode vender também e-books, planners e qualquer outra modalidade de infoproduto que quiser com a nossa plataforma. É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender aulas online

Cursos online são programas educacionais oferecidos no formato de e-learning, ou seja, pela internet. Eles geralmente incluem videoaulas, aulas ao vivo, materiais de leitura e exercícios. Suas principais vantagens estão na personalização do processo de aprendizado, que acontece no ritmo e lugar de escolha do aluno.

Antes de tudo, é importante escolher um tema que você domine e para o qual exista demanda. Então, você precisará criar um plano de aulas completo, incluindo exercícios e materiais de apoio para cada módulo. Para que seu curso seja envolvente e mantenha os alunos interessados, faça uso de elementos visuais nas suas aulas. Por fim, invista em boas iniciativas de marketing digital para levá-lo até o seu público-alvo.

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