O que é infográfico, exemplos e como criar um para a sua empresa

Por: Luiz Piovesana

O que é infográfico, exemplos e como criar um para a sua empresa

Infográfico é um material que combina imagens, gráficos, textos e outros elementos visuais para transmitir informações de forma dinâmica. Ele facilita a compreensão de temas complexos e, por essa razão, é muito usado em conteúdos informativos para sites, blogs e redes sociais.


Que as pessoas têm cada vez menos tempo para ler e buscam textos curtos na internet, você já sabe. Mas existe uma solução criativa para transmitir informações complexas de forma rápida: um infográfico.

Esse material combina textos, imagens, gráficos e outros elementos visuais para facilitar a compreensão do conteúdo. O resultado é uma fonte de informação eficiente que você pode usar no seu site, no blog da sua empresa e nas suas redes sociais, por exemplo.

Além disso, o infográfico também é uma tática de marketing poderosa que pode ajudar a atrair mais clientes para o seu e-commerce.

Quer saber o que é um infográfico, quais vantagens ele proporciona e como criar um do zero para a sua empresa? Então, é só continuar lendo e aproveitar nossas dicas e exemplos! Vamos lá? 👀

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O que é infográfico?

Infográfico é um material que combina imagens, gráficos, textos e outros elementos visuais para transmitir informações de forma dinâmica. Ele facilita a compreensão de temas complexos e, por essa razão, é muito usado em conteúdos informativos para sites, blogs e redes sociais.

Os infográficos mais comuns são aqueles que trazem dados e estatísticas de pesquisas. Como o texto corrido pode se tornar cansativo para o usuário, as empresas lançam mão dessa estratégia para apresentar conteúdos mais extensos de forma eficiente e atrativa.

Isso porque, quando se combina textos com elementos visuais, a compreensão fica mais fácil. É como se os conceitos fossem ilustrados e estivessem organizados para aliviar o trabalho do cérebro, seguindo um fluxo de informação intuitivo para a mente humana.

Por isso, sempre que uma informação for importante e merecer uma apresentação mais elaborada, vale a pena elaborar um infográfico para ter uma comunicação mais efetiva.

Para que serve um infográfico?

Um infográfico serve para comunicar qualquer informação complexa de forma simples e visual. Por essa razão, ele é muito usado no marketing digital — especialmente no marketing de conteúdo.

De acordo com uma pesquisa da Hubspot, um infográfico tem 30 vezes mais chances de ser lido do que um artigo em texto. Além disso, empresas que publicam esse tipo de material em seus sites e blogs crescem seu tráfego 12% mais rapidamente em comparação às organizações que não utilizam o mesmo recurso.

Isso ocorre porque 90% da informação transmitida ao cérebro é visual e as imagens são processadas 60 mil vezes mais rapidamente do que textos, ainda segundo o estudo. Logo, o infográfico tem um papel importantíssimo na efetividade da comunicação das empresas, uma vez que prende a atenção dos consumidores e gera maior engajamento.

💡 Saiba mais: 9 estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce

Quais são as vantagens de usar infográficos?

Se você ainda não está convencido de que usar infográficos é uma boa ideia, temos mais argumentos. Confira as principais vantagens desse formato de material:

Comunica com excelência

Se você precisa que seu cliente entenda dados complexos e grave alguns números e estatísticas, não há nada melhor que um infográfico. A combinação de textos e imagens é muito mais fácil de ser consumida e, certamente, ajudará a fixar o conteúdo na mente do seu leitor.

Permite uma leitura rápida e dinâmica

É fato que as pessoas têm cada vez menos tempo para ler e preferem conteúdos curtos e objetivos na internet. Felizmente, os infográficos permitem uma leitura dinâmica e poupam tempo para a compreensão de qualquer assunto.

Tem potencial viral

Os infográficos viralizam rapidamente porque são fontes ricas de informação que podem ser consumidas em minutos. E nada melhor para a divulgação da sua marca do que ter um conteúdo autoral espalhado pela internet, certo?

Agrega valor à marca

Ao construir um infográfico, você poderá inserir seu logotipo nele e aproveitar para promover sua empresa. Dessa forma, o material será compartilhado e sua marca será reconhecida por produzir conteúdo de qualidade — uma ótima reputação para qualquer segmento!

💡 Saiba mais: O que é valor de marca e como calcular o do seu negócio?

É um ótimo material rico

No marketing de conteúdo, materiais ricos funcionam como “iscas digitais” que atraem consumidores em busca de informação de qualidade. Em uma estratégia clássica, você pode oferecer um infográfico para download gratuito em troca dos dados de contato de um cliente, por meio de uma landing page.

Assim, você consegue captar leads (potenciais clientes que cedem seu contato) e aumentar suas oportunidades de negócio com o apoio dos infográficos.

💡 Saiba mais: 10 dicas de como criar uma landing page de alta conversão

7 exemplos de infográficos para você se inspirar

Como os infográficos são peças altamente visuais, a melhor forma de aprender a usá-los é por meio de referências. Confira nossa seleção de exemplos:

1. Infográfico de marketing digital

Nosso infográfico de marketing digital reúne todos os dados que justificam o investimento nessa estratégia. Confira:

infográfico de marketing digital

2. Infográfico para montar uma loja virtual

Nada melhor do que aprender o passo a passo para criar uma loja virtual por meio de um infográfico, certo? Veja como o processo fica mais claro com a organização das etapas em um caminho evolutivo:

Infográfico para criar loja virtual

3. Infográfico sobre o comércio eletrônico no mundo

Este infográfico feito pela mídia Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) mostra de forma clara e organizada o crescimento do comércio eletrônico no mundo. Veja como as ilustrações ajudam a expressar estatísticas e conceitos de forma leve:

infográfico sobre comércio eletrônico

4. Infográfico sobre storytelling

Aqui, temos um exemplo de infográfico sobre storytelling — a ciência de contar histórias para cativar pessoas — feito pela Tutano (plataforma de conteúdo do Trampos.co). As informações foram apresentadas de forma criativa, mostrando os principais desafios atuais da comunicação e soluções para resolvê-los contando histórias. Confira:

infográfico sobre storytelling

5. Infográfico da psicologia das cores

Neste infográfico compartilhado pela Ad News, vemos informações importantes sobre como a psicologia das cores pode ser usada em estratégias de marketing. Lembre-se dele quando for escolher a paleta de cores da sua marca!

infográfico sobre psicologia das cores

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6. Infográfico de jornada de compra

Este infográfico feito pela Rock Content mostra a jornada do cliente etapa por etapa. Perceba como as ilustrações enriquecem a comunicação e a ideia de encarar o cliente como um herói é engajante.

7. Infográfico sobre KPIs

Para fechar, trouxemos um infográfico sobre os principais KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance) que você deve acompanhar na sua empresa. A peça feita pela empresa de ERP Sankhya mostra que é possível se comunicar de forma dinâmica mesmo quando há muito texto.

Como criar um infográfico para a sua empresa

Agora que você já sabe o que é um infográfico e para que serve, que tal criar um para a sua empresa? Confira o passo a passo para acertar no processo:

1. Defina seu objetivo

Todo infográfico precisa ter um objetivo claro, uma vez que esse tipo de material demanda trabalho e leva algum tempo para ser finalizado. Então, antes de começar a criar a peça, você deve se perguntar:

  • Quem é meu público-alvo e por que o infográfico é relevante para ele?
  • Qual dúvida será respondida ou qual problema será solucionado com esse material?
  • O infográfico está alinhado aos objetivos de marketing da empresa?
  • Em quais mídias ele será publicado?
  • Qual o retorno esperado a partir da publicação do material?

A partir dessas questões, você poderá definir o objetivo do infográfico e garantir que ele seja relevante para sua estratégia de marketing. Por exemplo, você pode criar um material desse tipo para apresentar uma nova pesquisa sobre o crescimento das compras online em seu blog e, dessa forma, incentivar seus clientes a comprarem na sua loja virtual.

2. Colete todos os dados que puder

Um infográfico deve apresentar informações relevantes e de impacto para seus clientes. Por isso, muito antes do design, vem a pesquisa e o levantamento de dados para a criação da peça.

Você pode buscar informações nas mais diversas fontes, como:

  • Pesquisas realizadas pela empresa;
  • Dados internos coletados por meio de softwares de gestão;
  • Pesquisas de mercado externas, feitas por mídias e consultorias;
  • Relatórios e whitepapers (documentos que aprofundam temas de negócios) do seu segmento;
  • Livros e pesquisas acadêmicas;
  • Filmes e documentários.

O importante é que os dados sejam confiáveis e relevantes para o seu público.

3. Selecione as informações mais importantes

Depois de coletar os dados, é hora de separar as informações mais importantes para construir seu infográfico. Isso porque o ideal é que ele não seja muito extenso e concentre apenas os destaques da sua pesquisa.

Lembre-se de que o tempo de leitura dos consumidores é cada vez menor e que seu infográfico precisa ter espaço para ilustrações e ícones. Por isso, economize nas palavras e procure sintetizar ao máximo as informações e ideias que serão apresentadas na peça.

Por exemplo, se você está divulgando uma pesquisa sobre diferentes perfis de consumidores, vale usar uma ilustração para cada perfil e resumir suas características em tópicos curtos, em vez de usar descrições por extenso.

4. Pense no formato

Como você pode ver, existem vários formatos possíveis para infográficos. O layout vai depender da sua criatividade e da intenção da peça.

Mesmo que você pretenda repassar essa tarefa para um designer, é importante pensar na estrutura da peça e na hierarquia das informações. Para isso, você pode fazer um esboço simples, desenhado à mão ou em softwares gráficos básicos — vale até usar o Paint!

Veja este exemplo de esboço de infográfico, retirado do site de vetores Vecteezy:

exemplo de esboço de infográfico

5. Escolha um software ou ferramenta

Agora que você já tem todas as informações do seu infográfico e sabe qual será o formato, chegou a hora de escolher o software ou ferramenta que será utilizado para criar o material. Designers profissionais adotam sistemas como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, mas também é possível usar ferramentas online (falaremos mais sobre elas no próximo tópico).

Se você não tem habilidades com design, há duas opções: terceirizar a tarefa para um profissional ou utilizar um template pronto.

💡 Saiba mais: Como criar um layout que potencialize as vendas da sua loja online?

6. Crie e revise seu infográfico

Hora de colocar a mão na massa e criar seu infográfico com base no que foi planejado até aqui. Nesse momento, você deve se atentar aos seguintes pontos:

  • Escolha um layout que facilite a compreensão do conteúdo e organize o fluxo de informações conforme a ordem de leitura desejada;
  • Use cores associadas à sua marca para reforçar a identidade visual da empresa;
  • Seleciona uma fonte com boa legibilidade e que combine com os demais elementos visuais do infográfico;
  • Fique atento ao tamanho da peça, tanto em dimensões quanto em relação ao peso do arquivo, pois o formato deve ser adaptado às mídias em que você vai publicar o material (blog, redes sociais, site etc.);
  • Explore ilustrações, ícones, gráficos, fotografias e outros elementos visuais que vão enriquecer seu infográfico e torná-lo mais atrativo para os clientes;
  • Não se esqueça de deixar espaços de respiro no layout, para que as informações se destaquem e não fiquem “amontoadas” na tela.

Quando terminar, revise todo o infográfico para ter certeza de que não há erros de escrita e problemas de diagramação.

7. Publique seu infográfico e acompanhe os resultados

Com o infográfico pronto, é só publicar na mídia escolhida e começar a acompanhar os resultados. Por exemplo, se você divulgou a imagem no blog da sua empresa, pode monitorar o desempenho do artigo e compará-lo com o de outras publicações.

Com o Google Search Console, por exemplo, você consegue verificar o número de cliques e visualizações do artigo e seu posicionamento no Google. Já o Google Analytics mostra métricas importantes como número de visitas, duração da sessão, taxa de rejeição etc.

Assim, você saberá se a estratégia de criação de infográfico deu certo e se vale a pena investir nesses materiais na sua empresa.

Bônus: ferramentas grátis para fazer infográficos

Para finalizar, trouxemos algumas opções de ferramentas online que permitem criar infográficos gratuitamente e sem a necessidade de conhecimentos em design. Os planos gratuitos têm suas limitações, mas são uma boa alternativa para quem está começando. Confira:

Canva

O Canva é uma das ferramentas de design mais populares da internet, uma vez que permite criar os mais diversos materiais de forma intuitiva e gratuita. A plataforma oferece templates prontos para criar infográficos com várias opções de personalização.

É possível produzir materiais gratuitamente no site, mas vale a pena assinar os planos profissionais para ter acesso a recursos profissionais como fotos, vídeos, faixas de áudio e templates exclusivos. A assinatura custa a partir de R$ 289,90 ao ano para até cinco pessoas.

Venngage

A Venngage é uma ferramenta exclusiva para a criação de infográficos feita para quem não entende nada de design. Ela permite criar peças do zero em apenas três passos: escolha do modelo, adição de informações e elementos visuais, e personalização do layout.

O plano gratuito dá direito a cinco layouts e gera imagens com o logotipo da Venngage. Para criar infográficos ilimitados e com marca própria, é preciso assinar um dos planos que custam a partir de US$ 19 ao mês por usuário.

Infogram

O Infogram permite criar infográficos profissionais de forma gratuita e com vários templates disponíveis. A plataforma oferece, inclusive, recursos para a criação de infográficos animados com GIFs.

O plano básico inclui 37 tipos de templates e até dez projetos. Para ter acesso a recursos premium como modelos exclusivos, mapas, ícones, adição de logotipo da empresa, entre outros, é preciso assinar um dos planos que custam a partir de US$ 19 ao mês por usuário.

Resumo

Se você ainda não tinha criado um infográfico, agora não tem mais desculpa para não utilizar essa ferramenta na sua empresa. Aproveite nossas dicas e crie materiais atrativos para prender a atenção dos seus clientes e agregar valor à sua marca.

Mas, antes, confira o resumo deste artigo:

O que é infográfico e para que serve?

Infográfico é um material que combina imagens, gráficos, textos e outros elementos visuais para transmitir informações de forma dinâmica. Ele serve para comunicar qualquer informação complexa de forma simples e, por essa razão, é muito usado no marketing digital — especialmente no marketing de conteúdo.

Quais são as vantagens de usar infográficos?

  • Comunica com excelência
  • Permite uma leitura rápida e dinâmica
  • Tem potencial viral
  • Agrega valor à marca
  • É um ótimo material rico

Como criar um infográfico para a sua empresa

  1. Defina seu objetivo
  2. Colete todos os dados que puder
  3. Selecione as informações mais importantes
  4. Pense no formato
  5. Escolha um software ou ferramenta
  6. Crie e revise seu infográfico
  7. Publique seu infográfico e acompanhe os resultados

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