O que é produto sazonal e como aumentar as vendas durante o ano?
Produtos sazonais são itens que estão disponíveis ou são mais procurados em épocas específicas do ano, como chocolates na Páscoa e panetones no Natal. Geralmente, esse aumento na procura é influenciado pelo clima, por feriados ou por datas comemorativas.
Em quase todos os meses, existem momentos especiais em que as pessoas estão dispostas a gastar com presentes. Por isso, se você não explora a venda de produtos sazonais, pode estar deixando na mesa grandes oportunidades de aumentar as vendas.
A verdade é que saber como se destacar dos concorrentes em períodos específicos e lidar com a sazonalidade dos produtos é um desafio para os empreendedores. Mas agora chegou a hora de usar esse desafio a seu favor e preparar o seu negócio para as datas comemorativas.
Pensando nisso, preparamos este artigo especial que reúne tudo sobre o assunto. Aqui, você confere o que é sazonalidade, exemplos de produtos sazonais e como preparar o seu estoque para essas datas. Então, vamos lá?
O que é um produto sazonal?
Produto sazonal é uma mercadoria vendida em maior quantidade em uma determinada época do ano, como os chocolates na Páscoa. Nesses casos, o aumento da procura pode ser influenciado pelo clima, feriados ou datas comemorativas.
Por exemplo, se você trabalha no setor alimentício, a sazonalidade de produtos é influenciada por estações e festividades. Nesse caso, alguns dos principais exemplos de produtos sazonais são o sorvetes no verão e a explosão dos panetones nas vendas de Natal.
Já no ramo dos e-commerces de moda, as vendas podem ser influenciadas pelo clima das estações do ano e pelas datas presenteáveis, como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados. Por isso, é importante preparar o seu negócio para a sazonalidade, independentemente de qual seja o seu segmento no mercado.
💡 Saiba mais: Ideias de produtos para vender no verão
Como vender produtos sazonais?
Até aqui já sabemos o que é um produto sazonal, mas, afinal, como gerir as vendas desse tipo de mercadoria? Se você ainda tem dúvidas sobre isso, veja algumas dicas:
Saiba quais são os períodos de sazonalidade
A primeira coisa para vender produtos sazonais é mapear quais são as datas comemorativas que podem ser proveitosas para o seu negócio e criar estratégias. Se você vende acessórios masculinos, por exemplo, deve aproveitar datas como o Dia dos Pais, o Dia dos Namorados e o Natal, já que são períodos em que existe muita troca de presentes.
Para facilitar essa tarefa, confira o calendário comercial para este ano:
💡 Saiba mais: Calendário comercial para 2024
Planeje as ações
Após identificar as datas sazonais mais interessantes para o seu negócio, faça um planejamento das vendas para cada ação. Para isso, o primeiro passo é reforçar o estoque, adquirindo peças extras para suprir o aumento das vendas.
Além disso, é importante criar promoções, oferecer frete grátis e garantir boas condições de pagamento. Ter kits especializados para datas sazonais também é uma boa oportunidade para vender mais em seu negócio.
💡 Saiba mais:
- O que é estoque sazonal e como fazer a gestão de mercadorias?
- Como vender na Copa do Mundo?
Conheça o perfil dos seus consumidores
Saber quem são os seus clientes é essencial para gerar mais vendas sazonais. Isso porque, quando você já sabe quem é o seu comprador, fica mais fácil “falar a mesma língua” que o seu cliente e criar campanhas que realmente convertam.
Por isso, procure se informar sobre em quais redes sociais o seu consumidor está presente, que tipo de promoção mais traz engajamento junto a esse público, qual a idade média do seu consumidor, gênero predominante, entre outras informações.
💡 Saiba mais: Público-alvo: entenda o que é e como definir o do seu negócio
Faça uma estratégia eficiente de precificação
Já é tradição que as lojas físicas e virtuais ofereçam descontos e vantagens para incentivar as vendas de produtos sazonais em datas comemorativas. No entanto, é preciso saber como precificar corretamente os produtos para não ficar no prejuízo.
Isso porque preços muito altos resultam em baixa nas vendas, já os preços baixos podem gerar desconfiança no consumidor em relação à qualidade dos produtos e causar prejuízo na margem de lucro do lojista.
Por isso, uma dica é calcular o preço de compra de cada mercadoria, custos com impostos, frete e campanha de marketing. Além disso, lembre-se de somar as despesas e o lucro que deseja ter sobre a venda de cada produto para chegar a um valor justo e atrativo para os clientes.
📈 Planilha grátis: Planilha de precificação
👉 Ferramenta grátis: Calculadora de desconto
Tenha um bom atendimento ao cliente
Por último, prepare-se para atender aos pedidos online e esteja pronto para responder as dúvidas que surgirem sobre o seu negócio, produtos e serviços de forma cordial no atendimento ao consumidor. Garantir uma experiência positiva às pessoas que comprarem com você pode ser a chave para a fidelização do cliente.
💡 Saiba mais: O que é atendimento personalizado e como aplicá-lo em sua empresa?
Como planejar vendas de produtos sazonais na baixa temporada?
A venda de produtos sazonais pode atender a desejos dos clientes em momentos específicos. No entanto, essa também pode ser uma boa oportunidade para conquistar o consumidor e fazer com que ele volte a comprar na sua loja mesmo fora de época.
Outra dica é apostar nos programas de fidelidade, que é a prática de oferecer benefícios exclusivos para clientes que voltam a fazer compras na sua loja. Esse é um incentivo a mais para que eles voltem a comprar fora do período sazonal — e, inclusive, é um critério de escolha para mais de 80% dos consumidores.
Além disso, lembre-se de fazer o controle de estoque de produtos sazonais para evitar o excesso de mercadorias armazenadas. Caso necessário, aproveite para lançar promoções de queima de estoque e eliminar as peças paradas, por exemplo.
📈 Planilha grátis: Planilha de controle de estoque
Entendido o que é produto sazonal?
Agora que você sabe o que é produto sazonal, fica mais fácil criar campanhas para os seus clientes e aumentar as suas vendas, não é mesmo? Então, lembre-se de conferir o calendário comercial para não perder nenhuma oportunidade.
E, se você ainda não vende online, ainda dá tempo de criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop antes da próxima data sazonal. É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙