Como montar uma loja de ração do zero? [passo a passo]

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Pontos principais do artigo:
  • O Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo, o que representa uma grande oportunidade para aprender como montar uma loja de ração;
  • Para quem pensa em começar nesse mercado, o primeiro passo é criar um plano de negócios, estruturar a marca e encontrar bons fornecedores;
  • Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja de ração online de forma gratuita ainda hoje e já começar de forma profissional vendendo para todo o Brasil!

O Brasil ocupa o terceiro lugar quando o assunto é número de animais de estimação. Consequentemente, movimenta um montante bilionário nesse setor. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), foram mais de R$ 75,4 bilhões em faturamento só em 2024.

E ainda mais: o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, prevê um movimento crescente do segmento pet. Não à toa, aprender como montar uma loja de ração se tornou um dos temas mais procurados por quem quer começar a empreender.

Se você também quer aproveitar essa oportunidade para começar a empreender do zero, continue a leitura! Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo para abrir uma loja de ração, margem de lucro e tudo o que é necessário para começar. Confira! 🐶 🐱

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O que preciso para montar uma loja de ração?

Antes de saber o que é preciso para montar uma loja de ração, é importante definir se sua loja será física ou virtual. Isso porque, dependendo da modalidade que você escolher, será necessário tomar algumas providências.

Veja, a seguir, o que é necessário para ter uma loja de ração de sucesso:

Loja virtual

Muitas pessoas ainda são resistentes à loja virtual por considerarem essa forma de comércio menos atrativa para os clientes. No entanto, o processo para ter um e-commerce é bem menos burocrático. Veja o que é preciso para montar uma loja de ração online:

Loja física

Caso a sua vontade seja ter uma loja física para oferecer aos seus clientes a chance de visitar o espaço e conhecer os produtos pessoalmente, você precisará de:

  • Um nome para o seu negócio e uma marca própria;
  • Uma loja física localizada em um ponto estratégico;
  • Capital inicial para investir em infraestrutura;
  • Mobília, como prateleiras, estantes, gôndolas, mesas, cadeiras etc.;
  • Equipamentos, como computadores, ar-condicionado, maquininhas de cartão etc.;
  • Espaço onde será o estoque da sua loja;
  • Ao menos um funcionário, inicialmente;
  • Decoração da loja, incluindo vitrine e fachada;
  • Papelaria, como cartão de visita, flyers etc.;
  • Estoque inicial, com os principais produtos da sua loja;
  • Serviços recorrentes, como limpeza, manutenção, internet, telefone etc.

Existe, ainda, a possibilidade de ter uma loja virtual integrada à loja física. Dessa forma, você não abre mão do seu ponto de venda e ainda aproveita todos os benefícios que uma loja online tem a oferecer para o seu negócio. E a Nuvemshop oferece essa vantagem aos lojistas!

🚀 Conheça o case de sucesso: Vegpet fatura R$ 1,2 milhão com produtos para pets na Nuvemshop

Donos da loja VegPet, um dos cases da Nuvemshop de sucesso, posando com produtos e um cachorro

Como montar uma loja de ração?

Agora que você já entendeu alguns aspectos importantes sobre esses estabelecimentos, chegou o momento de conhecer o passo a passo de como montar uma loja de ração do zero e vender seus produtos online para milhares de pessoas. Vamos lá? 📝

1. Crie um plano de negócio

O primeiro e mais importante passo para montar uma loja de ração é, sem dúvidas, fazer o planejamento do seu negócio. A organização é uma grande amiga de qualquer empreendedor.

O plano de negócios consiste em um documento que reúne tudo o que você precisa saber sobre a sua empresa — como o tipo de sociedade, sócios e investidores, capital de giro etc. Portanto, criá-lo deve ser uma prioridade na sua lista de tarefas.

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2. Dê um nome para sua marca

Também é importante escolher um nome para sua loja virtual que traduza seus produtos, se comunique com seu público e crie conexões. Essa é uma etapa complexa do planejamento de como montar uma loja de ração, mas essencial para o sucesso do negócio.

Defina um nome que remete aos produtos que vende e que possa ser facilmente lembrado, além de estar relacionado à identidade visual da empresa. Para isso, a Nuvemshop oferece uma ferramenta gratuita de gerador de nomes para te ajudar nessa decisão!

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3. Conheça seu público-alvo

É fundamental entender quem é o seu público-alvo, ou seja, para quais pessoas você quer vender, para, então, atender às demandas desse grupo.

Afinal, no início, não é possível investir em todos os produtos existentes e agradar ao público em geral, não é mesmo? Então, escolha o nicho de mercado e a persona do seu negócio — personagem semifictício que representa seu cliente ideal. Dessa forma, fica mais fácil oferecer o que os consumidores querem.

Dessa forma, as chances de atrair clientes que realmente podem gerar vendas e se tornar promotores da marca aumentam bastante.

4. Defina a identidade visual da sua marca

Para que a sua marca fique na memória das pessoas, é preciso causar uma ótima primeira impressão. E você pode conseguir bons resultados investindo na criação de uma identidade visual.

Ou seja, é necessário tornar a sua marca única, destacando os diferenciais em todas as oportunidades. Assim, sua empresa tem grandes chances de se sobressair em meio à concorrência.

O primeiro passo para isso é pensar no logotipo e na paleta de cores da sua marca, então, escolha tons ligados ao propósito da empresa. Pense sempre em como os aspectos visuais podem tornar o seu negócio autêntico.

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Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

5. Estude a concorrência

Já falamos sobre a importância de conhecer o seu público e o seu nicho de mercado, certo? Mas não paramos por aí. Na hora de aprender como montar uma loja de ração, saber quem são seus concorrentes, como eles atuam e quais são seus pontos fortes e fracos também pode fazer toda a diferença na sua estratégia.

Por isso, a análise de concorrência deve fazer parte da sua lista de tarefas. Uma vez que você entende como seus adversários se posicionam no mercado, fica mais fácil trabalhar no diferencial competitivo da sua marca e se destacar no setor.

💡 Saiba mais: O que é análise de mercado e como fazer uma para o seu negócio?

6. Legalize a empresa

Para montar uma loja de ração, você terá que formalizar sua empresa e obter um CNPJ. Essa etapa é essencial para regularizar o negócio, emitir nota fiscal e atender seus clientes com profissionalismo.

Se você quiser começar sozinho ou com até um funcionário, é possível se tornar microempreendedor individual (MEI). Lembrando que o limite de faturamento anual para essa modalidade é de R$ 81 mil.

Agora, se pretende ter sócios, faturar mais ou contratar mais pessoas, é indicado começar nesse ramo como ME (microempresa) por meio do CNAE (Classificação de Atividades Econômicas).

💡 Saiba mais: Como abrir uma empresa passo a passo?

7. Encontre bons fornecedores

Outro ponto essencial para uma loja de ração online é a escolha dos fornecedores. Procure empresas que oferecem uma boa margem de negociação, entregam no prazo e já têm uma boa reputação no mercado pela qualidade de seus produtos.

Caso você ainda não tenha o contato desses parceiros, criamos uma lista de fornecedores para te ajudar nesse processo de escolha:

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Além disso, você ainda tem a opção de trabalhar com estoque terceirizado — o chamado dropshipping. Nesse modelo, você se responsabiliza pela venda dos produtos e atendimento ao cliente, enquanto o fornecedor se encarrega de separar e enviar os produtos adquiridos aos clientes.

💡 Saiba mais: O que é dropshipping e como funciona?

8. Aposte em uma plataforma de e-commerce

Por fim, escolher a plataforma de e-commerce certa é fundamental para ter sucesso com uma loja de ração online. Com a Nuvemshop, por exemplo, você tem as seguintes vantagens:

  • Meios de pagamento e envio inclusos;
  • Layouts prontos e personalizáveis para deixar o seu site profissional;
  • Planos e preços que cabem no bolso;
  • Dezenas de integrações para potencializar a loja;
  • Recursos para montar uma loja em menos de 10 minutos, sem precisar de conhecimentos técnicos;
  • Confiabilidade de uma plataforma com mais de 170 mil lojistas ativos em toda a América Latina.
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9. Divulgue sua loja virtual

É preciso ser visto para ser lembrado, certo? Então, para que as pessoas conheçam a sua marca e comprem os produtos é fundamental investir em divulgação.

No começo, devido ao orçamento, você pode focar em realizar publicações em redes sociais, divulgando a inauguração da loja, dando dicas de produtos, explicando as suas funcionalidades etc. Também pode incentivar o marketing boca a boca por meio de amigos e familiares. Aqui, o que vale é utilizar a sua criatividade!

💡 Saiba mais: Melhores maneiras para divulgar uma loja virtual

Quanto custa montar uma loja de ração?

Para abrir um negócio desse tipo, o valor necessário para investir fica entre R$ 30 mil e R$ 80 mil, já considerando o capital de giro. Essa estimativa leva em conta a média de mercado, mas vai depender dos serviços e produtos que você pretende oferecer na sua loja de ração.

Muitos desses estabelecimentos, além de rações a granel, vendem também comedouros, coleiras, guias, brinquedos e até medicamentos. Ou seja, caso você identifique que há espaço ou demanda por esses produtos, nada impede que você os ofereça.

O mesmo vale para serviços de banho e tosa e consultório veterinário — caso queira montar uma loja de ração física.

Qual é a margem de lucro de uma loja de ração?

A margem de lucro de uma loja de ração pode variar conforme o tipo de produto vendido, porte da loja, fornecedores e localização. Rações de cães e gatos, por exemplo, têm uma margem de lucro média que varia entre 10% a 25%.

No entanto, é possível incrementar esse percentual adicionando outros produtos ao catálogo. Acessórios e itens de higiene, por exemplo, têm uma margem de lucro entre 30% a 120%, o que costuma compensar e elevar o lucro total do negócio.

No fim, considerando todo o mix de produtos, a margem média de uma loja de ração costuma ficar entre 25% e 40% de margem de lucro geral. Lojas físicas em bairros de maior poder aquisitivo podem alcançar margens superiores, já lojas que competem muito por preço tendem a operar com margens mais baixas.

💡 Saiba mais: Qual é o lucro mensal de uma loja virtual?

Qual a diferença entre loja de ração e pet shop?

A diferença está no tamanho do estabelecimento e na variedade de produtos. A casa de ração é um estabelecimento cujo foco está em alimentos para pets, ou seja, rações e petiscos. Geralmente, essas lojas não trabalham com medicamentos e trazem pouca ou às vezes nenhuma variedade de acessórios para os animais.

Por outro lado, os pet shops são estabelecimentos mais robustos. Além de venderem alimentos, eles oferecem acessórios, medicamentos, animais, serviços de banho e tosa, consultório veterinário e outros.

💡 Saiba mais: Como abrir um pet shop online

Aprendeu como montar uma loja de ração?

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado você a tirar as principais dúvidas sobre como montar uma loja de ração online de sucesso!

Lembre-se de encontrar um diferencial competitivo para se destacar da concorrência e criar um relacionamento próximo com seus clientes, afinal, é essa boa relação entre vocês que fará com que as pessoas voltem a comprar na sua loja.

Pronto para dar o próximo passo? Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e conte com todos os recursos necessários para vender para todo o Brasil de forma simples e sem precisar de conhecimentos técnicos. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de ração

A diferença está no tamanho do estabelecimento e na variedade de produtos. O foco da casa de ração está em alimentos para pets, ou seja, rações e petiscos. Por outro lado, os pet shops são mais robustos, vendem alimentos, acessórios, medicamentos, animais, serviços de banho e tosa etc.

Para abrir um negócio desse tipo, o valor necessário para investir fica entre R$ 30 mil e R$ 80 mil, já considerando o capital de giro. Essa estimativa leva em conta a média de mercado, mas vai depender dos serviços e produtos que você pretende oferecer na sua loja de ração.

Crie um plano de negócio, dê um nome para sua marca, conheça seu público-alvo, defina a identidade visual da sua marca, estude a concorrência, legalize a empresa, encontre bons fornecedores, aposte em uma plataforma de e-commerce, divulgue sua loja virtual.

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