O que é estoque terceirizado e como funciona para loja virtual?

Por: Talitha Adde

Foto que mostra dos ombros pra baixo de um homem empurrando um carrinho com caixas por um depósito, representando loja virtual estoque terceirizado

Estoque terceirizado para loja virtual é aquele que um e-commerce contrata para que uma outra empresa faça a gestão dos pedidos de compras e a distribuição das mercadorias diretamente ao cliente final.


Fazer o controle de estoque de um e-commerce é essencial para o sucesso da operação do negócio. Mas qual é a modalidade de armazenamento de produtos mais indicada para a sua empresa? Será que ter uma loja virtual com estoque terceirizado vale a pena?

Se você trabalha com produtos escaláveis, ou seja, a sua mercadoria é padronizada e valiosa para o mercado, a terceirização do estoque pode ser uma boa opção para a sua loja online. Esse modelo é uma boa ideia desde que você tenha fornecedores confiáveis e capazes de cumprir com todas as etapas de envio, embalagem, transporte, troca e devolução dos produtos.

Então, se você está procurando entender se essa é a melhor opção para a sua empresa e como funciona o estoque terceirizado para uma loja virtual, acabou de chegar ao conteúdo certo! Continue com a leitura deste artigo e confira o guia completo que separamos para você.

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O que é estoque terceirizado para loja virtual?

Estoque terceirizado pode ser entendido quando um e-commerce contrata uma empresa responsável por gerir os pedidos de compras e fazer a distribuição das mercadorias diretamente ao cliente final. Nesta modalidade, a loja virtual não conta com um sistema de armazenamento próprio.

Em outras palavras, o estoque terceirizado para e-commerce funciona da seguinte forma:

  • O cliente faz o checkout de uma loja virtual;
  • Em seguida pedido é enviado de forma direta para um fornecedor de produtos, responsável por fazer a gestão do estoque;
  • Por último, este fica encarregado de fazer a separação e a distribuição da mercadoria para o consumidor final.

Existem algumas formas de trabalhar com estoque terceirizado, conheça-as a seguir:

  • Estoque consignado: abastecido por fornecedores em regime de consignação. Ou seja, à medida que forem sendo compradas em um site, as mercadorias são enviadas e entregues por um sistema de distribuição terceirizado;
  • Crossdocking: os produtos comprados em um site são recebidos dos fornecedores em um centro de distribuição especializado e, na sequência, despachados e entregues ao consumidor final;
  • Dropshipping: um modelo de operação em que o lojista recebe o pedido do cliente em sua loja virtual e repassa essa ordem de compra ao fornecedor.

Ao longo deste artigo, vamos conhecer melhor os detalhes de cada uma destes formatos. Então, continue conosco!

5 vantagens do estoque terceirizado para o seu negócio

Se você considera que o estoque terceirizado pode ser o modelo ideal para a sua loja virtual, separamos as principais vantagens de contar com esta modalidade para o seu negócio. Confira a seguir:

1. Reduz os custos com a operação

Já que não há necessidade de armazenar produtos, todo o dinheiro que seria investido em um estoque físico, como os gastos com estrutura e a formação da operação logística, pode ser transferido para melhorias de outras áreas da sua empresa, como a contratação de uma plataforma para melhorar o atendimento ao cliente, por exemplo.

2. É possível ofertar variedade de produtos

Como o estoque é terceirizado, você pode ofertar uma grande variedade de produtos em sua loja virtual. Isso porque, como a mercadoria que você vende está centralizada em uma estrutura própria de fornecedores, você não corre o risco de ter alguma indisponibilidade de qualquer produto ou de ter o estoque parado, ou seja, o acúmulo de produtos em armazenamento que pode ocorrer por falta de vendas, má gestão, falhas no fluxo logístico, entre outros motivos.

3. Você consegue ser eficiente na entrega

Quando a gestão do estoque é de responsabilidade de um parceiro, você só precisa acompanhar os pedidos feitos pelos clientes e o início do processo com o fornecedor. Ele ficará responsável pelo controle das quantidades disponíveis e pelo registro das baixas de estoque.

4. Facilita a gestão do negócio

Quem vende pela internet e conta com um estoque terceirizado não precisa manter uma estrutura física para armazenar produtos e se preocupar com o processo de envio. Neste caso, o fornecedor realiza todo o despacho, incluindo a separação da mercadoria, a embalagem do produto e a postagem das encomendas.

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5. Amplia a distribuição de entrega

Geralmente, empresas que oferecem estoque terceirizado estão localizadas em capitais. Logo, contar com essa modalidade de armazenamento permite que os seus produtos sejam vendidos por todo o território nacional.

Assim, o deslocamento para entrega e os preços de frete do seu e-commerce podem ser reduzidos.

3 desvantagens da loja virtual com estoque terceirizado

Como todo tipo de escolha, optar pelo estoque terceirizado para a sua loja virtual também pode apresentar algumas desvantagens. Por isso, para te ajudar a entender se essa é a solução certa para o seu negócio, trouxemos algumas desvantagens desta modalidade de estoque. Veja a seguir:

1. Entregas fora do prazo

Se você está vendendo com estoque terceirizado, o seu negócio depende do controle e da gestão do seu fornecedor. Isso pode resultar em falhas do processo, como o atraso na entrega ou problemas com trocas e devoluções, podendo prejudicar a reputação da sua empresa.

2. Dependência do fornecedor

Ao criar uma loja virtual com estoque terceirizado, você precisará colocar 100% da sua confiança em seu fornecedor. Por isso, é importante escolher parceiros com cuidado.

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Como já mencionamos, eles serão os responsáveis ​​pela qualidade do produto, prazos de entrega, devoluções de mercadorias e muito mais.

3. Atraso na devolução de produtos

Se um consumidor quiser devolver um produto, ele entrará em contato com a sua loja virtual. Como o seu estoque é terceirizado, você terá que falar com o fornecedor para solicitar a troca. Isso pode causar atrasos no processo de devolução de produtos, aumentando a insatisfação do cliente com a compra.

💡 Saiba mais: Como criar uma política de troca e devolução para o seu e-commerce?

Tipos de estoques terceirizados para loja virtual

Como já mencionamos, existem três tipos de estoques terceirizados para loja virtual. A seguir, vamos conhecer em detalhes cada um deles:

1. Dropshipping

Na modalidade de dropshipping, basicamente, o lojista será o intermediador entre o fornecedor e o cliente.

📹 Veja: O que é dropshipping?

Recebido o pedido em um site, o lojista entra em contato com o fornecedor, que, posteriormente, enviará o produto para o cliente final. O ciclo de logística funciona da seguinte maneira:

  1. O vendedor anuncia o seu produto em sua loja online ou marketplace;
  2. Em seguida, o cliente visualiza o produto e faz a compra, com pagamento direto ao vendedor. Aqui, o preço é estabelecido pelo lojista;
  3. Na próxima etapa, o empreendedor faz o contato com o fornecedor, que fica responsável pelo envio do produto ao consumidor final.

Aqui, tenha em mente que, para lucrar com a modalidade de dropshipping, o preço do produto vendido em sua loja virtual deve ser maior que o estabelecido pelo fornecedor.

Caso você tenha interesse nesta modalidade, existem plataformas, como a Nuvemshop, que permitem a integração automatizada com fornecedores do Aliexpress, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que é dropshipping?

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2. Estoque consignado

Esse tipo de estoque é formado por meio da compra consignada de uma certa quantidade de produtos. Nessa modalidade, caso os itens fiquem encalhados até uma certa data, o lojista deve devolver o produto para o fornecedor.

A principal vantagem, neste caso, é que o vendedor pode evitar os riscos de estoque excedente, diminuindo, assim, os custos gerados a partir de um estoque parado.

Como principal desvantagem está o fato de que nem todos os produtos funcionam com esse tipo de estoque. Em geral, somente produtos mais duráveis, como roupas, são aconselhados para esta modalidade de armazenamento.

3. Crossdocking

O crossdocking funciona da seguinte forma: as encomendas são recebidas em um centro de distribuição (CD) especializado e são entregues pelo fornecedor ao consumidor final.

Em um CD, as mercadorias raramente ficam paradas por mais de três dias, sendo a agilidade o objetivo principal dessa modalidade de estoque.

💡 Saiba mais: O que é crossdocking?

Como fazer o controle de estoque terceirizado?

Para controlar o que está disponível no estoque, é necessário ter um sistema para que a sua loja virtual e os fornecedores se mantenham conectados. Dessa forma, não haverá risco de se vender algo que não está disponível para compra.

Isso pode ser resolvido com um ERP, ou seja, um sistema de gestão que auxilia os profissionais de uma empresa a registrar e gerir informações fundamentais do negócio.

Ao integrar o sistema com um site de vendas, no caso do controle de estoque, você pode registrar a entrada e saída de mercadorias, além de identificar as necessidades das próximas compras e programá-las junto aos fornecedores.

Mas, para utilizá-lo, é importante verificar se existe integração do ERP com a plataforma de e-commerce que você utiliza. A Nuvemshop, por exemplo, oferece integração direta com algumas opções, como o Bling e o Tiny ERP.

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Como saber se o estoque terceirizado é a melhor opção?

Para ter certeza se esse é o modelo certo para o seu negócio, tenha em mente que este formato, em geral, funciona bem com a venda de produtos de baixo valor agregado, por exemplo.

💡 Saiba mais: 40 ideias de produtos para vender em sua loja online

Além disso, se você trabalha com produtos para revenda essa também é uma boa opção.Isso porque, de qualquer forma, os artigos precisam ser comprados de fornecedores antes de chegar em suas mãos.

💡 Saiba mais: Como escolher fornecedores de produtos para revenda?

No entanto, é importante alinhar em contrato as responsabilidades e deveres de cada parte, como a questão de trocas e devoluções, já que isso pode afetar bastante o seu negócio. Além disso, como já mencionamos, é preciso investir em um sistema integrado de software de gestão, que nem sempre cabe no bolso de quem está começando.

Resumo

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a esclarecer todas as suas dúvidas sobre a loja virtual com estoque terceirizado. Trabalhar com essa modalidade é vantajoso para aprender sobre a demanda do seu e-commerce, conhecer seu público-alvo e o seu nicho de mercado, entre outros benefícios.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

O que é estoque terceirizado para loja virtual?

Estoque terceirizado pode ser entendido quando um e-commerce contrata uma empresa responsável por gerir os pedidos de compras e fazer a distribuição das mercadorias diretamente ao cliente final.

5 vantagens do estoque terceirizado para o seu negócio

  1. Reduz os custos com a operação
  2. É possível ofertar variedade de produtos
  3. Você consegue ser eficiente na entrega
  4. Facilita a gestão do negócio
  5. Amplia a distribuição de entrega

3 desvantagens do estoque terceirizado para loja virtual

  1. Entregas fora do prazo
  2. Dependência do fornecedor
  3. Atraso na devolução de produtos

Tipos de estoques terceirizados para loja virtual

  1. Dropshipping
  2. Estoque consignado
  3. Crossdocking

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