Como abrir um pet shop online de sucesso [passo a passo]

Por: Alejandro Vázquez

Tutora usa o computador ao lado do seu Husky e aprende como abrir um pet shop online

Você sabia que o Brasil tem a segunda maior população de animais de estimação em todo o mundo e um mercado pet que movimenta mais de R$ 50 bilhões? Pois é! Esses dados do Instituto Pet Brasil são motivos mais que suficientes para aprender como abrir um pet shop online.

O negócio requer baixo investimento, com um grande potencial lucrativo no país. Afinal, a população de pets só cresce e os tutores não economizam na hora de comprar produtos e serviços para seus companheiros de quatro patas.

Então, que tal aprender como abrir um pet shop online do zero e aproveitar o crescimento desse mercado? Acompanhe nosso passo a passo e torne-se o mais novo empreendedor da área! 🐶🐱

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é necessário para abrir um pet shop online?

Se está pensando em como abrir um pet shop online do zero, saiba que é muito mais fácil e barato do que montar uma loja física. Afinal, você não precisa alugar um espaço, contratar vários funcionários e mobiliar uma loja inteira.

Para montar um pet shop virtual, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Um nome, uma marca e um domínio próprios;
  • Uma plataforma de e-commerce para construir seu site de vendas que ofereça recursos como meios de pagamento, soluções de frete, layouts profissionais e controle de vendas;
  • Capital inicial para investir no estoque, na plataforma e na identidade visual;
  • Funcionários para a separação e envio de pedidos e atendimento ao cliente, se achar necessário;
  • Fornecedores de produtos para pets;
  • Um computador, notebook ou smartphone para gerenciar a loja virtual;
  • Espaço para armazenamento do estoque de produtos;
  • Um bom plano de internet.

💡 Saiba mais: O que é melhor, abrir uma loja física ou virtual?

Quanto se ganha com um pet shop online?

De acordo com dados do Instituto Pet Brasil, um pet shop pequeno tem faturamento médio entre R$ 60 mil e R$ 100 mil mensais. No entanto, esse valor diz respeito à receita total de vendas, sem a dedução dos custos do negócio.

O ganho real com a empresa depende da margem de lucro calculada, pois é preciso deduzir todos os gastos desse valor. Considerando que a margem do comércio fica entre 10% e 20%, chegamos à conclusão de que é possível lucrar entre R$ 6 mil e R$ 20 mil com um pet shop online.

Vale a pena ter um pet shop virtual?

Sim, vale a pena ter um pet shop virtual porque é uma das categorias que mais cresce no e-commerce. Em 2021, por exemplo, houve um boom de pet shops online no país, com um crescimento surpreendente de 92%, conforme dados da Neotrust.

Já a receita das lojas online desse segmento disparou 80%. Além disso, o mercado pet como um todo teve um crescimento de 27% em 2021, atingindo o montante de R$ 51,7 bilhões em faturamento, segundo dados do Instituto Pet Brasil.

Esses números são animadores e mostram que ter um pet shop virtual é uma ideia rentável. Isso porque a população de animais de estimação só cresce e, cada vez mais, os tutores os consideram membros da família. Logo, compram o que for preciso para mantê-los felizes e saudáveis.

Quais produtos pet mais vendem na internet?

Com base nas listas de produtos para pet mais vendidos na Amazon e no Mercado Livre, temos os seguintes itens que não podem faltar na sua loja virtual:

  • Comprimidos antipulgas e anticarrapatos de longa duração;
  • Tapete higiênico para cães;
  • Shampoo e condicionador para cães;
  • Bolinha para cães e gatos;
  • Coleiras, peitorais e guias para cães;
  • Petiscos do tipo “ossinhos” para cães;
  • Cordas para cabo de guerra;
  • Tesoura para tosa;
  • Cortador de unhas;
  • Medicamento contra dermatite canina e felina;
  • Sachês de ração úmida para cães e gatos;
  • Areia sanitária para gatos;
  • Petiscos do tipo “bifinho” para cães;
  • Ração seca para cães e gatos;
  • Biscoito para cães;
  • Coleira antipulgas;
  • Bebedouros e comedouros;
  • Brinquedos de pelúcia;
  • Banheiro para gatos;
  • Educador sanitário.

💡 Saiba mais: O que vender para ganhar dinheiro na internet? Veja 15 dicas

Como abrir um pet shop online em 10 passos

Se você tem dúvidas sobre como abrir um pet shop online, este passo a passo será esclarecedor. Acompanhe cada etapa para começar um negócio de sucesso:

1. Estude seu público-alvo

O primeiro passo para abrir um pet shop online é descobrir quem é seu público-alvo e entender o perfil dele. Você deve considerar aspectos como gênero, faixa etária, classe socioeconômica, hábitos de consumo, necessidades, entre outros fatores.

Para facilitar seu estudo, você pode criar personas, personagens semifictícias que representam seu cliente ideal. Lembre-se de retratar diferentes perfis de tutores de acordo com a espécie do animal (cão, gato, coelho, pássaro, peixe, etc.), composição familiar e hábitos de consumo.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Encontre bons fornecedores

Para ter sucesso, você precisa encontrar bons fornecedores de produtos para pet shop. É importante que os itens sejam de qualidade e que os parceiros sejam pontuais e abertos a negociações.

Veja alguns exemplos de fornecedores de produtos pet:

My Pet Brasil

A My Pet Brasil é uma das principais distribuidoras de produtos para pet shop do mercado brasileiro. São mais de 2 mil itens no catálogo e quase 40 anos de experiência na área.

No site, é possível comprar produtos por atacado e ganhar descontos progressivos conforme aumenta a quantidade do pedido.

AMF Pet

A AMF Pet é especialista na fabricação e distribuição de produtos para o mercado pet desde 1991. A empresa fornece brinquedos, camas, guias e peitorais, roupas e outros produtos para cães, gatos, pássaros, peixes e roedores.

No site, você pode comprar itens por atacado e, para visualizar os preços, é preciso se cadastrar como lojista ou representante.

AtacaPet

A AtacaPet é uma distribuidora de produtos para pets que trabalha com as principais marcas do mercado. Suas categorias incluem rações, petiscos, medicamentos, acessórios e até itens de jardinagem e controle de pragas.

Como nos outros sites, é preciso fazer um cadastro como lojista para visualizar os preços e adquirir produtos no atacado.

💡 Saiba mais: Como escolher fornecedores de produtos para revenda?

Aproveite e baixe nosso e-book gratuito para gerenciar melhor seus fornecedores:

3. Capriche no mix de produtos

Parte de aprender como abrir um pet shop online é conhecer diversos produtos e oferecer um mix variado para seus clientes. Como vimos, os itens mais vendidos são inúmeros e mostram a complexidade do mercado pet.

Procure oferecer pelo menos duas marcas de cada categoria, além de trabalhar com diversos tamanhos de acessórios como comedouros, camas, guias e roupas. Além disso, é importante ter uma boa variedade de rações secas e úmidas para todas as espécies, portes e idades de animais.

💡 Saiba mais: Como fazer laços pet para vender online [passo a passo]

4. Crie uma marca

Também é importante destacar seu pet shop online com uma marca única. É o que chamamos de branding, um trabalho de criação de identidade para o seu negócio que busca fixar sua empresa na mente do consumidor e superar a concorrência.

Para ter uma marca campeã, aposte em um nome fácil de memorizar e relacionado ao universo pet. Depois, crie uma identidade visual com cores vivas e não se esqueça de registrar sua marca.

💡 Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio

Se você ainda não tem um nome para seu pet shop, use nossa ferramenta gratuita para ter ideias:

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Aproveite e use também nossa paleta de cores gratuita para dar vida à sua marca:

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5. Formalize seu negócio

Para vender produtos de pet shop na internet de forma profissional, você precisa abrir uma empresa. Se quiser começar pequeno, você pode abrir um MEI (microempreendedor individual) gratuitamente, desde que não ultrapasse o limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano.

Assim, você pode se formalizar como profissional do artesanato pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 4789-0/04, referente ao comércio de artigos e alimentos para animais de estimação. Para cumprir os trâmites burocráticos, procure um contador de confiança.

💡 Saiba mais: O que é contabilidade: tudo o que você precisa saber como empreendedor

6. Escolha uma plataforma de e-commerce

Escolher a plataforma de e-commerce certa é fundamental para ter sucesso ao abrir um pet shop online. Por exemplo, com a Nuvemshop, você tem as seguintes vantagens:

  • Confiabilidade de uma plataforma com mais de 90 mil lojistas ativos e mais de R$ 5,8 bilhões em vendas por toda a América Latina;
  • Recursos para montar uma loja em menos de 10 minutos, sem precisar de conhecimentos técnicos;
  • Diversos layouts profissionais;
  • Planos e preços que cabem no bolso (a partir de R$ 49,90);
  • Dezenas de integrações para potencializar a loja;
  • Soluções de frete e pagamentos online conectadas.

💡 Saiba mais: 10 motivos para provar que a Nuvemshop é boa para o seu negócio

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7. Selecione as embalagens para envio

As embalagens são um ponto fundamental para garantir um envio seguro e eficiente dos seus produtos. Isso porque o cliente deve receber seus pedidos íntegros e bem embalados para ficar satisfeito com a compra.

Por isso, utilize caixas resistentes e acessórios para proteção dos produtos, especialmente os mais frágeis, como vidros e itens de porcelana.

💡 Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?

Além disso, é importante caprichar na impressão ou adesivo utilizado, que deve ter seu logotipo e, de preferência, um QR Code levando para o seu site.

8. Defina os métodos de envio

Outro ponto essencial do pet shop online é oferecer diversos métodos de entrega para que seu cliente receba os produtos. Ao criar uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, você poderá integrar seu e-commerce com diversas soluções de envio que trabalham com os Correios e transportadoras.

Algumas opções de serviços são Mandaê, Kangu e Melhor Envio. Com essas integrações, fica fácil oferecer diversas opções de fretes aos seus clientes com preços competitivos. Tem até entrega para o mesmo dia!

💡 Saiba mais: Como fazer o envio de produtos em sua loja Nuvemshop?

9. Providencie os meios de pagamento

Os meios de pagamento que você oferece no seu pet shop online também são decisivos para aumentar suas vendas. Isso porque os clientes procuram conveniência e praticidade na hora de pagar pelo que compram na internet.

💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Por isso, é fundamental integrar sua loja virtual com soluções de pagamento que permitam a cobrança via cartão de crédito, boleto bancário, Pix, entre outros métodos. Na Nuvemshop, você pode utilizar o Nuvem Pago, que oferece as principais formas de pagamento com taxas competitivas e recursos de controle de vendas.

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Além disso, vale a pena explorar os pagamentos recorrentes no seu pet shop. Isso porque os consumidores têm buscado assinaturas de produtos de consumo frequente, como rações, medicamentos, petiscos, entre outros itens.

Ao oferecer a opção de assinatura, você aumenta as chances de fidelização dos clientes e ganha uma receita recorrente. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode utilizar o aplicativo Cakemonkey para vender produtos por assinatura no seu pet shop online. O app oferece planos a partir de R$ 39 ao mês e pode ser integrado facilmente à sua loja virtual.

10. Invista em marketing digital

Depois de aprender como abrir um pet shop online, o próximo passo é atrair clientes para decolar suas vendas. Veja algumas dicas de marketing digital para alcançar mais pessoas e promover sua marca na internet:

  • Divulgue seu pet shop em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Tik Tok;
  • Crie campanhas de e-mail marketing para informar seus clientes sobre ofertas, promoções e descontos especiais;
  • Use o marketing de conteúdo para atrair clientes com informações relevantes, como dicas de cuidados com os pets e lançamentos do mercado pet;
  • Faça remarketing para exibir anúncios e ofertas aos consumidores que visitaram sua loja ou abandonaram o carrinho antes de fechar a compra;
  • Use a estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas à sua loja.

💡 Saiba mais: 15 estratégias de marketing digital para promover o seu negócio

Entendeu como abrir um pet shop online?

Agora você sabe como abrir um pet shop online e transformá-lo em um negócio de sucesso. Como vimos, esse mercado está em pleno crescimento e cheio de oportunidades para novos empreendedores.

Para potencializar ainda mais seu negócio, você pode escolher a melhor plataforma de e-commerce do mercado. Crie sua loja virtual na Nuvemshop e aproveite seus 30 dias gratuitos para testar todos os recursos. E não se preocupe com a parte técnica: qualquer pessoa consegue criar uma loja do zero! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como abrir um pet shop online

  • Um nome, uma marca e um domínio próprios;
  • Uma plataforma de e-commerce;
  • Capital inicial;
  • Funcionários;
  • Um computador, notebook ou smartphone para gerenciar a loja virtual;
  • Fornecedores de produtos para pets;
  • Espaço para armazenamento do estoque de produtos;
  • Um bom plano de internet.

De acordo com dados do Instituto Pet Brasil, um pet shop pequeno tem faturamento médio entre R$ 60 mil e R$ 100 mil mensais. Levando em conta que a margem do comércio fica entre 10% e 20%, é possível lucrar entre R$ 6 mil e R$ 20 mil com um pet shop online.

Sim, vale a pena ter um pet shop virtual porque é uma das categorias que mais cresce no e-commerce. Em 2021, por exemplo, houve um boom de pet shops online no país, com um crescimento surpreendente de 92%, conforme dados da Neotrust.

  • Estude seu público-alvo;
  • Encontre bons fornecedores;
  • Capriche no mix de produtos;
  • Crie uma marca;
  • Formalize seu negócio;
  • Escolha uma plataforma de e-commerce;
  • Selecione as embalagens para envio;
  • Defina os métodos de envio;
  • Providencie os meios de pagamento;
  • Invista em marketing digital.

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