O que é Cyber Monday e como se preparar para vender mais nessa data?
- Cyber Monday é um evento pós-Black Friday marcado por grandes promoções e descontos no e-commerce. Em 2024, a campanha acontece no dia 2 de dezembro;
- A diferença entre Black Friday e Cyber Monday é que a Black Friday também acontece em lojas físicas, enquanto a Cyber Monday é focada nas lojas online;
- Os produtos mais vendidos na Cyber Monday são itens eletrônicos e de tecnologia, mas categorias como roupas, casa e decoração vêm ganhando destaque nos últimos anos;
- Algumas maneiras de se preparar para a data são estudar os resultados dos anos anteriores, fazer boas promoções, usar uma identidade visual temática e reforçar a logística de entrega.
Se você tem uma loja virtual, sabe que o grande segredo para o sucesso de qualquer campanha de vendas é o planejamento. Por isso, se você quer aumentar as vendas na Cyber Monday 2024, é importante começar a se planejar o quanto antes.
Afinal, a Cyber Monday está entre as cinco principais datas comerciais do final do ano. Ou seja, é uma grande oportunidade para aumentar o faturamento do seu e-commerce e começar 2025 com um caixa positivo.
Para te ajudar nessa tarefa, criamos este guia completo sobre o que é Cyber Monday, diferenças da Black Friday e dicas para aumentar as vendas. Além disso, discutimos também se realmente vale a pena participar do evento. Vamos lá?
O que é Cyber Monday?
Cyber Monday (ou segunda-feira cibernética, em português) é um evento do calendário comercial do e-commerce. Ele acontece na segunda-feira depois da Black Friday e é marcado por grandes promoções e descontos em lojas virtuais.
A proposta inicial era impulsionar a venda de produtos eletrônicos, principalmente smartphones e notebooks. Mas, com o passar dos anos e o aumento da busca por ofertas em todos os setores depois da Black Friday, as promoções da data começaram a se estender também para outras categorias de produto.
Hoje, a Cyber Monday é considerada uma continuação da Black Friday para lojas virtuais e uma grande oportunidade para lojistas anteciparem as vendas de natal, aproveitando que o interesse dos consumidores está em alta nesse período.
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Quando é a Cyber Monday no Brasil?
A Cyber Monday acontece sempre na segunda-feira depois da Black Friday que, geralmente, é na última semana de novembro. Em 2024, a Cyber Monday no Brasil será no dia 2 de dezembro.
Na teoria, o evento dura apenas um dia. Mas, como muitos consumidores buscam quanto tempo dura a Cyber Monday, muitos lojistas acabam estendendo as promoções ao longo da semana. No entanto, as melhores ofertas sempre são na segunda-feira.
Inclusive, um grande diferencial da Cyber Monday no Brasil é que grande parte das lojas online passou a adotar quatro dias consecutivos de descontos, iniciando com a Black Friday, na sexta-feira, mantendo as ofertas durante o fim de semana e finalizando apenas na segunda.
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Qual a diferença entre Cyber Monday e Black Friday?
A principal diferença entre a Cyber Monday e a Black Friday é que a Black Friday nasceu como um evento de desconto em lojas físicas, enquanto a Cyber Monday foi criada com foco no comércio digital.
Além disso, é comum que lojas de todas as categorias ofereçam descontos significativos na Black Friday. O que não acontece na Cyber Monday, já que nem todos os lojistas se preparam para aderir ao evento.
Por fim, outra diferença importante é a data. A Black Friday, como o próprio nome indica, acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, já a Cyber Monday acontece na segunda-feira seguinte.
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Como vender mais na Cyber Monday Brasil 2024
Agora que você já sabe o que é Cyber Monday, provavelmente está convencido de que essa é uma boa oportunidade para aumentar o faturamento neste fim de ano, certo?
Então, vamos conferir juntos as melhores dicas para preparar o seu negócio e aumentar as vendas na Cyber Monday Brasil 2024. Veja abaixo:
Pesquise resultados dos anos anteriores
Entender a intenção de compra do consumidor é um dos principais segredos para ter sucesso em qualquer campanha de ofertas. Para isso, você pode buscar relatórios, pesquisas e notícias sobre os resultados da Cyber Monday dos anos anteriores.
Dados como itens mais procurados, produtos mais vendidos e principais motivos que levaram as pessoas a fechar ou não uma compra podem te ajudar a construir uma estratégia mais eficiente e diminuir a chance de repetir os erros do passado.
Aqui, uma dica é usar o Google Trends (uma ferramenta gratuita do Google que indica as tendências de busca dos usuários) para descobrir quais foram as principais buscas realizadas na última Cyber Monday.
💡 Saiba mais: Como vender todos os dias?
Estruture bem as promoções
Se você sabe o que é Cyber Monday, sabe que o preço é um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra do cliente nesse tipo de evento. Entretanto, como lojista, é preciso ter cuidado para equilibrar a balança entre descontos atrativos versus lucro sobre a venda.
Lembre-se de calcular exatamente qual é a sua margem de lucro sobre cada item e, a partir disso, defina o percentual mínimo e máximo de desconto para cada categoria de produto. Ter esses valores em mãos facilita a comparação com a concorrência e ajuda a escolher as melhores opções de desconto.
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Além disso, existem outros diferenciais que podem complementar a oferta e chamar a atenção do consumidor. Alguns dos principais são:
- Frete grátis;
- Mais opções de pagamento;
- Pagamento em mais parcelas;
- Descontos progressivos;
- Cashback;
- Programas de fidelidade;
- Cupons de desconto para clientes cadastrados;
- Compre um, leve dois;
- Programas de indicação;
- Brindes ou amostras grátis.
Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode usar o aplicativo Nummus Cashback para oferecer cashback aos seus clientes e aumentar seu índice de fidelização. Com ele, você cria promoções com dinheiro de volta, envia e-mails e notificações push aos consumidores e ainda acompanha a frequência de compra. Instale agora:
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Use uma identidade visual temática
Um dos principais símbolos da Black Friday é o design com fundo preto, remetendo ao “black”. Esse é um exemplo claro de como a identidade visual consegue passar uma mensagem sem que, necessariamente, você precise escrever o que ela significa.
Portanto, uma boa dica é trabalhar a identidade visual da sua loja para que o consumidor saiba, assim que bater os olhos na página, que a sua marca está com promoções e descontos exclusivos para a Cyber Monday.
Você pode apostar nos banners com chamadas de destaque para o evento, alterar a cor do plano de fundo ou do valor nos produtos com desconto, por exemplo. Tudo isso ajuda a chamar a atenção do cliente e despertar seu interesse para explorar as ofertas.
💡 Saiba mais: Qual a importância da comunicação visual para empresas?
Se você tem uma loja Nuvemshop, pode definir as cores de destaque para as promoções no e-commerce de forma simples através do painel de administrador. A seguir, deixamos um passo-a-passo explicando como fazer:
👉 Confira: Como definir a cor de destaque para promoções em lojas Nuvemshop?
Tenha uma estratégia de marketing
Durante a Cyber Monday, centenas de lojas vão disputar a atenção do consumidor. Por isso, uma dica valiosa para vender mais é gerar expectativa nas pessoas antes da data para que elas mesmas busquem a sua loja no dia.
Para isso, você precisa de uma estratégia de marketing personalizada. No entanto, se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Aqui estão algumas ações que você pode adotar para divulgar as ofertas com antecedência e gerar expectativa nos clientes para o grande dia:
💡 Saiba mais: O que é projeção de vendas e como fazer a do seu negócio?
Valorize o senso de urgência
As ofertas da Cyber Monday duram apenas um dia e são a última chance de os consumidores aproveitarem os grandes descontos relacionados à Black Friday. Portanto, a sua comunicação — tanto visual, quanto escrita — deve deixar claro que as ofertas são por tempo limitado.
Esse senso de urgência também é conhecido como “gatilho da escassez”. Na prática, é o que incentiva as pessoas a agirem de forma rápida para aproveitar as ofertas antes que acabem.
Um exemplo clássico da Black Friday que pode ser aproveitado na Cyber Monday é o cronômetro de contagem regressiva para o fim dos descontos. Se você tem uma loja Nuvemshop, pode adicionar esse cronômetro por meio dos aplicativos Super Checkout ou Zotabox. Há ainda a opção do Pop-up de contagem regressiva, que utiliza pop-ups para despertar o senso de urgência nos consumidores.
Além disso, também é possível usar essa ideia na comunicação escrita, com frases como “últimas horas para aproveitar as ofertas” ou “esse desconto acaba em cinco horas”.
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Prepare o estoque
O objetivo de entender o que é Cyber Monday e se preparar para a data é aumentar o número de vendas, correto? Então, é preciso reforçar o seu estoque para que ele também esteja preparado para atender a esse fluxo.
Embora seja muito comum que lojistas façam grandes descontos para produtos que estão parados no estoque há vários meses, é importante ter certeza de que existe uma quantidade mínima para ser vendida.
Como resultado, isso vai contribuir para que você consiga manter as ofertas ativas durante todo o dia e diminua o número de pedidos cancelados porque os produtos esgotaram.
💡 Saiba mais: Como fazer um planejamento de estoque eficiente?
Reforce a logística de entrega
Outro fator que influencia diretamente no desempenho de vendas em períodos como a Cyber Monday é o frete. Fatores como tempo, custo, qualidade, rastreamento e tudo o que é relativo à entrega da mercadoria podem ser decisivos para a decisão de compra nesse período.
Por isso, é fundamental reforçar todos os setores envolvidos no processo de entrega para garantir um frete eficiente e pontual mesmo com o aumento do volume de pedidos.
Aqui, uma dica é agilizar tudo que pode ser feito com antecedência, como organização do estoque e separação de embalagens. Você também pode negociar com transportadoras parceiras prazos de entrega e condições especiais para esse período.
Mas, acima de tudo, lembre-se de ser transparente com o consumidor. Ofereça um prazo de entrega possível e mantenha-o sempre informado sobre qualquer atraso ou imprevisto. Isso é importante para manter a confiança na marca e fazer com que essa pessoa volte a comprar de você no futuro.
💡 Saiba mais: O que torna o frete caro e como evitar isso?
Confira a manutenção do servidor
Se tudo der certo, muitas pessoas vão chegar até o seu e-commerce nesse dia. É fundamental garantir que o servidor da sua loja esteja preparado para receber um número de acessos acima da média.
Se a sua plataforma de e-commerce não suportar o volume de tráfego e quebrar em alguma etapa do processo de checkout, é muito provável que o consumidor deixe a sua loja e busque outro site para finalizar a compra. Então, esse é um ponto inegociável.
O servidor da Nuvemshop, por exemplo, é o da Amazon — uma das empresas mais confiáveis do mercado. É uma tecnologia adaptável a qualquer volume de tráfego e considerada uma das mais estáveis do mercado.
Suporte de atendimento
Mesmo cuidando de todos os detalhes, imprevistos podem acontecer, já que o volume de buscas, acessos e pedidos tende a ser maior do que o habitual em todos os canais de venda.
Portanto, lembre-se de reforçar a equipe de atendimento. Isso pode incluir contratar funcionários temporários, criar outros turnos de trabalho ou oferecer um treinamento específico para a data, por exemplo.
O mais importante é se certificar de que você tenha um time preparado para oferecer respostas rápidas e eficientes em todos os canais de comunicação da sua empresa durante o período de ofertas. Isso pode ser decisivo para que a experiência de compra do cliente seja ou não positiva.
Movimente-se com antecedência
No mercado de comércio eletrônico, é comum que o planejamento dos grandes eventos comecem muitos meses antes da data. Isso permite que você possa testar o funcionamento da sua plataforma de e-commerce, a integração dos sistemas e reforçar a logística de entrega.
Além disso, essa é uma ótima oportunidade para negociar com fornecedores antes da concorrência, garantindo descontos especiais ou prazos de entrega mais rápidos, por exemplo.
💡 Saiba mais: O que é integração do e-commerce e quais os benefícios?
Quais lojas participam da Cyber Monday?
Nem todas as lojas participam da Cyber Monday. No entanto, alguns dos principais nomes do varejo digital, como Americanas, Magazine Luiza e Amazon costumam oferecer bons descontos nessa data.
Boa parte dos lojistas Nuvemshop também oferecem condições especiais durante a Black Friday. Por isso, vale a pena ficar de olho nos principais concorrentes na hora de definir a sua estratégia para os eventos da Black November.
Os produtos mais procurados na Cyber Monday
Os produtos eletrônicos e de tecnologia são o grande forte da Cyber Monday — mas isso não quer dizer que sejam as únicas promessas de venda para a data.
Outras categorias que vêm ganhando destaque nas buscas para compras online e que estão entre as grandes apostas para os itens mais procurados na Cyber Monday 2024 são:
- Moda e Acessórios;
- Casa e Decoração;
- Saúde e Beleza;
- Livros e Papelaria;
- Alimentos e Bebidas;
- Petshop;
- Esporte e Lazer;
- Construção e Ferramentas;
- Brinquedos e Jogos.
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Vale a pena vender na Cyber Monday?
A Cyber Monday é um dos eventos mais concorridos do e-commerce no final do ano, mas oferece um grande potencial para aumentar as vendas online. Por isso, a resposta é: sim, vale a pena vender na Cyber Monday.
Para garantir o sucesso da sua campanha, é preciso se planejar com antecedência e ter uma estratégia bem definida de promoções, logística e divulgação. Em troca, existe a oportunidade de aumentar a base de clientes, expandir o alcance da sua marca e, principalmente, potencializar as vendas.
Então, agora que você já sabe o que é Cyber Monday e está pronto para lucrar muito no evento deste ano, crie sua loja grátis com a Nuvemshop. É prático, seguro e você não precisa de conhecimentos técnicos para colocar o seu negócio online e começar a vender! 💙