Como funciona o cashback? 4 passos para fidelizar clientes

Pessoa acessando aplicativo de cashback

Pontos principais do artigo:

  • Cashback é um sistema de compras em que os consumidores recebem uma parte do valor gasto de volta;
  • Os consumidores podem ativar o cashback por meio de aplicativos, extensões, no checkout de lojas virtuais ou em pontos de venda físicos;
  • Existem diferentes tipos de cashback, incluindo livre, exclusivo e social, que determinam como os clientes podem usar o dinheiro de volta;
  • O cashback oferece vantagens para as empresas, como aumento da visibilidade, fidelização de clientes, aumento do ticket médio e maior transparência em programas de fidelidade.

Você já usa cashback na estratégia de promoções do seu e-commerce? Se ainda não aderiu à tendência de devolver parte do valor de compras ao consumidor, talvez seja hora de considerá-la!

Afinal, uma pesquisa do C6 Bank/Ipec com brasileiros das classes A e B com acesso à internet mostrou que 28% participam de algum programa de milhas e que 35% deles trocam esses pontos por cashback.

Além disso, de acordo com uma análise feita pelo Google Brasil e divulgada no evento Think of Commerce, o consumidor atual não busca necessariamente por produtos mais baratos, mas, sim, que tenham atrativos, como entrega rápida ou grátis, cashback ou cupons.

Nesse sentido, segundo o estudo, entre 2021 e 2022, as pesquisas com o termo “barato” caíram 17%, enquanto as buscas com as palavras “promoção”, “cashback” e “cupom” cresceram 10%.

Então, tem interesse nessa estratégia? Continue lendo este artigo para saber mais sobre os benefícios do cashback e como implementá-lo no e-commerce.

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O que é cashback?

Cashback significa “dinheiro de volta”, segundo a tradução da palavra em inglês. Esse é um sistema de compras no qual o consumidor reembolsa uma parcela do valor investido na compra.

A devolução, normalmente, acontece na forma de crédito para outras compras ou de depósito na conta corrente. A estratégia pode ser aplicada tanto a compras online como offline.

Esse retorno de dinheiro geralmente é oferecido como uma forma de incentivo ou recompensa por meio de programas de fidelidade ou parcerias entre empresas e plataformas de cashback.

Os consumidores recebem um percentual do valor da compra de volta, e esse montante pode ser acumulado e posteriormente resgatado, muitas vezes na forma de crédito para novas compras ou depósito em conta bancária.

O cashback é uma estratégia para atrair e reter clientes, proporcionando benefícios financeiros adicionais às compras realizadas.

Como funciona o cashback?

O cashback pode ser ativado de diferentes formas. O consumidor pode solicitá-lo por meio de aplicativos, extensões no navegador, no checkout de uma loja virtual ou diretamente no ponto de venda. Cada operador tem suas próprias regras, mas, em geral, funciona assim:

  1. O consumidor entra em um site de compras;
  2. Coloca os produtos desejados no carrinho;
  3. Ativa o dinheiro de volta no checkout ou pelo aplicativo de cashback;
  4. A loja virtual analisa a transação e libera o crédito;
  5. O valor do desconto fica disponível em uma carteira virtual;
  6. O consumidor resgata o valor para sua conta ou o reaproveita em outra compra;
  7. O operador de cashback recebe uma comissão da loja pela transação.

Nesse sentido, quanto maior o valor do produto ou da compra, maior é o dinheiro a ser devolvido.

Dependendo da plataforma, o valor do reembolso pode ficar disponível imediatamente para saque e uso em novas compras. Ou, então, ele pode ser liberado após um valor mínimo acumulado na carteira digital do usuário.

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode usar o aplicativo gratuito Loyalty Cashback para oferecer cashback aos seus clientes e aumentar seu índice de fidelização. Com ele, você automatiza a geração de cupons de dinheiro de volta após a compra e incentiva os clientes a usarem o crédito para voltar a comprar na sua loja.

Outra opção é o aplicativo Nummus Cashback, que permite criar promoções com dinheiro de volta, enviar e-mails e notificações push aos consumidores e ainda acompanhar a frequência de compra.

Se você tem uma loja virtual Nuvemshop Next, ainda pode baixar o aplicativo CRMBonus Giftback para gerar um cashback especial para a próxima compra do cliente. O app permite gerar créditos de bônus que incentivam a recompra e ajudam a fidelizar os consumidores.

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Quais são os tipos de cashback?

Os principais tipos de cashback são:

Livre

Neste tipo de cashback, o cliente pode usar o valor que ganhou como cashback da forma como preferir, isto é, sacar, fazer transferências, descontos em compras futuras, etc.

Exclusivo

Neste modelo, o comprador deve usar o cashback de forma definida pela empresa. Existem bancos, como o Nubank, que permitem que o usuário use o valor apenas para transferir para a própria conta da instituição, resgate em forma de milhas ou para investimento. Saiba mais sobre o programa de cashback do Nubank.

Social

Aqui, o dinheiro de cashback é destinado para causas sociais à escolha do cliente.

Quais são as vantagens do cashback para empresas?

A maior parte das lojas virtuais já conta com estratégias de promoção e desconto. Então, por que adotar esse recurso no e-commerce?

A verdade é que uma iniciativa não exclui a outra! Inclusive, a devolução de uma parte do valor pode funcionar como um critério a mais na decisão de compra do consumidor. Veja como lojas virtuais podem se beneficiar desse programa:

1. Visibilidade

Sua marca precisa ganhar brand awareness? Sistemas de cashback podem ser uma alavanca importante para isso.

Muitas plataformas de recompensa exibem lojas parceiras em seus sites e aplicativos. Isso atrai mais impressões e tráfego para o seu site, e, em última instância, aumenta a taxa de conversão.

Os principais programas de dinheiro de volta também já têm um grande público fiel, o que pode ajudar a expandir sua base de visitantes e leads.

2. Fidelização de clientes

Cupons e promoções pontuais são importantes, obviamente. Mas e quando o cliente souber que sempre pode receber parte do dinheiro de volta com sua marca? O efeito de fidelização pode ser potencializado pelo cashback!

É muito mais provável que ele volte a comprar com você para aumentar o bônus em sua carteira, em vez de comprar com um concorrente que não oferece essa modalidade. Concorda?

💡 Saiba mais: Como atrair e fidelizar clientes? 

3. Aumento do ticket médio

Como vimos, a lógica do cashback é de que, quanto mais uma pessoa compra, maior será o valor devolvido.

Ao ganhar mais poder de compra com o desconto, é possível que ela compre mais itens (ou gaste mais) para ganhar um crédito ainda maior. O resultado? O ticket médio tende a ser mais alto para a loja.

4. Maior transparência em programas de fidelidade

Outra vantagem em relação a programas de fidelidade comuns é a transparência. Muitos deles recompensam o usuário por meio de pontos — cujo cálculo em valor monetário é subjetivo.

Já o cashback deixa claro o percentual exato da compra que será revertido em créditos ou em dinheiro. Ou seja, há um valor palpável a ser devolvido.

💡 Saiba mais: Como funciona um programa de fidelidade para seus clientes?

Quais empresas oferecem cashback?

Antes restrito a poucos provedores, o cashback, hoje, é oferecido por dezenas de empresas. Para o consumidor, isso significa que ele está presente em diferentes pontos da jornada de compra.

Ainda não conhece os principais players de cashback e como se conectam a canais de venda? Preparamos uma lista para te ajudar. Confira:

Méliuz

A Méliuz conta com mais de 1.600 empresas parceiras e mais de 5 milhões de usuários ativos. Eles podem ativar o cashback via aplicativo ou extensão no Google Chrome.

A comissão sobre transação para lojistas varia de acordo com faturamento, acessos mensais e porte da loja virtual.

Ame Digital

Ame Digital é outro cashback que vem se fortalecendo no mercado nacional. Ele pode ser utilizado em lojas físicas e online. O pagamento, por sua vez, é habilitado por QR Code, máquinas de cartão, links de pagamento ou no próprio checkout.

Os usuários também têm a opção de pagar contas e transferir saldos entre si. O Ame não tem taxas de adesão nem mensalidades para lojistas, mas cobra uma comissão de cerca de 2,49% por venda.

💡Saiba mais: Como receber dinheiro pelo AME Digital?

Cashback World

Com o Cashback World, o cliente recebe vouchers para novas compras ou um saldo em conta corrente.

A plataforma ainda oferece filtros para que o usuário encontre lojas de acordo com segmentos, lojistas populares e maiores taxas de cashback. O valor das comissões e planos para lojistas é informado sob consulta.

Meu Dim Dim

O Meu Dim Dim é uma boa opção para e-commerces pequenos e médios. Para usá-lo, basta que o usuário busque a loja que deseja na plataforma e ative o cashback. Então, ele será redirecionado para a loja, onde realizará a compra normalmente.

Depois disso, o e-commerce confirma o pagamento e o reembolso é liberado na conta virtual do usuário para resgate. A plataforma cobra dos lojistas uma taxa de cerca de 30% sobre o valor oferecido em cashback.

Beblue

O Beblue é um sistema de cashback ativado em estabelecimentos físicos, ideal para lojas virtuais que também operam offline. Ele conta com mais de 2,5 milhões de usuários e 10 mil lojas parceiras.

A plataforma aceita lojistas e estabelecimentos com faturamento médio a partir de R$ 20 mil mensais.

Para usá-lo, basta que o consumidor instale um aplicativo e notifique o atendente na hora de pagar. O valor das comissões e planos para estabelecimentos é informado sob consulta.

Como implementar cashback no e-commerce?

Se você está pensando em integrar seu e-commerce a um sistema de cashback, aqui vão algumas recomendações para implementá-lo:

Verifique as integrações da sua plataforma de e-commerce

Confira se a sua plataforma de e-commerce conta com integrações robustas. É fácil promover essa integração com serviços de cashback? Seu time conta com o suporte necessário para executá-la? Sua plataforma pode contabilizar os descontos automaticamente? Estas são algumas perguntas para se fazer.

A plataforma Nuvemshop Next, por exemplo, pode ser facilmente customizada e integrada a serviços de cashback como PicPay e Smartbis. E o melhor: com todo o suporte do nosso time de especialistas em e-commerce. Com ela, você ainda tem o suporte de um gerente de e-commerce para apoiar sua estratégia de fidelização.

💡Saiba mais: O que é Nuvemshop Next e quais são as suas vantagens?

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Conheça as condições de parceria

Antes de firmar uma parceria com um provedor, faça uma pesquisa e verifique as condições de cada um. Algumas perguntas para se fazer antes de fechar com um parceiro são:

  • Qual é a comissão cobrada sobre venda?
  • Como é a usabilidade para o usuário?
  • Quais métricas esse provedor oferece à sua loja?
  • Qual é o cashback mínimo que sua loja precisa oferecer?
  • Quais são os outros custos envolvidos na parceria (mensalidades, anuidades, etc)?
  • Qual é o tempo mínimo de contrato?

Com esses dados em vista, seu time conseguirá avaliar as alternativas com mais segurança e assertividade.

Trace uma estratégia e objetivos

Tenha metas claras para o uso de cashback. Seu objetivo é aumentar o tráfego para o seu e-commerce? Estabeleça uma expectativa de crescimento para essa ferramenta em um determinado período.

O objetivo é aumentar o valor gerado pelo cliente ao longo do ciclo de vida com sua marca (Lifetime Value)? Acompanhe a recorrência e ticket médio dos clientes, comparando os que compram com e sem essa modalidade. Assim, você entenderá se essa estratégia gera mudanças expressivas para o negócio.

Ou, ainda, se seu objetivo é ganhar market share, vale testar o modelo de dinheiro de volta em produtos com alta concorrência no seu segmento.

💡 Saiba mais: KPIs: 7 métricas que todo e-commerce deveria acompanhar

Calcule o percentual de cashback

Avalie com cuidado o valor de cashback que irá oferecer para cada produto. É importante compreender o impacto da comissão de vendas sobre a sua margem de lucro e, se for o caso, fazer pequenos ajustes na precificação de produtos.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre precificação de produtos

Tudo certo sobre cashback?

O cashback representa uma oportunidade para lojas virtuais que querem modernizar suas estratégias de fidelização.

Conforme vimos, esse formato conquista cada vez mais credibilidade junto ao consumidor. Como consequência, se consolida como um fator de diferenciação no e-commerce.

Por isso, procure entender de que forma o modelo se encaixa na estratégia do seu negócio.

Você já coordena uma loja virtual e precisa de integrações para dar um upgrade na operação? Conheça a plataforma Nuvemshop Next, a plataforma que oferece um gerente dedicado ao seu negócio. Contamos com APIs robustas e uma equipe experiente em comércio eletrônico para fazer seu negócio crescer.

E, se você ainda não vende online, crie sua loja grátis e comece a empreender online! 💙

Referências: 

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre cashback

Cashback significa “dinheiro de volta”, segundo a tradução da expressão em inglês. É um sistema de compras no qual o consumidor recebe uma parcela do valor investido em uma compra. A devolução, normalmente, acontece na forma de crédito para outras compras ou depósito na conta corrente.

O consumidor entra em um site de compras, coloca produtos desejados no carrinho e ativa o dinheiro de volta no checkout ou pelo aplicativo de cashback. Em seguida, a loja virtual analisa transação e libera o crédito em uma carteira virtual. Depois, o consumidor resgata o valor para sua conta ou o reaproveita em outra compra e, por fim, o operador de cashback recebe uma comissão da loja pela transação.

As principais vantagens do cashback são a visibilidade para a marca, fidelização de clientes e aumento do ticket médio.

Verifique as integrações da sua plataforma de e-commerce, conheça as condições de parceria, trace uma estratégia e objetivos e calcule o percentual de desconto.

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