O que é Black November e como criar uma estratégia para 2024?

imagem de calendário de novembro, o que representa a Black November

Pontos principais do artigo: 

  • Black November é uma derivação da Black Friday, estendendo promoções durante todo o mês de novembro para atrair compradores com descontos e ofertas especiais;
  • Adotar a Black November permite estende as promoções ao longo do mês, aumentar a visibilidade das ofertas e criar oportunidades contínuas de vendas, resultando em maior alcance e receita;
  • Para vender durante a Black November, ofereça descontos atrativos, promova produtos destacados, use marketing digital e crie senso de urgência para estimular as compras dentro do mês de promoções.

Ficar por dentro das datas comemorativas ou sazonais, como a Black November, é importante para quem tem um negócio próprio. Afinal, elas representam uma boa chance de aumentar as vendas. Mas, para isso, é preciso planejamento e ação. Então, como se preparar para vender mais durante o mês de novembro?

A primeira dica é se programar com antecedência e criar promoções atrativas e que façam sentido para o seu negócio e o público final. Depois, planejar a divulgação.

Então, você quer saber com detalhes o que é a Black November e como planejar o seu negócio para vender durante a data? Continue com a leitura deste artigo. Vamos lá?

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O que é a Black November?

Black November é uma data comercial em que um negócio oferece descontos especiais durante todo o mês de novembro. Em outras palavras, é uma estratégia de vendas antecipadas da Black Friday.

O objetivo é atrair o interesse de compra dos consumidores antes da última sexta-feira do mês, isto é, o dia em que marca a Black Friday, e aumentar as vendas e o faturamento das lojas.

Portanto, durante a Black November, as lojas físicas e online oferecem promoções e reduções de preço em uma variedade de produtos para atrair compradores ao longo do mês, em vez de apenas em um dia. Essa estratégia visa distribuir o fluxo de compras ao longo do mês, evitando congestionamentos e fornecendo aos consumidores mais flexibilidade para aproveitar as ofertas.

💡Saiba mais: 20 dicas para aumentar as vendas do seu negócio

Diferenças entre Black November, Black Week e Black Friday

A Black November, a Black Week e a Black Friday são três datas comerciais que acontecem durante o mês de novembro. A diferença entre elas é o tempo de duração das promoções.

Enquanto as ofertas da Black November duram todo novembro, a Black Week acontece durante uma semana e a Black Friday ocorre em apenas em um dia: a última sexta-feira do mês.

Tanto a Black November quanto a Black Week são estratégias de vendas pensadas para antecipar as ações da Black Friday.

💡 Saiba mais: O que é Cyber Monday e como se planejar para a data?

Por que promover a Black November em seu negócio?

Promover a Black November em seu negócio pode ser uma estratégia altamente vantajosa por diversas razões. Ao estender as promoções ao longo do mês, em comparação com o foco apenas na Black Friday, você cria uma janela mais ampla para atrair e engajar os consumidores, evitando congestionamento e a pressão concentrada em um único dia.

Isso permite uma distribuição mais uniforme do tráfego de compras, o que pode aliviar gargalos logísticos e online, garantindo uma experiência mais suave para os clientes.

Além disso, ao longo da Black November, você tem mais tempo para comunicar suas ofertas, construir antecipação e gerar buzz, o que pode aumentar a conscientização e o interesse dos clientes.

Essa estratégia também pode ser eficaz para se destacar em um mercado competitivo, uma vez que oferece um período mais prolongado para capturar a atenção dos consumidores e superar a concorrência.

Em última análise, promover a Black November pode resultar em maiores vendas, satisfação do cliente e um impulso positivo para a reputação da marca.

💡Saiba mais: Passo a passo para fazer anúncios na Black Friday

Como vender durante a Black November?

Preparar o seu negócio para a Black November pode ser uma boa oportunidade de atrair clientes para a marca. Isso porque, geralmente, os consumidores começam as suas pesquisas de Black Friday semanas antes da data em si.

Sendo assim, uma empresa tem mais tempo para conquistar a atenção de um potencial cliente, gerar vendas e aumentar o seu faturamento.

Por fim, promover ofertas durante o mês de novembro ainda traz vantagens para a operação do seu negócio, uma vez que evita a sobrecarga do trabalho logístico no dia da Black Friday.

Dito isso, o passo a passo de como vender durante a Black November é:

1. Programe-se com antecedência

Novembro é um mês com altas demandas de produtos. Então, se você decidir por promover a Black November em seu negócio, certifique-se que você tenha todas as mercadorias em estoque antes de começar a promoção.

Além disso, cheque como está a eficiência da sua operação logística. Você vai precisar garantir que todas as compras cheguem até os seus clientes.

💡Saiba mais: O que é gestão logística e como otimizar a da sua empresa?

2. Crie um calendário de ofertas

Para que a sua campanha de Black November aconteça sem nenhum problema, crie um calendário com ofertas variadas para lançar ao longo do mês.

Se você vende produtos diversos, considere fazer ofertas com uma categoria específica a cada semana.

💡 Saiba mais: 4 dicas para aproveitar o Dia do Consumidor em sua loja

3. Trabalhe na divulgação da campanha

Em um mercado concorrido, a máxima “quem não é visto, não é lembrado” se aplica. Então, trabalhe a divulgação da sua campanha de Black November.

Para isso, a dica é usar tantos canais orgânicos, como trabalhar o SEO do seu negócio, quanto pagos, investindo em posts patrocinados no Instagram, Facebook e Google Ads.

Outra sugestão é fazer disparos de e-mail marketing à sua base de clientes para comunicar as ofertas.

💡Saiba mais: Quando enviar um e-mail marketing?

4. Venda por diferentes canais de vendas

Para aumentar ainda mais as suas vendas durante a Black November, um conselho é vender por diferentes canais.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, é possível integrar o seu negócio com redes sociais e marketplaces, por exemplo.

Essa é uma forma de aumentar o alcance da sua marca durante a Black November e melhorar os lucros.

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5. Invista em um atendimento ao cliente de qualidade

Invista em um atendimento ao cliente eficiente, desde o primeiro contato com o consumidor até o pós-venda. Esteja pronto para responder perguntas e reclamações por e-mail, mensagens diretas nas redes sociais, no WhatsApp e chats em seu site.

💡 Saiba mais: Como aproveitar ao máximo o período pós-Black Friday?

📘Confira e-book: Atendimento ao cliente: guia para lojas virtuais

6. Tome decisões baseadas em dados

Usar dados para orientar decisões de marketing na Black November é crucial, porque fornece insights sobre preferências dos clientes, tendências de compra e eficácia de campanhas. Isso permite ajustes precisos, direcionando ofertas relevantes, otimizando canais de divulgação e criando estratégias mais alinhadas.

Ao entender o comportamento dos consumidores, as chances de oferecer promoções impactantes e estratégias eficazes aumentam, resultando em maiores vendas durante esse período de promoções intensivas.

7. Segmente o público

A segmentação é uma estratégia de marketing que envolve dividir seu público-alvo em grupos menores com características e interesses semelhantes.

Isso permite que você personalize suas mensagens e ofertas para atender às necessidades específicas de cada grupo, aumentando a relevância e, consequentemente, as chances de conversão durante a Black November.

Essa segmentação pode ser:

  • Demográfica: com base em idade, gênero, localização geográfica, estado civil, renda etc.;
  • Comportamental: de acordo com comportamentos de compra, frequência, preferências de produtos etc.;
  • Psicográfica: com base em personalidade, estilo de vida, valores e interesses;
  • Histórico de compras: conforme produtos previamente adquiridos ou categorias de interesse;
  • Canais de comunicação: considera a preferência por canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, anúncios etc.;
  • Interesses: com base em interesses específicos relacionados aos seus produtos ou à Black November;
  • Nível de engajamento: separa os clientes frequentes dos novos visitantes ou dos inativos;
  • Tamanho do carrinho: separação por valor médio de compra para ajustar ofertas de acordo.

Pronto para vender muito na Black November de 2024?

Ao longo deste conteúdo, reunimos várias dicas para você vender mais durante o mês de novembro. Mas, antes de tudo, não se esqueça: planeje-se e antecipe a demanda que você terá na Black November.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Black November

Black November é uma data comercial em que um negócio oferece descontos especiais durante todo o mês de novembro. Em outras palavras, é uma estratégia de vendas antecipadas da Black Friday.

Preparar o seu negócio para a Black November pode ser uma boa oportunidade de atrair clientes para a marca. Isso porque, geralmente, os consumidores começam as suas pesquisas de Black Friday semanas antes da data em si.

Programa-se com antecedência, crie um calendário de ofertas, trabalhe na divulgação da campanha, venda por diferentes canais de vendas, invista em um atendimento ao cliente de qualidade, tome decisões baseadas em dados e segmente o seu público-alvo.

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