Como melhorar o problema do frete caro e aumentar as vendas?

Para melhorar o problema de frete caro da sua loja virtual você pode diversificar os meios de entrega, oferecer condições promocionais de entrega e fazer um bom atendimento ao cliente.
Segundo uma pesquisa do Reclame AQUI, 63,9% dos consumidores entrevistados afirmaram que um frete caro é sinônimo de carrinho abandonado.
Outra pesquisa, feita pela MindMiners, mostra que 87% dos consumidores já desistiram de uma compra no memento do checkout. O motivo? O valor do frete.
Esse é um dos maiores desafios de quem trabalha com o comércio eletrônico. Seja em marketplaces ou em uma loja virtual, esse fator conta muito para a decisão de compra.
Mas você sabe os motivos deixam o frete caro? Neste artigo, entenda os principais motivos e o que fazer para resolver essa questão. Entao, vamos lá?
💡 Saiba mais: Como fazer entregas de loja virtual e quais as melhores estratégias
Por que o frete é caro?
A venda de produtos online possibilita que a sua marca seja apresentada a um número muito maior de consumidores. Contudo, com um território tão grande, é muito difícil conseguir entregar produtos para as regiões mais distantes.
O Brasil é o quinto maior país do mundo. Não é à toa que o frete, dependendo da distância e da região, acaba sendo bastante caro.
Além disso, existem outros fatores como a qualidade das estradas, o formato do produto e o acesso ao local que também contam na hora de definir o valor de entrega da mercadoria.
A seguir, veja algumas questões que podem contribuir para um frete caro:
Distância percorrida
O elemento mais comum na determinação de preço de frete é a distância percorrida.
Geralmente quanto maior a distância, mais caro o frete. Contudo, é possível driblar essa questão com estratégias como a carga fracionada e o frete econômico.
Valor agregado
Esse é um adicional baseado no valor do item que está sendo transportado.
Produtos com grande valor agregado, acabam tendo um frete mais caro, pois em caso de extravio ou avaria, o prejuízo da transportadora será muito maior. Um exemplo são quadros famosos ou itens de colecionador.
Peso e dimensão do produto
O tipo de embalagem e o peso do item fazem toda a diferença no preço do frete de um produto.
Várias categorias de transporte, especialmente no frete econômico, tem dimensões específicas e também limites de peso aceitas em cada caso. Por isso, a logística de embalagem é muito importante!
Além disso, existem casos em que o produto que está sendo enviado é frágil, mas isso não precisa ser informado na caixa, bastando apenas uma boa embalagem e o uso de plástico bolha para garantir a integridade física do item.
Produtos que precisam de um trato especial, como itens perecíveis ou frágeis, também acabam aumentando o frete caro.
Por fim, lembre-se de sempre equilibrar os custos das embalagens para não acabar gastando demais (ou pesando demais o item).
💡 Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?
Limitação de parceiros logísticos
Se a sua loja só trabalha com um único serviço de entrega, é bem possível que o valor acabe sendo mais alto para muitas regiões.
Ao disponibilizar mais serviços, você dá ao consumidor a chance de escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades.
Por exemplo, algumas pessoas vão preferir receber o produto o quanto antes, então, ter um serviço de entrega expressa é importante. Para outros, a economia fala mais alto então é importante fornecer uma opção de frete econômico.
Além disso, a logística e as tecnologias dos serviços de entrega estão mudando constantemente. Por isso, se manter atualizado sobre as novidades do mercado também é importante!
Existem gateways de frete que facilitam muito o serviço dos lojistas, uma vez reúnem em um só local várias opções de transportadoras ou Correios.
Caso queira se aprofundar sobre o tema, faça o download gratuito de um e-book que compara os principais meios de transporte no Brasil:
Prazos diferenciados
Um produto entregue mais rápido geralmente exige um valor maior de frete. A logística para entregas expressas demanda uma agilidade muito maior do serviço de entrega e, às vezes, até a mobilização de terceiros para conseguir efetivar a entrega.
Nesse caso, também é importante oferecer várias opções de entregas expressas para que o cliente possa decidir qual serviço irá melhor atendê-lo.
Pedágios e taxas específicas
Para algumas regiões, são cobrados no frete os pedágios do trajeto ou taxas específicas da transportadora. As principais são:
- Taxa de Restrição do Trânsito: em algumas cidades, a circulação de veículos pesados é limitada a certos horários;
- Taxa de Coleta e Entrega: as transportadoras podem cobrar esse serviço quando a distância até o posto de coleta é maior;
- Taxa de Dificuldade na Entrega: cobrada quando a empresa algum problema para cumprir a entrega da mercadoria;
- Gerenciamento de risco e segurança: quando a entrega é feita em uma área de riscos, por exemplo, com muitos roubos de mercadoria, pode ser cobrado um adicional;
O que fazer quando o frete é mais caro que o produto?
Em alguns casos, o valor do frete pode inclusive ultrapassar o valor do produto. Para muitos clientes, essa situação é bastante desmotivadora
Mas não desanime! Existem estratégias que podem driblar essa situação. Confira a seguir?
Diversifique os parceiros da logística de entrega
Essa é uma questão fundamental que deve ser feita primeiro: diversifique os parceiros da logística de entrega.
Essa ação além de garantir que os clientes tenham acesso a mais opções de entrega, também dá um contexto sobre o preço praticado no mercado de forma geral.
Sabe quando você faz uma pesquisa de preços e opta por aquele que apresenta o melhor custo x benefício? Aqui o pensamento é mesmo.
Com um gateway de frete configurado a sua loja, você dá ao consumidor o acesso a uma “pesquisa” de preço entre as transportadoras para o frete daquele produto.
Ele verá que aquele é o preço praticado pelo mercado e saberá que você fez o que pode para garantir um serviço de entrega diversificado.
💡 Saiba mais: 9 soluções de frete para e-commerce
Se você vende na Nuvemshop, integrar um gateway de frete à sua loja virtual é simples. Confira o nosso tutorial sobre o tema:
👉 Veja: Quais formas de frete estão disponíveis para minha loja e como configurá-las?
Ofereça condições promocionais
Que as promoções são uma excelente forma de garantir vendas, a gente já sabe, mas essa estratégia também pode ser aplicada ao frete.
Você pode oferecer cupons de desconto no frete e frete grátis para estimular a compra de uma campanha ou produto específico.
Aposte no cross sell e upsell
Essa opção é parecida com a anterior, mas as condições oferecidas são diferentes.
O termo cross sell se refere à estratégia de venda cruzada, combinando mais de um produto. Já o upsell é uma venda maior, aumentando o ticket médio da compra e, assim, garantindo o frete grátis.
Nesse caso, você oferece ao consumidor frete grátis para compras combinadas. Por exemplo, vendendo a mercadoria na unidade, mas também com a opção de comprar a caixa fechada.
💡 Saiba mais: Como aplicar cross selling e up selling no e-commerce?
Capriche no atendimento ao cliente
Uma pesquisa feita pela Outbrain mostrou que 54% dos entrevistados, ao tomar uma decisão de compra, valorizam a acessibilidade e a disponibilidade da marca no atendimento ao cliente.
Portanto, ter um bom suporte e garantir a assistência ao consumidor pode virar o jogo mesmo com um frete mais caro.
Convença seu cliente que o produto vale a pena
Convencer o seu cliente de que vale a pena pagar pelo produto é outra estratégia excelente.
Na sua estratégia de comunicação, você pode explorar os benefícios da mercadoria. Aqui, tenha em mente que esse não é o único valor percebido pelo consumidor na hora de finalizar uma compra.
Ao agregar valor no seu serviço, fica mais fácil convencer o cliente de que o valor do frete vale a pena.
Resumo sobre frete caro
Oferecer um valor de entrega acessível aos consumidores é um desafio para qualquer empreendedor. Considerando a extensa dimensão territorial do nosso país, algumas entregas podem ser realmente mais caras e difíceis que outras.
Contudo, a tecnologia atual já nos permite acessar diversas estratégias e prestadoras de serviço que podem ajudar a controlar o frete caro.
Antes de ir embora, veja um resumo do que vimos ao longo deste artigo:
Por que o frete é tão caro?
- Distância percorrida
- Valor agregado
- Peso e dimensão do produto
- Limitação de parceiros logísticos
- Prazos mais curtos
- Pedágios e taxas específicas
O que fazer quando o frete é mais caro que o produto?
- Diversifique os parceiros de logística
- Ofereça condições promocionais
- Aposte no cross sell e upsell
- Capriche no atendimento ao cliente
- Convença seu cliente que o produto vale a pena
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