Dia do Consumidor 2024: quando é e como aproveitar a data no e-commerce?

Vendedora e cliente interagindo representando o dia do consumidor.

O Dia do Consumidor é em 15 de março. Criado para proteger os direitos dos consumidores, promove conscientização sobre seus direitos e responsabilidades. Além disso também é uma oportunidade para ofertas especiais e para reforçar a importância da segurança e qualidade dos produtos e serviços.


Dia 15 de março é comemorado mundialmente o Dia do Consumidor, data legitimada internacionalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Seu intuito é chamar atenção para a valorização e o respeito aos direitos dos consumidores.

Com o passar do tempo, além de ter caráter educativo, a data passou a ser conhecida como uma excelente oportunidade de vendas no primeiro trimestre do ano — que é um período mais frio para o comércio.

Quer entender como surgiu o Dia do Consumidor e de que forma sua empresa pode aproveitar a data para vender mais na sua loja virtual? Confira o conteúdo até o final e anote todas as dicas! 📝

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Quando é o Dia do Consumidor?

Dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, data criada em 1960 nos Estados Unidos e originalmente chamada de Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Contudo, o Brasil só reconheceu a data em 2014, quando um grupo de empresas do setor varejista se uniu para inaugurar essa comemoração em solo nacional.

Desde então, passou-se a falar também em Semana do Consumidor, período em que lojas físicas e virtuais criam campanhas promocionais para aumentar o engajamento do público e, consequentemente, as vendas.

A adoção do Dia do Consumidor como data comercial foi fundamental para impulsionar o mercado no primeiro semestre do ano, ao lado do Dia das Mães em termos de importância. Segundo uma análise realizada pelo Google Trends, a ocasião se consolidou como a mais relevante para o varejo no primeiro trimestre, chamada pelos especialistas de “nova Black Friday”.

💡 Saiba mais: Calendário comercial de 2023

Como surgiu o Dia do Consumidor?

A história do Dia do Consumidor começou nos Estados Unidos, em 1960. Naquele ano, o presidente da época, John F. Kennedy, fez um importante discurso salientando a valorização dos consumidores e de seus direitos.

Esse posicionamento foi muito importante, porque naquele momento estavam ocorrendo mudanças sociais e econômicas motivadas pela industrialização massiva. Depois da fala de J.F. Kennedy, muitos países passaram a olhar com atenção para a proteção do consumidor.

Dois anos depois, em 15 de março de 1962, foi instituído o Dia dos Direitos do Consumidor nos Estados Unidos. O presidente determinou estes quatro pilares fundamentais:

  • Direito à segurança;
  • Direito à escolha;
  • Direito à informação;
  • Direito a ser ouvido.

Passadas duas décadas desse acontecimento, em 1985 a Assembleia Geral das Nações Unidas legitimou internacionalmente a data criada por J.F. Kennedy. Assim, o dia 15 de março passou a ser conhecido como Dia Mundial do Consumidor.

Como surgiu o Dia do Consumidor no Brasil?

Embora a data tenha sido reconhecida pela ONU em 1985, o Dia do Consumidor chegou ao Brasil não pelo seu significado legal, mas como uma oportunidade de movimentar o comércio no primeiro semestre.

Em 2014, a Buscapé, empresa comparadora de preços, se uniu a 500 companhias de e-commerce, como Americanas, Centauro, Walmart, Netshoes, Dell e várias outras, para inaugurar e divulgar a data no Brasil. O objetivo foi aproveitar o 15 de março para criar ações promocionais com foco no cliente.

Podemos dizer que a iniciativa deu certo! Atualmente, existe não apenas o dia, mas a Semana do Consumidor, período em que empresas do varejo online e físico fazem promoções, disponibilizam cupons, oferecem descontos progressivos e até frete grátis para os clientes.

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Como aproveitar o Dia do Consumidor no e-commerce?

Agora que você já sabe quando é o Dia do Consumidor e como ele surgiu, chegou o momento de aprender algumas dicas de como ter sucesso nessa data. Vamos lá?

1. Invista em soluções de frete

O planejamento logístico é uma das principais etapas no processo para criar uma loja virtual e ter sucesso com as vendas online. Isso porque esse é o passo que vai garantir que o seu cliente receba, de fato, o produto que comprou em sua casa.

Em ocasiões comemorativas, como a Semana do Cliente, é fundamental encontrar opções de frete atrativas e que sirvam como diferencial competitivo do seu negócio.

No entanto, lembre-se de que o seu consumidor precisa ter liberdade para escolher entre um frete mais caro com prazo de entrega menor ou um frete econômico com entrega mais extensa. Além disso, criar uma estratégia de frete grátis será um ponto-chave para atrair e fidelizar clientes.

💡 Saiba mais: Como deixar o frete mais barato no seu e-commerce?

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2. Crie programas de fidelidade

Um programa de fidelidade é um conjunto de iniciativas focadas em oferecer benefícios exclusivos para clientes que fazem compras em seu negócio. A ideia é manter o consumidor interessado na marca, oferecendo vantagens que façam com que ele volte a comprar de você.

Esse tipo de ação definirá algumas vantagens que serão oferecidas ao cliente quando ele fizer uma compra. Desse modo, para que o consumidor resgate o benefício, ele precisará fazer uma nova compra ou gastar um valor específico em sua loja, por exemplo.

Assim que o cliente realiza as ações necessárias para receber sua recompensa, o papel da empresa é disponibilizar o benefício. Em resumo, o programa de fidelidade vai proporcionar uma troca entre vendedor e cliente, isto é, o consumidor precisa comprar mais para receber um determinado prêmio.

Algumas ideias de programas de fidelidade são:

  • Pontuação: os benefícios são disponibilizados conforme a pontuação do cliente, que é computada de acordo com o número de compras feitas em sua loja ou pelo valor gasto no carrinho;
  • Níveis de recompensa: conforme compra em sua loja, o cliente avança de nível e recebe uma recompensa pré-determinada;
  • Assinatura: o clube de assinatura é aquele programa em que o comprador faz um pagamento mensal e sua loja precisará oferecer benefícios com a mesma frequência.

3. Ofereça cashback

O cashback é um sistema que devolve uma parcela do valor gasto em compras ao consumidor, seja na forma de créditos ou de depósito em conta bancária.

Essa é uma ótima oportunidade para fidelizar consumidores e aumentar o seu ticket médio. Isso porque você pode definir um valor específico para que o consumidor tenha direito ao cashback.

O dinheiro de volta pode ser aplicado tanto a compras online como offline, sendo um ótimo aliado para estratégias multicanal.

Atualmente, há diferentes empresas que oferecem cashback em parceria com lojas virtuais no país. O percentual de devolução para o cliente pode ir de 0,5% até 100% do valor total da compra. Já imaginou?

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode usar o aplicativo Nummus Cashback para oferecer cashback aos seus clientes e aumentar seu índice de fidelização. Com ele, você cria promoções com dinheiro de volta, envia e-mails e notificações push aos consumidores e ainda acompanha a frequência de compra. Instale agora:

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4. Dê condições de pagamento especiais

Para garantir uma experiência de compra positiva no e-commerce, oferecer soluções de pagamento flexíveis para seus clientes é fundamental — principalmente em datas importantes, como o Dia do Consumidor.

Quanto mais meios de pagamento você oferecer aos seus clientes, maior será a chance de aumentar suas conversões e vender mais. Afinal, todo consumidor quer variedade e conveniência na hora de pagar por compras online.

Os meios de pagamento mais utilizados são:

Vale ressaltar que a plataf0rma de e-commerce da Nuvemshop oferece uma solução exclusiva de pagamentos, o Nuvem Pago, que garante isenção da tarifa por venda. Com ele, é possível aceitar pagamentos com boleto bancário, cartão de crédito das principais bandeiras, Pix e transferência bancária.

Além disso, a Nuvemshop oferece o checkout transparente para todos os intermediadores, ou seja, o cliente consegue pagar pela compra dentro do seu site, sem ser redirecionado para outra página. Essa é uma grande facilidade para o consumidor e para a sua empresa.

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Qual a importância do Dia do Consumidor para o varejo?

Como mencionamos, o Dia do Consumidor passou a ser celebrado no Brasil apenas em 2014. No entanto, de lá para cá, a data foi fortemente adotada pelos lojistas e bem aceita pelos compradores — estes atraídos pelas promoções oferecidas.

Além de fortalecer o comércio no primeiro trimestre do ano, o 15 de março é importante para fornecer dados sobre os hábitos de consumo da população e ajudar na previsão de como serão as vendas nas demais datas comemorativas ao longo do ano.

Confira, a seguir, por que o Dia do Consumidor é tão importante para o comércio varejista:

Chamar a atenção para os direitos dos consumidores

Embora esse não tenha sido o motivo que trouxe a comemoração para o Brasil, é importante ter em mente que o 15 de março surgiu a partir da necessidade de lembrar e valorizar os direitos dos consumidores.

Por aqui, o Código de Defesa do Consumidor foi sancionado em 11 de setembro de 1990 pelo então presidente Fernando Collor de Melo. No entanto, só foi instituído em 11 de março de 1991. Assim, nota-se que o consumerismo — a luta pela defesa dos consumidores — ainda é jovem e está passando por constantes mudanças, visando o bem-estar dos clientes.

Infelizmente, ainda existem companhias que adotam práticas abusivas que violam o Código de Defesa do Consumidor e os direitos previstos na constituição. Para combatê-las, existe o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão responsável por fiscalizar as empresas e conscientizar a população sobre seus direitos e deveres.

💡 Saiba mais: Qual a história do direito do consumidor no Brasil?

Entender o comportamento do consumidor

Como comentado, os lojistas podem usar os resultados do Dia do Consumidor para entender quais são as necessidades dos clientes e, com isso, ter mais previsibilidade sobre as demais datas comemorativas.

Por meio do comportamento do consumidor, é possível identificar tendências do mercado e mudanças nos hábitos de compra. Observando esses fatores, pode-se realizar mudanças nos planos de um negócio para alcançar melhores resultados.

Esse tipo de análise permite chegar a diversas conclusões, como:

  • Quais são os meios de pagamento mais usados?
  • Frete grátis é um atrativo?
  • Os clientes preferem desconto com cashback?
  • Garantia estendida é um recurso atrativo?
  • Entre outros questionamentos.

💡 Saiba mais: Como fazer uma pesquisa de satisfação?

Aumentar as vendas do trimestre

Antes de o dia 15 de março se tornar um grande evento de compras, as datas que mais movimentavam o comércio no primeiro semestre do ano eram Dia das Mães e Dia dos Namorados. Em compensação, o segundo semestre sempre foi recheado de celebrações importantes, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Portanto, o Dia do Consumidor veio para movimentar a primeira metade do ano, tornando-se a mais relevante celebração do primeiro trimestre. Segundo uma matéria realizada pela CNN Brasil, o faturamento em 2022 chegou a R$ 722 milhões, o que representa um aumento de 22% em relação ao ano anterior.

Outro dado relevante trazido pela matéria aponta que o evento acumulou cerca de 1,5 milhão de pedidos, ou seja, uma elevação de 16% em relação a 2021. A partir desses números, é possível ter uma ideia da relevância da data e saber o que esperar para este ano.

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Implementar estratégias de fidelização

Saber como seu cliente vai se comportar e o que é importante para ele durante a jornada de compra será fundamental para a fidelização. Afinal, um consumidor fiel é aquele que volta a comprar na sua loja, aumentando a receita do negócio e diminuindo os custos de aquisição de novos compradores.

Após uma primeira experiência positiva no seu e-commerce, é bem provável que os consumidores fiquem mais flexíveis para testar novos produtos e, até mesmo, fazer cross-buying (adquirir itens complementares ao que já está no carrinho). Com isso, o lucro cresce e o ticket médio também.

💡 Saiba mais: Como aplicar cross selling e up selling nas vendas?

Para fidelizar o cliente, você pode lançar mão de algumas estratégias, como as seguintes:

  • Identifique o seu público-alvo e conheça-o a fundo;
  • Ofereça um atendimento incrível;
  • Proporcione uma experiência única e inesquecível;
  • Desenvolva um programa de fidelidade;
  • Dê atenção ao pós-venda e forneça toda a ajuda necessária;
  • Reconheça e valorize seus clientes;
  • Monitore os resultados e use-os para melhorar os processos.

Tudo certo sobre o Dia do Consumidor?

Esperamos que você tenha gostado de saber o que é o Dia do Consumidor, quando ele é comemorado e qual a sua origem. É possível usar a ocasião para fortalecer o comércio e conscientizar a população sobre a importância de respeitar e fazer valer os direitos dos consumidores.

Como você viu, a Semana do Consumidor movimenta o mercado varejista e serve de termômetro para medir o sucesso de outras datas importantes do ano, como Black Friday e Natal. Por isso, é importante criar estratégias para atrair clientes e potencializar as vendas nesse período.

Para aumentar o faturamento no Dia do Consumidor, nada melhor do que contar com uma plataforma de e-commerce feita para atender às suas necessidades. Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop, é rápido, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, data criada em 1960 nos Estados Unidos e originalmente chamada de Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Contudo, o Brasil só reconheceu a data em 2014, quando um grupo de empresas do setor varejista se uniu para inaugurar essa comemoração em solo nacional.

O Dia do Consumidor foi criado para valorizar os compradores e seus direitos a segurança, escolha, informação e liberdade de expressão. A data nasceu nos Estados Unidos em 1962, mas foi reconhecida mundialmente pela ONU em 1985.

O Dia do Consumidor é importante para chamar a atenção aos direitos dos consumidores, mas também é fundamental para entender o comportamento dos compradores, aumentar as vendas no primeiro trimestre do ano e implementar estratégias de fidelização.

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