O que é desconto progressivo e como utilizar em seu e-commerce?

Por: Giovanna Ghirardello

pessoa digitando no computador para saber mais sobre desconto progressivo

Desconto progressivo é uma estratégia que incentiva o cliente a comprar mais produtos para conseguir redução nos preços. Quanto mais itens o consumidor comprar, maior será o valor do desconto. O objetivo é tornar vantajoso adquirir várias peças em um mesmo pedido.


Ao criar uma loja virtual, surge a necessidade de começar a atrair clientes e aumentar as vendas, certo? Devido à grande concorrência, essa tarefa tem se tornado cada vez mais desafiadora e, por isso, é necessário se reinventar. Dessa forma, uma das maneiras de conseguir destacar seu negócio e alavancar as vendas é promover o desconto progressivo.

Isso porque, por meio dele, é possível aumentar o ticket médio do seu e-commerce, além de atrair e fidelizar novos clientes.

Quer saber mais sobre desconto progressivo, quais as vantagens e como aplicar em sua loja virtual? Neste conteúdo, explicaremos tudo isso!

Então, vamos começar?

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O que é desconto progressivo e como funciona?

Desconto progressivo é uma estratégia promocional que estimula o cliente a comprar mais produtos. Isso acontece porque, ao adquirir uma quantidade maior de itens, o valor do desconto aumenta. A redução ocorre de forma gradativa, em um único pedido, conforme os produtos são inseridos no carrinho de compra.

É possível aplicar o desconto progressivo de diversas formas. Abaixo vamos explicar como cada uma delas funciona:

Desconto na compra do mesmo produto

Nessa modalidade, o desconto é válido apenas para a compra do mesmo produto. Por exemplo, uma loja de roupas vende camisetas nos seguintes valores:

  • 1 camiseta R$70;
  • 2 camisetas R$140;
  • 3 camisetas R$210.

Então, ao aplicar o desconto progressivo, ocorre o seguinte:

  • 2 camisetas têm 20% de desconto e o valor será R$112 (cada camiseta custa R$56);
  • 3 camisetas têm 30% de desconto e o valor será R$147 (cada camiseta custa R$49).

Desconto na compra de qualquer produto

Nesse cenário, o cliente pode comprar produtos de diferentes categorias em sua loja e obter o desconto progressivo:

  • 2 produtos, 10% de desconto no valor final da compra;
  • 3 produtos, 15% de desconto;
  • 4 produtos ou mais, 20% de desconto.

É possível perceber como é vantajoso comprar vários itens para conseguir um desconto maior, já que, ao adicionar mais produtos na compra, o preço final diminui. É exatamente dessa maneira que o desconto progressivo funciona!

Quais são as vantagens do desconto progressivo?

Os benefícios do desconto progressivo são vários, como: aumento do ticket médio, fidelização e atração de clientes, além de oferecer um diferencial competitivo para o seu negócio!

Explicaremos mais sobre cada um deles logo abaixo. Confira:

Crescimento do ticket médio

Antes de tudo, você sabe o que é ticket médio? Ticket médio é o valor médio de todos os pedidos realizados em sua loja em determinado período. Para calculá-lo, basta dividir o faturamento pelo número de vendas realizadas.

Como o desconto progressivo é um grande incentivo para que as pessoas comprem mais em sua loja, automaticamente, ao adotar essa estratégia, o ticket médio pode aumentar.

Afinal, o cliente tende a comprar vários produtos para gerar maior economia!

Fidelização e atração de clientes

Sabemos que o sucesso da sua loja está ligado às vendas e, consequentemente, aos clientes. À vista disso, com o desconto progressivo, é possível atrair novos clientes e ainda reter os que já realizaram compras!

Isso acontece, pois, ao oferecer uma estratégia de redução de preços, os clientes são atraídos para obter essa vantagem. Além disso, ao manter promoções diferenciadas, a chance dos consumidores voltarem a fazer compras é muito maior.

O desconto progressivo promove uma relação de interesse no consumidor, que irá verificar a loja com mais frequência a fim de aproveitar as novidades!

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

Diferencial competitivo

Para destacar seu e-commerce nos dias atuais, é necessário utilizar novas soluções. Como falamos anteriormente, o desconto progressivo é uma ótima estratégia para isso.

Ao oferecer esse tipo de benefício, a sua marca ganha maior visibilidade, conseguindo se destacar no mercado.

Aqui, vale também ficar de olho nos concorrentes para oferecer promoções em momentos diferentes ou mais atrativos de acordo com a sua buyer persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal.

Como criar uma estratégia de desconto progressivo para sua loja virtual?

Sabemos que o desconto progressivo possui diversos benefícios, entretanto, essa estratégia precisa ser planejada com cuidado. Para conferir as dicas, é só seguir o passo a passo:

1. Definir o objetivo

Para obter sucesso, é necessário planejamento.

Portanto, pense: essa estratégia será utilizada para qual finalidade? Algumas possibilidades são:

  • Promover a saída de produtos que estão parados no estoque ou próximos do vencimento;
  • Aumentar o ticket médio em x%;
  • Fazer uma queima de estoque da coleção anterior;
  • Estimular a atração e fidelização dos clientes.

Tendo isso em mente, é hora de seguir para os próximos passos.

2. Calcular a margem de lucro

O principal aqui é definir o valor do desconto progressivo sem afetar o orçamento da loja! Para que o desconto seja interessante, é necessário gerar volume extra de vendas, garantindo rendimento adicional.

Nesse contexto, é fundamental calcular qual é a margem de lucro de cada produto, que é a porcentagem do preço de um item que corresponde ao rendimento da loja.

🎥 Veja também: Como calcular o preço de venda do produto e serviço?

Também é válido entender qual o momento da sua empresa e analisar seu fluxo de caixa, ou seja, o movimento de entrada e saída de dinheiro da sua loja, levantando os custos fixos e variáveis.

3. Escolher os produtos

Nesta etapa do planejamento, fica a escolha dos itens que farão parte do desconto progressivo.

Aqui, é importante levar em consideração o seu público-alvo e definir quais mercadorias serão mais atraentes.

Para te ajudar a identificar oportunidades e realizar essa seleção, você pode criar uma matriz BCG, que é uma estratégia utilizada para analisar o desempenho dos produtos em relação a sua aceitação no mercado. O seu objetivo é ajudar em tomadas de decisões importantes, como:

  • Aumentar a divulgação de produtos novos;
  • Colocar itens em destaque;
  • Fortalecer o lançamento de alguma linha;
  • Focar na saída de produtos de coleções anteriores.

📈​ Confira a planilha: Planilha de precificação de produtos gratuita

Se você está começando agora e tem dúvidas sobre quais produtos vender online, confira esse vídeo:

🎥 Veja também: O que vender na internet? 5 produtos para vender online em 2021

4. Montar a tabela progressiva

No desconto progressivo, o que atrai o consumidor é o aumento do desconto de acordo com o número de produtos comprados. Dessa forma, é importante criar uma estratégia que estimule o cliente a comprar mais.

Então, ao montar a tabela progressiva, é necessário determinar o número máximo e mínimo de unidades que entrarão na promoção, os produtos e, claro, o valor do desconto.

Como vimos, também é necessário considerar a sua margem de lucro para não afetar o orçamento da sua loja.

Uma dica importante é se atentar ao número de produtos que os clientes estão acostumados a comprar em sua loja. Nessa linha de pensamento, é possível identificar a partir de quantos produtos é interessante oferecer o desconto progressivo.

Por exemplo, se os clientes costumam comprar dois produtos, então oferecer o desconto a partir do terceiro item é uma prática mais atrativa e eficiente.

5. Divulgar a promoção

Não adianta investir em todos esses passos sem divulgar a sua loja virtual. Esse momento é fundamental para que as pessoas sejam atraídas para o seu e-commerce.

Invista em divulgação por meio de publicações em redes sociais, e-mail marketing e anúncios no Google.

Para isso, é muito importante ter um panorama sobre marketing digital. Então, te convidamos a assistir nosso vídeo sobre o assunto:

🎥 Veja também: Como começar do zero no Marketing Digital em 2021?

Quais cuidados necessários ao utilizar o desconto progressivo?

Como já sabemos, o desconto progressivo pode gerar inúmeros benefícios ao seu negócio. Mas também é fundamental ficar atento aos cuidados que devem ser tomados ao implementar essa estratégia. Então, vamos lá:

Não engane os compradores

Para se consolidar como uma marca referência no segmento, é indispensável ter uma boa relação com os clientes.

Vale ficar atento para não inflacionar o valor dos produtos e depois oferecer o desconto progressivo. Vemos essa prática sendo realizada por lojas em momentos como a Black Friday, o que é completamente prejudicial.

Isso vai fazer com que o consumidor se sinta enganado e a probabilidade de que ele volte a comprar em sua loja é mínima. A chance de uma avaliação negativa também aumenta e pode prejudicar a imagem da sua marca.

O importante é ser transparente com os consumidores e aplicar estratégias justas.

💡 Saiba mais: Guia completo para vender mais na Black Friday

Nunca conceda descontos que podem gerar prejuízos

Citamos neste artigo como o desconto progressivo pode aumentar o ticket médio da sua loja.

Entretanto, o desconto não deve comprometer o lucro do seu negócio. Seguir os passos acima e investir no planejamento é fundamental para que a estratégia dê o retorno esperado.

🎥 Veja também: Como dar desconto para clientes sem perder o lucro

Resumo

Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre o que é desconto progressivo e como utilizá-lo em seu e-commerce. Aplicar essa estratégia é importante para aumentar o ticket médio, atrair, fidelizar clientes e ainda destacar a sua marca!

Antes de ir embora, vamos rever um resumo dos principais pontos deste conteúdo:

O que é desconto progressivo e como funciona?

Desconto progressivo é uma estratégia que incentiva o cliente a comprar mais produtos para ganhar diminuição nos preços. Quanto mais itens o consumidor comprar, maior será o valor do desconto. O objetivo é mostrar ao cliente como é vantajoso inserir mais peças no carrinho de compra.

Quais são as vantagens do desconto progressivo?

  • Crescimento do ticket médio
  • Fidelização e atração de clientes
  • Diferencial competitivo

Como implementar o desconto progressivo em sua loja virtual?

  1. Definir objetivo
  2. Calcular a margem de lucro
  3. Escolher os produtos
  4. Montar a tabela progressiva
  5. Divulgar a promoção

Quais cuidados necessários ao utilizar o desconto progressivo?

  • Não engane os compradores
  • Nunca conceda descontos que podem gerar prejuízos

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