O que é o checkout de uma loja virtual e como otimizá-lo?

Por: Victoria Salemi

Mão mexe em mouse ao lado de miniatura de carrinho de compras, representando o checkout

Aqui você encontra:

Checkout é a etapa final do processo de compra em uma loja virtual. Nessa última página antes de finalizar o pedido, o cliente digita seus dados pessoais e efetua o pagamento.


Imagine que você entra em um supermercado, escolhe seus produtos e, quando termina as compras, não sabe onde ficam os caixas. Quando, finalmente, você encontra esse lugar e chega a sua vez, o atendente solicita uma infinidade de dados pessoais e pede que você vá até uma outra sala para passar seu cartão de crédito.

Como você se sentiria para fazer esse pagamento? No mínimo, um pouco inseguro, certo?

Quando falamos sobre as vendas online, apesar de o ambiente digital ser um pouco diferente, a falta de cuidado com o checkout em uma loja virtual pode causar o mesmo tipo de sensação nos clientes. Por isso, é fundamental conhecer como funciona esse processo e otimizá-lo em seu e-commerce.

Então, ao longo das próximas linhas, vamos entender exatamente o que é o checkout de uma loja, quais são os tipos existentes e dicas para aprimorar sua página de checkout. Vamos lá?

O que é checkout na loja virtual?

Checkout é a etapa final para a concretização de uma compra, ou seja, é o momento em que o cliente vai até o carrinho de compras e:

  • Confere os itens que vai levar;
  • Digita suas informações pessoais, como nome, e-mail e CEP;
  • Checa preço e prazo do frete;
  • Escolhe o meio de pagamento e, de fato, efetua a compra;
  • Recebe a confirmação de processamento do pedido.

O termo “checkout” vem do inglês e significa a finalização de um processo de compra ou de hospedagem, por exemplo. No Brasil, esse termo, normalmente, está muito associado à hotelaria e, mais especificamente no marketing digital, às vendas pela internet.

Quais são os tipos de checkout?

Existem diferentes tipos de checkout que podem ser aplicados a um e-commerce. Basicamente, o que muda em cada um deles é a forma como o pagamento é processado. Então, vamos conhecê-los:

Padrão

O checkout padrão é aquele por meio do qual o comprador é redirecionado para a página do intermediador de pagamento (como Mercado Pago, PagSeguro ou o serviço escolhido por você em sua loja virtual) na hora de efetuar o pagamento.

Em termos de confiança do consumidor, esse não é o tipo de checkout mais indicado, pois muitas pessoas podem se sentir receosas de digitar o número do cartão de crédito, por exemplo, em uma página diferente daquela em que estavam inicialmente.

Todavia, alguns intermediadores oferecem apenas esse tipo de checkout. Portanto, cabe a você identificar as vantagens e desvantagens entre cada um deles. Pode ser que as taxas do serviço escolhido por você sejam imbatíveis, por mais que apenas o checkout padrão esteja disponível. Então, avalie o que faz sentido para o seu negócio e, mais importante, para o seu público.

Transparente

Ao contrário do padrão, no checkout transparente, todo o processo de pagamento se dá dentro do ambiente da sua loja virtual. É ali mesmo que o cliente vai escolher a forma de pagamento (boleto, cartão de crédito etc), digitar todos os seus dados pessoais e receber a confirmação do pedido.

Em geral, sempre que tiver essa possibilidade, é uma boa ideia optar pelo checkout transparente. Desse modo, os clientes não precisam ficar mudando de página, o que diminui as chances de desistência da compra.

💡 Saiba mais: O que é checkout transparente e como habilitá-lo em sua loja?

O lightbox é um tipo de checkout que pode ser considerado uma espécie de meio termo entre o padrão e o checkout transparente. Isso porque trata-se de um pop-up do intermediador de pagamento que abrirá na etapa final de compra em sua loja virtual — em vez de um redirecionamento para outra página, como no checkout de pagamento padrão.

Apesar de parecer menos radical que o checkout padrão, esse é o tipo menos indicado. Como, muitas vezes, o pop-up não é responsivo, ele pode não funcionar corretamente nos dispositivos móveis.

Além disso, muitas vezes, os pop-ups podem ser associados a anúncios indesejados. Então, se possível, evite esse tipo de checkout.

Se você tem uma loja Nuvemshop, pode escolher entre os serviços dos seguintes meios de pagamento online:

  • PagSeguro: o lojista pode optar por checkout padrão, transparente ou lightbox;
  • Wirecard: transparente;
  • Mercado Pago: checkouts padrão ou transparente;
  • PagHiper (para boletos): apenas checkout padrão;
  • PayPal: apenas checkout padrão.

Todos eles oferecem taxas especiais para lojistas que utilizam a plataforma da Nuvemshop. 😉

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Qual a importância de um bom checkout de pagamento?

Um processo de checkout de pagamento sem objeções por parte dos clientes pode ser determinante na taxa de conversão de um negócio. Afinal, não adianta atrair milhares de visitantes, oferecer os melhores produtos e preços do mercado, mas ter um processo de checkout que deixa o cliente inseguro ou confuso na hora de finalizar a compra.

Portanto, o cuidado no com sua página de checkout é fundamental para evitar o abandono do carrinho de compras em sua loja virtual. Entre os 10 principais motivos listados no estudo da empresa Moosend para a desistência da compra no meio do caminho, metade está relacionada ao checkout:

  • Obrigatoriedade de cadastro;
  • Processo de checkout com formulários longos;
  • Custos revelados apenas na hora do pagamento;
  • Falta de confiança para digitar o número do cartão no site;
  • Poucas formas de pagamento aceitas.

Portanto, para que você evite perder clientes porque sua página de checkout não os deixa seguros para comprar da sua marca, a seguir, você confere dicas para otimizá-la.

Como otimizar a página de checkout em seu e-commerce?

O checkout em uma loja virtual tem o poder de converter um visitante em cliente ou desestimulá-lo da compra. Então, agora, vamos conhecer dicas para ter uma página de checkout confiável:

1. Peça apenas informações fundamentais

Uma verdadeira barreira para a finalização de uma compra são os cadastros que pedem uma lista enorme de informações. Então, limite-se a pedir apenas as informações necessárias para que a pessoa possa comprar em sua loja — como o nome, o e-mail, o CPF e o endereço para entrega.

Desse modo, você não apenas melhorará a experiência do seu cliente, como seguirá as diretrizes previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impede que dados pessoais cuja finalidade de uso não esteja explícita sejam solicitados.

💡 Saiba mais: Entenda tudo sobre a LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados

2. Dê a opção de diferentes formas de pagamento

Imagine que você gostou muito de um produto, mas descobre que a loja virtual em que você está aceita apenas transferências bancárias. Como você se sentiria? Provavelmente, desistiria da compra, certo?

Então, ofereça diferentes formas de pagamento. As mais populares costumam ser o cartão de crédito, o boleto bancário e, atualmente, o PIX tem conquistado uma parte dos consumidores.

Mas não se limite ao que é mais comum no mercado. Conhecer as necessidades e preferências específicas do seu público-alvo também é fundamental na hora de conquistar o consumidor.

3. Ofereça checkout transparente

O checkout transparente é um grande aliado na hora de melhorar a experiência do cliente, transformando um momento que poderia ser de desconfiança em algo simples e mais seguro. Esse tipo de checkout permite que o consumidor realize o pagamento no próprio ambiente do e-commerce.

4. Tenha o certificado SSL

O certificado SSL é sinalizado por um pequeno cadeado do lado esquerdo da barra de endereços do navegador, como na imagem abaixo:

Captura de tela da loja virtual Memo apontando o certificado SSL

Loja de velas aromáticas Memo

Esse certificado garante que a conexão é segura e que as informações, como senhas e dados pessoais (incluindo o número do cartão de crédito), permanecem privadas quando digitadas naquela página. Assim, você torna o ambiente seguro para o público e evita problemas para sua marca.

💡 Saiba mais: Você está vendendo com segurança? Saiba o que é o certificado SSL

5. Apresente as informações sobre o frete

O frete costuma ser uma das maiores dores dos clientes na hora das compras online. Então, apresentar todas as informações a respeito desse assunto é fundamental na hora do checkout.

Logo que o cliente digitar seu CEP, informe o preço e o prazo da entrega. Ademais, se você tiver algum tempo de produção dos produtos que deva ser acrescentado, é imprescindível apresentar essa informação. Lembre-se de que, para o cliente, o que importa é quando ele vai ter o produto em mãos.

Oferecer opções competitivas de frete também é importante. Então, dê toda a atenção à parte logística do seu negócio. Existem serviços de gateway de frete, como Melhor Envio, Frenet e Kangu — todos eles com integração direta com lojas Nuvemshop —, que fazem uma comparação entre diferentes transportadoras e apresentam as melhores opções para o cliente.

💡 Saiba mais: Gateway de frete: o que é e por que integrar a ferramenta à sua loja virtual?

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6. Facilite a navegação

Assim como em qualquer página na internet, simplificar a navegação pode trazer muitos benefícios na hora de conquistar os visitantes. Afinal de contas, ninguém gosta de precisar desbravar uma loja virtual para encontrar o que precisa.

Caso o processo seja difícil, as pessoas simplesmente abrirão uma nova aba e procurarão por outro e-commerce que ofereça um produto similar. E o mesmo vale para o momento do checkout.

Então, apresente uma página de checkout com visual clean, dê destaque aos botões e informe aos usuários quais campos deixaram de ser preenchidos caso ocorra algum erro.

7. Mostre as etapas do processo

Outra dica para melhorar a experiência do cliente na página de checkout da sua loja virtual é mostrar todas as etapas do processo e em qual o usuário está. Desse modo, ele saberá quanto falta para finalizar a compra.

Na imagem abaixo, é possível visualizar que o checkout tem duas etapas (“Entrega” e “Pagamento”) e que o cliente está na primeira delas:

Captura de tela do checkout da loja virtual Memo mostrandoas etapas do processo

 

8. Apresente uma tela de confirmação

Por fim, quando o cliente efetuar o pagamento e terminar todas as etapas, é importante mostrar uma tela de confirmação de que o pedido foi gerado, como no exemplo a seguir:

Página de confirmação no checkout da loja virtual Memo

 

Assim, você garante que seu consumidor saiba que deu tudo certo e evita que, por exemplo, ele cancele a compra ou peça estorno do valor por ficar na dúvida sobre a conclusão do processo.

Resumo

O checkout é um ponto fundamental na conversão de visitantes em clientes em qualquer e-commerce. Uma página de checkout com poucas informações ou com problemas de navegação é capaz de levar a grandes taxas de abandono do carrinho. Então, cuidar desse momento é essencial.

Antes de terminarmos, confira um resumo de tudo o que apresentamos neste conteúdo:

O que é checkout na loja virtual?

Checkout é a etapa final do processo de compra em uma loja virtual. Nessa última página antes de finalizar o pedido, o cliente digita seus dados pessoais e efetua o pagamento.

Quais são os tipos de checkout?

  • Padrão
  • Transparente
  • Lightbox

Qual a importância de um bom checkout de pagamento?

Uma boa página de checkout é determinante na taxa de conversão de um e-commerce, pois será responsável por conquistar a confiança do consumidor para que ele finalize seu pedido — ou abandone o carrinho de compras, caso não se sinta seguro.

Como otimizar a página de checkout em seu e-commerce?

  1. Peça apenas informações fundamentais
  2. Dê a opção de diferentes meios de pagamento
  3. Ofereça checkout transparente
  4. Tenha o certificado SSL
  5. Apresente as informações sobre o frete
  6. Facilite a navegação
  7. Mostre as etapas do processo
  8. Apresente uma tela de confirmação

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